3 de fevereiro de 2012

Usina de leite beneficiará mais de 300 produtores rurais do sul do estado

Mais de 300 pequenos e médios produtores rurais de oito municípios baianos serão beneficiados, até maio deste ano, com a inauguração de uma fábrica de leite no município de Coaraci, no sul do estado. O empreendimento, orçado em R$ 1,2 milhão, está sendo executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir).

Os equipamentos e as obras de engenharia já estão em estágio avançado e vão garantir o processamento de dez mil litros diários de leite na fase inicial de produção. No total, 13 tanques de resfriamento, que permitirão o armazenamento do produto, estão sendo instalados nos municípios contemplados e serão administrados por associações locais de produtores.

Uma visita de supervisão às instalações da unidade  - que deve ser  inaugurada até maio deste ano -,  foi realizada na manhã desta sexta-feira (3), por uma comitiva integrada pelo titular da Sedir, secretário Wilson Brito, pelo diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça Filho, e outros representantes do governo estadual e da Cooperativa dos Produtores de Leite da Bacia do Almada e Gongogi (Coopragi), que administrará a fábrica.



Dinamizar a produção - Para o secretário Wilson Brito, a fábrica vai dinamizar a atividade leiteira na região. “Esse é um empreendimento construído com reuniões realizadas entre produtores, prefeituras e Governo do Estado. Temos certeza de que vai melhorar a vida de centenas de famílias que aqui vivem”. 

O diretor executivo da CAR, José Vivaldo Mendonça destacou que o início das operações da usina marcará uma nova fase para as famílias de pequenos produtores rurais do sul baiano. “Essa fábrica representa a concretização do sonho de centenas de produtores que contam com o apoio irrestrito do governo estadual para fortalecer o desenvolvimento regional”.

Rpresentantes da Coopragi também destacaram a importância da fábrica que vai garantir aos produtores uma melhor comercialização do leite. Construída num terreno de 13 mil metros quadrados, às margens da BA-262, a unidade é resultado de um convênio assinado entre o governo estadual, por meio da Sedir/CAR, e a Coopragi, para a aquisição de tanques de leite, no valor de R$ 78 mil cada.

Os produtores devem levar o leite produzido para conservação nos tanques e posteriormente, para a fábrica, onde será transformado em manteiga, iogurte e leite do tipo “barriga-mole”. Além de Coaraci, a fábrica de leite vai beneficiar os municípios de Itajuípe, Almadina, Itapitanga, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e o distrito de Inema, em Ilhéus.



Ações da Sedir e CAR no sul do estado



Com a missão de atender as demandas de projetos de 45 municípios do Sul e do Extremo Sul do estado, o Escritório Regional da CAR, no município de Itabuna, vem desenvolvendo um trabalho articulado com as associações comunitárias e as populações rurais baianas.

As ações desenvolvidas na esfera do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/ Produzir envolvem obras como a construção de uma fábrica de fécula e farinha, implantação de sistemas de abastecimento de água e reformas de casas. As intervenções estão sendo executadas em áreas de assentamentos, situadas nos municípios de Arataca, Camacã, Ibicaraí, Itabuna, Itamaraju, Mucuri, Porto Seguro e Prado.

Os convênios envolvem também projetos de infraestrutura, como sanitários domiciliares e pontes, além de projetos produtivos, a exemplo da implantação de unidades de beneficiamento de café, leite e mel, no município de Santa Cruz da Vitória, e a construção de módulos de feira.

Para atender a linha de comercialização, a CAR trabalha também com projetos de mecanização agrícola, investe em equipamentos como despolpadeira de frutas e melhora a oferta de água, com a perfuração de poços artesianos e sistemas de abastecimento de água, entre outras obras.




Secom-Ba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário