10 de maio de 2014

Floresta azul marcou presença em reunião da COSEMS e CIB em Salvador




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A Secretária de Saúde de Floresta azul Domilene Borges, esteve presente quinta-feira, 08 de maio, no período da manhã, no CAB em Salvador, participando da reunião do grupo técnico da Programação Pactuada Integrada (GT-PPI) do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS).

Secretária de Saúde de Floresta Azul participou de Assembleia Extraordinária do COSEMS-BA em Salvador




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde


A secretária de Saúde de Floresta Azul, Domilene Borges, participou na última quarta-feira (07), no auditório da UPB em Salvador, da primeira Assembleia Extraordinária de 2014 do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-BA). A assembleia contou com a presença de secretários de saúde e prefeitos de todo o Estado da Bahia. 

Porto Seguro: Turismo e infraestrutura entre propostas para o PGP de Rui Costa




A chapa majoritária para as eleições deste ano, encabeçada pelo petista Rui Costa, esteve na manhã deste sábado (10) no município de Porto Seguro para recolher as propostas dos territórios Extremo Sul e Costa do Descobrimento para o Plano de Governo Participativo (PGP 2014). Prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais, membros de partidos da base aliada e lideranças políticas da região participaram do evento no Hotel Náutico, na Orla Norte da cidade. Para o parlamentar federal Valmir Assunção (PT-BA), as ações de turismo e infraestrutura são essenciais para o avanço do desenvolvimento socioeconômico dos territórios.

9 de maio de 2014

Audiência Pública discutiu a educação de Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

Aconteceu no Auditório Municipal, na tarde de terça-feira (06), uma audiência pública promovida pela Secretaria da Educação. Na oportunidade foi debatido a situação da educação na rede pública de Floresta Azul. Professores, estudantes, profissionais da educação, funcionários públicos, sindicalistas e autoridades estiveram presentes.
O encontro tratou mais especificamente da implantação do plano de cargos e salários da categoria, que esbarra na questão do financiamento, que é insuficiente para atender a todas as despesas.

Litoral da Bahia terá tempo chuvoso neste final de semana



Desta sexta-feira a domingo (9 a 11), as condições do tempo na Bahia continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características, a exemplo dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, que deverão manter o céu encoberto e chuvoso, principalmente, nas regiões do Recôncavo, nordeste e sul. Mesmo sendo de longa duração, as chuvas serão de fraca intensidade como é comum nesta época do ano.

Setre encerra ciclo de Conferências Territoriais de Economia Solidária



A Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), encerra nestas segunda e terça-feira (12 e 13) o ciclo de Conferências Territoriais de Economia Solidária, no interior estado, com a realização de mais quatro encontros. Os debates vão acontecer em Porto Seguro (Território de Identidade Costa do Descobrimento), Juazeiro (Território de Identidade Sertão do São Francisco), Seabra (Território de Identidade Chapada Diamantina) e Feira de Santana (Território de Identidade Portal do Sertão).

Ministra da Cultura participa da abertura de incubadora de economia criativa em Salvador




A Secretaria de Cultura do Estado (Secult) inaugura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), a sede do Bahia Criativa, em cerimônia na próxima terça-feira (13), às 15h, no Forte do Barbalho, com a presença do governador Jaques Wagner e da ministra da Cultura, Marta Suplicy.

8 de maio de 2014

Vacinação contra a gripe prossegue até o dia 23



Considerando a baixa cobertura vacinal contra a influenza (gripe) em 392 dos 417 municípios baianos, a Secretaria da Saúde do Estado está recomendando a prorrogação da campanha de imunização até o dia 23 de maio. Inicialmente, a campanha seria encerrada nesta sexta-feira (9). Até as 16h desta quinta-feira (8), foram imunizadas 1.116.220 pessoas, representando 38,10% da meta total a vacinar que é de 2,9 milhões.

Bahia inicia programa inédito de melhoramento genético de tilápia



O mês de maio será um marco para a piscicultura na Bahia. O estado iniciará, nas próximas semanas, um programa inédito de formação de plantéis de tilápias melhoradas geneticamente. O programa é fruto de uma parceria entre a Bahia Pesca e a Universidade Estadual de Maringá, que doará à empresa um lote inicial de mil alevinos de tilápia geneticamente melhoradas.

Parceria entre prefeitura, associação de moradores e vereadores beneficia bairro em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

Segundo Alexis de Tocqueville (pensador político, historiador e escritor francês), a democracia é universal, e durável a todos os acontecimentos, como todos os homens, que servem ao seu desenvolvimento. Cada nação promove seu próprio crescimento democrático, e, mesmo percorrendo caminhos diversos, todos levam à busca da igualdade de condições, que é o ponto gerador da democracia. Como efeito, cada ação política, quando bem organizada e com vistas ao interesse coletivo, leva à realização do bem comum e, portanto, ao maior bem-estar coletivo.

Três militantes do MST são assassinados no Brasil durante a jornada de luta



Desde o último domingo (4), três militantes do MST foram assassinados. A informação é do deputado federal e líder do MST na Bahia, Valmir Assunção (PT), que associou as mortes dos sem terras ao descontentamento de setores conservadores do país com as jornadas de lutas do movimento. “A grande mídia inviabiliza a luta que está acontecendo em diversas cidades brasileiras, realizada pelos trabalhadores sem terra. Mas o poder público, a Secretaria de Direitos Humanos, o Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário não podem fechar os olhos para o ataque do latifúndio em resposta a série de protestos que estão ocorrendo”.

7 de maio de 2014

Prefeita de Floresta Azul confirma presença na Marcha dos Prefeitos à Brasília


Na foto o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria e a prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif


Texto: Ascom Floresta Azul – Fotomontagem: Internet

A XVII Marcha à Brasília que vai acontecer entre os dias 12 e 15 de maio, no Distrito Federal, foi à forma que os gestores municipais de todo o Brasil encontraram para tentar amenizar atual crise financeira que atinge os municípios brasileiros. Conseguir aumento das receitas nos municípios é a luta dos gestores. Entre as principais reivindicações pedidas pelos prefeitos tem a ampliação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), dos atuais 23,5% para 25,5%, que representaria um aporte superior a R$ 7 bilhões nos cofres municipais.

6 de maio de 2014

Conselho do Porto de Malhado realiza reunião nesta quinta-feira



O Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Malhado, localizado em Ilhéus, no sul da Bahia, realiza a primeira reunião ordinária de 2014 nesta quinta-feira (8). O secretário da Indústria Naval e Portuária, Carlos Costa, representante da Bahia no conselho, participa do encontro a ser realizado no porto, que pertencente à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Regulamentar e fiscalizar as ações do porto, garantindo o melhor funcionamento, de maneira sustentável e economicamente viável, é o objetivo do conselho.

Diretor da CAR recebe título de Guardião da Caatinga



No último dia 28 de abril, o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAAT-BA) conferiu ao diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), do Governo do Estado da Bahia, José Vivaldo Souza de Mendonça Filho, o título de Guardião da Caatinga, pelos serviços prestados em prol da sustentabilidade deste bioma exclusivamente brasileiro, em especial pela implementação do Projeto Mata Branca.

Marcha do MST cobra apuração de assassinato e ações de reforma agrária na Bahia



Cerca de 3 mil militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) de todo o estado baiano saíram em caminhada nesta terça-feira (6) da cidade de Camaçari em direção à Salvador. As principais reivindicações da marcha do MST são a apuração do assassinato de Fábio Santos, militante do movimento que foi assassinado em 2 de abril de 2013, na cidade de Iguaí com nove tiros na frente da sua mulher e filhos, e a cobrança ao Governo Dilma da agilidade no andamento da reforma agrária. Os trabalhadores se concentraram desde o domingo (4) no espaço Camaçari 2000 e a previsão de chegada da marcha em Salvador é para a quinta-feira (8).

Uesc inicia a II Feira das Profissões nesta quinta-feira




A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza no período desta quinta-feira a sábado (8 a 10) a II Feira das Profissões, que deve reunir no campus, em Ilhéus, cerca de quatro mil estudantes do ensino médio das escolas públicas e particulares  situadas nas cidades da área de abrangência da instituição.

Detran alerta sobre problemas na venda de veículos



Quem vende um veículo geralmente tem problemas com o novo proprietário, que demora a fazer o processo de transferência. O fato se amplia na Bahia, onde o Detran-BA tem recebido várias queixas. Isso acontece porque se o novo proprietário comete uma infração e o documento do veículo permanece em nome do antigo, este último deverá assumir as responsabilidades de ordem administrativa, fiscal e criminal, podendo perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou responder por algo que não fez.

Nova forma de contingência da NF-e dará mais praticidade e segurança aos contribuintes



Emitida por mais de 50 mil contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na Bahia, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) terá a partir do mês de junho uma importante novidade - a Sefaz Virtual de Contingência (SVC).  Trata-se de uma facilidade para o contribuinte emissor e um fator de redução da probabilidade de que as autorizações de NF-e sejam interrompidas em algum momento, evitando prejuízos para as empresas, que não terão o seu processo de faturamento prejudicado.

Coletânea acadêmica inscreve artigos para novo volume



A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inscreve, até o dia 1º de junho, para seleção de artigos inéditos a serem publicadas no volume IV da coletânea Série Práxis e Docência Universitária.

Beneficiários visitam casas do Minha Casa, Minha Vida no bairro Bela Vista, em Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na tarde do dia 30 de abril, na Capela de Santo Antônio, bairro Bela Vista, em Ibicaraí, uma reunião entre os beneficiários das 50 casas que estão sendo construídas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, a Prefeitura de Ibicaraí e a Nossa Consultoria (empresa que presta consultoria para a prefeitura).

5 de maio de 2014

Adab inicia primeira etapa de vacinação contra aftosa na Bahia



Aumentar cada vez mais a cobertura vacinal, imunizando os 11.103.780 milhões de bovídeos que formam o rebanho baiano, retomando os altos índices vacinais acima de 96%. Essa é a meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), que realiza, até o dia 31 deste mês, a primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014, iniciada na última quinta-feira  (1º).

PT lança cartilha da campanha de Dilma



Caderno com táticas para a disputa eleitoral tem reações a declarações de Eduardo Campos e Aécio Neves e tenta convencer o partido de que "continuidade" e "mudança" são a mesma coisa.

Prorrogado o prazo para credenciamento do Programa de Aquisição de Leite na Bahia



Associações, cooperativas de agricultores familiares e laticínios ainda podem participar do edital de credenciamento para prestação de serviços de captação, beneficiamento e distribuição do produto para atendimento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) na Bahia.

Procons municipais conhecem o novo modelo de atendimento



O Procon-BA, órgão integrante da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), promoveu um encontro com representantes dos Procons Municipais de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, Itabuna, na região sul, e Vitória da Conquista, no sudoeste, e conciliadores dos Procons Estaduais.

Postos do CrediBahia vão ser inaugurados nos municípios de Santa Luzia e Irajuba



Os municípios de Santa Luzia e Irajuba ganham, nesta semana, postos de atendimento do programa estadual de microcrédito (CrediBahia), que financia e capacita empreendedores de micro e pequenos negócios, com taxa de juros de 0,41% para empréstimo até R$ 10 mil. A inauguração do posto de Santa Luzia acontece nesta terça-feira (6), às 10h, na Avenida 2 de Julho, Centro. Já a unidade de Irajuba, instalada na Praça Marinho Santos, Centro, vai ser entregue na próxima sexta (9), também às 10h.

Litoral Sul quer governo itinerante no PGP de Rui



As propostas elaboradas pelo grupo de trabalho do território Litoral Sul para o Programa de Governo Participativo (PGP 2014) do pré-candidato ao governo da Bahia, Rui Costa (PT), foram entregues durante plenária que aconteceu no município de Ilhéus neste domingo (4). A continuação das obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) e do Porto Sul, além da implantação de um projeto de governo itinerante foram algumas das principais demandas apresentadas à chapa majoritária. A ação de governo itinerante já é um recurso utilizado, por exemplo, na prefeitura de Uruçuca, administrada pela prefeita petista Fernanda Silva, que esteve no evento e citou a experiência de uma estratégia de gestão pioneira no município, a “Prefeitura Itinerante”.

Infraestrutura continua recuperando estradas vicinais em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A região do Ribeirão Seco, em Floresta Azul, está sendo beneficiada com a recuperação das estradas vicinais, que além da terraplanagem, está sendo recoberta por cascalho.

4 de maio de 2014

Um dia após regulação de lei, Uruguai recebe 1ª maconha liberada



Montevidéu, 3 mai (EFE).- Ativistas, consumidores e amigos da causa pela legalização da maconha no Uruguai exibiram neste sábado com orgulho sua primeira maconha 'liberada' em um mundo de 'proibição', apenas um dia depois que o Governo apresentou a regulação da lei que legalizou sua produção e venda no país.
Centenas de pessoas se reuniram em um parque da capital uruguaia para festejar com música, tortas fritas - a comida predileta dos uruguaios em eventos públicos - e muita maconha esta regulação, assim como o 'exemplo' de que seu país pode dar ao mundo quanto a liberdades públicas.

Lula será coordenador "informal" da campanha de Dilma, diz Rui Falcão



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o coordenador "informal" da campanha da presidente Dilma Rousseff perante as eleições do próximo mês de outubro, informou neste sábado (3) o PT.
Em entrevista coletiva no encontro nacional do partido, encerrado hoje em São Paulo, o presidente do PT, Rui Falcão, declarou que, apesar de Lula ser "o grande comandante do partido", ele não ocupará "formalmente" o cargo de coordenador.

FGV vai pesquisar preços para compras públicas do Estado



A Fundação Getúlio Vargas (FGV) inicia, nesta segunda-feira (5), pesquisa de mercado para fixar preços máximos referenciais para as compras públicas de 923 itens de consumo dos órgãos estaduais. Convênio neste sentido será assinado na mesma data entre a instituição e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

Setre prorroga prazo de Edital de Matriz Africana



Foi prorrogado até o próximo dia 09 de maio o Edital de Apoio a Empreendimentos e a Redes de Economia Solidária de Matriz Africana, de número 001/2014, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O prazo inicialmente previsto para entrega das propostas era 30 de abril/2014.

Concurso público- Secretaria de Administração da Bahia



A Secretaria de Administração da Bahia lançou edital para um total de 24 vagas de técnicos de nível superior. Este processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. O vencimento básico é de R$ 1.049,72 acrescido de gratificação no valor de R$ 1.372,29, auxílio alimentação de R$ 9,00 por dia útil trabalhado e auxílio transporte.