12 de novembro de 2016

Prefeitura de Ibicaraí começa a regularizar salários dos servidores




Texto e fotos: Arnold Coelho
Apesar da crise que atinge o país e os mais de 5.500 municípios brasileiros a prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Finanças avisam à população local que na última sexta-feira, 11 de novembro, foram pagos os salários dos comissionados referentes ao mês de agosto, que é pago em setembro. Na oportunidade foram pagos também os meses de setembro e outubro dos efetivos, garis e Infraestrutura, totalizando quase 80% da folha.

Dilma assume cargo em conselho da Perseu Abramo; Valmir é um dos baianos na composição





A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) estará no conselho curador da Fundação Perseu Abramo, que gere a linha sociopolítica do Partido dos Trabalhadores no país. Ela assume o cargo no mês de dezembro, junto com outros nomes da sigla, como o parlamentar baiano Valmir Assunção. O deputado federal é ligado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e compõe o conselho com outros representantes da Bahia, como Penildo Filho.

Rui obtém vitória no STF e valor da repatriação para a Bahia pode dobrar


Após diversas viagens a Brasília para audiências com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), visando garantir a correta destinação dos recursos da repatriação para a Bahia, o governador Rui Costa obteve uma vitória na Corte federal. A ministra Rosa Weber, em liminar, decidiu que a União deve depositar, numa conta judicial, um valor maior da cota inicialmente destinada ao Estado da Bahia. A ministra assumiu a relatoria das 20 ações impetradas pelos estados e o Distrito Federal, na última semana, quando a presidente do STF, Carmén Lúcia, optou por unificar o ministro relator.

11 de novembro de 2016

Bahia apresenta força da produção cacaueira da agricultura familiar em São Paulo


O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues, esteve em São Paulo nesta quinta-feira (10), representando o governador Rui Costa, durante o 'Fórum Estadão - A importância do cacau para a economia brasileira'. O evento tem por objetivo debater a modernização da produção do cacau e as soluções para o seu crescimento e desenvolvimento econômico.

10 de novembro de 2016

Escolas da rede pública municipal de Ibicaraí realizam eleição para o Colegiado Escolar




Texto: Ascom Ibicaraí
Aconteceu durante todo o dia da última terça-feira 8, em todas as escolas rede municipal de Ibicaraí, a eleição do Colegiado Escolar para o Biênio 2016-2018. A eleição iniciou as 8:00h e foi até as 16:00h. Nas escolas que tem o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) a eleição foi feita no período noturno.

Colegiado ou Conselho Escolar
É um conselho formado por representantes dos diversos segmentos da comunidade escolar, direção, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam de forma colaborativa na perspectiva de efetivar o compartilhamento de responsabilidades sobre o conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da educação pública em cada escola.
A construção dessa prática possibilita mudanças no processo de gestão da escola, pois, a tomada de decisões prioriza o trabalho participativo nos aspectos pedagógicos, administrativos e financeiros, objetivando assegurar a efetividade no alcance das metas estabelecidas no projeto Político Pedagógico da Escola.

Governo da Bahia avança nas ações de regularização fundiária e fortalece meio rural




As ações de regularização fundiária ganham força nos 27 Territórios de Identidade da Bahia com o Projeto "Bahia Mais Forte Terra Legal”, executado pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR). O projeto prevê a ampliação da emissão de títulos de posse da terra para agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. A expectativa é de que, até o final de 2016, sejam emitidos até 10 mil títulos. O benefício contribui para a cidadania de milhares de baianos e fortalece o desenvolvimento rural do estado.

Portaria do Detran facilita acesso à habilitação de "cinquentinhas"




Publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 5, a portaria 1709 do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) facilita o acesso à Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), em Centros de Formação de Condutores (CFCs). Pela nova regra, as autoescolas estão autorizadas a formar turmas mistas de aulas teóricas, com alunos de ACC (‘cinquentinhas’) e da categoria A (motos).

8 de novembro de 2016

IFBA adia provas do Processo Seletivo 20






O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) adiou a prova do Processo Seletivo 2017 para o dia 11 de dezembro de 2016 (domingo). Em virtude de algumas ocupações, a nova data atenderá ao tempo hábil necessário para organização de locais alternativos, já que a confirmação de novos locais exige a reorganização dos dispositivos de segurança da prova, cuja folha de resposta contém o código do candidato, com local da prova, identificação da sala e posição do candidato na respectiva sala.

Lenildo recebe Brandão em seu gabinete para iniciar o processo de transição




Texto e fotos: Arnold Coelho
Aconteceu na manhã de hoje, terça-feira, 8 de novembro, no gabinete do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, a visita do futuro prefeito Lula Brandão (eleito no último pleito municipal para governar a cidade no próximo quadriênio 2017-2020). Esteve presente na visita o comerciante Ronaldo Estrela, ex-vereador e coordenador da campanha do 45.