4 de outubro de 2013

Secretaria da Educação entrega tablets para professores do ensino médio

Em comemoração ao Dia do Professor (15 de outubro), a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove a ‘Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento’, com a entrega simbólica, na próxima terça-feira (8), de tablets educacionais para todos os docentes do ensino médio (efetivos e Reda) programados em sala de aula, além de projetores multimídia, lousa digital e tablets para todas as unidades escolares da rede estadual. O investimento, em parceria com o governo federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.
A solenidade acontece, às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, em Salvador, com a presença 120 professores, e, simultaneamente, em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), pelo sistema de videoconferência do IAT, com a participação de 1.200 docentes. Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto também lança o Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar. A previsão é que 30 mil tablets sejam entregues gradativamente.
“A nossa intenção foi pensar em ferramentas e ações que valorizem e contribuam para o trabalho dos professores. Os tablets educacionais têm o objetivo de contribuir para a prática docente, integrada à utilização das novas tecnologias da informação e comunicação. Já o Prêmio tem o foco na valorização do profissional e melhoria dos indicadores de aprendizagem, enquanto que o Selo enfoca tanto ações pedagógicas como administrativas”, afirma Barreto.
Os tablets serão enviados diretamente para as unidades escolares. Os equipamentos fazem parte do patrimônio da escola, são tombados e os docentes farão uso para fins educacionais, mediante assinatura de termo de compromisso. O tablet do professor tem a dimensão de sete polegadas, e os das unidades escolares de 10 polegadas.

Prêmio e Selo –  O Prêmio Professor vai promover a socialização das experiências pedagógicas e evidenciar o docente como profissional competente, responsável e integrador de um ambiente educacional que possa propiciar a aprendizagem. Poderão participar os professores efetivos e Reda, que atuam nas escolas públicas estaduais. As experiências devem ter resultados comprovados durante o ano letivo de 2011 ou 2012.
O Selo Gestão Escolar contemplará os dirigentes escolares que se destacam, em questões pedagógicas e administrativas, na manutenção e conservação do prédio escolar, além de melhoria do processo de ensino e de aprendizagem e da elevação dos indicadores educacionais.
As inscrições para o Prêmio e para o Selo acontecem no período desta terça ao dia 8 novembro no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), onde também estão disponíveis os regulamentos.

Conquistas na política de valorização dos docentes estaduais

A Bahia conta com uma política de valorização para os docentes. O Estado cumpre o Piso Salarial Nacional do Magistério, desde 2009, ano em que este parâmetro passou a vigorar. Este ano, o governo fez a adequação da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério, referente à hora-atividade, que era de 30%, e passou para 1/3 (33%) da jornada de trabalho do professor em sala de aula.
Também garantiu a manutenção de gratificações, percebidas quando no exercício das suas atividades em sala de aula, para o professor readaptado de suas funções. Outra medida foi a alteração do regime de trabalho de 20 horas para 40 horas para 2.600 professores da rede estadual em todo o Estado.
Além disso, a Bahia é pioneira na implementação do Programa de Formação Inicial por incluir, nos 417 municípios, a oferta de graduação em licenciatura, nas modalidades presencial e a distância para os professores que não possuem ou atuam em área distinta de sua formação original.                                                   

04/10/13

Eas/is

Ibicaraí – Prefeito vistoria área onde será construído cinquenta casas no distrito do cajueiro.

Na manhã desta sexta-feira (04) o prefeito Lenildo Santana acompanhado do secretário de infraestrutura Leildo Santana,do empresário Temer Habib Filho, do representante da NORSA Consultoria,do vereador Osaná Crisóstomo (PT) e do diretor de esportes do município Josevan Alves, estiveram no Distrito do Velho Cajueiro onde se procedeu a vistoria do terreno para construção das casas.
Estas cinquenta casas, serão construídas com recursos do projeto Minha Casa Minha Vida, Entidade que contempla Associações, e, a associação contemplada no distrito do Cajueiro pela Associação Cajueiro Velho.

A terraplanagem será efetuada pela empresa Habib Locação e Construção LTDA,este empreendimento tem uma parceria como poder publico municipal por meio do poder executivo.
Texto e fotos: André Luiz

Projeto oferece serviços gratuitos a marisqueiras e pescadores de Ilhéus

O município de Ilhéus recebe na próxima sexta-feira (11) a ‘Ação Cidadã Pescando o Futuro’, evento que fornece gratuitamente a pescadores e marisqueiras da região serviços de saúde, educação, lazer e cidadania, numa iniciativa da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e da prefeitura local. Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas no terminal pesqueiro da cidade.
“Melhorar a qualidade de vida destes profissionais envolve estabelecer políticas para produção de pescado. É preciso ensinar a pescar, mas também cuidar da saúde e garantir a cidadania destas pessoas”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, acrescentando que o projeto consegue reunir todos os serviços em um mesmo lugar.
Na área de saúde estão programadas atividades como profilaxia dental e orientações sobre a forma correta de escovação dos dentes, saúde ocupacional, exames oftalmológicos, tipagem sanguínea, exames de glicemia, massoterapia, medição de índice de massa corporal, orientações sobre planejamento familiar e alimentação saudável. Os exames e orientações serão realizados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus, Clínica Euclin e Faculdade de Ilhéus.

Financiamento - Já para garantir a cidadania dos profissionais da pesca, serão disponibilizados serviços de orientação jurídica, financiamentos do Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica, cadastramento no CadCidadão  e palestras sobre temas diversos relacionados à pesca.
Uma unidade do SAC Móvel para emissão de documentos também estará funcionando no local. Depois de cuidar da própria saúde e de garantir sua cidadania, os pescadores poderão ainda se divertir nas oficinas de leitura, pintura facial, dança, jogos e recreação.

04/10/13

Rãs/is

Prefeita de Uruçuca reafirma apoio a Everaldo e fala em continuidade do projeto do PT

A prefeita do município de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), foi uma das mulheres do partido que reafirmou o apoio ao candidato à presidência da sigla, Everaldo Anunciação, durante a inauguração do comitê de campanha, na noite desta quinta-feira (3), em Salvador. Segundo a petista, a continuação do projeto político iniciado pelo ex-presidente Lula deve ser o foco do debate, para ampliar a atuação da militância e das políticas públicas, principalmente nos municípios.

“A eleição de Everaldo é a continuidade de um trabalho, que deve culminar com a escolha do nome que vai substituir o governador Wagner em 2014. Esse nome com certeza será do partido”, declara. Sobre o enfrentamento de uma eleição antes da escolha do nome, a prefeita disse que já é “normal” dentro do partido e que o processo é contagiante. “Aqui nós encontramos militantes, apoiadores, deputados e deputadas federais e estaduais, secretários e secretárias de governo que entendem que esse é um processo legítimo, onde a união é a forma mais inteligente de se fortalecer”, completa.

Reafirmaram ainda o apoio e gravaram vídeo para as redes sociais e peças publicitárias as deputadas Luiza Maia e Fátima Nunes, além da secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, e vereadoras petistas de diferentes regiões do interior do estado. Estiveram no ato inaugural os pré-candidatos do PT ao governo, o ex-prefeito Luiz Caetano e o secretário Sérgio Gabrielli – que, inclusive, comemorou aniversário com a militância. Os federais Josias Gomes e Valmir Assunção também se pronunciaram em apoio a Everaldo, que concluiu sua fala afirmando que “o prédio do comitê é mais um espaço para os movimentos sociais e para articulação política”.

Vitor Fernandes

Jornalista e assessor de imprensa – DRT 2430

Empresas privadas apoiam programa de desenvolvimento da borracha natural da Bahia

Um dos primeiros planos estaduais lançados pelo governo da Bahia, através da Secretaria da Agricultura (Seagri/EBDA/Adab/CDA), o Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (Prodebon) acaba de receber importantes apoios para seu desenvolvimento. A Continental e a Michelin anunciaram o compromisso de doar 180 mil mudas de seringueira para ajudar os agricultores familiares.
O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, comemorou as decisões e afirmou que são conquistas importantes para as regiões do baixo sul, sul e extremo sul da Bahia. “O programa prevê a plantação de 100 mil hectares de seringueira no estado, no sistema agroflorestal com a seringueira, cacau e banana. Renovamos a lavoura cacaueira e proporcionamos para o produtor, com a receita gerada pela banana, condições para se manter nos primeiros anos, garantindo no futuro a sustentabilidade da propriedade com a renda que será gerada pela borracha”.
Durante encontro realizado no gabinete do secretário, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), os superintendentes da Continental, Pedro Emanuel Gravina Pereira de Matos e José da Silva Carvalho Neto, entregaram a Salles uma carta de intenções, através da qual a empresa assume o compromisso de doar, entre este ano e 2015, 125 mil mudas de seringueira. “Este programa reflete a preocupação do governo baiano de construir uma sociedade justa e solidária, e parabenizamos pela inciativa de contribuir para o desenvolvimento socioambiental do estado”, destacou José da Silva Carvalho Neto.
Em outro comunicado, a Michelin informou ao secretário que vai doar 55 mil mudas de seringueira, sendo 20 mil este ano e 35 mil em 2014. De acordo com Salles, as mudas de cacau e banana e a assistência técnica serão viabilizadas pela Seagri. O Banco do Nordeste, através do FNE Verde, financia todo o restante com oito anos de carência e 12 para pagar, totalizando 20 anos, além de operações com o Banco do Brasil.

As metas do Prodebon

Organizado pela Câmara Estadual Setorial da Borracha, com parceria e participação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Sedir/CAR, MDA, Mapa/Conab, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Ceplac, Faeb, Senar-BA, Sebrae-BA, Organização de Conservação da Terra (OCT), Instituto Biofábrica de Cacau, Fetraf-BA, Fetag-BA e Sema/Inema, o Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia tem metas arrojadas: sair da produção de 17,2 toneladas/ano para 146 mil toneladas/ano, de 32.314 hectares plantados para mais de 100 mil hectares, com variedades melhoradas de seringueira nos próximos 20 anos, e ampliar de 6,5 mil para 34 mil empregos
Também fazem parte dessas metas elevar a produtividade de 800 quilos/hectare para 1.460 quilos/hectare, eliminar a importação de borracha seca, que hoje representa 70% do consumo interno, e aumentar a renda oriunda da produção, dos atuais R$ 102 milhões/ano para R$ 865 milhões/ano.
Ampliar a arrecadação do ICMS de R$ 18 milhões/ano para R$ 163 milhões/ano e chegar ao ano 2040 com a Bahia autossuficiente na produção de borracha natural estão ainda dentro dos objetivos.
O secretário informou que, para organizar e estruturar a agropecuária do estado, foram criadas 22 câmaras setoriais de cadeias produtivas consideradas estratégicas, que receberam a missão de elaborar planos estaduais para os próximos 20 anos.
Além do plano da borracha, já foi lançado este ano o Plano Estadual do Mel, e até o final do ano será lançado o Plano Estadual do Leite. “O Prodebon não é um plano de governo. Foi elaborado pela Câmara Estadual Setorial da Borracha, cabendo ao governo fazer a sua parte, garantindo assistência técnica e todo o apoio necessário à efetivação do programa”, explicou Salles.
O Prodebon vai atender a 18.133 produtores, em sua maioria da agricultura familiar. Os pequenos produtores-alvo do programa estão distribuídos nos territórios de identidade Agreste de Alagoinhas/Litoral Norte, Baixo Sul, Extremo Sul, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Recôncavo, Costa do Descobrimento e Vale do Jiquiriçá.


tas/om          4.10.13

Ibicaraí – Foi realizada Audiência Pública a cerca do matadouro municipal

Na manhã desta quinta-feira (03), com o cerimonial de Moises Messias, aconteceu na Câmara de vereadores de Ibicaraí,a primeira Audiência Pública, onde se tratou de assuntos concernentes ao matadouro público municipal. Esta Audiência foi provocada pelos vereadores de Ibicaraí, Osaná Crisóstomo (PT) e Allan Rogério (PT) e acatada por toda a câmara na pessoa do presidente Idemar Lopes (PSD).
Foi uma audiência bastante concorrida, onde se fizeram presente,o prefeito de Ibicaraí Lenildo Santana, a prefeita de Floresta Azul Drª Sandra Cardoso, vereadores de Ibicaraí, liderados pelo presidente Idemar Lopes, e vereadores de Floresta Azul liderados pelo presidente daquele legislativo vereador Marcio de Congá, a Promotora de Justiça Drª Cintia Portela Lopes, o representante da Secretaria de Agricultura do estado da Bahia Raimundo Sampaio, o diretor da ADAB Adriano de Sá, o coordenador de programas executivos regionais Atual Costa, o diretor da CAR Vivaldo Mendonça,o secretário de saúde d e Ibicaraí Antônio Pinheiro Farias, a procuradora Drª Adenildes Santos, o chefe do escritório da CEPLAC Dr.Jailton Dias, representantes dos feirantes David de Melo,além de feirantes em geral principalmente os que negociam com carne bovina.
A Audiência começou com a fala do requerente vereador Osaná Crisóstomo (PT), que falou que, juntamente com o vereador Allan Rogério, em viagem a Salvador onde se encontrou com o prefeito Lenildo Santana,fizeram visitas às secretarias do estado que podem ajudar com a problemática do fechamento do matadouro municipal,e resolveram convidar estes secretários para juntos realizar esta audiência para juntos com os feirantes (verdadeiros prejudicados) buscar uma solução.
Em seguida foi à vez do veterinário do município de Ibicaraí Dr. Marcel Guedes, que disse que no matadouro de Ibicaraí comercializa 130 (centro e trinta) rezes por semana,chegando até a 500 (quinhentas) rezes mês,ainda disse o Dr.Marcel que existe em Ibicaraí 60 (sessenta) estabelecimentos que comercializam a carne bovina,gerando em media 170 (cento e setenta) empregos diretos,e que a interdição do matadouro já está acarretando em desemprego,e, por tabela também afetando a economia do município de Ibicaraí. Ainda disse o Dr. Marcel que fica feliz e entusiasmado com esta audiência, pois assim esta sendo possível o debate para se chegar em um denominador comum.
Em seguida Falou o prefeito Lenildo Santana, que disse o fechamento do matadouro é uma coisa angustiante, pois, angustia, porque se prejudica opai de família que retira o seu sustento e de sua família daquela atividade,que prejudica a população como um todo,mas o poder executivo está se empenhando e vai lutar com toda a sua força,para que esta questão seja resolvida o mais breve possível,principalmente, no tocante do que se diz respeito de viabilizar a chegada de um frigorifico de alto padrão para Ibicaraí e que atenderá toda à região, “pois entendo que os comerciantes do seguimento do abate de gado não podem ficar a mercê da própria sorte.” Disse o prefeito Lenildo Santana.
Em seguida usou a palavra à prefeita da cidade de Floresta Azul Drª Sandra Maísa Cardoso, que disse que falou da importância do momento e da discursão, principalmente por se tratar de um momento tão conflitante, pois os prefeitos principalmente os reeleitos estão sendo cobrados e cobrados a toque de caixa, a tomarem providências de ações, como se estas, estivessem surgido há quatro anos,e, na verdade sabemos que são coisas que se arrastam avarias gestões, mas só agora, às cobranças estão sendo incisivas,e,é justamente um momento em que os municípios estão passando por uma grande dificuldade financeira, e esta dificuldade não é apenas dos municípios de Ibicaraí e Floresta Azul, mas de todos os municípios do estado Brasileiro, mas já entendemos que não podemos resolver este problema de forma isolada, mas sim de forma regional e assim o faremos.
Logo em seguida se pronunciou a representante do ministério publico a Drª Promotora de Justiça Cintia Lopes,que disse que está debruçada sobre os autos que tratam da interdição do matadouro de Ibicaraí, eque também está apreciando um relatório que trata do abatedouro de Floresta Azul, ainda disse a ilustre representante do Ministério Público que esta questão do desemprego é seríssima, mas o MP não pode fechar os olhos para a questão de que o matadouro não vinha cumprindo os pré-requisitos básicos para o bom funcionamento.
Logo em seguida foi à vez do representante da ADAB Adriano Sá,que disse que o prefeito Lenildo tem procurado a ADAB,em busca de soluções para o matadouro municipal,que hora encontra-se interditado pelo ministério do trabalho, e que a ADAB já recebeu solicitação por parte do Ministério Público para que encaminhe um relatório detalhado, ainda disse que estará sendo feito um relatório na cidade de Floresta Azul,e,que certamente o matadouro de Floresta Azul também será fechado.

A boa noticia é que já existem dois empresários interessados em montar um frigorifico de grande porte no município de Ibicaraí trata-sedo senhor João Biquíni e do Sr.Antônio Ferreira de Almeida (Tonho do Couro), o Sr.João Biquíni é ex-prefeito da cidade de Potiraguá e já tá no ramo de frigoríficos há mais de vinte anos, o Sr. Tonho do Couro tem a experiência de uma vida no ramo, os dos já estão se afinando para começar o empreendimento que dará mais de duzentos empregos entre diretos e indiretos, vale salientar que o Senhor João Biquíni já estar com uma estrutura de um frigorifico comprada na cidade de Anápolis no estado de Goiás, e, o prefeito Lenildo Santana e a Câmara de vereadores já posicionaram positivamente para a vinda deste grande empreendimento que atenderá a toda à região do cacau. 
 Texto e fotos: André Luiz (Puba)

3 de outubro de 2013

Prefeito de Ibicaraí se reúne com auditores do Ministério do Trabalho para tratar do matadouro municipal

Na tarde de quarta-feira (02), o prefeito Lenildo Santana, acompanhado da procuradora do município Drª Adenildes Santos, do vereador Osaná Crisóstomo, do veterinário Marcel Guedes e da coordenadora da Vigilância Sanitária Lohara Cardoso, estiveram no Ministério do Trabalho no município de Ilhéus, onde se reuniram com os auditores do trabalho.
A reunião debateu a problemática do fechamento do matadouro do município de Ibicaraí. O prefeito, justificou a necessidade da reabertura do matadouro, para reestabelecimento dos postos de trabalho, dos profissionais envolvidos no abate animal, e, a garantia da fiscalização pela vigilância sanitária municipal. Lenildo Santana recebeu da parte dos auditores do TEM, que agirão com celeridade, para com a vistoria assim que as medidas exigidas forem tomadas.
“Lutarei durante todo o tempo em prol do anseio popular dos meus munícipes, pois para isso fui reeleito prefeito de Ibicaraí.” Disse o prefeito Lenildo Santana.



Texto e fotos: André Luiz Evangelista

1 de outubro de 2013

Ibicaraí: Mutirão da Saúde na Vila Felicidade

Aconteceu na manhã de hoje (1o), no bairro Vila Felicidade (atrás da Fábrica de Chocolate), o Mutirão da Saúde. Essa ação é mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Ibicaraí, através da Secretaria de Saúde e visa atender aos moradores desse bairro, que completou hoje 1 ano de existência. Estiveram presentes ao Mutirão os vereadores Osaná Crisóstomo e Flávio Ramos, que aproveitaram para realizar os exames de rotina.
O Mutirão da Saúde teve a coordenação geral do Secretário de Saúde Pinheiro Farias e do Coordenador do NASF, Gleydson Reis Silva (Guêu) e da Coordenadora da Atenção Básica Alessandra Matheus. Estiveram presentes também a equipe do NASF, CRAS e diversos funcionários da Saúde. Ao todo, foram mais de 30 profissionais de saúde envolvidos no mutirão.

Durante toda a manhã foram feitos 400 exames de Glicemia; 50 de hepatite; 50 de Sífilis e 50 de HIV. Alessandra Matheus explicou que os exames de Sífilis, Hepatite e HIV levam de 15 a 30 minutos para dar o resultado, por isso só foi possível fazer 50 de cada. Foram distribuídos também 1.300 comprimidos vermífugos (antiparasitário) e 150 kits de saúde bucal para a criançada, além do atendimento a mais de 500 pessoas para aferir a pressão e vacinas contra Tétano e Hepatite B. Gleydson Reis Silva (Guêu), lembrou que de janeiro a setembro desse ano já foram entregues mais de 5.000 kits da saúde bucal em todas as escolas e creches do município e falou da importância de prevenir doenças futuras levando esses mutirões aos bairros e distritos.

O Secretário de Saúde, Pinheiro Farias, falou da importância desses mutirões. São ações simples que atingem entre 500 e 600 pessoas em uma única manhã. “Esse mês pretendemos fazer outro na Saloméa, durante a inauguração do posto de saúde,  e em seguida faremos mais dois: um no Cajueiro e outro na região do Jacarandá”, disse Pinheiro.

A dona de casa Santilha da Cruz Santos, 63 anos, moradora do bairro Delfino Guedes (Mutirão), na Quadra C, no 04, disse que não perde um. “Aproveito para checar a pressão, testar minha Glicemia e faço todos os exames que posso. Sou sempre muito bem atendida. Acho muito importante essas ações da saúde”, disse dona Santilha.





















Texto: Arnold Coelho

Assistência Social / CRAS de Ibicaraí faz entrega de cadeira de rodas.

Na manhã desta terça-feira (01), a secretária de Assistência Social de Ibicaraí, senhora Ângela Santana acompanhada da coordenadora do CRAS Joilda Andrade,da Assistente Social Evaniele Dias e da coordenadora pedagógica do CRAS Amélia Máximo, esteve no bairro Agripino Monteiro (Bairro Novo), onde aconteceu a entrega de mais uma cadeira de rodas.
Desta vez a alcançada pelo programa FIES que é um programa de beneficio eventual, foi à senhora Maria de Lurdes moradora da rua “C” no Bairro Agripino Monteiro.
“Que o Senhor DEUS abençoa a secretaria de Assistência Social e toda a sua equipe.” Disse a senhora Maria de Lurdes.

“Fazer Assistência Social é muito gratificante, principalmente porque fazemos com muito amor.” Disse a secretária Ângela Santana.

Texto e fotos: Andre Luiz (Puba)

Ministro propõe mesa de negociação entre índios e agricultores de Buerarema no Sul da Bahia

Em reunião com representantes de agricultores e parlamentares, nesta terça-feira (1º), em Brasília (DF), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, reafirmou a necessidade de pacificação dos conflitos entre indígenas e produtores rurais em Buerarema, município no Sul da Bahia. Ele propôs a criação de uma mesa de negociação entre as partes.
Segundo o ministro, foi criada uma Sala de Situação em Ilhéus, pelo Ministério da Justiça e o Governo do Estado da Bahia. O objetivo é articular as operações realizadas em conjunto pela Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal e polícias civil e militar da Bahia nos municípios de Buerarema, Ilhéus e Una.
Participaram da reunião, solicitada pelo governador Jaques Wagner, a senadora Lídice da Mata, os deputados federais Geraldo Simões e Félix Mendonça Jr., o prefeito de Buerarema, José Agnaldo Barreto e representantes de associações de produtores rurais da região sul da Bahia.

Vas/af

01.10.13