31 de julho de 2015

Árbitros da Uesc vão atuar nos Mundiais de Triathlon e Paratriathlon


A União Internacional de Triathlon (ITU) e a Confederação Brasileira de Triathlon (CBtri) convocaram um professor e quatro alunos árbitros da Associação dos Triatletas do Sul da Bahia (Astrisul) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para compor a equipe de arbitragem dos mundiais de Triathlon e Paratriathlon.

Os eventos serão realizados neste final de semana, no Rio de Janeiro, e, desde desta inicio da semana, o professor Alberto Kruschewsky e os alunos Rory Wesley e Daniel Mazzutti, do curso de Educação Física, Neto Madureira, do curso de Enfermagem, e Cláudio Rosa, graduado em Educação Física na universidade, participam de um curso no Hotel Rio Othon Palace, no bairro de Copacabana, que formará árbitros com status para atuar em grandes eventos como as Olimpíadas de 2016. 

Cidades baianas serão beneficiadas com novas rádios comunitárias


O processo para a implantação de novas rádios comunitárias está aberto e, segundo o Ministério das Comunicações, deve contemplar 73 cidades baianas, como Salvador, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Juazeiro. Este número integra uma lista de 699 municípios que serão beneficiados em todo o País, como anunciado no portal do ministério.
A ação faz parte do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO), que prevê também novas TVs educativas em cinco localidades na Bahia, e rádios FM, que no estado devem chegar a 18 cidades. O plano terá grande abrangência no estado, deixando a Bahia entre os entes federados com mais ofertas.

Ibicaraí – Prefeitura / Secretaria de Assistência Social realizou a quarta conferência municipal de Assistência Social


Texto André Luiz Evangelista Fotos Antonio Lima
Aconteceu na última quinta-feira (30), no auditório da Câmara de Vereadores De Ibicaraí, a quarta Conferência municipal de Assistência Social com o tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. Esta conferencia foi um evento, convocado pelo Conselho Municipal de Assistência Social juntamente com a Prefeitura Municipal de Ibicaraí.

Prefeitura faz reunião com os beneficiários das casas populares do bairro Bela Vista


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Henrique Sampaio Neto
A prefeitura de Ibicaraí e a Nossa Consultoria reuniu na tarde de quarta-feira, 29, os beneficiários e futuros moradores das 50 casas populares que foram construídas no bairro Bela Vista. As moradias fazem parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A reunião foi para o sorteio que definiu a rua e número da casa de cada futuro morador.

30 de julho de 2015

Cras de Floresta Azul comemora o Dia dos Avós



Texto e fotos: Ascom Florest Azul | Social
Animação e oportunidade para viver um momento feliz.  Foi assim o “Chá da Vovó” promovido pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Floresta Azul no dia 29 de julho.  A festa teve o tom de homenagem ao Dia dos Avós, data comemorada no dia 26 de julho. A comemoração aconteceu das 14 às 16:30h, nas instalações do centro, localizado na Avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio de futebol, e contou com a participação de jovens vinculados ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e idosas que fazem parte dos grupos de convivência do Programa de Atenção à Melhor Idade (AMI).

29 de julho de 2015

Rua Antônio Esteves, no Cajueiro Velho, é beneficiada com colocação de 120 manilhas



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou na segunda-feira, 20, no final da rua Antônio Esteves, distrito do Cajueiro Velho, o manilhamento de um antigo esgoto a céu aberto que cortava o local. A ação está sendo feita com recursos próprios e, além da colocação de 120 manilhas de 0,40cm, foram feitas três caixas de manutenção de 0,80 x 0,80cm. Essa ação vai resolver um problema antigo e atender a nova Unidade de Saúde da Família (UBS) José Vieira de Menezes, duas escolas próximas ao local, além da creche do distrito e diversas residências situadas nas redondezas.

Programa Saúde na Escola acontece mensalmente em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação vem desenvolvendo desde 2011 no município o Programa Saúde na Escola – PSE, que visa a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhorias na qualidade de vida dos alunos com idade acima de sete anos, do 1º e 2º ano do ensino fundamental.

Quadra coberta no distrito do Cajueiro, em Ibicaraí, entra na fase de fundação



Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima

A Prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Educação conseguiram em 2014 - via Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) - recurso da ordem de R$ 510 mil para construção de uma quadra coberta entre os distritos do Cajueiro Novo e Cajueiro Velho. A futura quadra está sendo construída na margem direita da BR-415 (sentido Itabuna-Ibicaraí), em frente ao Assentamento Santana.

28 de julho de 2015

Municípios recebem funcionários e maquinário do antigo Derba


Com a transferência de bens e funcionários pelo Governo do Estado, 158 municípios integrantes de dez consórcios intermunicipais receberão máquinas como retroescavadeiras, motoniveladoras, tratores e caminhões-pipa para obras de infraestrutura urbana, rodovias e estradas vicinais.

Os termos de cooperação técnica para cessão de 174 bens móveis e 194 servidores foram assinados, na tarde desta terça-feira (28), pelo governador Rui Costa e representantes dos consórcios. O pessoal e o maquinário pertenciam à estrutura do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), extinto com a reforma administrativa da atual gestão estadual.

Abertas vagas para Programa de Estágio da Embasa


Estão abertas, a partir desta terça-feira (28), as vagas para o Programa de Estágio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em unidades de Salvador e interior do estado. A oferta é de dez vagas para estudantes de nível técnico e superior. A seleção será realizada, por meio de captação de estudantes, pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Interessados deverão entrar em contato com o IEL até 7 de agosto pelo telefone (71) 3205-1907. Mais informações podem ser obtidas no site do IEL.

Os estudantes selecionados serão contratados a partir de 1º de setembro e receberão

27 de julho de 2015

Floresta Azul comemorou novena em homenagem a sua padroeira Senhora Santana

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A comunidade católica de Floresta Azul comemorou até o último domingo (26) a festa em louvor a Senhora Santana, padroeira do município. O novenário, iniciado no último dia 17, aconteceu até a noite de sábado (25), com celebrações todas as noites, sempre às 19:30h. Esse ano o tema central da festa foi “Senhora Santana Mulher Consagrada a Deus”.  
No domingo (26), dia consagrado à Santa, os festejos começaram logo cedo, às 5 horas da manhã, com a alvorada festiva realizada pela Banda Filarmônica 2 de Janeiro, da cidade de Canavieiras, trazida pelo padre Telmo Soares.

Cortejo e missa campal na Saloméa marcam o Dia de São Cristóvão em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Antonio Lima

Apesar do dia frio, com uma insistente garoa e o prenúncio de chuva forte, a tarde de sábado, 25 de julho, em Ibicaraí, foi marcada por mais um grande cortejo com muitos carros, motos, bicicletas e devotos que não temeram a chuva e saíram em um grande comboio da Praça da Igreja Matriz Senhor Deus Menino em direção à Capela de São Cristóvão, que fica situada no distrito da Saloméa. Como manda a tradição local, o cortejo carregando o andor com a imagem  de São Cristóvão - o Padroeiro dos Motoristas e Viajantes - saiu exatamente às 14:30h da Igreja Matriz, percorrendo a Avenida São Vicente de Paula até o bairro do Luxo, de onde seguiram para a Capela de São Cristóvão.

Setre inaugura Unidade Modelo do SineBahia em Itabuna


Uma Unidade Modelo do SineBahia será inaugurada nesta terça-feira (28), em Itabuna, no sul da Bahia. O órgão leva aos moradores da região mais serviços, ampliação da capacidade de atendimento e reforço na equipe de profissionais, que atua para ampliar as possibilidades de inserção dos cidadãos no mercado de trabalho. O evento ocorrerá na Avenida Inácio Tosta Filho, local onde os serviços serão oferecidos.

O prédio, de quase três mil metros quadrados de área em dois pavimentos, terá capacidade para atender até 500 trabalhadores por dia. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 14h. Para ser atendido, é preciso portar carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). 

Planejamento da SSP prevê instalação de 34 Diseps


Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) já é uma realidade no estado. Em 2015, quatro Diseps já foram instaladas nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí e Capim Grosso, intensificando as ações de preservação da vida nas localidades. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o planejamento da pasta prevê que, até o final do ano, a Bahia passe a dispor de 34 unidades.