26 de fevereiro de 2016

Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul realiza Encontro Pedagógico



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
Com a presença de professores, diretores e coordenadores da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação realizou, quarta e quinta-feira (24 e 25), o Encontro Pedagógico 2016 de Floresta Azul. No dia 24 o encontro aconteceu no auditório do Centro Educacional de Floresta Azul (CEFA). No dia 25 o encontro aconteceu de forma independente nas unidades escolares (UE).
Com o tema: “Práticas pedagógicas de Floresta Azul em busca da medalha de ouro na educação”, o encontro objetiva enriquecer as atividades na educação, com debates, oficinas e análise dos avanços pedagógicos conquistados e a conquistar no município.

Bahia atualiza Mapa Turístico com classificação dos municípios



Dos 417 municípios baianos, mais de 150 possuem atrativos para viajantes, o que significa que uma em cada três cidades pode ser roteirizada para atividade turística, seja por suas praias, cachoeiras, patrimônio histórico, etc. Dada a extensão desse território, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) realiza, entre os dias 24 de fevereiro e 7 de abril, um programa de atualização do Mapa Turístico, incluindo a categorização dos municípios.

25 de fevereiro de 2016

Rio 2016 anunciou roteiro da tocha que passará em Floresta Azul e Ibicaraí no dia 21 de maio




Texto e foto: www.globo.com,
com acréscimo de informações da Ascom local

O Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 divulgou nesta quarta-feira o roteiro completo do revezamento da tocha olímpica no Brasil. A tocha olímpica será acesa no dia 21 de abril, na cidade grega de Olímpia. Segue para Laussanne, na Suíça, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional, e de lá vai para o Brasil, onde chega no dia 5 de maio, em Brasília. Passará por 329 cidades em todos os estados da federação até chegar no Rio de Janeiro, quatro meses depois. Serão 20 mil quilômetros percorridos, além de 10 mil milhas aéreas, com 12 mil condutores.
Na ocasião, o Rio 2016 também divulgou a identidade de alguns dos primeiros condutores da tocha. Entre atletas em atividade e aposentados, além de outros condutores escolhidos pelos patrocinadores, estão escalados: a ex-tenista Maria Esther Bueno, a ex-ginasta Laís Souza, o ex-nadador Gustavo Borges, a judoca Érika Miranda, a velejadora Isabel Swan, o nadador Clodoaldo Silva, a jogadora de vôlei Fabiana, o arqueiro indígena Gustavo dos Santos, a ex-jogadora Adriana Behar e o ultramaratonista Weimar Pettengill.

FLORESTA AZUL

24 de fevereiro de 2016

Operação Reação reduz violência em Itabuna


O município de Itabuna, no sul do estado, vive uma um clima de tranqüilidade, após Carnaval. Diversas ações estão sendo realizadas pelo 15º Batalhão da Polícia Militar, reduzindo os índices de criminalidade, por meio da ‘Operação Reação’, iniciada no dia 14 deste mês, com incursões e abordagens em pontos críticos, centro e bairros periféricos da cidade.

Carros, motos e bicicletas são abordados, além de cidadãos em atitude suspeita. Todos passam pela revista padrão da PM. Dez armas de fogo foram retiradas de circulação, entre elas, uma submetralhadora calibre.40 e uma espingarda calibre 12, e nove pessoas detidas, desarticulando uma quadrilha que, segundo populares, é de roubo de carros e motos.

Os policiais também apreenderam mais de dois quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína, recuperaram dez veículos e conduziram 40 pessoas à delegacia. O comandante do 15º BPM, tenente coronel Daniel Riccio, destaca a importância da operação, salientando que desde o lançamento não foram registradas ocorrências envolvendo disparos de arma de fogo ou violência contra pessoas.

A operação tem a supervisão do Comando de Policiamento Regional Sul, com o reforço dos Oficiais e Praças do 15º BPM e conta com o apoio de unidades especializadas - Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Cacaueira), Rondas Especiais (Rondesp Sul), Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) e Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa). Riccio ressalta que “a Polícia Militar trabalha diuturnamente sem medir esforços para conter a criminalidade, agindo dentro da lei, para fazer cumprir os deveres e direitos constitucionais do cidadão e garantir a paz e a tranquilidade pública”.

23 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Floresta Azul capacita agentes de saúde no combate ao Aedes aegypti


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
Preocupada com uma provável proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando diversos treinamentos de coordenação dos agentes de saúde e de controle de endemias que trabalham no município. Os treinamentos têm como objetivo promover a conciliação dos agentes de saúde e de controle de endemias em um combate coordenado e mais efetivo contra a Dengue, Chikungunya e Zika.

Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna


Educar, conscientizar, estreitar os vínculos entre polícia e escola, conhecer a comunidade local e suas reais necessidades, bem como reduzir a incidência de jovens no mundo do crime. Esses são os objetivos do projeto Mãos que Previnem, iniciado nesta terça-feira (23), pela Base Comunitária de Segurança (BCS) Itabuna, localizada no bairro Monte Cristo.

O projeto, que tem duração de quatro semanas e atende cerca de 200 alunos do ensino fundamental, com idades entre 5 e 9 anos, é realizado na Escola Municipal Verdes Campos, na Ong Padre Tonucci e no Grupo Escolar Amélio Cordier. Os alunos participam de atividades educativas, lúdicas e de conscientização.

Mangues baianos recebem 800 mil filhotes de caranguejos nesta semana


Os mangues da Ilha dos Frades, no centro da Baía de Todos- os-Santos, e do distrito de Acupe, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, vão ser repovoados com 800 mil filhotes de Caranguejo-Uçá. A iniciativa faz parte do Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá (Puçá), da Bahia Pesca, que é vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Fundação Baía Viva.

Em Santo Amaro, a ação acontece nesta terça-feira (23), às 16h, e na Ilha dos Frades, a soltura ocorre na quarta (24), às 17h. Antes, às 10h, na Ilha de Bom Jesus dos Passos, a Bahia Pesca e a Fundação Baía Viva se reúnem com os pescadores para passar informações, referentes a campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente, e fazer a avaliação da última soltura de megalopas feita na Ilha dos Frades, em maio de 2015. O encontro acontece na Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães.

22 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Ibicaraí e Secretaria de Saúde vão promover “Faxinaço” na próxima sexta-feira


Texto e imagem: Ascom PMIbicaraí

A Bahia está em alerta com a epidemia de três doenças diferentes no estado: Dengue, Zika e Chikungunya.  As três doenças são adquiridas e transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, mais conhecido como mosquito da dengue, ou Aedes albopictus. A única forma de evitar essas três doenças é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas.

A Prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica/Atenção Básica, vão realizar na próxima sexta-feira, 26 de fevereiro, um “FAXINAÇO”, para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Prefeitura de Floresta Azul reforma nova sede do Conselho Tutelar


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Assistência Social, iniciou a reforma do prédio que será a nova sede do Conselho Tutelar. Localizada na rua Artur Leite, ao lado da Câmara de Vereadores, a sede abrigará os novos conselheiros tutelares do município, eleitos em 04 de outubro de 2015 pelo voto popular. Os novos conselheiros tomaram posse no último dia 10 de janeiro, em uma cerimônia na Câmara de Vereadores. O prédio está sendo reformado com a pintura de paredes, portas e janelas; reparos nas estruturas elétrica e hidráulica e a recuperação das divisórias internas.