27 de dezembro de 2014

Três noites de muita diversão no 6o Natal Folia de Floresta Azul





Texto: Ascom Floresta Azul | Cultura - Fotos: Igor Pinto e Antonio Lima


Floresta Azul finalizou com chave de ouro, na noite de ontem, sexta-feira (26), o 6o Natal Folia. Nem mesmo a queda de energia que aconteceu até às 21 horas e deixou três cidades às escuras (Firmino Alves, Santa Cruz e Floresta Azul) esfriou o ânimo dos foliões, que mais uma vez compareceram em massa à avenida Raimundo Cardoso e à praça do Jardim Encantado. A galera que chegava ligava o som do carro e, mesmo às escuras, esperavam ansiosamente a chegada da energia, que às 21:12h foi restabelecida, trazendo luz não só para o circuito da festa, mas para todo o público presente, que em forma de uma corrente de energia soltou um grito único de alegria e vibração, dando início ao último dia de folia.

26 de dezembro de 2014

Hospital da rede estadual realiza primeiro transplante de pele


A rede própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) já realiza transplante de pele, procedimento que, até então, só havia sido realizado no Hospital Universitário Professor Edgar Santos, administrado pelo Governo Federal. O primeiro transplante desse tipo na rede própria estadual teve como paciente a pequena N.S.S., de apenas sete anos. Ela recebeu alta nesta quarta-feira (24) e passou o Natal com a família, como desejava. 

24 de dezembro de 2014

Cachaça de Abaíra tem prestigio reconhecido através de Indicação Geográfica




Conhecida nacionalmente, a tradicional cachaça de Abaíra, com festival dedicado a ela no município desde a década de 80, e exportada para diversos países europeus, conquistou este ano o reconhecimento de Identificação Geográfica, fornecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esse status garante à cachaça o reconhecimento de sua reputação, qualidades e características que estão vinculadas à região onde é produzida, na Chapada Diamantina.
A Secretaria da Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), incentiva esta cultura, desde a plantação da cana-de-açúcar, até a produção da cachaça na região, que engloba os municípios de Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã. A Seagri/Edda garante assistência técnica (Ater) gratuitamente, aos agricultores familiares, que fazem da cana sua principal fonte de renda.

Bahia avança no combate ao racismo e à intolerância religiosa


Fonte: Secom-Bagov.
Com a sanção da Lei nº 13.182/14, que instituiu o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa, e a criação do Centro de Referência Nelson Mandela - que completou um ano no dia 17 de dezembro -, a Bahia deu passos significativos para garantir a liberdade de expressão das religiões de matriz africana e lutar contra qualquer tipo de discriminação referente à cor de pele. As conquistas atendem às demandas do movimento negro baiano e resultam do trabalho da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) junto à sociedade civil e aos demais órgãos do Governo da Bahia, a partir de ações integradas.

23 de dezembro de 2014

Floresta Azul se prepara para o 6o Natal Folia





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cultura


Floresta Azul definitivamente desponta na Bahia como a cidade do melhor Natal do interior. Na próxima quarta-feira, 24, tem início o 6o Natal Folia. A festa entra no sexto ano consecutivo e já faz parte do roteiro de festividades do interior baiano, trazendo milhares de foliões de diversas cidades da região cacaueira e diversos florestenses que moram em outros estados.