11 de março de 2016

Ginásio de Esportes de Ibicaraí começa a receber nova cobertura


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A empresa responsável pela reforma do Ginásio de Esportes Nicécio Bráulio retomou a obra no início desse mês e de imediato começou com a instalação da nova cobertura do prédio. O ginásio está situado na Avenida Coaraci, no bairro Agripino Monteiro em Ibicaraí e já recebeu manutenção em toda a sua parte estrutural, com a aplicação de diversas colunas de concreto para segurar o novo telhado; construção e ampliação de novas arquibancadas dentro do padrão exigido (com espaço para cadeirantes); reformas dos banheiros e vestiários; reforma do palco e do espaço da lanchonete.
A parte externa também está recebendo manutenção em todo o entorno do prédio e ganhará nova pintura; novo painel de identificação e trabalho paisagístico com área lateral para estacionamento. A Artista plástica Lídia Quintas foi contratada para recuperar as esculturas em ferro que ficam na entrada do ginásio e simbolizam atletas praticando diversos seguimentos esportivos.

Prefeitura de Floresta Azul paga salários de fevereiro


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Finanças
A prefeitura de Floresta Azul e o setor de Finanças informam a todos os interessados que nesta quinta-feira, 10, concluiu o pagamento dos salários de fevereiro dos servidores públicos municipais (funcionários concursados, efetivos e contratados). O financeiro avisa ainda que além dos salários de fevereiro, os professores receberam também o terço de férias.

Prefeito de Ibicaraí, secretário de Saúde e vereadores visitam governador em Salvador


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí
Dando continuidade ao roteiro de visitas na capital do Estado, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, esteve na manhã de hoje (quinta-feira, 10), acompanhado do secretário municipal de Saúde Pinheiro Farias e dos vereadores Valtaíre Moreira, Osaná Crisóstomo, Klaus Farias e Adriana Assis, além do responsável pela Estação de Tratamento de Água do SAAE, Rubens Marques Machado e Paulo Sérgio, da Defesa Civil, visitando o governador em exercício do Estado da Bahia, João Leão. A audiência com o governador foi para discutir a questão da estiagem na região, a falta de água e a normalização do abastecimento de água para Ibicaraí.

10 de março de 2016

Abertas inscrições para VI Feira de Ciências da Bahia


As escolas estaduais já podem aderir à VI edição da Feira de Ciências e Matemática da Bahia (Feciba), promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O dia 10 de abril é a data limite para a adesão e as etapas regionais devem ser realizadas entre 1° de agosto e 3 de setembro deste ano. A chamada pública, com as orientações e o cronograma, está publicada na página do evento, no Portal da Educação.

Em 2015, mais de 870 projetos, de 544 escolas, foram submetidos à Feciba, maior número registrado em todas as edições realizadas. De acordo com o coordenador da Feira, Rogério Lima, a expectativa para este ano é ultrapassar a marca do ano anterior. “Elaboramos um conjunto de ações, como videoconferências, workshops e seminários colaborativos para estimular a participação dos estudantes. Nossa proposta é fazer com que eles demandem dos professores e das unidades escolares o envolvimento com proposta da educação científica”.

Governo libera R$ 3,8 milhões para ajudar na crise hídrica de Itabuna



A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), conforme o Decreto Financeiro de Nº 21 publicado no Diário Oficial do Estado de quarta-feira (9), liberou R$ 3,8 milhões para ações emergenciais no abastecimento de água em Itabuna, no sul da Bahia. De acordo com o titular da SIHS, Cássio Peixoto, o volume de recursos ajudará a conter a crise hídrica na cidade.

9 de março de 2016

Estado forma novos técnicos de nível médio no sul da Bahia



O Governo do Estado forma mais 290 técnicos de nível médio na região sul da Bahia. A solenidade será realizada na quinta-feira (10), às 18h, no Centro de Convenções de Ilhéus. Os novos técnicos são dos cursos de Comércio, Informática, Biocombustíveis, Manutenção, Suporte em Informática, Logística, Guia de Turismo, Eletromecânica, Hospedagem, Serviço de Restaurante e Bar, Recursos Pesqueiros, Comércio, Desenho em Construção Civil e Comunicação Visual.

A formatura será unificada, reunindo estudantes das cidades de Ilhéus e de Itabuna, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Álvaro Melo Vieira; do Ceep em Logística, Transporte e Produção Industrial, ambos de Ilhéus; e do Centro Territorial de Educação Profissional Litoral Sul II, de Itabuna.

Infraestrutura faz nova rede de esgoto em trecho da rua Saturnino Marques, em Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Prefeitura de Ibicaraí e a Secretaria Municipal de Infraestrutura finalizaram na tarde da última terça-feira (8), uma rede de esgoto na rua Saturnino Marques (antiga Rua do Cacau), nas proximidades do número 80. Segundo os moradores mais antigos da rua, esse esgoto tomou o lugar de um antigo córrego que cortava o local, e, com o passar dos anos moradias foram sendo construídas na rua e uma garagem na residência de n° 85 foi edificada em cima das manilhas. No início do ano foi constatado um entupimento justamente nas manilhas que passam por baixa dessa referida garagem.

Infraestrutura começa a retirada de 'lixão' da Travessa Tiradentes, em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
Depois de mais de dez anos de espera, denúncias no Ministério Público e matérias em rádios e jornais regionais, finalmente os moradores da Travessa Tiradentes e da antiga rua Brigadeiro Eduardo Gomes, atual rua Professora Waldyr Pinto Montenegro Matos, em Ibicaraí, puderam comemorar com o fim de um verdadeiro 'lixão' que existe em um terreno baldio entre as duas ruas. O terreno vem recebendo, há mais de 10 anos, vasos pets, pneus, panelas velhas, carcaça de eletrodomésticos, papelão, entre outros lixos.