17 de agosto de 2017

Estudantes participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública em Itabuna


Judô, handebol, vôlei e basquete são algumas das modalidades disputadas pelos estudantes da rede estadual de ensino dos municípios de Itabuna, Itajuípe, Almadina, Buerarema e Barro Preto no sul do estado, na segunda etapa (Polo de Itabuna) dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp). A competição acontece na Vila Olímpica, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e no Estádio Municipal de Itabuna, e é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado com o objetivo de fortalecer a cultura corporal e as práticas esportivas no currículo da Educação Básica, tendo como princípios diversidade, ética, integração, socialização, inclusão, participação, cooperação, regionalismo e emancipação.

Cachaças artesanais da Bahia conquistam destaque na produção associada ao turismo


Bebidas artesanais produzidas na Bahia são destaques da Exposição de Cachaças no Nordeste, realizada durante a Exporural, que segue até domingo (20), no Parque de Exposições de Salvador, com apoio da Secretaria do Turismo do Estado (Setur). Mais de 20 marcas de cachaça produzidas no estado estão à mostra para degustação e venda.

Prefeitura de Ibicaraí promove a 1ª Feijoada Pais e Filhos nesta sexta-feira (18)





A prefeitura de Ibicaraí, através das secretarias de Assistência Social e Saúde, estará realizando nesta sexta-feira, 18, para os pais, no Clube dos Quarenta (C-40), a partir das 8h, a 1ª Feijoada Pais e Filhos - Saúde e Social, em comemoração ao Dia dos Pais, que aconteceu no último domingo, 13.

MAB promove debate e lançamento do livro 'Cinco Mil Dias: O Brasil na Era do Lulismo'


O Museu de Arte da Bahia, espaço administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secul), no Corredor da Vitória, em Salvador, promove, em parceria com a Fundação Lauro Campos e Editora Boitempo, o lançamento do livro ‘Cinco Mil Dias: O Brasil na Era do Lulismo’, organizado por Gilberto Maringoni e Juliano Medeiros com a participação de 52 autores. Será nesta sexta-feira (18), às 17h30, aberto ao público.

Estado cria Centro de Educação Profissional do Chocolate em Ilhéus


A Secretaria da Educação do Estado transformou o Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus, no Sul da Bahia, no Centro Estadual de Educação Profissional Chocolate Nelson Schaun (1901-1968). O ato foi publicado mediante portaria n° 5.600, do Diário Oficial do Estado (DOE) do último dia 9.

Oficina de dança dá início ao projeto Escolas Culturais em Itabuna



A realização de uma oficina de dança marca o início das atividades do projeto Escolas Culturais no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, no Sul da Bahia. O projeto integra o programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do Território de Identidade onde está inserida. O Colégio Modelo de Itabuna foi a primeira unidade da rede estadual a ter o projeto implantado.

16 de agosto de 2017

Adab discute abertura de frigorífico em Itororó


O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) , Marco Vargas, esteve esta semana na sede da coordenadoria de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, para discutir a retomada do projeto do matadouro frigorífico na cidade de Itororó, que terá capacidade prevista para abater aproximadamente cerca de 100 animais/dia e fará os investimentos necessários para a conclusão do equipamento, em construção, a partir de recursos de emenda parlamentar.

15 de agosto de 2017

Descaso da Prefeitura de Ibicaraí com a iluminação pública




Texto: Antônio Lima
A energia elétrica, que após Lei aprovada pela Câmara Municipal de Ibicaraí há alguns anos, passou a ser paga pelos moradores do município e já vem embutida na conta de energia. Porém, a manutenção da Iluminação Pública é de responsabilidade da Prefeitura, a mesma recebe recursos da Coelba que é arrecada através da TIP (Taxa de iluminação pública) paga pelos moradores.

Rastreamento do Câncer de Mama chega Ilhéus nesta quinta-feira


Aproximadamente três mil mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, estão aptas, em Ilhéus, na região sul, a realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. Para que isso,chega à cidade, nesta quinta-feira (17), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, programa que o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), vem viabilizando em todas as regiões da Bahia e, até junho deste ano, realizou mais de 30 mil exames, durante visita a 39 municípios.

14 de agosto de 2017

Ibicaraí é contemplada com uma ambulância pelo governo do estado


Vinte e duas novas ambulâncias vão reforçar a saúde pública no interior da Bahia. Nesta segunda-feira (14), o governador Rui Costa realizou a entrega das chaves dos veículos para os prefeitos dos municípios contemplados. Realizada no estacionamento da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a cerimônia reuniu autoridades das esferas municipal e estadual.

Ibicaraí será contemplada com o programa estadual que vai levar atividades físicas e lazer para 78 municípios


Mais saúde e qualidade de vida através da prática de atividades físicas, culturais e de lazer, no interior e na capital. É com esse objetivo que o Governo do Estado lançou, na manhã desta segunda-feira (14), o Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) Bahia - Esporte, Diversão e Lazer para Você, que vai instalar 100 núcleos em 78 municípios baianos. A ideia é levar esportes e outras atividades para 40 mil pessoas, de todas as idades, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência. São mais de R$ 18 milhões em investimentos, através de convênio entre a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e o Ministério do Esporte, para atender a 25 territórios de identidade, cerca de 400 pessoas por núcleo, que começam a ser implantados até o próximo mês.