5 de abril de 2013

Brasil recebe aviso norte-coreano sobre possível saída de embaixada


O Brasil recebeu um comunicado da Coreia do Norte para considerar a possibilidade de retirar seus funcionários de Pyongyang, a capital do país. O Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o assunto.
O comunicado foi emitido a todos os países que têm representação diplomática na Coreia do Norte. O governo norte-coreano ofereceu ajuda para facilitar a saída dos estrangeiros.
A embaixada do Reino Unido recebeu um comunicado dizendo que a Coreia do Norte seria incapaz de garantir a segurança dos funcionários em caso de conflito. O governo russo está em contato com a China, EUA, Japão e Coreia do Sul para entender a situação.
Os Estados Unidos têm se manifestado pouco, apesar de estarem no centro do conflito. Segundo analistas, a tática americana é não dar espaço para o líder norte-coreano.
Fonte: G1

Secretaria de Saúde e Nasf realizaram Seminário sobre Down em Ibicaraí


Aconteceu na manhã de quinta-feira (04), no auditório da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o I Seminário da Pessoa com Síndrome de Down. O seminário foi promovido pela Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) de Ibicaraí.
A abertura do evento teve início às 8:00h com uma palestra da fisioterapeuta Fernanda Noemi e da presidente da APAE de Ibicaraí, Cleiziane Matos. Logo em seguida a doutora Célia Kalil, do Núcleo Aprendendo Down, de Itabuna, falou sobre Conceito, Aspectos Epidemiológicos e Acompanhamento Multiprofissional. Em seguida, a nutricionista Genna Louyse, do Nasf Ibicaraí, falou sobre Síndrome de Down e Obesidade. Genna Louyse salientou que estudos recentes mostram que a maior preocupação com o Down na Bahia só vai até aos 8 anos de idade. Para ela, o que é um erro. Quanto a questão da obesidade da criança com Down, a nutricionista deixou claro que tem que haver uma maior preocupação dos pais com a alimentação da criança. Louyse também falou da importância da aplicação de exercícios especiais no dia a dia do Down e finalizou dizendo que a cada 700 pessoas, uma pode nascer com Down.
A psicóloga Thaíse Pascoal, do Nasf/Ibicaraí, falou sobre a Síndrome de Down e Sexualidade. Em seguida o assistente social Eduardo Júnior, Nasf/Ibicaraí, falou sobre os Direitos das Pessoas com Síndrome de Down e a importância da sociedade em inserir a pessoa com Down no convívio social; falou também do primeiro emprego, mesmo sendo em forma de estágio no comércio local.
As 10:30h foi feita uma pausa para o coffee-break. Durante o intervalo, os músicos Getone Barboza, Júnior Bass e Clayton Sax tocaram boa música para o público presente.
A parte final do Seminário teve a participação da psicóloga Juliana Mascarenhas, do Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (Cepei), de Itabuna. Juliana falou sobre a Educação Inclusiva e as principais dificuldades e possíveis soluções e experiências do Cepei de Itabuna. O professor Luciano Dias falou sobre a importância do mercado de trabalho para o portador de Síndrome de Down.
Estiveram presentes ao evento a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Ângela Santana, que falou sobre a pouca acessibilidade do Down na sociedade e cobrou dos vereadores uma rampa na Câmara de Vereadores, para portadores de deficiências; o secretário de Saúde Pinheiro Farias, falou da importância dessas ações na área de saúde; a Secretária de Educação, Fabiane Lyra, que falou sobre a importância do convívio social do Down, e da discriminação, que muitas vezes começa em casa, quando os pais escondem o filho com Down da sociedade e lembrou que faltam escolas especializadas nesse problema em todo o Brasil. Estiveram presentes também médicos, diversos profissionais ligados à área de saúde e pais de portadores da Síndrome de Down.
O seminário terminou com show de Getone Barboza, Júnior Bass e Clayton Sax e com o lançamento da campanha nacional: Ser Diferente é Normal.
Texto: Arnold Coelho- Fotos: Andre Luis (Puba)

4 de abril de 2013

Trecho restaurado da BA-676 beneficia 55 mil moradores do litoral sul da Bahia


O trecho de cinco quilômetros da BA-676, que liga o município de Arataca à BR-101, foi recuperado pelo Governo do Estado e entregue à população nesta quinta-feira (4) pelo governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar. Com investimentos de R$ 4,3 milhões, a obra beneficia 55 mil moradores do litoral sul da Bahia.
Além de Arataca, a ligação com rodovia federal oferece melhores condições de transporte e trafegabilidade para o escoamento da produção de cacau e da pecuária dos municípios de Una, Santa Luzia e Jussari. Totalmente restaurado, o trecho por onde trafegam diariamente 420 veículos está sinalizado e pavimentado.
Para dar maior qualidade e durabilidade à nova estrada, foi utilizado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), material de alto padrão presente também em rodovias federais, escolhido pela característica do solo da região. O motorista Everson Santos ficou animado com a nova pista, que, segundo ele, melhorou 100%. "Ficou bem mais rápida, acabou com os prejuízos. Por conta dos buracos, o carro sempre quebrava".
Wagner destacou os mais de sete mil quilômetros construídos e recuperados nos últimos seis anos. “Faz parte do nosso plano estadual de levar asfalto a todas as sedes das cidades e vamos continuar trabalhando para melhorar a vida de toda a região”. Entre as obras previstas está a duplicação da estrada Ilhéus-Itabuna, trecho da BR-415, que, de acordo com o governador, está em fase de licenciamento ambiental.

Jussari - Ainda no litoral sul, a ligação de Jussari com a BR-101 está concluída.  Já o trecho que vai de Piraí do Norte à BR-101 deve ser concluída em três meses. “Acredito que até o final de 2013 teremos todos os municípios da região do cacau ligados por asfalto de boa qualidade”, disse Otto Alencar.
A meta é que todos os 417 municípios baianos contem com vias de acesso às sedes asfaltadas até 2014.

04.04.13

Presidenta e governador inauguram oficialmente a Arena Fonte Nova


A presidenta Dilma Rousseff e o governador Jaques Wagner inauguram oficialmente, nesta sexta-feira (5), às 10h, a Arena Fonte Nova (Complexo Esportivo-Cultural Governador Octávio Mangabeira), em Salvador (BA). A primeira arena multiuso da Bahia sediará jogos da Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013, em junho, e também da Copa do Mundo, em 2014. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, também participam da cerimônia.
Salvador é a terceira cidade-sede a ter o estádio inaugurado, depois de Fortaleza (Arena Castelão) e de Belo Horizonte (Estádio Mineirão). As obras começaram em junho de 2010 e incluíram a demolição do antigo estádio, reconstrução da arena e construção de edifício garagem. O estádio tem capacidade para 50 mil pessoas em assentos cobertos, 90 camarotes, restaurante panorâmico e 2 mil vagas de estacionamento.
O empreendimento é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e a Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), concessionária formada pelas empresas Odebrecht Participações e Investimentos e OAS. Durante os quase três anos da reconstrução da arena, 4 mil trabalhadores foram empregados na obra.
Salvador está recebendo R$ 707 milhões em investimentos, incluindo financiamento e investimento federal e recursos estaduais para obras de infraestrutura associadas à Copa, que possibilitarão melhorias para a população.
Além de intervenções no entorno do estádio, envolvendo rotas de pedestres e melhorias na acessibilidade, o Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães está passando por reforma e adequação do terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves e construção de torre de controle. A construção do Terminal Marítimo de Passageiros, estacionamento e urbanização da área portuária também está em andamento.

Gas/af – 04.04.13

Secretaria de Saúde promove caminhada para alertar sobre os perigos da dengue


Na manhã de quarta-feira (03), a Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Saúde, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do Projovem de Ibicaraí, dos Agentes Comunitários e Agentes da Vigilância Epidemiológica, realizaram uma grande caminhada pelas principais ruas e avenidas da cidade para alertar a população sobre os perigos da dengue.

A caminhada contou com a participação de alunos e professores dos Colégios: Celem, Guedes Educandário, Escola Estadual Ângelo Magalhães, Colégio Eduardo Spínola, Escola Adventista, Escolinha Pingo de Gente, Colégio Estadual Ana Nery (que levou a Fanfarra Mário Telles, dando um show a parte) e dos pais dos alunos, comerciantes e a população em geral.

O secretário de Saúde, Pinheiro Farias, disse que essa caminhada teve o intuito de alertar a população sobre os perigos que a dengue traz e sobre a importância da sua prevenção. “Outras ações como essa serão feitas durante o ano no nosso município”, disse Pinheiro. A Coordenadora Anilma França Lacerda, falou da importância dessas mobilizações e lembrou que no próximo dia 26 de abril acontecerá uma nova caminhada nos bairros e ruas centrais da cidade.

Durante a caminhada foram distribuídos panfletos educativos, orientando a população acerca dos cuidados para evitar possíveis focos do Aedes aegypti em terrenos baldios, caixas d’água, tanques sem proteção, pequenos vasos, caqueiros e outros objetos que possam acumular água.





Texto: Arnold Coelho  -  Fotos: Raimundo Gomes

Sociedade civil contribui para a construção do Plano Estadual do Livro e Leitura


Está aberta até o dia 3 de maio próximo a consulta pública do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL-BA), proposta que, em sintonia com o Plano Nacional do Livro e Leitura, Plano Nacional de Cultura e Plano Nacional de Educação, bem como o Plano Estadual de Cultura (em elaboração) apresenta os onze objetivos, oito estratégias e 51 ações que vão orientar as ações no setor nos próximos dez anos (2013-2022). Para participar é só entrar o site da SecultBA, www.cultura.ba.gov.br e acessar o formulário de sugestões.
Também está disponível no site, as informações sobre a construção do Plano, onde poderá ser visto todo o percurso trilhado pelo Conselho Deliberativo do Plano Estadual do Livro e Leitura (CD-PELL), formado por representantes dos diversos setores do Livro e Leitura. Diversas atividades conduziram à elaboração do documento, que está organizado em torno de três eixos temáticos: "Democratização do acesso", "Valorização da leitura como prática social" e "Desenvolvimento da Economia do Livro". Tudo isso ocorreu sob a coordenação das Secretarias de Cultura e da Educação da Bahia, entre julho de 2012 e janeiro de 2013.
O texto de referência com a minuta do Plano Estadual do Livro e Leitura, que você poderá sugerir alterações ou comentar qualquer aspecto, está no site www.cultura.ba.gov.br/wp-content/uploads/2013/03/Plano-Estadual-do-Livro-e-Leitura-do-Estado-da-Bahia00.pdf.

Cas/af
04.04.13

3 de abril de 2013

Uesc disponibiliza 34 vagas para mestrado profissional em letras


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), integrante da Rede Nacional do Mestrado Profissional em Letras (Profletras), oferece 34 vagas no mestrado. As inscrições são destinadas aos professores do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) da rede pública de ensino, que tenham diploma de curso superior em letras – português, e devem ser feitas exclusivamente pelo site www.comperve.ufrn.br, a partir das 8h de 22 deste mês até às 23h59 do dia 20 de maio.
 As solicitações deferidas e indeferidas serão divulgadas no mesmo site no dia 5 de junho. O exame nacional será realizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo são 829 vagas distribuídas por 37 instituições de ensino superior associadas a Rede Nacional do Profletras.
 O objetivo do programa é capacitar professores de língua portuguesa do ensino fundamental da rede pública, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país. As aulas serão presenciais e ocorrerão em finais de semana. "Trata-se de uma pós-graduação e ao concluir o curso o aluno receberá o diploma de mestre em letras", explica a coordenadora do Profletras na Uesc, Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro.

Restauração da BA 676 beneficia Arataca, Una, Santa Luzia e Jussari


Cerca de 55 mil moradores dos municípios de Arataca, Una, Santa Luzia e Jussari, no sul da Bahia, foram beneficiados com a restauração de cinco quilômetros da BA 676, do entroncamento da BR 101 a Arataca. A obra será entregue nesta quinta-feira (4), às 9h, pelo governador Jaques Wagner e o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar.
O Governo do Estado investiu R$ 4,3 mil na restauração da estrada, que vai estimular o turismo, o escoamento da produção de cacau e da pecuária, além de favorecer o transporte de passageiros. Pelo trecho trafegam aproximadamente 420 veículos por dia.

2 de abril de 2013

Prefeito Lenildo Santana empossa novos membros do Conselho Tutelar

Jair Ferreira, presidente do CMDCA, Vereador Alam,  os novos conselheiros Kátia Batista, Zuleide Marques Machado, Adriano Carvalho, Jacira Oliveira, Claudiana Leite e o prefeito Lenildo Santana
 nda

Foi realizada na manhã de segunda-feira (1º), no gabinete do Prefeito Lenildo Santana, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Ibicaraí, eleitos recentemente pelo voto popular. Participaram da posse a procuradora do município, Drª. Adenildes Santos e Jair Ferreira Santos, Presidente do do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A solenidade foi aberta pela procuradora do município, Drª. Adenildes Santos, que destacou a importância do trabalho desses conselheiros na árdua missão de defender os interesses da família, ao proteger crianças e adolescentes dos perigos que a sociedade moderna oferece.
Jair Ferreira Santos começou agradecendo a secretária de Ação Social Ângela Santana, ao Ministério Público, na pessoa da Promotora de Justiça Ivelinne Noemi Silva Porto e a Drª. Adenildes Santos. Jair falou das ações que serão desenvolvidas na área social a favor das crianças e adolescentes: “sabemos da importância do Conselho e as suas responsabilidades. Continuaremos promovendo meios cabíveis para que o mesmo possa desempenhar o papel em defesa de nossas crianças e adolescentes”. Jair finalizou parabenizando a todos os conselheiros recém-empossados, desejando boa sorte e a união de todos em prol das crianças do município.
O prefeito Lenildo Santana pediu aos novos membros do Conselho Tutelar,  que trabalhem de forma correta, deixando de lado ideologias políticas. Disse que os recursos são pouco e devem ser aplicados da melhor forma possível. Que a Prefeitura, Câmara de Vereadores, Ministério Público estarão de prontidão para o devido auxílio e o Conselho da Criança e Adolescentes fiscalizará diretamente as ações do Conselho Tutelar. Lenildo aproveitou para ratificar o apoio de sua administração aos conselheiros e garantiu que irá colocar a disposição um veiculo para melhorar o atendimento, como também fará uma reforma no prédio, com móveis e equipamentos novos. "Um bom Conselho Tutelar começa pelos seus membros. Façam sempre o seu melhor e terão bons resultados", finalizou Lenildo.
Durante a cerimônia foram empossados os cinco conselheiros titulares: Jacira Oliveira Silva, Claudiana Leite da Silva, Adriano Santos de Carvalho, Kátia Rosane dos Santos Batista e Zuleide Marques Machado Matos.




1 de abril de 2013

Ex-governador da Bahia será novo ministro dos Transportes, diz Planalto


O Palácio do Planalto anunciou na noite desta segunda-feira (1º) o ex-governador da Bahia César Borges como novo ministro dos Transportes. Filiado ao PR, ele substituirá Paulo Sérgio Passos, do mesmo partido e no cargo desde julho de 2011. A posse deverá ocorrer na próxima quarta-feira (3).
Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que a presidente Dilma Rousseff agradeceu a “grande contribuição” dada por Passos no governo e desejou “boa sorte” a César Borges.
O anúncio foi feito após reunião entre Dilma e o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento, que foi ministro dos Transportes no início do governo, e pediu exoneração após suspeitas de direcionamento em licitações e superfaturamento em obras rodoviárias.
Ex-senador pelo PFL (hoje DEM), Borges se destacou pelo apoio ao também ex-governador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). Desde maio do ano passado, Borges ocupa a vice-presidência de governo do Banco do Brasil.
César Borges foi governador da Bahia entre 1998 e 2002, elegendo-se senador no ano seguinte. Antes, já havia exercido dois mandatos de deputado estadual, entre 1987 e 1995.


Fonte: G1