23 de agosto de 2014

EVENTO DISCUTE DEMOCRATIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO



No próximo dia 27 de agosto, no Teatro Eva Herz (Livraria Cultura, Salvador Shopping, Salvador - BA) será promovido o encontro “Democratização da Comunicação e o Canal da Cidadania”, às 19h. O objetivo é ampliar a discussão sobre o tema proposto e contextualizar o Canal da Cidadania, um projeto do Ministério das Comunicações. Na noite, profissionais e estudantes de jornalismo, cinema, publicidade, rádio e áreas afins estarão reunidos para um bate-papo com o cineasta Pola Ribeiro, comunicólogo que é mestre em gestão social e ativista da causa da democratização da comunicação. O evento, que terá mediação da jornalista Doris Pinheiro, é gratuito e aberto ao público (sujeito à lotação do teatro).

Sustentabilidade do planeta é foco de palestra educativa da EBDA

“Como vamos construir um futuro se estamos destruindo ele?”, respondeu com indagação a estudante Isabelle Elyseée Ferreira (11), do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Apoio, em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas, na abertura da palestra apresentada por técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), nesta quinta-feira (21/08) no colégio. A resposta da estudante foi em relação ao entendimento da turma sobre a sustentabilidade do planeta, tema discutido em sala de aula.

Prefeitura inicia segunda etapa da criação do aterro sanitário em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A prefeita Dra. Sandra Cardoso esteve visitando as obras no antigo aterro sanitário no bairro Raimundo Sálvio. Dra. Sandra, em uma ação audaciosa e corajosa resolveu, com recursos próprios, contratar a empresa Conexa Engenharia Gerenciamento de Resíduos, de propriedade do Engenheiro Agrônomo e professor Agamenon Almeida Farias e de Orlando Ribeiro Silva, para transformar o antigo lixão de Floresta Azul em uma Área de Disposição Final para Resíduos Sólidos Urbanos.

Para evitar celular, Templo de Salomão tem revista até na saída do banheiro



Em nenhum festival de rock, estádio de futebol ou fórum de Justiça a revista feita pelos seguranças é tão severa e minuciosa. Aberto nesta sexta para o público após funcionar 21 dias apenas para convidados e caravanas, o Templo de Salomão da Igreja Universal do Reino de Deus, no Brás, região central de São Paulo, impôs um "pente-fino" aos seus fiéis antes da entrada e dentro da igreja. Para evitar qualquer celular ou foto, existe uma revista até na saída dos banheiros.

22 de agosto de 2014

Teatro Popular de Ilhéus inicia ocupação artística no TCA com espetáculo Teodorico Majestade



O Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo do sul da Bahia vencedor da edição 2014 do Edital TCA.Núcleo ‘Em Construção’, inicia uma ocupação artística no Complexo Teatro Castro Alves (TCA), que seguirá até dezembro. O lançamento oficial do projeto acontece nesta segunda-feira (25), às 19h, no Foyer do TCA, onde a companhia encena um dos espetáculos mais prestigiados do seu repertório – ‘Teodorico Majestade - As Últimas Horas de um Prefeito’, num evento só para convidados.

Governo entrega equipamentos que garantem inclusão digital de comunidades quilombolas



As comunidades quilombolas de Raposa e Coqueiro, localizadas nos municípios de Caldeirão Grande e Mirangaba, respectivamente, noTerritório de Piemonte da Diamantina,foram, este mês, beneficiadas com a entrega de equipamentos de informática que vão garantir a inclusão digital de 150 famílias da região.

Abertas inscrições da edição 2014 do projeto ‘Ação Poética nas Comunidades’



A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), está convocando poetas, escritores e artistas, que trabalhem interações entre a poesia e outras linguagens, para participar da edição 2014 do projeto ‘Ação Poética nas Comunidades’. Neste ano, estão previstas atividades no mês de novembro, no Centro de Cultura e Cidadania Pirajá, em Salvador. Com inscrições abertas até 21 de setembro, o concurso vai selecionar oito artistas e/ou grupos residentes na Bahia para realizar oficinas e performances no evento.

Ariselma Pereira é a nova secretária de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos



O governador Jaques Wagner nomeou nesta sexta-feira (22) a assistente social, Ariselma Pereira Pereira, como a nova secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). A nomeação publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado da Bahia substitui o secretário interino da pasta, José Reginaldo Souza Silva.
Ariselma Pereira Pereira ocupava o cargo de diretora-geral da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), no qual será substituída por Antônio Rodrigues dos Santos.

Parceria entre Bahia Pesca e Coelba beneficia indígenas e quilombolas



Os pescadores baianos terão, a partir de setembro, desconto de até 100% nas contas residenciais de energia. Uma parceria entre a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), e a Coelba utilizará informações do Cadastro Único para Programas Sociais (CadCidadão) para identificar potenciais beneficiários do programa ‘Tarifa Social’ da concessionária de energia, voltado para famílias de baixa renda.

Agricultores familiares terão acesso mais rápido ao Agroamigo



Os financiamentos por meio do Programa Pronaf Agroamigo, operado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), vão chegar mais rapidamente aos agricultores familiares. Com esse objetivo, a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) assinou o contrato com a Motosol Motocicletas para a compra de 158 motocicletas.

CRAS Itinerante é realizado no distrito de Santa Terezinha em Floresta Azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

Com o objetivo de promover o acesso aos serviços sociais disponibilizados pelo governo federal e municipal, a Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social criou o projeto “CRAS Itinerante”.  A ação ocorreu na terça-feira, 19, na Praça Central do distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), das 14:00h às 17h30min, com o apoio das equipes técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do programa Atenção à Melhor Idade (AMI), do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) e do Conselho Tutelar municipal. 



Foram ofertados atendimentos de manicure, pedicure, corte e escova, penteados, maquiagens, corte de barba aos idosos, requerimento da Carteira do Idoso e passe livre para deficientes, recreação com aeróbica e a oferta do Programa Nossa Sopa.







“O CRAS Itinerante faz parte de uma experiência inovadora que está sendo implementada para facilitar e promover o acesso da população do distrito de Santa Terezinha. Em breve realizaremos outra visita do Cras, pois é uma excelente oportunidade para que os moradores desse distrito conheçam e tenham acesso aos serviços e benefícios oferecidos pela Secretaria”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliana Alcântara.





20 de agosto de 2014

Reforma do Estádio Macedão entra na fase final em Floresta Azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte

O Estádio Municipal Rivadávia de Macedo (Macedão) recebeu nos últimos dois meses uma reforma para receber os confrontos da Seleção local no Campeonato Intermunicipal de Seleções do Estado da Bahia, edição 2014. A Prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência Municipal de Esportes, e em parceria com a Liga de Futebol do município, recuperou todo o gramado com a reposição da grama, recuperação do sistema de drenagem, recuperação do muro e arquibancada, construção de quatro cabines de locução para imprensa, área destinada à tribuna de honra, construção de um banheiro, além da pintura da parte externa do bar, dos banheiros públicos e muro da arquibancada.

Parque Tecnológico sedia III Campeonato de Robótica Lego



A tecnologia está presente no dia a dia das pessoas e pode ser usada para massificar e estimular cognitivamente a vida das crianças e adolescentes. Com este propósito, de incentivar o uso da tecnologia a favor da educação, o Parque Tecnológico da Bahia vai sediar o III Campeonato de Robótica Lego, no dia 30, das 8 às 17h, com entrada livre ao público.

Prefeita visita obra de saneamento básico no bairro Raimundo Sálvio em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

Dando continuidade ao processo de visitas semanais nas diversas obras em andamento no município de Floresta Azul, no distrito de Santa Terezinha e nas localidades rurais, a prefeita Dra. Sandra Cardoso visitou na tarde de sexta-feira, 15, a obra de manilhamento, esgotamento sanitário e cascalhamento das ruas 1, 2, 3 e 4 do bairro Raimundo Sálvio, além da obra de infraestrutura que está transformando o antigo lixão da cidade em um aterro sanitário.

18 de agosto de 2014

AMI de Floresta Azul faz café da manhã em comemoração ao Dia dos Pais da Melhor Idade



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

A Secretaria de Assistência Social de Floresta Azul, através do programa de Atenção à Melhor Idade (AMI), comemorou o Dia dos Pais com um café da manhã, no último dia 13, às 9 horas, na Casa Mário José da Rocha, localizada à Rua Tiradentes s/n. O encontro contou com a presença de diversos idosos que interagiram, brincaram e se divertiram com as dinâmicas que foram passadas pelos monitores. O momento envolveu, entre outras coisas, a amizade entre o grupo, o abraço fraterno e amigo, além da importância do idoso no convívio social. Na parte final do encontro foi servido o café da manhã, acompanhado de bolos, doces e salgados.

SINDICATOS DOS MÚSICOS FAZ APELO A GOVERNADOR PARA QUE MÚSICOS SEJAM PAGOS PELO CARNAVAl

O Sindicato dos Músicos da Bahia lança hoje um apelo ao governador Jacques Wagner, pedindo que ele interceda para que mais de 300 músicos que tocaram no carnaval de Salvador finalmente recebem seus cachês. Os músicos foram contratados pela Bahiatursa, com o compromisso de receberem depois de 60 dias.

Uesc realiza Congresso Movimentos Sociais e Educação a partir desta terça-feira



A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza desta terça a sexta-feira (19 a 22) o II Congresso Movimentos Sociais e Educação, com o tema ‘Movimentos Sociais e Educação: a busca da unidade na diversidade’. A iniciativa é do grupo de estudos Movimentos Sociais, Diversidade e Educação, que faz parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ciências Humanas (Cepeddh), do Departamento de Ciências da Educação.

Procon-BA inicia Operação Farmácias nesta segunda-feira



O Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, inicia nesta segunda-feira (18) a “Operação Farmácias”. A ação tem por objetivo verificar o cumprimento de legislação específica que trata da obrigatoriedade de presença e assistência de profissional inscrito no Conselho Regional de Farmácia (CRF) em farmácias e drogarias, atendimento ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e à legislação correlata, sobretudo no que tange ao direito de informação e à saúde e segurança dos consumidores.

17 de agosto de 2014

Floresta Azul vence na estreia do Intermunicipal



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte

A Seleção de Floresta Azul estreou com o pé direito no Intermunicipal. A boa vitória por 2X0 sobre Iguaí no Estádio Municipal Macedão trouxe tranquilidade e a liderança do grupo. O bom jogo começou por volta das 15 horas e marcou a primeira rodada do grupo 16, composto por Floresta Azul, Ibicuí, Iguaí e Planalto, no maior campeonato de futebol amador do Brasil.

Concurso- Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia


A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia anunciou a abertura de processo seletivo para a contratação de 490 agentes penitenciários, sendo 394 para o sexo masculino e 96 para o sexo feminino. A remuneração é de R$ 1.043,13, mais gratificação de R$ 605,26.

Flamengo- Presença constante nas páginas policiais





Na semana em que Luiz Antonio virou personagem de investigação policial, o silêncio imperou no Flamengo. Do porteiro ao presidente, ninguém comentou. Além disso, o volante não foi visto um dia sequer com os companheiros. O objetivo era claro: blindar o time. Se a estratégia dará certo, o jogo contra o Coritiba, às 16h, no Couto Pereira, irá mostrar. Mas um dano é inevitável: mais uma vez, o nome do clube esteve nas páginas policiais.
Em seis anos, pelo menos sete rubro-negros foram acusados por algum crime ou pegos em situações que os obrigaram a se explicar à polícia. O excesso de casos leva a uma pergunta que nem mesmo quem acompanhou de perto a maioria deles consegue responder: por que continuam ocorrendo? Para o ex-vice de futebol Marcos Braz, que trabalhou com Marcinho, Adriano, Bruno e Vagner Love, é injusto dizer que o clube nunca se precaveu.