26 de setembro de 2015

UBS de Floresta Azul disponibiliza teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul, através da Coordenação do Programa de Saúde da Mulher, está disponibilizando para as gestantes e a população em geral os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O teste para gestante é feito logo na primeira consulta, ou nas consultas subsequentes, independente da idade gestacional. 
Os testes rápidos servem para diagnosticar a infecção pelo HIV, Sífilis e Hepatite durante o período gestacional, o que é fundamental para a redução da transmissão vertical, situação em que a criança é infectada durante a gestação, parto ou no período da amamentação. Além do HIV e Sífilis, os testes rápidos identificam a Toxoplasmose, Citomegalovirus, Hepatite B e C e doenças falciformes. O resultado sai em 15 minutos e é cientificamente comprovada a eficácia dos resultados. 

Estados visitam Rede SAC para importar inovações do modelo de atendimento ao cidadão


Durante as comemorações pelos 20 anos da Rede SAC na Bahia, vinculada à Secretaria da Administração do Estado (Saeb), comitivas de outros estados visitaram, esta semana, unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão para importar ideias e inovações da gestão do SAC baiano. Pioneiro nesse tipo de prestação de serviço no País, o serviço já inspirou modelos de atendimentos semelhantes em vários estados e até no exterior.

Representantes do ‘Viva Maranhão’, serviço maranhense inspirado no SAC da Bahia, visitaram as unidades situadas no Salvador Shopping e no Bela Vista. Outra comitiva maranhense já havia estado na Bahia em 1997, para absorver o modelo do SAC baiano, que acabou resultando posteriormente no Viva Maranhão. 

24 de setembro de 2015

Primavera chega com tempo quente e seco na maior parte do estado


No primeiro final de semana da primavera não são esperadas mudanças significativas nas condições do tempo em praticamente todo o Nordeste brasileiro. A primavera é uma estação de transição entre o inverno (frio e seco) e o verão (quente e chuvoso) e, por isso, apresenta características de ambas as estações. No início, ainda se registram baixas temperaturas e poucas chuvas, mas, a partir da segunda metade, as temperaturas aumentam gradativamente e se tornam mais frequentes as pancadas de chuvas.

Infraestrutura fez manutenção no calçamento da travessa Quinto Pereira no centro de Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria Municipal de Infraestrutura, continua recuperando calçamento em diversas ruas por toda a cidade. Depois de consertar um trecho da Travessa João Ferreira de Araújo, no centro da cidade, a entrada do bairro Delfino Guedes (Mutirão), diversos pontos da Avenida São Vicente de Paula (centro) e parte da avenida Bonifácio, ao lado do colégio Ressurgir, a equipe da Infraestrutura voltou ontem, quarta-feira, 23, à travessa Quinto Pereira (trecho que cruza com a Rua 1o de Maio) para fazer a manutenção do calçamento daquela travessa.

A influência dos projetos pedagógicos nas práticas educativas


Reconhecer a relevância deste documento é fundamental para que as escolas alcancem a excelência na educação


As escolas possuem uma ferramenta essencial, o projeto pedagógico, que indica as práticas educativas de uma instituição e norteia a forma de ensino. Reconhecer a relevância deste documento para o bom funcionamento do colégio e para a manutenção de um sistema de qualidade é fundamental para que as escolas alcancem a excelência na educação.

De acordo com Ana Cláudia Assis, vice-diretora do Colégio Decisão Anglo Itabuna, o dever do corpo docente do colégio é elaborar um projeto dinâmico, que se encaixe ao perfil do ambiente escolar e ela ressalta que para isso, não existem receitas prontas.

23 de setembro de 2015

Infraestrutura faz limpeza no trevo de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A Gerência de Infraestrutura da Prefeitura de Floresta Azul deu início, na manhã da última segunda-feira, 21, aos trabalhos de poda, roçagem e limpeza na entrada da cidade. A manutenção é feita periodicamente no trevo e em toda a extensão das margens esquerda e direita da BR-415, além da entrada do trevo que liga Floresta Azul à Almadina.

Prefeitos tomam medidas emergenciais visando a manutenção dos serviços básicos nos municípios




Com o objetivo de discutir a crise financeira nas prefeituras em todo o país, prefeitos do interior da Bahia estiveram reunidos nesta terça-feira, 22, na sede da Amurc, onde analisaram algumas medidas para a redução dos custos operacionais e adequação orçamentária dos municípios. O presidente da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana destaca que as ações, a exemplo da redução de salários realizada por alguns gestores, visam resguardar o pleno funcionamento dos serviços essenciais à população regional.
A reunião refletiu a grande preocupação dos gestores municipais em encontrar uma saída para uma das maiores dificuldades enfrentadas na atualidade, como a manutenção da Folha de Pagamento no índice definido pela constituição federal, de 54 %. Os cálculos vão de encontro às responsabilidades transferidas do Governo Federal para os municípios, que ao exigir o cumprimento dos programas de saúde e educação, por exemplo, leva o Poder Público Municipal a contratação de pessoal para atender a essas demandas.

Unicred Região Sul da Bahia participa de caminhada em comemoração ao Dia Mundial do Coração




Acontece neste sábado, 26, a segunda edição da Caminhada do Coração, realizada pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, sob a coordenação da Unicor Bahia, em parceria com a Unicred Região Sul da Bahia e demais empresas privadas, para celebrar o Dia Mundial do Coração.
O evento, que tem como objetivo combater o sedentarismo, incentivando a prática regular da atividade física, a fim de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, compreende a realização de uma caminhada, monitorada por profissionais de saúde, e que este ano, terá um trajeto ainda maior que o da edição anterior.
O encontro está previsto para às 7 da manhã, com saída da Praça Rio Cachoeira, seguindo pela Avenida Mário Padre e passando pela ponte do bairro São Caetano, em direção ao Jardim do Ó. O público, estimado em 1500 pessoas, irá percorrer ainda a Avenida do Cinquentenário e a Avenida Fernando Cordier, através da qual, retornará a Praça Rio Cachoeira.

22 de setembro de 2015

Aprovado crédito para construção do Hospital Regional da Costa do Cacau


O Governo do Estado deu mais um passo importante para a ampliação dos serviços de saúde no sul da Bahia. Durante o evento de lançamento da Política Estadual de Transplante, na manhã desta terça-feira, em Salvador, o governador Rui Costa anunciou a aprovação de crédito por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a construção do novo Hospital Regional da Costa do Cacau. Serão investidos R$ 77 milhões nas obras da unidade e cerca de R$ 30 milhões em equipamentos. A previsão é que a primeira etapa fique pronta no primeiro semestre de 2017.  

“O BNDES analisou os projetos e a área onde o hospital vai ser implantado, e autorizou que o Governo do Estado inicie a obra. A previsão é que a primeira etapa leve 12 ou 15 meses para ser concluída. Nós vamos ter um hospital qualificado para atender toda aquela região”, afirmou Rui Costa.

Estudantes de Coaraci realizam I Seminário Líderes de Classe em Ação



Motivados pela Secretaria da Educação do Estado para contribuir com a gestão participativa nas escolas, os estudantes eleitos líderes e vice-líderes de classe já estão se articulando pela melhoria da qualidade da educação, conforme propõe o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação. No município de Coaraci, a 443 km de Salvador, os alunos do Colégio Estadual Educandário Pestalozzi, do Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão e do Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira promoveram o I Seminário Líderes de Classe em Ação. 

O evento reuniu 73 representantes estudantis.

Prefeita de Floresta Azul participa do 4º Encontro de Prefeitos e aprova 'Carta da Bahia'


Texto e fotos: Ascom UPB | Ascom Floresta Azul
A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, participou entre os dias 17 e 19 de setembro do 4º Encontro de Prefeitos. O evento foi realizado no Vila Galé Marés, em Camaçari e contou com a presença de centenas de prefeitos baianos, que discutiram e debateram a crise que atinge o Brasil, os estados e principalmente os municípios. Ao final dos três dias de encontro foi feito um documento intitulado 'Carta da Bahia' que foi repassado aos representantes do Governo Federal.
Durante 3 dias os gestores presentes ao encontro participaram de palestras sobre temas variados; visitaram diversos estandes montados pela UPB e Governo Federal, localizados na Praça de Desenvolvimento Sustentável, que serviram para facilitar a comunicação entre as prefeituras e técnicos dos Ministérios, que se colocaram a disposição para sanar dúvidas dos prefeitos e secretários baianos.

21 de setembro de 2015

Uesc realiza V Semana do Economista e o V Encontro de Egressos


'Transformações Regionais: 50 anos do Curso de Ciências Econômicas da UESC’ é o tema da V Semana do Economista e do V Encontro de Egressos, promovidos pelo Departamento Ciências Econômicas (DCEC) e pelo Programa de Apoio aos Egressos do Curso de Economia (PAECE), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em conjunto com o Colegiado do Curso de Ciências Econômicas (Coleco) e o Mestrado em Economia Regional e Políticas Públicas (MERPP).

Procon-BA alerta consumidores sobre cuidados durante a greve dos Correios


Durante o período da greve dos Correios, os fornecedores devem disponibilizar os canais alternativos de atendimento. Os consumidores que não receberem faturas até a data de vencimento, devido à greve nacional dos Correios - iniciada no último dia 16 em 15 estados do Brasil, mais o Distrito Federal - deverão providenciar outros meios de quitá-las para que não tenham que pagar multas e juros. A greve não isenta os consumidores de taxas por atraso, conforme esclarece o Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). 

Bahia adere à Década Internacional de Povos Afrodescendentes


Com cerca de 73% da população autodeclarada negra, a Bahia é o primeiro estado do Brasil a aderir oficialmente à Década Internacional de Povos Afrodescendentes, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que se refere ao período de 1º de janeiro deste ano a 31 de dezembro de 2024. O decreto que cria a Década Estadual Afrodescendente foi assinado, na tarde desta segunda-feira (21), pelo governador Rui Costa e pela secretária de Promoção da Igualdade Racial, Vera Lúcia Barbosa, com presença da ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, entre outras autoridades.

Abertas inscrições para curso de árbitros de triathlon e paratriathlon oferecido pela Uesc


Até o dia 30 de outubro estão abertas as inscrições, pela internet, para o curso de árbitros oficiais técnicos de triathlon e paratriathlon CBTri (Confederação Brasileira de Triathlon), realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. Os capacitados estarão habilitados para atuarem em competições em nível nacional e servem como pré-requisito para os Cursos de Oficiais Técnicos Internacionais da União Internacional de Triathlon (ITU). O curso terá inicio no dia três de novembro.

Conforme o professor de Educação Física da Uesc, Alberto Barreto Kruschewsky, a certificação será emitida pela CBTri e os participantes aprovados na parte teórica e prática receberão título de Oficial Técnico da Confederação Brasileira de Triathlon Nível I e integração ao seu quadro de árbitros. O curso será ministrado pelo facilitador Roberto Menescal, árbitro olímpico e membro da Federação Internacional de Triathlon.

20 de setembro de 2015

Infraestrutura recupera parte do calçamento da avenida Bonifácio no centro de Ibicaraí


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A prefeitura de Ibicaraí através da secretaria Municipal de Infraestrutura continua recuperando diversos trechos de ruas por toda a cidade. Depois de concertar um trecho da Travessa João Ferreira de Araújo, no centro da cidade, a entrada do bairro Delfino Guedes (Mutirão) e alguns pontos da Avenida São Vicente de Paula (centro), a Infraestrutura local deu início essa semana a recuperação do trecho da avenida Bonifácio, ao lado do colégio Ressurgir (local onde atolou o carro do Corpo de Bombeiros).