2 de agosto de 2014

Em cirurgia inédita no Brasil, bebê baiano é operado ainda ligado à mãe



G1 Bahia
Uma cirurgia inédita no Brasil foi realizada em maternidade de Salvador, no fim do último mês de julho. No procedimento, um bebê acometido por um defeito congênito chamado gastrosquise, que deixava exposto o seu intestino, foi operado com o cordão umbilical ainda preso ao corpo da mãe. A doença atinge 4,6 em cada 10 mil recém-nascidos no Brasil.

Grupo de 300 índios ocupa fazendas no distrito de Olivença, no sul da BA



Do G1 BA

Cerca de 300 índios Tupinambás voltaram a ocupar três fazendas na região entre Ilhéus e Olivença, no sul da Bahia. Segundo o cacique Sinval Tupinambá, um dos líderes do grupo, eles deixaram a área em março deste ano, em cumprimento a um mandado de reintegração de posse a favor dos fazendeiros.

AMI de Floresta Azul comemorou o Dia da Avó



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Floresta Azul desenvolve o programa Atenção à Melhor Idade (AMI), na Casa Mário José da Rocha, localizada à rua Tiradentes s/n, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min. O AMI funciona com diversas atividades de lazer e descontração, como danças, artesanato, dominó, baralho, peteca, leitura e atividades físicas, além do lanche que é servido ao grupo durante o dia.

31 de julho de 2014

Uesc inscreve para III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas



Os interessados em participar III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas, que a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realizará no período de 18 a 21 de novembro deste ano, tem até o dia 15 de agosto para se inscrever, por meio do site http:// nbcgib.uesc.br/nit/evento/siig/public/.

SAC Móvel inicia roteiro de visitas em agosto na próxima segunda-feira



   
 O serviço de atendimento móvel do SAC irá atender 18 cidades baianas durante a primeira quinzena de agosto. A visitação tem início a partir da próxima segunda-feira (4) e em todas as cidades será oferecida emissão da carteira de identidade, certidão negativa de antecedentes criminais e CPF, além dos serviços da Previdência Estadual e da Ouvidoria Geral do Estado. O atendimento acontecerá das 8 às 18h, sem intervalo para o almoço.

Abertas inscrições para os Jogos Abertos do Interior




Estão abertas, até o dia 11 de agosto, as inscrições para prefeituras interessadas em participar dos Jogos Abertos do Interior (JAI) – maior evento de esporte amador da Bahia que visa democratizar o acesso ao esporte em todos os municípios, bem como revelar talentos e gerar integração social. Com mais de cinco décadas de existência, o JAI 2014 será realizado nas cidades de Itaberaba, Caetité, Simões Filho, Jacobina, Juazeiro e Vitória da Conquista, a partir do dia 22 de agosto.

Prédio da Prefeitura de Floresta Azul está sendo reformado




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Administração

Teve início na última segunda-feira, 28, uma minirreforma do prédio da prefeitura de Floresta Azul, situado à rua Bela Vista, s/n – Centro. O prédio está recebendo novo forro de PVC em todas as dependências, além da recuperação de toda parte elétrica (com troca de fiação e reposição de lâmpadas), hidráulica (com troca de fechaduras e pequenos reparos) e pintura interna e externa. O prédio será todo sinalizado (com placas informando cada setor) para melhor atender a população.

30 de julho de 2014

Infraestrutura retira mais de 50 toneladas de entulho das ruas de Floresta Azul




Texto e Fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura e dos gerentes Plínio Oliveira e Antônio Carlos, iniciaram na última quinta-feira, 24, uma Operação Limpeza por toda a cidade e o distrito de Santa Terezinha (Coquinhos). No total foram retirados das ruas mais de 15 caminhões de lixo seco e molhado, resto de poda, limpeza de quintal e bastante entulho de resto de construção. A estimativa da equipe é de que foram coletados nos últimos dias algo em torno de 50 toneladas de entulho por toda a cidade.

Cras de Ibicaraí faz encontro com o pessoal da “Melhor Idade”




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na tarde de segunda-feira, 28, na sede do Cras, na rua João Pessoa, 124, em Ibicaraí, um encontro entre a equipe do Cras e o pessoal da Melhor Idade. A reunião contou com a presença da Coordenadora Geral Joilda Andrade; da Coordenadora pedagógica Eva Santos; da Assistente Social Evaniela Dias e das psicólogas Juliana Henrique e Genilda Neta, além da secretária de Programas, Edcarla Reis Santos e pessoal de apoio.

29 de julho de 2014

Secretaria Municipal de Saúde de Floresta azul inicia campanha de prevenção à Hanseníase



Texto e foto: Ascom Floresta Azul | Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul, através das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), iniciou segunda-feira (28), a campanha de Luta Contra a Hanseníase e Geohelmintíases em estudantes de 5 a 14 anos do município. Os agentes de saúde das ESFs estarão fazendo visitas durante todo o período desta semana aos domicílios da sede e da zona rural, aos pacientes cadastrados nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Ibicaraí é exemplo de devolução voluntária do Programa Bolsa Família no sul da Bahia



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí – PBF

O município de Ibicaraí é exemplo de boa administração do programa Bolsa Família. Com um total de 7.610 famílias inscritas no Cadastro Único até junho de 2014, das quais 4.474 são consideradas de perfil baixa renda e 3.584 de famílias pobres no Cadastro Único, de acordo com o Censo 2010.
Nos primeiros sete meses de 2014 o município de Ibicaraí teve 112 casos de devolução voluntaria do benefício. Só em junho desse ano aconteceram 15 devoluções, colocando a cidade entre as que mais têm o benefício social devolvido no interior baiano, abrindo espaço para que família na linha de extrema pobreza, e que estão na fila de espera possam ser beneficiadas.

28 de julho de 2014

Prefeitura de Floresta Azul recupera gramado do estádio municipal



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte

A Prefeitura de Floresta azul, através da Gerência Municipal de Esportes e em parceria com a Liga de Futebol do município, recuperou todo o gramado do estádio municipal. Segundo o Gerente de Esportes, Waldemar Sodré, a prefeitura gastou mais de 3 mil reais só na reposição de areia e grama, além da recuperação do serviço de irrigação e drenagem do campo.

Secretaria Municipal de Educação realiza terceira formação para docentes em Ibicaraí




Texto: Ascom Ibicaraí | Educação – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de julho no Colégio Ressurgir, em Ibicaraí, a terceira formação com o tema: “Avaliar o Aprendizado Para Garantir o Ensino Eficiente”. Esse encontro com os profissionais da educação acontece bimestralmente com todos os programas da Secretaria de Educação e são gerenciados pelo Secretário de Educação Uildo Batista e pela Coordenadora Geral Dionei Cavalcante.

Itapetinga recebe Encontro Regional de Agendas Municipais de Trabalho Decente



O Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente está apoiando o Encontro Regional para o Desenvolvimento de Agendas Municipais de Trabalho Decente que acontece nos dias 31 de julho e 1° de agosto, em Itapetinga, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, envolvendo representantes dos municípios de Caatiba, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Itororó e Maiquinique. O evento que começa nesta quinta-feira (31), às 8h30, e termina na sexta-feira (1), às 12h30, é de responsabilidade do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5), Associação dos Magistrados do Trabalho da Bahia (Amatra-5), e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e tem cooperação técnica da Organização Internacional do Trabalho (OIT). 

27 de julho de 2014

Programa Bolsa Família entrega cinquenta novos cartões em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

No início da tarde da última quinta-feira, 24, na sede do Programa Bolsa Família, a Coordenadora do Programa, Jaqueline Rosa e integrantes da Secretaria Municipal de Assistência Social entregaram mais cinquenta títulos do Programa Bolsa Família para os novos beneficiários.

Café da manhã homenageia motoristas da Secretaria de Educação de Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 24, nas dependências da prefeitura, um café da manhã para homenagear os motoristas da Secretaria de Educação do município. Estiveram presentes o prefeito Lenildo Santana; a coordenadora de Educação, Thais Amorim; a Diretora de Monitoramento dos Programas de Educação do município, Iaciara Oliveira Dias; a Coordenadora Pedagógica, Marize Alves de Oliveira; a Coordenadora Geral de Educação da prefeitura, Dionei Alves Dias Cavalcante, representando o secretário de Educação, Uildo Batista; Lismar Barberino, chefe de Transportes da prefeitura e os homenageados do dia, os motoristas.