17 de maio de 2014

UBS Eduardo Mamede entra na fase final de reforma em Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


A Unidade Básica de Saúde Eduardo Mamede, situado à rua Presidente Dutra , 08, Centro de Floresta Azul, encontra-se em fase final de reforma. A obra está sendo feita com verba federal do Fundo Nacional da Saúde, via PAC 2 e ficou quase três anos parada esperando a liberação da segunda parcela, no valor de R$ 161.089,62 (referente a 80% do valor da obra).

16 de maio de 2014

Unidade de Saúde de Coquinhos promove ação social em homenagem ao Dia das Mães



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social



A Unidade de Saúde Pompilho Borges, localizada no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), no município de Floresta Azul, promoveu na manhã de quarta-feira, 14, uma ação social em homenagem às mães da comunidade que são cadastradas na UBS. Foi servido um farto café da manhã, com várias homenagens, além de palestra preventiva sobre a saúde da mulher, apresentação musical e distribuição de brindes.

15 de maio de 2014

Estado inclui tema sobre igualdade racial e de gênero em concursos



As secretarias estaduais da Administração (Saeb) e de Promoção da Igualdade (Sepromi) celebraram termo de compromisso estabelecendo que, nos concursos e seleções públicas estaduais da administração direta, autárquica e fundacional  -com exceção das universidades estaduais -, sejam incluídos conteúdos programáticos relativos à promoção da igualdade racial e de gênero. 
A decisão reafirma a política de inclusão do Governo do Estado, que visa debater e construir soluções alternativas para o tema e implementar políticas públicas entre os órgãos do poder público e sociedade civil organizada.

Membros do Conselho LGBT tomam posse nesta sexta-feira



Os integrantes do Conselho Estadual LGBT da Bahia, criado em fevereiro deste ano, tomam posse nesta sexta-feira (16), às 14h, na sede da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A cerimônia será aberta ao público e terá a presença de autoridades e militantes do segmento.

Bahia tem segunda maior rede estadual de Educação Profissional do país



A rede estadual de Educação Profissional da Bahia se destaca como a segunda maior do país. São mais de 69 mil estudantes matriculados em 80 cursos técnicos de nível médio, o que representa crescimento superior a 1.600% em relação a 2007, quando no estado eram apenas 4.016 matriculados em 15 cursos.

Economia baiana deve registrar crescimento maior que a nacional em 2015



A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baiano é estimada em 3,5% em 2015, superior à expectativa brasileira, que deve ficar em 2,3%. O volume de recursos previsto para o orçamento do próximo ano é de R$ 35,7 bilhões. Esse cenário está descrito no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2015, entregue na quarta-feira (14) pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo.

Fonset aprova encaminhamentos em relação ao Sistema Único do Trabalho



Reunidos nesta quarta-feira (14), em Brasília, secretários estaduais do Trabalho de 17 estados - mais o Distrito Federal - discutiram e aprovaram sugestões prioritárias do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset) para que constem na proposta final do Sistema Único do Trabalho (SUT) em processo de formatação.
Participaram da abertura da reunião o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o secretário nacional de Políticas Públicas de Emprego, Silvani Pereira, a diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, além de técnicos e assessores do ministério e de secretarias do Trabalho.

Prefeita de Floresta Azul participa de debate entre pré-candidatos a presidência da República




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso e demais prefeitos, secretários municipais e vereadores de todo o Brasil presentes na Marcha, participaram na manhã de quarta-feira, 14, de debate entre quatro pré-candidatos a Presidência da República, entre eles, Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Pastor Everaldo (PSC) e Randolfe Rodrigues (PSOL). O debate foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e mediado pelo Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

No período da tarde, Dra. Sandra visitou a área técnica da CNM, que foi montada durante a Marcha para prestar atendimento especializado nos diversos setores da administração pública para os gestores presentes. A prefeita de Floresta Azul aproveitou esse período para buscar apoio técnico na área administrativa, tributária, previdenciária, além de se informar sobre o andamento das Receitas do Fundo de Participação dos Municípios.

“A Marcha está sendo bem proveitosa e essa área técnica da CNM tem ajudado os gestores, orientando e mostrando soluções para os mais diversos problemas. São técnicos em diversas áreas da política pública que orientam e nos mostram soluções. Esperamos sair daqui com boas notícias para os municípios brasileiros”, disse a prefeita Dra. Sandra Cardoso.



14 de maio de 2014

Clínica de Jogos de Esporte Adaptado chega a Eunápolis nesta quinta-feira



Depois de Vitória da Conquista e Ubaíra, agora é a vez de Eunápolis, no extremo sul baiano, receber a Clínica e Jogos de Esporte Adaptado, projeto que leva gratuitamente conteúdos teóricos e práticos de modalidades esportivas que podem ser praticadas por pessoas com deficiência.
Tendo público-alvo formado por profissionais de educação física, técnicos, voluntários e estudantes que atuam com pessoas com deficiência, as atividades acontecem desta quinta-feira até sábado (15 a 17) no Hotel Porto Nápolis.

Inema disponibiliza serviço de call center para o público



Prestar serviços de informação com maior agilidade, assertividade e comodidade é o que pretende o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ao implantar o sistema de call center para o público. O novo serviço está disponível pelo número 0800 71 1400, utilizando qualquer telefone fixo ou celular.

Conselho Estadual de Comunicação Social define prioridades para 2014



Elaborar o calendário de encontros, grupos de trabalho (GTs) e agenda temática para 2014. Com este objetivo, o Conselho Estadual de Comunicação Social se reuniu nesta quarta-feira (15), com um número recorde de participantes, na sede da Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.  
 Na reunião, onde estavam presentes representantes do Governo da Bahia, da sociedade civil e do empresariado, foram definidas cinco comissões de trabalho - Possibilidades da TV Digital, Audiovisual, Banda Larga, Mídia e Direitos Humanos e Qualificação e Capacitação Profissional na área de Comunicação Social. Também ficou estabelecida um encontro para debater propostas destinadas à elaboração do Plano Estadual de Comunicação, principal meta deste ano.

Programa Qualifica Bahia realiza aula de integração para 60 alunos



Sessenta educandos do Programa Qualifica Bahia - das turmas de Recepcionista de Hotel com noções de Espanhol e Camareira - participam de uma aula de integração, promovida pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quinta-feira (15), às 14h, na Associação Cultural Caballeros de Santiago, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Ainda neste mês, a atividade acontece nos municípios de Nazaré (19), Ilhéus (20), Muritiba e Valença (21).

Complexo acrílico da Basf inicia processo de produção no final deste ano



A planta do complexo acrílico da Basf, em Camaçari, que inicia o processo de produção no final deste ano, recebeu nesta quarta-feira (14) a visita do  embaixador da Alemanha, Wilfried Grolig, e do presidente da Basf para a América do Sul, Ralph Scheens, além do secretário estadual da Indústria Comércio e Mineração, James Correia, e do subsecretário Luiz Gonzaga de Souza. 

Prefeita de Floresta Azul marca presença na XVII Marcha dos prefeitos em Brasília



Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores da Bahia desembarcaram na Capital Federal, nesta terça-feira (13), para participar da Marcha a Brasília. Este ano a delegação baiana conta com 450 participantes e o encontro debate a crise dos municípios e a conjuntura eleitoral. Entre as principais queixas, o arrocho financeiro que vivem atualmente os municípios.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), assinou a instalação da Comissão Especial que deverá analisar a proposta do aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), anúncio bastante comemorado pelos gestores municipais presentes.

13 de maio de 2014

Ambiente virtual e tecnologia preparam estudantes para provas do Enem



Conectados à internet. É assim que estudantes da rede pública estadual estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No site www.educacao.ba.gov.br/revisaoenem, é possível acessar jogos, animações e videoaulas, que apresentam diferentes assuntos abordados pelos professores em sala de aula. A página também disponibiliza simulado, aulas de revisão e dicas do professor web.

CDs e DVDs piratas serão destruídos nesta quarta-feira no Estacionamento São Raimundo em Salvador



Dois contêineres de CDs e DVDs piratas vão ser destruídos, nesta quarta-feira, às 11h, no Estacionamento São Raimundo, nos Barris, em Salvador. O material foi apreendido durante operações conjuntas realizadas, a partir de julho do ano passado, pela Polícia Civil e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), atendendo ao Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP).

Bahia vai retomar exportação de mamão para os Estados Unidos



A Bahia é o segundo exportador e o maior produtor de mamão de Brasil, com 11.635 hectares de área colhida e mais de 683 mil toneladas da fruta, segundo dados de 2012 da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Como as exportações de mamão produzido em municípios do extremo sul do estado serão retomadas ao mercado americano, a partir de setembro deste ano, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), fará a liberação para os EUA conforme as determinações da Instrução Normativa Nº 05, de 22 de janeiro de 2008.

Programa Bolsa Esporte beneficia 156 atletas e paratletas na Bahia



Cento e cinquenta e seis atletas e paratletas residentes na Bahia foram contemplados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o incentivo do Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte (Bolsa Esporte). A ação contempla seis categorias - Internacional A, B e C, Nacional A e B (Bolsa de Demanda Social) e Talento Esportivo (Bolsa Institucional).

Prefeita de Uruçuca debate com Lula atuação no interior para eleger Rui e Dilma



Garantir a eleição do pré-candidato petista ao governo da Bahia, Rui Costa, e a reeleição de Dilma Rousseff para presidência do Brasil foi o assunto do diálogo entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a prefeita de Uruçuca Fernanda Silva (PT), durante encontro na segunda-feira (12), em Salvador. Para Lula, os prefeitos do interior têm um papel fundamental na condução do processo eleitoral e garantiu auxiliar no que for necessário para crescer a popularidade tanto de Rui Costa como de Dilma. “São os prefeitos que sabem como eram tratados antes de eu chegar ao governo. No governo Wagner todos foram tratados bem e recebidos mesmo não sendo do PT e isso deve continuar”, aponta Lula.

Guga é o novo presidente da Câmara de Floresta Azul para o biênio 2015|2016




Texto: Ascom Floresta Azul – Fotos Ítalo Amaral

Com cinco votos a favor, um em branco e três abstenções, o vereador do PTN, Gutemberg Cardoso Marciel (Guga) foi eleito o novo presidente da Câmara de Vereadores de Floresta Azul. A eleição aconteceu  na noite do dia 12/05, no prédio da Câmara de Vereadores de Floresta Azul.
Vale lembrar que o atual presidente, Márcio Soares de Souza (Márcio de Congá), segue no cargo até o dia 31 de dezembro, passando o cargo para o novo presidente em 2015, presidindo o biênio 2015|2016.

Lula reúne políticos para fortalecer nome de Rui Costa ao governo da Bahia



O encontro político do ex-presidente e líder nacional do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, na noite desta segunda-feira (12), no Hotel Fiesta, em Salvador, reuniu mais de 2,5 mil pessoas entre representantes dos partidos da base aliada, militantes de movimentos sociais e a chapa majoritária completa encabeçada por Rui Costa (PT). A atividade na capital contou ainda com os pré-candidatos a vice-governador e senador, João Leão (PP) e Otto Alencar (PSD), além de deputados estaduais e federais, prefeitos e vereadores engajados para fortalecer a pré-campanha de Rui Costa e de Dilma Rousseff na Bahia.

12 de maio de 2014

Codes debate propostas para o governador



O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes), órgão vinculado à Secretaria Extraordinária para Assuntos Estratégicos (Seae), promoveu nesta segunda-feira (12), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), reunião conjunta de suas três Câmaras Temáticas: Sustentabilidade, Juventude e Equidade Social.

Mais de dois mil militares das Forças Armadas reforçam segurança em Salvador durante Copa 2014



Assegurar os espaços aéreo, marítimo e terrestre. Esse é o objetivo do esquema especial de segurança montado para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 pelas Forças Armadas no estado da Bahia. Somente em Salvador, serão cerca de 2.300 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, que trabalharão integrados a órgãos locais como a Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Espetáculo baiano representa estado no Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro



Mais de 50 atrações de circo contemporâneo, nacionais e internacionais, em cerca de 200 apresentações gratuitas, participam até o próximo domingo (18) do 2º Festival Internacional de Circo no Rio de Janeiro. Entre eles, o único representante da Bahia - o espetáculo ‘Moças Aéreas’, da Cia. Luana Serrat, que resultou de projeto apoiado pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult).

Funceb anuncia 17 propostas selecionadas para 16ª edição do Quarta que Dança 2014



Entre 74 propostas inscritas, o projeto Quarta que Dança, promovido pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult), 17 foram selecionadas para esta 16ª edição. São dez espetáculos, quatro intervenções urbanas e três danças de rua, de estéticas e temáticas diversas, que vão compor uma programação totalmente gratuita a ser realizada às quartas-feiras, nos meses de setembro e outubro, em Salvador e cidades do interior da Bahia. O resultado pode ser consultado no site www.fundacaocultural.ba.gov.br.

Prado ganha escritório regional da Bahia Pesca



Os mais de quatro mil pescadores da região extremo sul da Bahia terão a partir de agora mais assistência técnica e maior facilidade de acesso aos programas de desenvolvimento social do Governo do Estado. A Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), inaugurou no sábado (10), em Prado, um escritório regional para se aproximar ainda mais dos profissionais da região.

Sefaz-BA passa a receber denúncias via aplicativo WhatsApp



O aplicativo de mensagens WhatsApp agora faz parte do relacionamento da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) com a população baiana. Disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, o número (71) 9990-0071 já está ativo para receber denúncias contra contribuintes, reclamações de consumidores sobre estabelecimentos comerciais que não emitirem a nota ou cupom fiscal, além de sugestões e reclamações sobre os serviços do órgão.

Prefeita autoriza a realização de novas obras no distrito de Coquinhos









Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

Em visita ao distrito de Santa Terezinha (Coquinhos) na manhã de sexta-feira, 09, a prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, reuniu a equipe da Infraestrutura e determinou o início de algumas obras de pavimentação, paisagismo e iluminação no entorno da Biblioteca e da nova UBS (Unidade Básica de Saúde).

11 de maio de 2014

Governo baiano se reúne com dirigentes do MST e mobiliza secretários para atender demandas



Após caminhada que saiu de Camaçari à Salvador, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi recebido pelo governador da Bahia Jaques Wagner (PT) na tarde deste sábado (10) para tratar a pauta de reivindicação. Durante a audiência, na governadoria, os dirigentes pediram celeridade nas investigações do assassinato do líder sem-terra Fábio Santos ocorrido há um ano, no município de Iguaí, além de infraestrutura para assentamentos e continuação das desapropriações de áreas para a reforma agrária e maquinários para a agricultura familiar. As demandas apresentadas ao governador pela comissão foram debatidas com secretários estaduais e representantes de órgãos, como Incra, EDBA, CAR, Sedes e SEC.