22 de abril de 2016

Prefeitura de Floresta Azul promove ações alusivas à passagem da Tocha Olímpica


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
O município de Floresta Azul vive a expectativa de receber um dos mais importantes símbolos esportivos do mundo, a Tocha Olímpica. O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que passará pelo município no dia 21 de maio, já é motivo de muita ansiedade por grande parte da população e a prefeitura trabalha com diversas reuniões e ações que promovem o espírito olímpico da população. Com o objetivo de interagir e aguçar o espírito esportivo do florestense, a prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desportos, Lazer e Juventude (SMECDLJ), nas pessoas dos gerentes  Genivaldo Pereira (Cultura) e Waldemar Sodré (Esporte), tem promovido reuniões e ações alusivas ao momento olímpico.

21 de abril de 2016

CRAS e Embasa fazem palestra em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Aconteceu na tarde da última terça-feira (19), um encontro entre um grupo de mulheres florestenses que frequentam o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a Assistente Social da Embasa de Itabuna, Thaise Dias Cardoso Machado. O encontro teve início às 14 horas na sede do CRAS, localizada na Avenida Raimundo Silva Cardoso, próximo ao estádio de futebol. Na oportunidade Thaise falou sobre saneamento básico e a crise hídrica que atinge a nossa região cacaueira e os cuidados que se devem ter  com o mosquito da dengue.

CRAS de Ibicaraí e Vila Santa Isabel realizam aula inaugural das Oficinas








Texto: Ascom Ibicaraí - Fotos: Antonio Lima
A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na tarde de segunda feira, 18, a abertura oficial das oficinas de Corte de Costura, Pintura, Patchwork (arte de costura com retalhos), Patch Apliquê (técnica que consiste em usar tecidos para decorar tecidos), Tapeçaria, Bordado, Pintura e Feltro.
Ao todo, 137 pessoas estão matriculadas nas diversas oficinas, que serão coordenadas pelos profissionais do CRAS Diones Moura, Edna Oliveira, Ligia Freitas, Maria Santos e Maria de Fátima Figueiredo. Vale lembrar que os cursos são oferecidos gratuitamente para toda comunidade local.

Confira as vagas do SineBahia para esta sexta-feira (22) em Itabuna


Para o atendimento, é preciso comparecer na unidade central do SineBahia portando o número do PIS, PASEP ou NIS; carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e o certificado de escolaridade.


Ofertas exclusivas para a unidade de Itabuna

20 de abril de 2016

Embasa flagra clube esportivo e creche utilizando água de forma irregular


Um clube esportivo no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, e uma creche em Piatã, na orla, foram flagrados utilizando água de forma irregular por equipes de campo da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) nesta semana. Os imóveis comerciais estavam com as ligações inativas - quando há interrupção no fornecimento de água por falta de pagamento -, mas eram abastecidos por meio de desvios executados pelos usuários antes do hidrômetro, caracterizando fraude. 

Bahia é o segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) constatou que a Bahia é o segundo maior estado brasileiro em produção de energia eólica, com 63 usinas em operação e mais de 1,58 GW, ultrapassando o Rio Grande do Sul, que, apesar de ter 67 usinas em operação, produz 1,55 GW. O primeiro lugar continua com o Rio Grande do Norte, com 97 usinas e 2,67 GW de potência instalada. 

O estado alcançou a marca na terça-feira (19), quando o Complexo Eólico Assuruá, formado por três usinas, em Gentio do Ouro, no Vale do São Francisco, entrou em operação, com capacidade instalada para produzir 68 Megawatts (MW). A perspectiva é que em maio, mais uma usina entrará em operação na região, a Assuruá VI.

Voluntários do Sertão atendem mais de 20 mil pessoas em Santa Cruz Cabrália




Aos 75 anos de idade, Perovina Cardoso dos Santos, moradora de Coroa, distrito de Santa Cruz Cabrália, no extremo sul baiano, é uma das 1.500 pessoas beneficiadas com a cirurgia de catarata, na 16ª edição dos Voluntários do Sertão, iniciativa apoiada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Pouco antes de entrar no centro cirúrgico para a realização do procedimento, ela demonstrava a confiança em voltar a enxergar. As operações foram iniciadas na última segunda-feira (18) e seguem até esta quinta (21). 

A cirurgia de catarata faz parte do atendimento médico e odontológico oferecido a mais de 20 mil pessoas no decorrer desta semana. O titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, conferiu de perto os procedimentos. “É uma ação impressionante, que movimenta 700 voluntários. Essa edição tem um foco especial na comunidade indígena da Bahia, com a presença de 55 aldeias oriundas de 11 municípios”.

Consultas, exames e cirurgias

Audiência Pública apresentou contas da prefeitura do terceiro quadrimestre de 2015


Texto e fotos: Arnold Coelho
Aconteceu na manhã desta terça-feira, (19), no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma Audiência Pública com a Comissão de Finanças e Orçamento, com a finalidade de demonstrar e avaliar o cumprimentos das Metas Fiscais do Terceiro Quadrimestre de 2015. Os dados foram apresentados pelo diretor contábil da empresa Compus Contabilidade e responsável pela contabilidade do município de Ibicaraí, Osmar Ferreira Farias Júnior.

19 de abril de 2016

PRF vistoria percurso do Revezamento da Tocha Olímpica em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Representantes da Polícia Rodoviária Federal do estado da Bahia estiveram ontem (segunda-feira, 18), por volta das 14:00h, visitando a cidade de Floresta Azul para vistoriar e avaliar o percurso do Revezamento da Tocha Olímpica que ocorrerá no dia 21 de maio de 2016. Na oportunidade os gerentes Waldemar Sodré (Esportes), Genivaldo Pereira (Cultura), Plínio Almeida (Infraestrutura) e Ginaldo Santos acompanharam os representantes da PRF no trajeto, mostrando os principais acessos que serão percorridos, bem como será todo o processo de organização que serão efetuados pela administração municipal para que o evento possa ser realizado conforme as determinações apresentadas pelo Comitê Olímpico Rio -2016.

18 de abril de 2016

Bahia produz primeiros queijos finos de cabra com vinho e cachaça


Os primeiros queijos finos de cabra baianos, produzidos conforme as normas sanitárias exigidas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), já começaram ser produzidos no município de Juazeiro, no norte do estado.

Utilizando tecnologia francesa, o primeiro curso de fabricação de queijos finos utilizando leite de cabra, ministrado pela médica veterinária Maria Helena, consultora do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), aconteceu nos últimos dias 15, 16 e 17, no laticínio Bom Sabor.

17 de abril de 2016

Vacinação em cães e gatos Teve Início Ontem, sábado 16, em Ibicara


Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
Começou Ontem, sábado (16), em Ibicaraí um Vacinação antirrábica parágrafo Cães e gatos. A Vacinação Segue a Campanha Nacional e Durante Todo o dia centenas de Cães e gatos were vacinados. A Vacinação Aconteceu das 8 até 16 horas EM Oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Cidade e hum Ponto de Apoio na Escola Yeda Barradas (no bairro do Luxo). Mais de 50 Profissionais da Saúde e Vigilância Epidemiológica atuaram na Vacinação.

637 cães e 345 gatos foram vacinados até o momento em Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, decidiram antecipar em dois dias a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos no município. Em todo o Brasil o 'Dia D' estava previsto para o último sábado, 16 de abril, em Floresta a campanha começou no dia 14.
Em Floresta Azul as ações tiveram inicio na quinta-feira, 14, no bairro Nova Floresta, com a vacinação de 127 cães e 86 gatos; na sexta-feira, 15, os agentes visitaram o bairro Teta Matos, onde vacinaram 135 cães e 83 gatos. No sábado (Dia D) os atendimentos foram realizados no posto de saúde Heleno Brás, com 287 vacinações em cães e 123 vacinas em gatos; no bairro Gonzagão foram aplicadas vacinas em 88 cães e 53 gatos, totalizando 637 cães e 345 gatos vacinados nos três dias.