28 de agosto de 2015

CRAS de Ibicaraí promove Tarde de Lazer para grupo da Melhor Idade


Texto: Arnold Coelho - Fotos: CRAS
A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Social (CRAS), promoveu na última terça-feira, 25, na Praça Henrique Sampaio, uma Tarde de Lazer, com o tema: "Viver é bom demais". A ação, desenvolvida pelo CRAS, atendeu os grupos da Melhor Idade da sede e dos distritos, que fizeram uma caminhada do CRAS, na rua João Pessoa, 124, até a praça, no centro da cidade, onde praticaram exercícios aeróbicos com a orientação de profissionais capacitados. Na oportunidade os participantes aproveitaram para homenagear a aniversariante do mês, a senhora Iraci Santos.

PREFEITURA REFAZ FAIXAS DE SINALIZAÇÃO DE TRANSITO EM ITABUNA


Com uma trégua das chuvas, a Prefeitura de Itabuna dá prosseguimento nesta semana às políticas de mobilidade urbana e de melhoria das condições viárias do centro e bairros da cidade,trazendo segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settran)está executando a pintura de novas e revitalizando faixas de pedestres nas principais vias, cuja manutenção deve ser feita três vezes a cada ano.
A Settran também conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho (MPT), que fez a doação de mais de 100 latas de tintas, equivalentes à R$ 50 mil recebidos em multas de empresas que descumprem a legislação trabalhista, e da empresa de monitoramento eletrônico GCT. Desde a semana passada equipes de sinalização da Settran trabalham na revitalização das sinalizações horizontais e colocação de placas de trânsito nos bairros Santo Antônio, Sarinha Alcântara, Fátima e Juracy Magalhães, no centro.

27 de agosto de 2015

Floresta Azul realizou 2ª Conferência Municipal da Juventude



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Educação de Floresta Azul, através da Gerência de Cultura e Juventude, realizou nos dias 24 e 25 desse mês de agosto, a 2ª Conferência Municipal da Juventude, com o tema, “As várias formas de mudar Floresta Azul, a Bahia e o Brasil”. O evento foi realizado no Auditório Municipal, com início às 18:00h e encerramento às 22:00h.
Após o credenciamento dos participantes foi cantado o Hino Nacional e o hino do município de Floresta Azul. Em seguida foi formada a mesa de convidados. O Conferencista, Dr. Jacob Bittar, Auditor de Controle Interno da Prefeitura de Floresta Azul, citou resumidamente os 11 eixos relacionados ao Estatuto da Juventude: Cidadania, Educação, Trabalho, Diversidade e Igualdade, Saúde, Cultura, Direito à Comunicação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Direito à Cidade com Mobilidade, Segurança e Paz.

Unidade Básica de Saúde em Itabuna vai atender policias militares e familiares


O Coronel Anselmo Alves Brandão, Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Unidade Básica de Saúde no 15° Batalhão de Itabuna, que contará com a prestação de serviços médicos, psicológicos, odontológicos, nutricional e de assistência social, para os policiais militares e seus familiares.

Também foram inauguradas outras duas instalações policiais na região, uma na Cia Rodoviária de Itabuna e outra na Rondesp em Ilhéus. “A proposta da corporação foi proporcionar uma melhor qualidade de vida aos profissionais de segurança pública de Itabuna, tendo em vista a complexidade do serviço policial marcado por sobrecargas físicas e emocionais”, disse o comandante da PM. 

Floresta Azul realizou Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC) e o Governo do Estado da Bahia, realizou na última terça-feira, 25, um Seminário de Desenvolvimento Rural Sustentável, com o tema “Adequação Ambiental e Regularização da Propriedade Rural”. Participaram do evento cerca de 150 agricultores dos municípios de Floresta Azul, Ibicaraí, Itororó e Caatiba, que assistiram as palestras sobre Adequação Ambiental e Regularização da Propriedade Rural, Legislação Vigente e Cadastro Rural  junto ao estado.

26 de agosto de 2015

Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan tem apoio da SDR e CAR


A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), participará do Festival do Chocolate e do Cacau de Camacan. O evento, que integra as comemorações pelos 54 anos de emancipação política de Camacan, acontece entre quinta-feira (27) e domingo (30), na Praça Mário Batista, município de Camacan, Território Litoral Sul.

O festival, que iniciará nesta quinta-feira, às 19h, terá a presença do superintendente da CAR, Jeandro Ribeiro. O evento é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima) e Sindicato Rural de Camacan, em parceria com o Governo da Bahia, por meio da SDR e da CAR, e terá em sua programação palestras sobre temas relacionados à industrialização, verticalização da produção e melhoria da qualidade do produto. 

Juiz profere palestra sobre Direitos da Família para alunos em escola de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Dezenas de pais e alunos do ensino médio do Colégio Municipal Jose da Silva Cardoso, de Floresta Azul, conheceram um pouco mais do trabalho do Poder Judiciário na última sexta-feira, 21. Os estudantes, acompanhados dos pais, participaram de uma palestra sobre direitos de família, ministrada pelo Juiz de Direito Dr. Alysson Camilo Floriano, titular Vara Cível da Comarca de Ibicaraí. O encontro faz parte do programa “Justiça e Cidadania”, que busca aproximar o Judiciário da sociedade através de atividades educativas, como palestras e encontros.

Cras de Ibicaraí e UESC promovem cursos


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí - CRAS
 A Secretaria de Assistência Social de Ibicaraí, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), promoveu nos dias 19 e 20 desse mês o curso de Estética - Segundo Modulo, com a professora Nelma dos Santos Passos, membros de Ibicaraí e dos distritos  da  Associação Caminhando para Vencer. 
A professora de manicure e pedicure, Nelma Santos, ensinou conceitos sobre a anatomia e doenças da unha, cuidados necessários para portadores de doenças que exigem cuidados específicos, trabalho em equipe, desenvolvimento pessoal e profissional e procedimentos para unhas das mãos e dos pés. Além de todos esses cuidados também ministrou aulas sobre unhas artísticas. “Além de aprendizado, capacitação e ótima oportunidade para trilhar novos caminhos, muitas participantes já garantem sua vaga no mercado de trabalho”, disse Nelma.

25 de agosto de 2015

Entulho jogado por moradores em terreno na travessa Novo Horizonte entope bueiro


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A Secretaria Municipal de Infraestrutura de Ibicaraí, através do Departamento de Limpeza informa à população local e os moradores da travessa Novo Horizonte (conhecida como Beco da Brahma), que todo o serviço de manilhamento naquele local foi feito em fevereiro desse ano, com a troca de uma antiga galeria subterrânea feito de tijolinhos, que cortava toda extensão da rua. A galeria era antiga e não suportava a pressão das águas nos períodos de chuvas torrenciais. Na oportunidade foi removido dezenas de manilhas de 0,60cm que estavam totalmente entupidas e substituídas por novas.

24 de agosto de 2015

Programa de microcrédito estadual cresce 35% em 2015


O Programa de Microcrédito do Estado da Bahia (CrediBahia) teve desempenho recorde em 2015 e liberou R$ 37,5 milhões no primeiro semestre, um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram no total 11.477 operações de financiamento aos empreendedores baianos. Com juros reduzidos, o objetivo do programa é incentivar as atividades produtivas e a geração de emprego e renda.

Atualmente o programa mantém postos de atendimento em 184 municípios baianos, sendo 50% na região semiárida. Os empreendedores interessados no CrediBahia devem procurar um posto de atendimento em sua cidade e conferir as melhores condições para o acesso ao crédito produtivo. 

Trabalho- Setre vai qualificar 7,3 mil pessoas em 200 municípios


Um total de 7.320 trabalhadores de 200 municípios baianos serão qualificados, até o final do ano, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) com recursos do Governo do Estado. A informação foi passada pelo superintendente de Desenvolvimento do Trabalho (Sudet) da Setre, Rubens Santiago, ao abrir oficina com representantes das 29 entidades executoras dos programas Qualifica Bahia e Pacto pela Vida, nesta segunda-feira (24), no Espaço Crescer da Setre.