11 de abril de 2014

SAC Móvel vai atender moradores de Ibicaraí nos próximos dias 14 e 15

A partir da próxima semana, as unidades móveis da Rede SAC visitam 18 cidades do interior da Bahia, e os serviços serão oferecidos até o final do mês.
A população poderá emitir carteira de identidade (RG), certidão negativa de antecedentes criminais e CPF, além de ter acesso a serviços da Previdência Estadual e Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

Gêmeos siameses ligados pelo tronco não querem se separar


Os gêmeos siameses Shivanath and Shivram Sahu nasceram ligados pelo tronco, em Chhattisgarh (India). Eles têm quatro braços, duas pernas e achance de se separarem.
Mas, depois de 12 anos realizando todas as atividades juntos, como tomar banho,  alimentar-se e até mesmo andar em uma bicicleta adaptada para ir à escola - eles se recusam a ser separados.

Agricultura Familiar de Floresta Azul ganhou uma tonelada de sementes para o plantio


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Floresta Azul, em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, conseguiu junto a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), e a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), uma tonelada de sementes (500 quilos de feijão e 500 de milho), para serem distribuídas entre 242 famílias de agricultores da zona rural.

10 de abril de 2014

Coleta de dados meteorológicos auxiliará produtores rurais baianos na atividade agrícola

                                                                                
Com objetivo de desenvolver um trabalho conjunto para melhorar a coleta de dados referentes às questões meteorológicas voltadas para a agricultura, a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), por meio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), o Instituto do Meio Ambiente (Inema) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet - 4° Disme), firmaram parceria em reunião realizada na Seagri.

O aprimoramento dessas informações meteorológicas vai auxiliar o produtor rural na tomada de decisões com relação ao desenvolvimento das etapas da atividade agrícola, compreendida desde a preparação do solo para a semeadura, até a colheita, o armazenamento e o transporte de produtos.

Estado apresenta ações voltadas para a população em situação de rua


Lançamento da Política Estadual para a População em Situação de Rua, instalação do Comitê Intersetorial Estadual de Monitoramento e Acompanhamento das Políticas para a População de Rua, além da apresentação do Módulo de formação do programa Bahia Acolhe. As ações serão apresentadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), na próxima terça (15), às 15h, no Auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Beneficiando aproximadamente seis mil pessoas em situação de rua, a lei que institui a política pública é pioneira em nível estadual no país, consolidando e ampliando direitos fundamentais dessas pessoas - em Belo Horizonte (MG) existe a lei municipal voltada para o segmento. Uma das ações para implementação da política estadual é a reestruturação e ampliação da rede de acolhimento temporário, com transferência de recursos aos municípios.

Ibicaraí- Prefeito recebe visita de engenheiro da SUDESB e trataram de assunto concernente ao Ginásio de Esportes.

Texto e fotos André Luiz Evangelista

   Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito Lenildo Santana, acompanhado do secretário de Cultura Esporte e Lazer Lula Sampaio, do presidente da câmara Idemar Lopes, do vereador Flavio Ramos, vereador Alam Rogério, vereador Gilvá de Jesus, do secretário de infraestrutura Leildo Santana, do diretor de esportes Josevan Dias e do assessor de imprensa Riedson Trindade, recebeu em seu gabinete o engenheiro da SUDESB Dr. Edson Xavier.

9 de abril de 2014

Prefeita de Floresta Azul apoia a “Campanha Viva o seu Município”

Maria Quitéria, presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e Dra. Sandra Cardoso, prefeita de Floresta Azul.
Texto e foto: Ascom Floresta Azul

Em adesão a "Campanha Viva o seu Município", lançada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a União dos Municípios da Bahia (UPB), na pessoa da presidente Maria Quitéria, prefeita do município de Cardeal da Silva, reforça as orientações para o fechamento das prefeituras no dia 11 de abril (sexta-feira).

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, apoia o movimento. A ideia é que todos os municípios da federação parem os serviços administrativos das prefeituras a fim de chamarem a atenção do Congresso Nacional e da sociedade brasileira para a grave crise financeira dos municípios. Neste dia serão realizados atos simbólicos e pacíficos nas capitais.

Secretário de Educação participa da Assembléia dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Ibicaraí

Texto e foto: Ascom Ibicaraí

Aconteceu quinta-feira 03 de abril, uma Assembléia dos professores da rede de ensino municipal de Ibicaraí que tinha como principal objetivo de pauta a proposta do Reajuste Salarial enviada pelo gestor Municipal. Na oportunidade a diretora da categoria e representante da Delegacia Sindical dos professores da rede municipal de ensino, Profª Glaudinéa Moraes, fez uma breve discussão sobre da Lei do Piso e apresentou um breve histórico das tabelas de vencimentos dos docentes desde 2008, com a implantação da Lei do Piso em 2009 até 2013.

8 de abril de 2014

Novo site de conjuntura da SEI entra no ar nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (8) entra no ar o novo site de conjuntura da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan), no endereço http://conjuntura.sei.ba.gov.br/, onde vai ser divulgada mensalmente uma síntese da análise de conjuntura do órgão, destacando os resultados mais relevantes entre os setores de atividade acompanhados.

7 de abril de 2014

Primeira escola de assentamento de reforma agrária é entregue em Uruçuca

A população do assentamento de reforma agrária Rochedo, no município de Uruçuca, no sul da Bahia, recebeu a primeira escola rural que funcionará em dois turnos atendendo cerca de 50 estudantes. Essa unidade de ensino passa a se chamar Escola Nova Vida e sua construção é uma das ações para o novo ano letivo da prefeitura local, que ainda reformou 12 escolas no campo. Durante a inauguração, no último domingo (6), a prefeita local, Fernanda Silva (PT), e o secretário de Educação, Fabrício Santos, destacaram que a nova escola foi construída com recursos próprios e conta com salas de aula, de professores e banheiro.

Sudesb tem novo diretor-geral

Elias Dourado assumiu nesta segunda-feira (7) o cargo de diretor-geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em substituição a Raimundo Nonato Tavares da Silva, Bobô, que deixa o governo, após sete anos de gestão, para participar do processo eleitoral.
 A cerimônia de posse de cargo foi realizada na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, com a presença do secretário estadual da Setre, Nilton Vasconcelos, deputados, prefeitos, dirigentes de clubes, presidentes de federações, familiares, entre outras autoridades.

Bahia exporta búfalos para a Venezuela

A Bahia é destaque nacional na produção de búfalos da raça Murrah e o mercado está em franco crescimento no consumo de derivados de leite de búfala. Um exemplo é a recente exportação de 252 bubalinos matrizes, de origem indiana e genética leiteira, para a Venezuela.
Desde o dia 26 de março, quando saíram da propriedade de origem em Alagoinhas, os animais se encontram em quarentena no município de Campo Florido, em Minas Gerais, de onde partirão, pelo Porto de Santos, para a Venezuela.

Adab recolhe embalagens vazias de agrotóxicos no município de Itabela

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza nestas terça e quarta-feira (8 e 9), das 8 às 16h, no município de Itabela, a quinta coleta itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos.
Em parceria com a Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul e Extremo Sul da Bahia (Arisa), Seagri e secretaria do Meio Ambiente do município, a campanha objetiva retirar as embalagens de circulação, evitando a contaminação do meio ambiente e riscos à saúde da população.