20 de julho de 2012

TJ-RJ devolve carteira de habilitação de Thor Batista

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro devolveu a Thor Batista, de 20 anos, filho do empresário Eike Batista, o direito de dirigir automóvel. A decisão foi dada nessa quinta-feira, 19, no final da tarde, pelo desembargador Antonio Carlos dos Santos Bitencourt, que acolheu mandado de segurança impetrado pelos criminalistas Celso Villardi e Márcio Thomaz Bastos.
Thor estava proibido de dirigir desde 17 de maio por ordem da Segunda Vara Criminal de Duque de Caxias (RJ), onde tramita processo contra ele pelo atropelamento e morte do ciclista Wanderson Pereira dos Santos, de 30 anos. O filho de Eike Batista foi denunciado por homicídio culposo (sem intenção). O Ministério Público pediu, então, a suspensão da carta de habilitação de Thor enquanto durasse o processo. A Justiça atendeu ao pedido da promotoria e proibiu o empresário de dirigir durante um ano.
A defesa entrou com recurso em sentido restrito que, no entanto, não tem efeito suspensivo sobre àquela sanção. Paralelamente, a defesa ingressou contra um mandado de segurança para obter o efeito suspensivo. Thor já havia sido multado pelo Detran do Rio de Janeiro e teve que se submeter a um curso durante um mês.

Fonte: Estadão

Uneb vai oferecer graduação em gestão de segurança pública para PM

Se você pretende se tornar oficial da Polícia Militar, prepare-se para uma grande novidade. O Curso de Formação de Oficiais Policiais Militares (CFOPM), seleção organizada pela PM-BA e executada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), passará a oferecer agora uma graduação em gestão de segurança pública.
O novo bacharelado ficará a cargo do Departamento de Ciências Humanas (DCH) do Campus I da Uneb, em Salvador.
          A graduação presencial, que será pré-requisito para a formação de oficiais, vai oferecer um total de 120 vagas. As aulas do curso, que tem duração de três anos, vão acontecer nas instalações da PM, na Avenida Dendezeiros, no bairro do Bonfim, na capital.
          A previsão é de que as inscrições para o CFOPM sejam abertas na primeira quinzena do mês de agosto.

eas/om         20.07.12

TVE transmite final da 2ª Divisão baiano neste sábado

Neste sábado (21), a final do Campeonato Baiano da 2ª Divisão será transmitida ao vivo pela TVE, a partir das 15h30. O jogo, disputado no Estádio de Pituaçu, na capital, será entre o Botafogo de Salvador e o Jacuipense, que pode ser campeão apenas com o empate.
Dos estúdios da TVE, Ayana Simões e Eliseu Godoy aquecem as transmissões em dobradinha com o narrador da partida, Gustavo Castellucci, que estará na cabine, em Pituaçu, em companhia do comentarista Jorge San Martim.
O jogo está marcado para começar às 15h45, e o repórter Vanderson Nascimento vai acompanhar tudo ao lado do campo, observando detalhes para levar ao público tudo sobre a final.
O jogo anterior, no dia 15 deste mês, em Riachão do Jacuípe, no Estádio Eliel Martins, acabou com um gol de Nédson, do Jacuipense. Independente do resultado no próximo sábado, os dois times já garantiram vaga na 1ª Divisão do Baianão 2013.
O jogo pode ser acompanhado também pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.

cas/om            20.07.12

Sobrinho de Sylvester Stallone culpa o ator pela morte de Sage


O sobrinho de Sylvester Stallone, Edd Filiti, fez uma acusação forte contra o astro de Hollywood, dando a entender que ele teria sido o culpado pela morte de seu filho, Sage, na sexta-feira (13).
O garoto de 18 anos disse que além de o cineasta não receber a atenção necessária do pai, o ator sequer retornou um telefonema dele desejando feliz aniversário.
“O que ele fez de errado, dizer parabéns? Nem você nem ele poderiam retornar a ligação? Era tudo o que ele queria, o pai dele. Eu sei que você não se importa com o que aconteceu, mas vai se importar quando virar alvo da opinião pública. Vocês me causam nojo!” declarou Edd, em uma postagem em seu Facebook.
De acordo com o jornal “Daily Mail”, o recado também teria servido para a atual esposa de Stallone, Jennifer Flavin.
“Jennifer, você ganhou. Você dividiu nossa família, e levou o troféu. Parabéns! Como você mesma disse: ‘Eu sou a família de Sylvester agora. Ele não precisa mais de vocês’. Vamos ver”, completou.
Mais tarde, Filiti apagou as mensagens de sua página de relacionamento e tento se desculpar, alegando ter seus próprios problemas com o tio.
“Eu cometi um erro. É um momento muito emocionante, e extravasei meus sentimentos. Eu não deveria ter tornado pública a forma como me sinto. Apaguei o post apenas alguns minutos depois. Nunca quis insultar meu tio. Tenho meus próprios problemas com ele, mas que nunca deveriam ser discutidos no Facebook. Quero desmentir minhas palavras.”

Fonte: Estadão

19 de julho de 2012

EBDA realiza curso de apicultura em assentamento de Itacaré



Entre os dias 24 e 26 de julho, cerca de 15 agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Nova Vida, situado no município de Itacaré, participarão do curso básico de Apicultura, que será oferecido pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), por meio do Escritório Local de Ilhéus.
A capacitação será ministrada pelo técnico da EBDA, Welton Clarindo, que atua na cadeia produtiva da Apicultura. De acordo com ele, os agricultores deste assentamento já trabalham com apicultura, porém sem orientação técnica. “Vamos levar novas tecnologias disponíveis para essa cultura, com o objetivo de melhorar a produtividade, neste assentamento”, disse Clarindo.

A ação está sendo organizada pela técnica social Aparecida Oliveira, que, juntamente com uma equipe multidisciplinar de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (Ates), atende ao assentamento Nova Vida. Segundo a técnica, o assentamento receberá, em breve, um crédito de fomento no valor de R$ 3.200, por família, e investirá parte deste recurso na compra de equipamentos para a prática apícola. “O curso foi uma solicitação dos próprios agricultores que pretendem aumentar a renda familiar”, disse Aparecida.

.







Cursos capacitam profissionais em Ilhéus para implantação do Porto Sul

O Sistema Nacional de Emprego (Sine/Bahia), em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, iniciou, esta semana, as inscrições para 11 novos cursos. A qualificação profissional é uma das ações do processo de implantação do Porto Sul, capacitando as populações da área de influencia do empreendimento para o mercado de trabalho, não apenas na estrutura portuária, mas nas demandas que surgem a partir da expansão da economia regional.
Os cursos terão carga  horária de 200 horas e as  inscrições podem ser feitas até o dia 26 de julho, na unidade do Sine/Bahia, no SAC Ilhéus. Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de  eletricista de instalação de prédios, pedreiro polivalente, auxiliar de copa, montador de andaime, almoxarife, auxiliar administrativo, caldeireiro, operador de produção e soldador.
A capacitação faz parte do Plano Territorial de Qualificação – PLANTEQ, parceria entre os governos estadual, com financiamento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Governo da Bahia. Para se inscrever, o candidato deve apresentar  RG, CPF, Carteira de Trabalho, e comprovante de escolaridade e de endereço.

Agricultura Familiar na Bahia terá certificação do Ibametro


O Selo da Agricultura Familiar, criado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia (Seagri), com reconhecimento estadual e aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), pode ter a chancela do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro).
A Bahia é o estado que possui o maior contingente desse setor no Brasil, com 665.831 empreendimentos familiares, o que corresponde a 87% dos estabelecimentos agropecuários do estado, 15% de toda agricultura familiar do País e responsável por 11% PIB baiano. Cerca de 70% dos alimentos que chegam à mesa do consumidor são oriundos desse segmento.
A certificação pelo Ibametro do Selo da Agricultura Familiar irá também agregar valor ao certificado de responsabilidade social, que hoje é conferido aos hotéis e restaurantes que compram pelo menos R$ 6 mil por ano de produtos da agricultura familiar.
Além disso, a medida fortalece o mercado interno, aprimora os processos de gestão e agrega valor às marcas. Entre os núcleos pensados inicialmente estão o café da Chapada Diamantina, por várias vezes vencedor de concursos nacionais como o melhor café da Bahia, a fruticultura e o sisal.


Projeto de prevenção ao uso de drogas nas escolas será lançado nesta quinta (19)

O Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia será lançado nesta quinta-feira (19), a partir das 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.
Organizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em convênio com a Aliança Redução de Danos Fátima Cavalcanti/Universidade Federal da Bahia (Ufba), o evento contará com a participação de dirigentes de unidades escolares baianas.
O projeto é mais uma realização do Governo do Estado da Bahia, que por meio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDCH), vem reunindo esforços para colocar em prática todos os objetivos postulados no Plano Viver Sem Drogas, vinculado ao Programa Pacto pela Vida.
Tendo como objetivo a estruturação de uma rede de acolhimento, tratamento e reinserção social de usuários de drogas e apoio às suas famílias, o Viver Sem Drogas pretende atuar de forma sistêmica, promovendo e fomentando ações de prevenção ao uso de drogas, sobretudo junto à população jovem.
O plano é subdividido em 14 projetos, sendo que o de número 5 aborda a formação e qualificação de grupos de trabalho nas escolas estaduais para atuar na prevenção ao uso de drogas, resolução de conflitos e mediação de dificuldades relativas ao consumo de crack e outras drogas. A ação confirma a prioridade que o Governo da Bahia vem destinando ao enfrentamento da problemática do uso de drogas no estado.

17 de julho de 2012

Transferência de tecnologia mexicana vai aumentar a produção de sisal na Bahia


Dois pesquisadores mexicanos da Universidade Autônoma de Ganajuato estão na Bahia com o objetivo de preparar técnicos do Governo do Estado e pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) para produção em larga escala de mudas de sisal. Eles vão ensinar a técnica da micropropagação por cultura de tecidos, que será usada na biofábrica do sisal, a ser construída em Cruz das Almas em 2013.
As aulas vão durar uma semana, com encontros teóricos e práticos para a transferência da tecnologia. A técnica consegue, por meio de uma célula da planta, criar uma muda. Com isso, acelera a produção de novos exemplares, que são mais fortes que os encontrados na natureza.
Por intermédio da nova técnica, a biofábrica deve produzir um milhão de mudas para distribuição nas 76 cidades baianas que possuem produtores de sisal. Com uma colheita anual de 110 mil toneladas, a Bahia é o maior produtor de sisal do país. Mais de 700 mil pessoas vivem na região em que a planta é uma das principais fonte de renda. Apesar do volume a utilização das fibras é direcionada apenas ao artesanato e a tecelagem de exportação. Um dos objetivos das pesquisas ligadas a biofábrica é permitir uma produção suficiente para que o sisal tenha outras utilizações, agregando valor a planta.
Entre as novas aplicações do sisal está a fabricação de móveis, carteiras escolares e painéis de veículos. Os primeiros protótipos já chegam a usar a fibra para substituir 20% da antiga matéria prima. O grande desafio é manter uma produção que garanta segurança para as indústrias que pretendem usá-lo.
Além do sisal tradicional, conhecido científicamente como Agave Sisalana, outros dois tipos da planta serão produzidos pela biofábrica e distribuídos na região sisaleira.

          O trabalho de incentivo à produção do sisal é realizado em parceria pelas secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Agricultura (Seagri) e UFRB. As produções das pesquisas e das mudas serão feitas em Cruz das Almas devido à disponibilidade de pesquisadores e infraestrutura de laboratórios, mas a produção será direcionada para as cidades produtoras.

Ouvidoria do Estado recebeu mais de três mil pedidos de informação em dois meses


Até às 12h de segunda-feira (16), dia em que completou dois meses de vigência a Lei de Acesso à Informação, a Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) recebeu 3.120 pedidos de informação sobre os órgãos públicos estaduais. Desses registros, 94,5% foram respondidos os 5,5% restantes ainda estão no prazo, estabelecido por lei, para serem respondidos.
Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a Lei de Acesso à Informação “ampliou a participação popular na administração pública, garantindo ao cidadão uma resposta ao seu pleito”.
Na Bahia, os cidadãos devem formalizar os pedidos de informação ao Governo do Estado por meio do site www.ouvidoriageral.ba.gov.br, Central de Atendimento (0800-284-0011), carretas do SAC Móvel, presencialmente nas Ouvidorias Especializadas de cada órgão público ou na OGE, localizada 3ª Avenida, nº 390, 2º andar, Plataforma IV, térreo, Centro Administrativo da Bahia (prédio da Governadoria), em Salvador.

Observatório da Imprensa volta à TVE Bahia


A partir desta terça-feira (17), às 22h, o Observatório da Imprensa volta a ser exibido pela TVE Bahia. Conhecido por acompanhar e analisar o desempenho da mídia brasileira, o programa, apresentado por Alberto Dines, é um desdobramento do site homônimo criado em 1996.
A versão televisiva estreou dois anos depois, caso único de um veículo originário da internet se converter em um de massa. No próximo programa, será discutida a desmistificação da imagem do profissional de jornal, sob o tema A Mídia como Personagem.
Já o programa TVE Debate, apresentado por Vanderson Nascimento e que era exibido também às terças-feiras, manterá o domingo como seu dia de veiculação, às 21h30, logo após o Cartão Verde Bahia.

Tragédia da TAM que matou 199 completa 5 anos e acusados ainda não foram ouvidos


Os responsáveis pela maior tragédia da aviação brasileira, a explosão do Airbus 320 da TAM, nem sequer foram ouvidos na Justiça. Exatos cinco anos após o acidente que deixou 199 mortos, os três réus denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) pleiteiam a absolvição sumária no processo, parado desde a entrega das defesas prévias da então diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Denise Abreu, e dos ex-diretores da companhia Alberto Fajerman e Marco Aurélio dos Santos de Miranda e Castro.
Os três respondem por "atentado contra a segurança no transporte aéreo". A acusação é de negligência e imprudência na operação dos voos da empresa e do Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, que não apresentava boas condições naquela noite chuvosa de 17 de julho de 2007. Com a pista principal molhada, o avião que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo não conseguiu frear, saiu da pista e explodiu ao colidir com o prédio da TAM.


Se condenados, Denise, Fajerman e Castro podem pegar de 1 a 3 anos de detenção, caso o juiz entenda que o crime foi culposo - sem intenção. Mas se a Justiça levar em consideração a destruição completa da aeronave - e o número de mortos -, a pena pode variar entre 4 e 12 anos. 


Hoje, às 18h45, será inaugurado o Memorial 17 de Julho, em homenagem às vítimas. A área, de 8.318 m², tem 199 luzes de LED simbolizando as vítimas. A construção da praça, no local do acidente, custou R$ 3,6 milhões.

Fonte: Estadão

16 de julho de 2012

Universidade Federal do Sul da Bahia terá curso de medicina


A Universidade Federal do Sul Bahia (UFESBA), com sede em Itabuna, é uma das quatro instituições de ensino superior contempladas pelo Ministério da Educação com um curso federal de medicina, com 80 vagas.
As outras três são a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOBA), em Barreiras; a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)em Santo Antônio de Jesus, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Paulo Afonso. A UFOBA terá também 80 vagas; a UNIVASF terá 40 e a UFRB oferecerá 60.
No total, serão 260 vagas. O curso da UFRB será no Centro de Ciências da Saúde (CCS) em 2013, segundo o reitor Paulo Gabriel Nassif. O projeto acadêmico já está pronto, informou o dirigente explicando que há uma grande dificuldade de preenchimento de vagas de médicos no interior do Estado.
A vinda da graduação contribuirá para a mudança no quadro de carência de profissionais. Há uma concentração elevada de médicos na capital e o desafio é interiorizar o curso de medicina, inclusive no Recôncavo – disse o reitor.
Resta agora, segundo informações, a compra do terreno por parte da prefeitura de Itabuna, para doação ao governo federal, e instalação da unidade federal em Itabuna.

Fonte: Radar Notícias

EUA aprovam primeira pílula para prevenir aids


Primeira pílula que ajuda na prevenção do vírus HIV, o Truvada, foi aprovado nesta segunda-feira, 16, anunciou o FDA (agência que regula medicamentos).
De acordo com a agência AFP, o medicamento está no mercado americano desde 2004 e é usado para o tratamento de pessoas infectadas, em combinação com outros remédios.
"Truvada deve ser usado de forma preventiva combinado a práticas de sexo seguro, inibindo, assim, infecções do HIV em adultos de alto risco. Este é o primeiro remédio aprovado para essa indicação", disse a FDA.
Em maio, ainda segundo a AFP, um painel da FDA recomendou a aprovação do remédio para a prevenção de pessoas não contaminadas, após pesquisas comprovarem que o remédio reduz o risco em homossexuais de 44% a 73%.
A pílula é considerada como uma nova e potente ferramenta contra o HIV, mas alguns especialistas temem incentivarem comportamentos de risco.
Brasil
No Brasil, o remédio foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio. Isso não significa, porém, que a droga passará automaticamente a ser usada no País para tratamento de pacientes com o vírus ou indicada antes de relações sexuais desprotegidas com parceiros soropositivos ou com situação sorológica desconhecida.

15 de julho de 2012

Jornal Agora apresentou novo projeto gráfico


O Agora lançou no dia 06/07, em um coquetel no Tarik Fontes Plaza Hotel, o novo projeto gráfico que promete revolucionar o mercado jornalístico da região. Várias personalidades políticas, empresários, amigos e até mesmo o ator Marcos Frota estiveram presentes para prestigiar o lançamento.
No mesmo evento foram apresentados os cadernos especiais da edição de aniversário, a qual marcará o lançamento do novo projeto gráfico. O editor-chefe do jornal, Marcus Vinícius Lessa, apresentou o projeto para uma plateia diversificada, juntamente com a diretora de Marketing Fernanda Oliveira, o diretor e dono José Adervan, representantes da Unime, o criador visual do projeto Vladimir Lobão e também representantes políticos do município.
O editor falou das possibilidades que esse novo projeto traz para o mercado jornalístico local: “Desde que cheguei ao Agora enxerguei que todo o potencial de uma equipe tão qualitativa como é a do jornal não estava sendo explorado, e para isso fomos buscar os melhores e mais criativos profissionais da área para criar um projeto visual revolucionário na região. Mudamos tudo, o impresso muda, o site, marketing, fizemos parcerias que irão mostrar para todos que comunicação de qualidade se faz com atitude. No dia 28/07 todos irão se surpreender com o que vem por aí, e isso é só o começo” explicou Marcus.

Fonte e foto: Agora na Rede

No Rio, médicos terão frequência controlada por chips nas UPAs


No jaleco, estetoscópio, aparelho de medir pressão, termômetro e chip. Sim, na recém-inaugurada UPA de Mesquita, médicos carregam sob a roupa um microchip que monitora seus passos. E não são apenas eles. Todos os profissionais de saúde andam com chip na roupa. Sensores espalhados em vários pontos da unidade detectam quem sai e quem entra, ajudando no controle da frequência e, principalmente, da permanência. Em 90 dias, a previsão é a de que tudo por ali, desde remédios e seringas a material de limpeza, esteja “chipado”.
O sistema, que será instalado também nas UPAs de Queimados e Nova Iguaçu I (Cabuçu) e II (Três Corações), permitirá ainda um acompanhamento mais efetivo dos protocolos de higiene, a fim de reduzir a infecção hospitalar. Isso porque, se o profissional de saúde passar por uma das portas da UPA vestindo jaleco, o sensor apitará e acenderá uma luz vermelha, sinalizando que ele deve retirá-lo para ir à rua.
Além dos jalecos, os lençóis já estão monitorados. Nesta segunda etapa, artigos de limpeza receberão chips.


O sistema de identificação por radiofrequência, RFID (na sigla, em inglês), lê a informação gravada no chip. Esses dados gravados criam o DNA do jaleco, dizem quantas vezes ele foi lavado, quem o está vestindo naquele dia, se o portador pode deixar a unidade portando o uniforme. Na porta do almoxarifado, há um leitor de digital. Quando o funcionário sai do setor, sensores fazem a baixa automática do que foi retirado ou incluem o que foi deixado lá. O sistema cruza informações e mostra quem retirou o que.

Fonte: Extra-Rio



Ultraleve cai e mata 2 homens em Uauá, na Bahia



A equipe da Aeronáutica deve realizar no domingo (15) a perícia no ultraleve que caiu e matou dois homens na manhã deste sábado (14), no município baiano de Uauá, a 416 km de Salvador, na região norte do estado.
A informação foi passada para o capitão Antônio Moura, da Polícia Militar, que acompanha as investigações no local do acidente. "Eles saíram do Recife e ligaram dizendo que devem chegar aqui amanhã [domingo]. Isolamos o local e essa noite, vamos deixar uma guarnição da PM 'guardando' a aeronave para que a perícia possa trabalhar", afirma.
As vítimas são Nelson de Souza Palitot, de 62 anos, professor da Universidade de Pernambuco (UPE), e Fernado Facchinetti, 35 anos, profissional da aviação e filho de um tenente coronel da Aeronáutica. Segundo a polícia, Fernando pilotava o ultraleve no momento do acidente. Ele era casado e tem um filho de um ano e meio.
Os corpos foram encaminhados no início da noite deste sábado para o Departamento de Polícia Técnica de Juazeiro. Segundo o policial, testemunhas relataram que havia muita ventania no momento da decolagem. O ultraleve caiu a cerca de 200 metros do campo de aviação de Uauá, por volta das 11h40.

G1-Ba.

Operação 'pente fino' encontra dez celulares no presídio de Ilhéus


Uma operação "pente fino" revistou na manhã deste sábado (14) as celas do presídio de Ilhéus, na região sul da Bahia, que custodia em regime provisório 198 presos que aguardam decisão da Justiça. Em cerca de seis horas de inspeção, foram localizados dez celulares, carregadores, facas comuns e artesanais, drogas como crack, maconha e cocaína, além de cordas que poderiam ser utilizadas em fuga.
O diretor do presídio, Kdarlaomer José dos Santos, que assumiu a gestão da unidade prisional há dois meses, esteve à frente da revista batizada popularmente de "baculejo". Ele diz que recebeu apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), com a presença do superintendente de gestão prisional coronel Paulo César. Também participaram da força-tarefa grupos especializados da Polícia Militar, além de agentes e coordenadores dos presídios de Ilhéus e Vitória da Conquista.
"Já tinha um tempo que não era feita essa inspeção. O ideal é que seja feita todo mês e já não acontecia há um dois ou três meses", diz o diretor. Segundo ele, embora sejam realizadas revistas, os objetos entram no presídio através dos visitantes. "As mulheres conseguem esconder essas coisas nas partes íntimas", aponta.
O presídio de Ilhéus, de acordo com o responsável, recebe presos provisórios de pelo menos sete cidades vizinhas, como Ilhéus, Una Itacaré, Uruçuca, Canavieiras, Camacan, além dos presos da Justiça Federal. A unidade foi projetada para receber 178 homens, mas o diretor não aponta superlotação embora haja 20 presos a mais do que o ideal.
 G1- BA

Grupo do MST ocupa campus da Uesb em Itapetinga, na Bahia


Um grupo de trabalhadores rurais ligado ao Movimento Sem Terra (MST) ocupou o campus da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Itapetinga, na madrugada deste sábado (14), segundo informações da polícia.
O caso é acompanhado pela delegacia local. Segundo o titular do município, Roberto Junior, houve uma tentativa de negociação com os ocupantes, mas eles se recusaram a deixar a área da universidade. Há cerca de 200 manifestantes e a ocupação ocorre de forma pacífica.
Eles montaram acampamento na área verde do campus localizado a 552 km de Salvador. "Não há prejuízo para a estrutura física da universidade", afirma o delegado. Eles disseram que ficarão no local até encontraram outro destino.
Procurada pelo G1, a assessoria da Uesb informou que representantes da Universidade registraram o caso na delegacia. A administração pediu que eles não ocupassem os prédios do campus para não causar prejuízos à rotina acadêmica. A água do campus foi liberada para utilização dos trabalhadores.


G1-Ba.