28 de janeiro de 2012

Aos 98 anos, morre Aristéia Soares, ex-cangaceira que vivia em Alagoas

A ex-cangaceira Aristéia Soares de Lima, 98 anos, morreu na tarde deste sábado (28) no Hospital Nair Alves de Sousa, em Paulo Afonso (BA). Ela estava internada desde segunda-feira (23), com complicações estomacais. Ela vivia em Delmiro Gouveia (AL) com os filhos. O corpo será sepultado no Capiá da Igrejinha, em Canapi (AL), neste domingo (29).

“Estamos todos tristes pela morte de minha mãe. Ela estava sofrendo com a saúde nos últimos dias. Praticamente não conseguia comer”, disse Pedro Soares, 58 anos, filhos da ex-cangaceira.

Aristéia era uma das últimas remanescentes do cangaço e dizia, sempre que era perguntada, que não tinha saudades do Tempo que viveu na caatinga, fugindo das volantes. Lúcida, ela relatou ao G1, em 2008, que a vida dos cangaceiros melhorou após a morte de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião.

Segundo ela, os integrantes das volantes minimizaram a perseguição aos cangaceiros após a década de 1940, quando o movimento liderado por Lampião acabou. “Sou mais feliz hoje do que no tempo do cangaço. Foi um tempo muito sofrido”, dizia Aristéia.

Desde o fim do cangaço, Aristéia permaneceu durante décadas no anonimato, tentando esconder o fato de que tinha feito parte do movimento liderado por Lampião, conduta que se percebeu comum entre ex-cangaceiros. Ela foi redescoberta e, 2007, durante pesquisas do historiador e especialista em cangaço, João de Sousa Lima.

Na casa onde ela vivia em Delmiro Gouveia, Aristéia gostava de mostrar uma de suas paixões, o São Paulo Futebol Clube, time de coração dela. No endereço, ela viveu com o filho Pedro, a nora e os netos.

Aristéia gostava de contar histórias sobre a amizade que viveu ao lado de Durvalina Gomes de Sá, conhecida como Durvinha, morta em junho de 2008 em Minas Gerais.

“Ela nunca chegou a lutar ao lado de Lampião. Aristéia fazia parte do grupo de Antonio Moreno (marido de Durvinha) e dizia que só viu Lampião quando a cabeça dele e do grupo de cangaceiros foram expostas em uma escadaria em Piranhas (AL), após serem mortos em uma emboscada na Grota de Angicos, em Poço Redondo (SE), em1938.


Glauco Araújo Do G1, em Salvador


Volkswagen estuda planos de entrar na F1

A imprensa alemã voltou a especular sobre uma possível entrada da Volkswagen na F1, com uma de suas marcas.

Em entrevista ao jornal local “Wirtschafts Wochem”, o chefe do departamento esportivo da empresa, Wolfgang Durheimer, disse que apresentará para o conselho da montadora um plano de expansão para o seu programa no automobilismo.

“Vou apresentar o conceito este ano, com planos que não incluem apenas as categorias em que estamos representados. Se considerarmos nosso plano de vendas nos Estados Unidos, Ásia e Oriente Médio, não estamos representados apropriadamente no automobilismo nestes mercados”, disse o dirigente, que completou afirmando que acredita que “a F1 tem mais relevância e domina o esporte a motor na Europa e na Ásia.”

Segundo a publicação, fontes indicariam que o plano da Volks seria de entrar na F1 como fornecedora de motor e depois comprar uma equipe, especulando que o time escolhido pode ser a Toro Rosso.

Durheimer pretende aumentar a importância dos Estados Unidos no programa da empresa, com participação em categorias importantes do país. “A F1 é irrelevante lá, mas eles têm a Indy e a Nascar. Temos que considerar estes campeonatos para o nosso futuro.”


Uol


Volta às aulas: Proibição de cobrança de material de uso coletivo

Às vésperas da volta às aulas em todo o país, o Ministério Público do Ceará listou os 32 itens do material escolar que as escolas particulares não podem pedir aos pais e alunos, por serem de uso coletivo.


Entre os produtos proibidos na lista de materiais estão álcool, algodão, copos descartáveis, canetas para lousa, material de limpeza e resmas de papel. As instituições é que devem arcar com despesas desse tipo.

A proibição de exigir os materiais de uso coletivo no ato da matrícula ou renovação está também em um projeto de lei (PL 3458/08) aprovado pela Câmara em agosto do ano passado e que aguarda votação no Senado.

O autor da proposta, deputado Chico Lopes, do PCdoB do Ceará, cobra rapidez para transformar o projeto em lei federal, para que todas as escolas particulares do país deixem de cobrar taxas abusivas a título de material pedagógico.

Segundo Chico Lopes, o valor cobrado nas mensalidades deve cobrir os custos com os itens de uso coletivo na escola.

"Educação não é, não será e nós nunca vamos admitir que ela seja mercadoria para ser tratada da maneira como é no Brasil, e particularmente no Ceará."

A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal, Fátima de Melo Franco, afirma que as escolas são orientadas a definir a lista de material coerente com o planejamento do curso, sem excessos.

"Se o material solicitado na lista for para uso do aluno, para o desenvolvimento pedagógico, ok, agora a orientação do SINEPE/DF para as escolas é que elas não solicitem nas listas material de limpeza e nem material de expediente, porque isso é obrigação da escola fornecer"

A portaria publicada pelo programa de defesa do consumidor do Ceará considera como material escolar todo aquele de uso exclusivo e restrito ao processo didático pedagógico e que tenha por finalidade o atendimento das necessidades individuais do aluno.

O órgão estadual também classifica como inadmissíveis as cláusulas do contrato escolar que exigem do consumidor marcas específicas para a compra do material ou exige que a compra seja feita no próprio estabelecimento educacional.

De Brasília, Keila Santana.

Prefeito Lenildo Santana participa de fórum de debates sobre eleições 2012

A União dos Municípios da Bahia (UPB) realizou na última terça-feira (24), um fórum de debates com o tema: Eleições 2012: Condutas Vedadas e Outros Aspectos da Legislação Eleitoral.

 O evento que aconteceu no Centro de Convenções da Bahia, foi uma parceria entre a UPB e o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/BA e a Escola Judiciária Eleitoral – EJE/BA com o objetivo de proporcionar aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 417 municípios baianos orientação sobre o processo eleitoral de 2012.

O evento contou com a presença do presidente da UPB e prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o secretário César Lisboa representado o governador do Estado, senador João Durval, o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, Paulo Maracajá Pereira, o Ministro do TSE, Henrique Neves, o deputado estadual Rosemberg Pinto, o prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, entre outras autoridades.

Durante o evento ocorreram às palestras, "Condutas Vedadas a Agentes Públicos em Campanha”, apresentadas por Pedro Roberto Decomain, Promotor de Justiça de Santa Catarina; "Arrecadação, Gastos e Prestação de Contas de Campanha, por Leonardo Hernandez, Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e "Propaganda Eleitoral", proferida pelo Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Henrique Neves.

     Na oportunidade, o deputado estadual Roseberg Pinto salientou a importância do fórum no sentido de orientar os gestores sobre as leis, pois a sua grande maioria as desconhecem, e para que se possa trabalhar uma eleição limpa e transparente se faz necessária a sua total ciência. 

       De acordo com o prefeito Lenildo Santana, que esteve presente ao evento representando Ibicaraí, o fórum foi de fundamental importância para todos os que estão envolvidos com as administrações públicas, pois esclareceu sobre as condutas que são vedadas no processo eleitoral, assim como outros temas ligados á realização das campanhas, como a realização da propaganda eleitoral e prestação de contas de campanha.

      Observação importante: O palestrante Henrique Neves que é Ministro do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, disse: "quem tem conta rejeitada pelo TCM - Tribunal de Contas dos Municípios e pela Câmara de Vereadores, não registrará candidatura em 2012 nem com liminar. Escrito por Erasmo Barbosa(Com informações e fotos de Álvaro Caldas).


27 de janeiro de 2012

Maria Bonita será lembrada em Salvador nas comemorações do 8 de Março

 Maria Gomes de Oliveira, a Maria Bonita será homenageada em Salvador no próximo dia 8 de marco, sua data de nascimento, quando também é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Primeira figura feminina a entrar num grupo de cangaceiros, a companheira de Lampião virou exemplo de mulher determinada, bastante admirada pelos movimentos sociais e feministas. A neta do casal Lampião e Maria Bonita, Vera Ferreira, foi recebida em Salvador, na quinta-feira (26), pelas representantes da Secretária Estadual de Políticas para Mulheres (SPM).

A ideia é fazer na capital o lançamento do livro Bonita Maria do Capitão, publicação que marca o centenário de Maria Bonita, seguido de exposição de fotos. A única filha do casal de canganceiros, Expedita Ferreira Nunes, 79 anos, hoje morando em Aracaju (SE), deverá comparecer ao ato. “Somos sempre bem recebidas na Bahia. Aqui, há um interesse muito grande pelo assunto. Será uma forma de lembrar a história”, destacou Vera Ferreira, uma das organizadoras do livro.

A organização das atividades também conta com a participação direta do reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourisvaldo Valentim. Salvador é a primeira capital a realizar o lançamento do livro. Na sequência, o evento deverá acontecer no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

                                                                              

Was/RR

27.1.12

BLOG DENUNCIA ESQUEMA NO HOSPITAL DE BASE. PREFEITO E SECRETÁRIO “FECHAM OS OLHOS”

O blog O Trombone denunciou esquema altamente lesivo aos cofres itabunenses e ao cidadão daqui que precisa de atendimento médico no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem).

De acordo com a publicação, o hospital itabunense foi “completamente aparelhado por correligionários do deputado Coronel Santana”. Há casos de atendimentos a pacientes de outros municípios que são feitos ‘por fora’, aqueles que não estão pactuados, que cresceram assustadoramente nos últimos meses”.

Esse atendimento por fora gera despesas para os cofres locais. Didaticamente, assim explica o blog:

“Cada atendimento gera uma conta, que será apresentada à Sesab para que o repasse desse custo seja feito ao prestador. Quando isso é feito com pacientes de fora de Itabuna, oriundos de municípios que sejam pactuados, esse custo é debitado na conta daquele município.

Quando o atendimento é feito ‘por fora’, esse custo é absorvido por Itabuna, e resulta em prejuízo para o atendimento local. Poderia-se dizer que o atendimento indiscriminado seria um ato de desprendimento, de humanidade dos gestores, mas é barganha política, mesmo”.

AZEVEDO E MAGELA FECHAM OS OLHOS

Por que o município de Itabuna não chia e denuncia o aparelhamento e as irregularidades? O que ocorre é que há uma disputa de autoridade entre os homens fortes que comandam a saúde de Itabuna. O prefeito, que é capitão da Polícia Militar, se sente retraído e diminuído diante do deputado Gilberto Santana, que também é militar, mas detém a maior patente da corporação, a de coronel.

O poder de Santana, fora a vantagem na briga de patentes, se dá porque é dele o cargo de gestão do Hospital de Base e da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Iasi), ocupados por sua irmã, Gilnay Santana.

No meio disso tudo está o secretário Geraldo Magela, que não tem patente alguma e detém bem pouco poder no Hospital de Base. Perguntado sobre o tráfico de pacientes no Base, ele disse apenas que “esse não é o melhor momento para essa discussão”.

Isso pode querer dizer que “sim, há o tráfico, mas vamos esperar o momento certo para denunciar”; ou que “não gostaria de comprar uma briga com o coronel nesse momento, porque ele que pode ser um aliado na busca da gestão plena“. Mas não há uma negativa.

É para isso que querem a Gestão Plena?

 | Autor: Seu Pimenta

26 de janeiro de 2012

Pesquisa comprova uso do sisal como fungicida e xampu anticaspa‏

O Brasil é o maior produtor de fibra de sisal no mundo, com um volume  estimado em 119 mil toneladas por ano. O produto garante o sustento de  aproximadamente 700 mil pessoas em 75 municípios na Bahia, estado onde é produzido 95 % do sisal brasileiro.

A fibra crua de sisal na Bahia é obtida por desfibramento a seco, usando máquinas itinerantes operadas por motor. O resíduo desta operação contém suco de sisal, mucilagem e bucha de campo. A fibra acabada de sisal representa somente 4% do peso da folha desfibrada, portanto, mais de 95% do peso não é geralmente aproveitado. Este resíduo é deixado no local do cultivo entre as fileiras de sisal.
 Visando aproveitar melhor esse resíduo, a Secti encomendou um estudo para a Embrapa e Unesp, que comprovou a eficácia de novos usos de produtos de sisal em aplicações agrícolas, veterinárias e farmacêuticas. A pesquisa indicou o uso potencial do suco do sisal como fungicida, inseticida, carrapaticida e antioxidante para alimentos e cosméticos.
 Os pesquisadores comprovaram ainda a aplicação em xampu para caspa e doença de pele e creme para candidíase. Está em estudo ainda a possibilidade de o suco do sisal servir contra os ácaros que contaminam as frutas cítricas.
 Além disso, a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletro-eletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol.

UESC lança guia bilíngue para uso de motoristas de táxis.

Um guia bilíngue, inglês/português, para uso de motoristas de táxis, será lançado pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) -, às 18h desta sexta-feira (27), no salão nobre Álvaro Melo Vieira da Associação Comercial de Ilhéus, Praça J.J. Seabra, número 39.

Com o título Guia de Conversação – Taxista, a publicação é resultado do curso de língua inglesa para fins específicos, parte do projeto de extensão A Língua Inglesa para Profissionais do Turismo, coordenado pela professora Patrícia Argôlo Rosa, do Departamento de Letras e Artes da Uesc. Os primeiros profissionais envolvidos pelo projeto foram os taxistas da cidade de Ilhéus, que participaram de um curso de inglês modular para atender à rotina da sua profissão no trato com turistas estrangeiros. 

A professora Patrícia Argolo diz que o projeto estrutura-se em um conjunto de ações processuais contínuas de médio prazo, são cursos modulares consecutivos ou não, cooperação interinstitucional e a publicação de guias com mostras discursivas específicas da área de atuação dos participantes.

“A articulação com a comunidade regional ou empresas dos diversos setores ligados ao turismo é a meta propulsora para a consecução do objetivo proposto, assegurando, assim, o intercâmbio entre a universidade e a sociedade, ao mesmo tempo em que reafirma o compromisso social da Uesc”, afirmou Argolo.

O guia, apresenta textos dos professores Peter Turton e Patrícia Argôlo e design de George Pellegrini. Está dividido em três partes. A primeira apresenta os diálogos em situações específicas. Na segunda, estão os pontos gramaticais básicos. A terceira traz o vocabulário correspondente aos diálogos da primeira parte. Um CD áudio com diálogos integra a publicação. O áudio foi editado por Samuel Martins Medeiros e as vozes são de Amália Simone Zeidman, Carolyn Elizabeth Wright e Ítalo Cabral de Melo. Com 70 páginas e formato bolso, o guia será um importante auxiliar do taxista ilheense na comunicação com os seus clientes estrangeiros.



Eas/RR

26.1.12




Limites municipais do território Litoral Sul serão atualizados pela SEI

O projeto de atualização das divisas intermunicipais do estado terá continuidade no dia 31 de janeiro, quando o diretor-geral da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), Geraldo Reis, o presidente da Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembléia Legislativa da Bahia, João Bonfim, técnicos da SEI, uma autarquia da Secretaria do Planejamento, e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se reunirão na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

O encontro inicia o trabalho de redefinição dos limites territoriais do território de identidade Litoral Sul, composto por 26 municípios, cujas prefeituras foram convidadas pela SEI para participar da reunião, que será realizada no auditório da torre administrativa da UESC (Ilhéus-Ba), 5º andar, às 15h30. Os municípios que formam o Litoral Sul são Maraú, Ubaitaba, Itacaré, Aurelino Leal, Uruçuca, Itapitanga, Coaraci, Almadina, Floresta Azul, Ibicaraí, Itapé, Itajuípe, Barro Preto/Lomanto Junior, Ilhéus, Itabuna, Buerarema, São José da Vitória, Arataca, Una, Santa Luzia, Canavieiras, Jussari, Itaju do Colônia, Pau Brasil, Camacan e Mascote.



Pas/RR

26.1.12


Estado licencia projeto de energia solar em Xique-Xique

Depois da energia do vento (eólica), agora é a energia solar que começa a se desenvolver na Bahia. No último fim de semana, o Diário Oficial do Estado publicou a licença do projeto do grupo Enel Green Power em Xique-Xique, no semiárido baiano, com capacidade de produzir cinco megawatts de energia através de painéis fotovoltaicos (solares). Comparativamente, no Ceará, a usina MPX, já em operação, tem capacidade para um megawatt.

O grupo Enel já possui investimentos em energia eólica na Bahia, onde está implantando cinco parques de energia movida pelo vento com potência instalada de 146,4 megawatts nos municípios de Igaporã e Morro do Chapéu.

Com a licença ambiental, agora o projeto aguarda do governo federal a realização de leilão para energia solar. “O governo da Bahia atua junto ao governo federal para que essa fonte possa ser introduzida na matriz elétrica brasileira. O projeto de Xique-Xique junta-se à usina do Estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), que está em construção – será o primeiro estádio solar do país”, disse o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. 

Segundo dados da Sicm, outras empresas de energia solar prospectam na Bahia e apontam para mais de um gigawatt de projetos em análise no estado.

“O potencial solar baiano é um dos maiores do Brasil e, assim como a energia eólica, pode trazer importantes ganhos, porque o estado tem as regiões de maior incidência solar em zonas que precisam de investimentos e oportunidades”, explicou o secretário-executivo da Câmara de Energia da Sicm, Rafael Valverde.

De olho nesse potencial, a Bahia já possui indústrias e empresas especializadas em equipamentos solares em processo de implantação. Dentre elas, destacam-se os grupos Viv (Portugal), Agnys (Brasil), Gehrlicher Ecoluz (Alemanha-Brasil) e Donauer (Alemanha).

                                                                                

ias/om      26.01.12

Vila Cacau expõe produtos da agricultura familiar

 A tapioca de Buerarema, o mel e o achocolatado de Ilhéus e as barras do chocolate fino de Ibicaraí são os produtos de maior destaque – e os mais vendidos – nestes primeiros dias do “Vila Cacau”, projeto que está expondo e comercializando artigos originários da agricultura familiar do sul da Bahia. A feira acontece em Ilhéus até o dia 4 de março, em estandes montados na avenida Soares Lopes, e está aberta à visitação de turistas e comunidade local.
Em comum, estes produtos trazem uma marca: ganharam a simpatia e o respeito do mercado regional a partir de iniciativas de qualificação e do apoio logístico oferecidos pela unidade regional do Sebrae, com sede em Ilhéus.

A empreendedora Marinalva dos Santos, de 59 anos, não esquece: “Cinco anos atrás, meu produto ficava restrito ao pequeno público da feira popular de Buerarema. Foi o Sebrae quem me abriu as portas. Primeiro, me oferecendo consultorias. Depois, me levando gratuitamente para feiras e grande eventos realizados no estado”.
A presidente da Associação dos Apicultores Ambientalistas de Ilhéus, Selma Dantas D´Alencar, também reconhece a importância do apoio do Sebrae. Criada em 1999, a associação quase chegou ao fim. Produtores, desestimulados, pensaram em desistir do negócio. Graças às consultorias e aos treinamentos de técnicos da entidade, os apicultores deixaram de sofrer grandes prejuízos e voltaram a se entusiasmar com a atividade.
O Sebrae também tem garantido a participação dos empreendedores em congressos e feiras em todo o estado. “Agora a gente sabe aonde quer chegar”, afirma Selma, confiante nos dois próximos passos, que considera fundamentais para a consolidação do projeto: a criação de uma cooperativa e a instalação de uma moderna usina de beneficiamento do mel. A Associação reúne 25 famílias e cada uma delas trabalha, em média, com 20 colmeias.

Fonte: tôsabendo.com 

Melhores do Esporte da Bahia em 2011serão premiados na próxima quarta-feira (1/2)

Na próxima quarta-feira (1º de fevereiro), os atletas, para-atletas e treinadores que melhor representaram a Bahia em 2011 serão premiados na festa dos Melhores do Esporte da Bahia em 2011, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O evento será realizado, a partir das 19h, no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, reunindo autoridades, dirigentes esportivos, familiares e amigos que vão prestigiar os vencedores, consagrados em suas respectivas modalidades. Profissionais da imprensa esportiva local também serão homenageados.

 A relação dos indicados aos prêmios foi feita pelos próprios dirigentes das federações estaduais que acompanharam de perto as performances dos seus atletas ao longo das mais variadas competições locais, nacionais e internacionais. Além disso, serão premiados os destaques gerais do ano em várias categorias, como atletas olímpicos ou não olímpicos, para-atletas, árbitros, treinadores, dirigentes e empresa que apoia o esporte.  

 Alguns dos nomes aguardados na festa de premiação são Everton Lopes, campeão mundial de boxe, Adriana Araújo, também do boxe, Bruno Jacob, do jet-ski, Gabriela Vita, do atletismo e Marcelo Collet e Verônica Almeida, para-atletas da natação. 

 Esta será a quarta edição do troféu Melhores do Esporte da Bahia. A terceira edição foi ralizada em dezembro de 2010, também no teatro da Uneb. Na ocasião, Bruno Rodrigues, do judô, e Adriana Araújo, do boxe, foram os vencedores entre os esportes olímpicos. Entre os para-atletas, os principais prêmios foram destinados a Marcelo Collet e Mônica Veloso, ambos da natação. Na festa de 2009, Allan do Carmo, Marcelo Collet, Luana Barbosa e Maiane Fagundes receberam os principais prêmios da noite.



Tas/RR

25.1.12

Inmetro lança vídeo sobre uso de cadeirinhas infantis

Com o objetivo de conscientizar os consumidores sobre o uso correto da cadeirinha infantil nos automóveis, o Inmetro lança esta semana um vídeo educativo na TV Inmetro, no YouTube, onde especialistas abordam a importância da utilização dos dispositivos de retenção infantil dentro dos padrões de segurança, com um breve balanço estatístico sobre o uso do produto. O vídeo pode ser acessado no endereço eletrônico www.youtube.com/tvinmetro.

 O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia, está atuando junto a órgãos públicos da área de educação e segurança visando dar o máximo de publicidade ao vídeo que traz ainda estatísticas relevantes. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o número de mortes de crianças de até 7 anos nas estradas caiu 41,18% no primeiro semestre de 2011, em comparação ao mesmo período em 2010.

O relatório da Polícia, divulgado em outubro, aponta ainda que um dos principais responsáveis pela redução é o uso dos dispositivos de retenção infantil - conhecidos popularmente como cadeirinhas infantis. Esses dispositivos, certificados compulsoriamente pelo Inmetro, são obrigatórios em carros de passeio desde setembro de 2010.

 Atenção redobrada nas férias -  Com o início das férias escolares, quando o fluxo de automóveis nas rodovias se intensifica, os pais devem redobrar a atenção no deslocamento seguro das crianças. “Desde a escolha pelo modelo, com selo de identificação da conformidade, ao manual de instruções de cada modelo”, resume o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo.

De acordo com especialistas americanos, a utilização das cadeirinhas pode reduzir em até 71% o risco de morte em casos de acidentes ou desaceleração repentina do carro. Com base na Resolução nº 227/2008 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), crianças de até 1 ano de idade devem usar o bebê conforto ou assento conversível voltados para o vidro traseiro. De 1 a 4 anos, a obrigatoriedade é em relação à cadeirinha. De 4 a 7 anos e meio, a criança deve ser acomodada em um assento de elevação ou booster. E a partir de 7 anos e meio, fica permitido o uso do cinto de segurança no banco traseiro. Cabe ao Contran fiscalizar e multar os veículos em situação irregular.

Modelos de cadeirinha - Existem no momento cerca de 90 modelos de cadeirinha, assento de elevação ou bebê conforto, entre importados e nacionais, certificados. Antes de comprar o acessório, os pais devem levar em consideração o peso e a altura da criança. Há dispositivos de retenção que podem ser usados por crianças de até 10 anos, aproximadamente.

O Inmetro alerta aos pais que, ainda que os dispositivos tenham sido avaliados e tenham apresentado desempenho satisfatório, a instalação adequada é fundamental para diminuir as consequências de choques dos veículos. Por isso, obedecer as instruções fornecidas pelos fabricantes é essencial. Para veículos que dispõem de cinto de segurança de dois pontos – que é proibido em grande parte do mundo –, os dispositivos de retenção infantil existentes no mercado não são adequados, ou seja, não são seguros.



Ias/RR

25.1.12

Desenbahia desembolsa R$ 363 milhões em 2011 e pretende liberar R$ 446 milhões em 2012

A Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) divulgou, nesta quarta-feira (25), seu desempenho operacional de 2011. Os desembolsos de crédito chegaram a R$ 363 milhões, distribuídos em 19 mil operações. Comparadas com o ano anterior (2010), as liberações de financiamento apresentaram um incremento de 67%, representando o maior valor de sua série histórica. As operações de crédito permitiram alavancar investimentos no valor de R$ 718,7 milhões e contribuíram para gerar ou manter 34.214 empregos diretos. Para 2012, a agência de fomento estabeleceu a meta de liberar R$ 446 milhões.

A desconcentração do crédito foi uma grande preocupação da Desenbahia em 2011. Os esforços foram direcionados para incrementar o acesso aos recursos para os empreendimentos localizados fora da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Para o interior foram liberados cerca de R$ 144 milhões, ou seja, 44,7% superior ao realizado em 2010. Deste volume R$ 61,7 milhões foram direcionados para municípios da região do semiárido da Bahia.

Metas para 2012 - Para 2012, a Desenbahia tem como meta liberar R$ 446 milhões em financiamentos. A política será a mesma – inclusão social e geração de renda, priorizando as micro e pequenas empresas, os micro empreendedores individuais, a interiorização, assim como a participação nos projetos estruturantes em curso no estado.

As metas estabelecidas pelo Planejamento Estratégico 2012-2015 conduzem à expansão da Desenbahia. Para 2012, as metas foram estabelecidas em 400 operações de crédito para micro e pequenas empresas e 19,5 mil operações no microcrédito. Quanto à interiorização, a agência pretende alcançar 205 municípios, apoiando empreendimentos locais através do crédito produtivo.

Os empresários interessados nas linhas de crédito podem solicitar financiamento através da página da Desenbahia na internet, no endereço www.desenbahia.ba.gov.br. Mais informações, pelo 0800 285 1626, a ligação é gratuita.

Faz/RR

25.1.12

24 de janeiro de 2012

Planserv amplia rede de atendimento no interior do Estado‏

O Planserv está desenvolvendo uma série de ações para ampliar, nas oito macro-regiões do interior do estado, a quantidade de estabelecimentos para prestar serviços em sua rede. O objetivo é continuar melhorando o atendimento e a qualidade dos serviços prestados aos seus 466 mil beneficiários. Neste mês de janeiro, estão sendo convocados os estabelecimentos de saúde habilitados no Edital 011/09. A chamada é para que eles assinem o termo de adesão ao credenciamento e comecem a operar em 1° de março deste ano.
 Até agora, nem todos os estabelecimentos abrangidos pelo Edital 011/09 – hospital dia, clínicas e policlínicas, unidades de pronto atendimento, clínicas de imagem, nefrologia, etc. – que já operam como prestadores referenciados do Planserv estão em dia com a documentação exigida para o credenciamento.
Quem não promover essa regularização documental, salienta a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, deixará de integrar a rede de atendimento do plano a partir de 1° de março. “O credenciamento está aberto desde dezembro de 2010. As unidades que tiverem interesse em permanecer na rede e possuam algum tipo de pendência devem nos procurar o mais rápido possível para receber orientação e se regularizar”.
Planejamento - Inicialmente, o Planserv está convocando os estabelecimentos de saúde que prestam serviços em ambiente não hospitalar nas regiões centro-leste - Feira de Santana e demais municípios -, norte - Juazeiro e demais municípios - , Sul – Ilhéus,  Itabuna e outras cidades - e Sudoeste  - Vitória da Conquista e demais municípios. O planejamento é convocar as demais unidades habilitadas das outras regiões do interior até março deste ano.
 As regras para o credenciamento estão disponíveis no site www.planserv.ba.gov.br, clicando-se em Edital nº 011/09 – Interior, no módulo de Credenciamento. O Manual do Credenciamento também se encontra disponível no endereço eletrônico.
Secom-Ba.

Governo prepara envio do reajuste geral dos servidores à Assembleia‏

O Governo do Estado vai enviar à Assembleia Legislativa, no reinício das atividades da casa, em fevereiro, projeto de lei que define o reajuste geral dos servidores públicos e com efeito retroativo a janeiro.
Segundo a Secretaria da Administração (Saeb), a exemplo do que aconteceu em anos anteriores, a retroatividade a janeiro garante a preservação do impacto do reajuste para os servidores, já que o fechamento do cálculo acontece em seguida à divulgação dos índices oficiais de inflação. Trata-se do sexto ano consecutivo, desde 2007, que os servidores baianos têm os salários reajustados de forma linear.
No mesmo texto, serão incluídas as tabelas por categoria, de forma a assegurar que nenhum vencimento básico fique abaixo do salário mínimo em vigor. Esta equiparação, que passou a ser cumprida pelo governo também a partir de 2007, em resposta a uma reivindicação histórica do funcionalismo, preserva a remuneração dos aposentados e beneficia principalmente os grupos ocupacionais mais numerosos do Estado, como os policiais militares e civis e os profissionais da Educação e da Saúde.
Secom-Bahia

Passageiros incendeiam ônibus em protesto contra falha mecânica em Itabuna

Um ônibus ficou destruído após ser incendiado em uma estrada de terra localizada nas imediações do distrito de Itamaracá, pertencente à cidade de Itabuna, sul da Bahia, no fim da tarde de segunda-feira (23).
O fogo foi ateado por alguns dos 42 passageiros em protesto contra um defeito no veículo que interrompeu a viagem. De acordo com a empresa, uma peça do sistema da direção rompeu e a falha quase gerou um acidente grave. "Estamos muito revoltados porque quem trabalha está todo dia pegando esse ônibus e a empresa só coloca ônibus quebrado. Inclusive, esta semana a gente teve que descer do ônibus e empurrar na ladeira lá da ponte", relata Adílson Almeida, auxiliar de serviços gerais. Ninguém foi responsabilizado pelo incêndio, que foi contido pela equipe do Corpo de Bombeiros.ços gerais.


Do G1 BA

23 de janeiro de 2012

Filha chama a polícia após acordar com barulho de sexo da mãe

Uma jovem de 15 anos ligou para a polícia em Panama City, no estado da Flórida (EUA), por conta do barulho que sua mãe fazia durante o sexo com o namorado, segundo o "Smoking Gun", site que reúne notícias policiais nos EUA.
O incidente ocorreu na madrugada da última quinta-feira. Um policial chegou a atender a ocorrência e interrogou mãe e filha. O agente escreveu no relatório que as duas teriam discutido, e a jovem teria pedido para ser levada para um abrigo.
A garota afirmou ainda que se sentiu desrespeitada pelo barulho de sexo protagonizado pela mãe. No entanto ela reconheceu que nunca sofreu nenhuma forma de abuso ou negligência em casa.
A mãe explicou à polícia que estava com namorado e sua filha ficou chateada após acordar com o barulho do ato sexual. A mulher acrescentou que os quartos estão próximos um do outro, mas ela não tinha a intenção de acordar a filha.
No final, o adolescente decidiu que não queria sair sua casa.

Com dois úteros, mulher gera um filho em cada um nos EUA

Uma mãe do estado da Flórida, nos Estados Unidos, deu à luz um menino e uma menina ao mesmo tempo -- cada um gerado em um dos dois úteros que a mulher possui. Andrea Barbosa, de 24 anos, é portadora de uma condição conhecida como útero didelfo, que pode provocar infertilidade e induzir abortos espontâneos. As informações são da rede  de televisão KTLA.
Ela recebeu a notícia de que seria mãe de irmãos gerados em úteros diferentes quando fez um ultrassom na sétima semana de gravidez. Ela e o marido Miguel ficaram espantados com o resultado do exame de imagem, mesmo após a primeira gravidez de Andrea, há dois anos, que deu origem a Izabella. A primeira filha do casal foi gerada no útero direito da mãe.
Agora, eles receberam a chegada de Nathan e Natalie, retirados da barriga da mãe com uma diferença de apenas 2 minutos no hospital Morton Plant, na cidade de Clearwater. Ambos vieram ao mundo com aproximadamente 2,5 quilos.
Segundo os médicos que acompanharam o caso, Andrea pode ter liberado dois ou mais óvulos de ambos os ovários, provocando a gravidez em cada um dos úteros. Depois, cada um dos óvulos deve ter sido fertilizado por espermatozoides do marido. Este tipo de gravidez pode ocorrer uma vez a cada 5 milhões. Já o útero duplo ocorre em uma mulher a cada 2 mil no mundo, segundo a médica que cuidou do caso.

Fonte: O Globo

Ediçao fac-similar da primeira revista brasileira é lançada em Salvador

Em comemoração aos 200 anos da imprensa do Brasil, foi lançada, na tarde desta segunda-feira (23), a edição fac-similiar da primeira revista impressa do país, As Variedades ou Ensaios da Literatura. O lançamento, realizado no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, reuniu historiadores, artistas, jornalistas e escritores. Uma reimpressão fac-similar, ou facsímile, é uma edição nova, frequentemente de um livro ou revista antiga, que apresenta uma reprodução exata da edição original, incluindo fonte, escala, ilustrações, diagramação e paginação.
A iniciativa é da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Pedro Calmon (FPC), com apoio da Associação Baiana de Imprensa (ABI) e do Núcleo de Estudos da História dos Impressos na Bahia (Nehib).
Para o presidente da FPC, Ubiratan Castro, o lançamento é importante porque celebra a primazia da imprensa baiana. “O bicentenário da imprensa no Brasil é um fato culturalmente marcante. A imprensa começou na Bahia. Todos os momentos em que a Bahia der um salto pra frente é importante a gente retomar e resgatar para a memória do nosso povo”.
A única coleção de As Variedades faz parte do acervo da Fundação Clemente Mariani, na capital baiana. Em 1812, circularam apenas três números da revista, sendo o último, duplo, em março daquele ano.
O pesquisador de história do jornalismo Luis Guilherme Pontes Tavares foi um dos colaboradores que idealizou a reimpressão fac-similar de As Variedades. Ele informou que uma ampla pesquisa foi realizada até chegar à impressão. “Trata-se de uma revista raríssima. É a primeira revista brasileira, portanto inaugura esse tipo de mídia, aqui na Bahia, em 1812. Constatamos essa raridade por meio dos estudos a respeito da revista”.
Segundo Tavares, um fato curioso chama atenção no exemplar. O conteúdo era de responsabilidade de um redator português, Diogo Soares da Silva de Bivar, que estava preso, acusado de traição, sob guarda do Forte de São Pedro, em Salvador.
Com 78 páginas, a edição fac-similar é acompanhada de uma outra publicação intitulada Sobre a Revista As Variedades e compõem uma caixa box. Este segundo livro contém quatro ensaios de historiadores e pesquisadores da imprensa brasileira: Cybelle de Ipanema, Renato Berbert, Hélio Vianna e Luiz Guilherme Pontes Tavares.
Com tiragem de 1000 exemplares, a caixa box com as duas publicações serão distribuídas gratuitamente nas bibliotecas, instituições públicas de ensino e centros de pesquisa.
O presidente da ABI, Walter Pinheiro, e a chefe de gabinete da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Marlupe Caldas, representando o secretário Robinson Almeida, também prestigiaram o evento.

Cas/RR
23.01.2011

Nasceu o bebê submetido à primeira cirurgia fetal na Bahia

Nasceu na manhã desta segunda-feira (23), no Hospital Português, o bebê que havia sido submetido à primeira cirurgia fetal endoscópica guiada por ultrassonografia realizada na Bahia.  A cirurgia, realizada em dezembro do ano passado, na Maternidade Albert Sabin, teve o objetivo de corrigir uma má formação do bebê, por meio da inserção de um balão endotraqueal, guiado por ultrassonografia, permitindo o desenvolvimento pulmonar do bebê ainda intra-útero. 
O médico ultrassonagrafista Sérgio Mattos, que integra a equipe da Maternidade Albert Sabin, unidade da rede estadual de saúde, explica que uma segunda cirurgia fetal estava prevista para acontecer no oitavo mês de gestação, mas o bebê nasceu prematuramente, com 32 semanas e quatro dias de gestação, tornando necessário antecipar a cirurgia. Ainda segundo o ultrassonografista, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, viabilizou a realização do parto no Hospital Português, unidade melhor equipada para esse tipo de procedimento.
A cirurgia fetal que seria feita no oitavo mês de gestação foi realizada durante o parto, antes da retirada do recém-nascido (no chamado periparto), pelo médico Fábio Peralta, da Universidade de Campinas (Unicamp), especialista em medicina fetal e cirurgia fetal endoscópica, pelo ultrassonografista Sérgio Matos e pelo obstetra Leomar Lírio, coordenador de Obstetrícia do Hospital Português.
O bebê, que nasceu pesando 1,630 kg, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Português, respirando por meio de aparelhos.
Pioneirismo - A diretora da Maternidade Albert Sabin, Rita Leal, destaca a importância do apoio dado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) para a realização das cirurgias fetais, lembrando que a Superintendência de Regulação e Gestão da Saúde (Suregs) foi responsável pela articulação e viabilização da vinda do especialista da Unicamp para Salvador.
O médico Sérgio Matos revela que a hérnia diafragmática do bebê foi diagnosticada durante consulta pré-natal realizada na maternidade e que, devido à gravidade do caso, era necessária a intervenção cirúrgica, ainda intra-útero. “A hérnia faz com que o fígado e estômago se desloquem para o tórax, comprimindo o pulmão do feto, que deixa de se desenvolver normalmente”, conta o ultrassonografista.
Ainda segundo o médico, nesse tipo de má formação a chance de morte do bebê no nascimento, mesmo nos centros mais desenvolvidos, é de 70% a 80%, por causa da compressão do pulmão. O primeiro procedimento cirúrgico fetal endoscópico, de inserção de balão endotraqueal guiado por ultrassonografia, foi feito no dia 23 de dezembro do ano passado, permitindo o desenvolvimento pulmonar do bebê ainda intra-útero e minimizando os riscos de óbito.
No oitavo mês de gravidez deveria ser feito outro procedimento cirúrgico intra-uterino, para retirada do balão, o que foi feito ontem, durante o parto. A correção definitiva do problema requer mais uma cirurgia, que só poderá ser feita após a recuperação do recém-nascido.  

Sas/rr
23.1.12

Pane no Serpro suspende serviços de habilitação do Detran

Devido a uma pane elétrica ocorrida no final de semana no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) suspendeu temporariamente os serviços relacionados à habilitação e veículos oferecidos pelo órgão em todo o estado. 
Em nota de esclarecimento divulgada nesta segunda-feira (23), o Detran informa aos usuários de seus serviços que o problema deixou o banco de dados do Serpro fora do ar e consequentemente todas as informações ligadas ao órgão baiano e que dependem desse banco de dados centralizador não podem ser acessada.
De acordo com a nota, a situação atinge a todos os Departamentos de Trânsito do País e que, segundo informações do Serpro, não há previsão de retorno do sistema à normalidade.  A equipe de tecnologia do Detran-Ba aguarda posicionamento da instituição para o restabelecimento do atendimento e se coloca à disposição dos interessados para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto. 

Aas/rn – 23.01.12

Comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Será comemorado na próxima quarta-feira (1º de fevereiro), o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, a equipe da Coordenação de Gestão, Monitoramento e Avaliação da Política de Direitos Humanos (CGPDH), da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), realizará palestras com o objetivo de alertar a população baiana para a situação do trabalho escravo que ainda perdura nos dias de hoje. O evento ocorrerá na no auditório Pedro Milton de Brito, no andar térreo da SJCDH.
 As palestras serão ministradas por profissionais do Ministério Público do Trabalho, Juízes do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Comissão Nacional Para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), entre outros. Na oportunidade, será discutida a necessidade do julgamento e aprovação Proposta de Emenda à Constituição – PEC 438, que prevê o confisco das terras e a destinação das propriedades flagradas com mão de obra escrava para fins de reforma agrária.
 No Brasil, este atentado contra a dignidade humana ainda vitima milhares de pessoas. A data de 28 de Janeiro de 2004 ficou marcada pelo registro do assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho que apuravam a denúncia de trabalho escravo na zona rural de Unaí, Minas Gerais. Segundo levantamento do Observatório Social, nos últimos quinze anos foram libertadas mais de 38 mil pessoas em diferentes regiões. Estima-se que mais de 25 mil entram no ciclo do trabalho escravo a cada ano.

Jas/RR
23.1.12