19 de julho de 2014

Programa Leite Fome Zero em Floresta Azul é exemplo de boa distribuição



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

A prefeitura de Floresta azul, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem mantendo rigorosamente a assistência às famílias carentes do município cadastradas nos programas sociais do governo federal. Um grande exemplo é a distribuição diária de 318 litros de leite para as famílias cadastradas que têm filhos com idades entre 2 e 7 anos, gestantes, idosos acima de 60 anos, em situação de insegurança alimentar e nutricional, pertencentes a famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

18 de julho de 2014

Lixão de Floresta Azul está com os dias contados




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Artigo 225 da Constituição Federal.
Partindo desse princípio, e tendo como compromisso a responsabilidade de gerir uma cidade pobre de recursos financeiros e carente de atenção por parte dos governos federal e estadual, a prefeitura de Floresta Azul deu início às obras que irão transformar o lixão da cidade em um aterro sanitário. A prefeita, Dra. Sandra Cardoso, em uma ação audaciosa e corajosa contratou a empresa Conexa Engenharia Gerenciamento de Resíduos, de propriedade do Engenheiro Agrônomo e professor Agamenon Almeida Farias e de Orlando Ribeiro Silva, para transformar o lixão de Floresta Azul em uma Área de Disposição Final para Resíduos Sólidos Urbanos.

17 de julho de 2014

Estado e UFSB assinam convênio para implantar colégios universitários



As secretarias estaduais da Educação e da Administração (Saeb), juntamente com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), assinaram nesta quarta-feira (16) convênio de cooperação para cessão de espaços visando à implantação dos colégios universitários da instituição. As unidades funcionarão em salas das escolas estaduais de 16 municípios com professores e gestão da universidade.
Estiveram presentes no evento, realizado na sede da UFSB, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Administração, Edelvino Góes, além do reitor da universidade, Naomar Filho.
A perspectiva é que as aulas nos colégios universitários comecem, neste semestre, com a oferta de cursos preparatórios para os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI), conforme a proposta institucional da universidade.

Salvador recebe GP Bahia de Stock Car dia 28 de setembro



A etapa baiana da Stock Car 2014 já tem data definida: será realizada em Salvador no dia 28 de setembro. A prova contará com 34 pilotos de 17 equipes. A novidade deste ano é que serão  realizadas duas corridas em vez de uma, como habitualmente se fez: a primeira, com 40 minutos de duração, e uma segunda, com 20 minutos. Entre elas, haverá um intervalo também de 20 minutos.
A preparação do Circuito Ayrton Sena, que utiliza as avenidas do Centro Administrativo da Bahia (CAB), está programada para começar já na próxima terça-feira (22).

Procon ultrapassa mil atendimentos em ação realizada no sul da Bahia



O Procon-BA, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor, totalizou 1.048 atendimentos em ação realizada do período de 26 de junho a 14 de julho de 2014, nos municípios de Ilhéus, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial D’ajuda, Eunápolis, e regiões adjacentes.
A atividade foi realizada em parceria com diversas entidades de proteção ao consumidor, tendo como objetivo solucionar os conflitos nas relações de consumo e orientar os cidadãos acerca dos seus direitos em face aos fornecedores de produtos e serviços. 

Aeroportos regionais baianos recebem R$ 548 milhões em investimentos



Os aeroportos das cidades de Barreiras, na região oeste, Lençóis, na Chapada Diamantina, Irecê, no centro sul, e Teixeira de Freitas, no extremo sul, passarão por obras de melhoria de infraestrutura aeroportuária ainda este ano. Também está prevista a construção de um aeroporto em Santo Antônio de Jesus. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (16) pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro-chefe da secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Moreira Franco, durante reunião realizada na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Antiga lavanderia é demolida para dar lugar a uma moderna UBS em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A gerência de Infraestrutura da prefeitura de Floresta Azul começou na manhã de quarta-feira, 16, a demolição da antiga Lavanderia Central, na rua São Luiz, bairro Valencinha. O prédio, que há alguns anos encontra-se fechado e em ruínas, vai dar lugar a uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS) no valor de R$ 403.933,64, que terá uma área construída de 726 metros quadrados.

16 de julho de 2014

Prefeitura e Sindicato dos Agentes de Saúde discutem melhorias para a categoria



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta azul, Dra. Sandra Cardoso, se reuniu em seu gabinete na manhã de terça-feira (15), com representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde para ouvir as sugestões que a categoria apresentou para melhorar as condições de trabalho do atendimento à população.
Participaram da reunião Ivanildo Paixão, diretor Regional do Sindicato dos Agentes Comunitário de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia (SINDIACS/ACE); a secretária municipal de Saúde, Domilene Borges; Paulo Bispo, representante do Sindicato dos Agentes de Saúde local; a agente comunitária Iraneide Cordeiro e a consultora técnica Adriana Assis.

15 de julho de 2014

Devido ao período de defeso, pescadores de robalo têm até o fim do mês para requerer seguro-desemprego



Setre

Os pescadores artesanais de 27 municípios baianos, que vivem da pesca do robalo, têm até o próximo dia 31 de julho – data que termina o período do defeso da espécie na Bahia – para requerer o benefício do seguro-desemprego. Até o momento, 4.189 pescadores fizeram a habilitação. No ano passado, 8.457 pescadores receberam o benefício.

Os municípios onde acontece o defeso do Robalo, na Bahia, são: Alcobaça, Aratuípe, Belmonte, Cairu, Camamu, Canavieiras, Caravelas, Igrapiúna, Ilhéus, Itacaré, Itamaraju, Ituberá, Jaguaripe, Maragojipe, Maraú, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Viscosa, Porto Seguro, Prado, Salvador, Santa Cruz Cabrália, Taperoá, Teixeira de Freitas, Ubaitaba, Valença e Vera Cruz.

Municípios baianos se tornam livres da Zona de Proteção contra a Febre Aftosa



Seagri

Com a recente publicação da Instrução Normativa Nº 16 de 2014, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), automaticamente, se desfaz a Zona de Proteção contra a Febre Aftosa do estado da Bahia. A referida Zona, que, por sua vez, substituiu a Zona Tampão extinta em 2010, engloba cerca de 10 mil criadores dos municípios de Casa Nova, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Buritirama, Mansidão, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto, que passam a integrar a comercialização e o trânsito de animais em todo o estado, com um rebanho de aproximadamente 230 mil cabeças.

Prefeita mantém rotina de visitas às obras em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso, mantém a rotina de escolher e visitar, sem aviso prévio, obras em andamento no município. Na última semana a prefeita visitou a construção das casas populares; o aterro sanitário e o manilhamento e esgotamento sanitário que liga as ruas 1, 2, 3 e 4 e contorna toda a extensão do estádio municipal, no bairro Raimundo Sálvio.
Dando continuidade às visitas, Dra. Sandra esteve acompanhada do vereador Gutemberg Cardoso Marciel (Guga), do gerente de Infraestrutura, Antonio Carlos (Carlinhos) e do empresário Eric Cardoso, onde visitaram as instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Bizarria Mamede (ao lado da Secretaria de Educação). O prédio se encontra em fase final de reforma e deverá ser reinaugurado nos próximos 60 dias.

14 de julho de 2014

Projeto "Momento Saúde" oferece serviços gratuitos a motoristas na BR-116




Os motoristas que passarem pelo Posto Fiscal Benito Gama, localizado na BR-116, Km 843, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, na tarde de quarta-feira (16), vão receber orientações quanto aos cuidados com a saúde, além de alguns serviços médicos gratuitos, oferecidos em mais uma edição do projeto 'Momento Saúde'.

Das 13 às 17h serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, verificação de glicemia, aplicação de vacinas, orientações sobre segurança no trânsito, direção defensiva, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), endemias e dependência química, além de massagem, limpeza de pele e corte de cabelo.

Prazo para consulta pública do Projeto Banda Larga da Bahia termina nesta terça



O projeto Banda Larga da Bahia, que visa permitir o acesso à internet, transformar, desenvolver e enviar dados em alta velocidade, está em fase de consulta pública até terça-feira (15), para debater questões relativas ao processo de aquisição, colhendo opiniões e sugestões que contribuam para o aprimoramento do processo licitatório.
Os comentários e sugestões deverão ser encaminhados com identificação do respectivo autor (nome, empresa, endereço, e-mail, telefone/fax), através do endereço eletrônico: banda.larga@secti.ba.gov.br.
O Banda Larga da Bahia, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vai interligar os municípios do estado com links de alta capacidade, viabilizando a oferta de conexão em banda larga aos cidadãos baianos.

Seagri adota medidas para evitar doença do guaraná na lavoura baiana



Maior produtor mundial de guaraná, a Bahia adota medidas para evitar que o superbrotamento do guaranazeiro, doença já presente na Amazônia, se propague na Bahia. Com esse objetivo, entre os dias 10 e 15 de agosto, três pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental - fitopatologista, geneticista e especialista em manejo da cultura – virão ao estado capacitar técnicos da área.
Participarão do treinamento técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura (Seagri), e também da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e de cooperativas da região sul.

Funceb lança 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014




Cultura
Até 27 de agosto, estarão abertas as inscrições da 2ª Chamada do Calendário das Artes 2014, mecanismo de incentivo a projetos artísticos e culturais de pequeno porte na Bahia, que objetiva estimular o desenvolvimento das artes no estado.
Promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), o edital concede prêmios de até R$ 13 mil e abrange as áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro e Artes Integradas, com um aporte total de R$ 637 mil para apoiar no mínimo 49 projetos. Nesta 2ª Chamada do ano, o Calendário das Artes se volta a propostas que sejam iniciadas de 1º de dezembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. As instruções para participação e os documentos do edital estão disponíveis no site da Funceb: www.fundacaocultural.ba.gov.br/calendariodasartes.

Floresta Azul participou da 5ª CIR em Itabuna




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde


Ocorreu no último dia 08 de julho, no auditório da 7ª DIRES, em Itabuna, a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR), composta por todos os secretários municipais de Saúde da região.
A reunião teve como principais pontos de pauta a apresentação do relatório do monitoramento do Rede Cegonha, na cidade de Itabuna, e a denúncia feita pela Secretaria de Saúde do município de Ibicaraí referente à falta de atendimento de uma parturiente no  dia 09/06/14 no Hospital Manoel Novaes, tendo como consequência o óbito da criança.

Seleção de Uruçuca goleia o E.C. Vitória da Conquista em amistoso e mantém invencibilidade



Em jogo de seis gols, a Seleção de Uruçuca venceu o amistoso contra a equipe do E.C. Vitória da Conquista na tarde deste domingo (13), no estádio municipal Ferreirão, em Uruçuca, no sul da Bahia. O placar de 4 a 2 foi amargo para o torcedor do Bode, mas com sabor especial para os uruçuquenses, que chegam a 15 jogos sem perder em casa – com 12 vitórias e três empates. A invencibilidade da seleção foi mantida com mais um jogo duro e contra um adversário que se prepara para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro, enquanto Uruçuca almeja conquistar o Intermunicipal deste ano. Os gols de Uruçuca foram marcados por Romário duas vezes, Elvis e Marconi e para o Vitória da Conquista marcaram Felipe e Vander Capixaba.