11 de outubro de 2014

Escolas da rede municipal comemoram o Dia da Criança em Floresta Azul

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação







As escolas da rede municipal de Floresta Azul reservaram a sexta-feira, (10), para realizar as comemorações alusivas ao Dia da Criança. Todas as escolas municipais realizaram atividades com brincadeiras, jogos e distribuição de brindes e lanches para os alunos. 

10 de outubro de 2014

Detran vai realizar Junta Médica Especial em Itabuna




O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realizará, nos dias 8 e 9 de novembro próximo, a Junta Médica Especial no Polo de Itabuna, município situado na região sul do estado. O atendimento organizado pelos médicos da Coordenação de Saúde (CAS) é destinado a morador de Itabuna, Eunápolis, Ilhéus, Itamaraju, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Medeiros Neto.

Nasf de Floresta Azul estimula a prática de atividades físicas para a população






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Nasf

A Prefeitura Municipal de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem investido constantemente em projetos de incentivo à prevenção de enfermidades, com a prática de exercícios físicos direcionados para a população e funcionários municipais.  As atividades denominadas “Comunidade em Movimento” são orientadas pelo professor de Educação Física do Nasf, Cyro Carvalho, e acontecem de 2ª a 5ª, na Quadra Municipal de Floresta Azul, das seis às sete da manhã com atividades abertas a todos que queiram participar.

9 de outubro de 2014

BENDENGÓ É NOSSO




O tema na roda de discussão do TVE Debate desse sábado, 11.10, às 22h, na TVE Bahia, é a volta do meteorito do Bendegó para a Bahia. No estúdio, a apresentadora Aline Castelo Branco recebe o Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e arquiteto, Zezéu Ribeiro, o professor da UNEB, Luiz Paulo Neiva e o antropólogo e pesquisador Washington Queiroz que discutem a luta do o projeto “A Volta do Bendegó” que pleiteia que o meteorito retorne para a Bahia por acreditar de que é direito e faz parte da nossa história.

Prêmio reconhece experiências de municípios e entidades para redução do analfabetismo



  
As inscrições para o Prêmio Cosme de Farias podem ser feitas até o dia 10 de novembro. Criada pela Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa tem o objetivo de reconhecer experiências e ações dos municípios e entidades parceiras do Governo da Bahia, que se destacaram na redução do índice de analfabetismo na Bahia nas 5ª e 6ª etapas do programa Todos pela Alfabetização (Topa).
 Para concorrer ao prêmio, os interessados precisam acessar o Portal da Educação, no link www.educacao.ba.gov.br/premiocosmedefarias, baixar as fichas de inscrição, anexar vídeos e fotos sobre a experiência concorrente e enviar para o e-mail premio.cosmedefarias@educacao.ba.gov.br. A Diretoria Regional de Educação (Direc) também deverá ser notificada sobre a participação da experiência na premiação.

Três novos convênios para Programa Jovens Baianos são formalizados pela Sedes






A Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural (Abec), a Associação Pracatum e a ONG Cipó Comunicação Interativa assinaram, esta semana, convênios com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) para execução de projetos voltados à qualificação profissional nas áreas de artes cênicas, música, produção cultural e culturas digitais.
Realizada por meio do Programa Jovens Baianos (PJB), a iniciativa atenderá a 500 jovens, na faixa etária de 15 a 29 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social em salvador e no município de Porto Seguro, no extremo sul do estado.

Bahia Criativa promove oficina para artistas que pretendem ingressar no mercado internacional




A oficina gratuita, realizada pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) no próximo dia 15, no Forte do Barbalho, em Salvador, será ministrada por profissionais experientes no setor. São oferecidas 30 vagas e as inscrições devem ser feitas previamente.
 O Escritório Bahia Criativa promove no próximo dia 15, das 8h30 às 17h30, no Forte Barbalho, em Salvador, a oficina ‘Música da Bahia para o Mundo - caminhos para atuação no mercado internacional - case Bahia Music Export’, voltada para artistas, agentes e produtores culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da música e pretendem conquistar o mercado internacional.

CRAS de Floresta Azul deu curso para gestantes












Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cras

O encerramento do curso de gestantes Projeto Gestante Saudável aconteceu sexta-feira 3 de outubro, às 14:00 horas no CRAS de Floresta Azul na oportunidade, houve uma exposição de fotografias das gestantes que participaram do projeto assinadas pela fotografa Damari Silveira. Foram entregues as fotografias as gestantes, oferecidos brindes e um delicioso coquetel aos participantes através da secretaria de Saúde. O programa teve início no mês de agosto na Câmara de Vereadores de Floresta Azul e nas unidades de saúde do município e foi voltado para mulheres de qualquer estado civil ou faixa etária que estivesse gestante. O curso foi gratuito e promovido pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e as Unidades de Saúde da Família (USF), Heleno Brás, Marcelina Bispo, Eduardo Mamede e ACS.

8 de outubro de 2014

ACS participam de curso em Floresta azul






Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Os 26 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e a técnica de enfermagem Raimunda Araújo, do município de Floresta Azul, participaram de um curso de capacitação para tratar os dependentes químicos no município. O curso de 40 horas foi oferecido pelo programa “Caminhos do Cuidado”, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
A finalidade é que os profissionais trabalhem e aperfeiçoem a abordagem de dependentes do álcool, crack e outras drogas. O programa do governo federal vem sendo realizado em todo o Brasil. Em Floresta Azul, participaram da capacitação 27 profissionais de saúde, entre ACSs e técnicos de enfermagem, que receberão certificado.

Produto desenvolvido por empresa da região promete acesso gratuito à internet no aeroporto Jorge Amado



Uma parceria entre a IPSOFT Sistemas e a Líder Locadora promove o uso gratuito da internet no aeroporto de Ilhéus e redondezas
Em linhas gerais, o termo hotspot wifi significa ponto de conexão com a internet sem fio com qualquer computador e aparelho portátil, sendo utilizado em estabelecimentos comerciais, como cafés, restaurantes, hotéis e aeroportos.Nesta terça-feira (07/10), o aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, será o primeiro da região a ser coberto com essa nova ferramenta de acesso à internet sem fio e de forma gratuita a todos os usuários.

Encontro na Uesc discute expansão da extensão universitária






A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) realiza desta quarta a sexta-feira (8 a 10) o XLIII Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Regional Nordeste. O evento será aberto na noite de quarta, às 19h, no auditório do Centro de Arte e Cultura da instituição, com a palestra do professor Márcio Campos sobre o tema central, ‘A expansão da extensão universitária: desafios e possibilidades’.

7 de outubro de 2014

Coquinhos comemora Dia das Crianças



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A doutora Thaiane Reis e equipe da UBS Pompilho Borges promoveram na manhã da sexta-feira, 3, na praça central do distrito de Santa Teresinha (Coquinhos), uma homenagem antecipada ao Dia das Crianças. A ação conta com o apoio da prefeitura de Floresta Azul, que coloca a secretaria municipal de Saúde e o NASF a disposição do evento. Um parquinho infantil foi montado com diversos brinquedos para a garotada. Na oportunidade foram distribuidas senhas para o sorteio de brinquedos, além de muito cachorro-quente, algodão doce, pipoca e refrigerante. 

Cultura Negra é o tema da Pauta Gratuita de novembro



                        
Novembro é mês de consciência, de luta, de cultura e de inigualável beleza. Para homenagear a cultura que encanta o mundo, tão presente e característica na Bahia, o programa de gratuidade de pauta da Diretoria de Espaços Culturais (DEC/Secult-BA) disponibiliza pautas gratuitas para atividades vinculadas à cultura negra nos espaços da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) da capital e do interior.

6 de outubro de 2014

Reforma do PSF Eduardo Bizarria entra na fase final em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A reforma do PSF Eduardo Bizarria, no centro de Floresta Azul, entrou na fase final. De acordo com a empresa responsável o prédio ficará pronto em no máximo 50 dias. A reforma está sendo feita com recursos do Governo Federal, via PAC 2 e tem valor de R$ 201.362,03. A obra teve início em dezembro de 2011 com a liberação da primeira parcela da obra, no valor de R$ 40.272,41(referente a 20% do valor), para em seguida parar por quase três anos, pois um dos agentes participantes (Fundo Nacional de Saúde) reteve a segunda e maior parcela para conclusão da obra. 

Confira a composição da Assembléia Legislativa da Bahia



Fonte: G1 BA

Quarenta e um deputados estaduais que cumprem mandato foram reeleitos: Marcelo Nilo (PDT), Rogério Andrade (PSD), Zé Neto (PT), Zé Raimundo (PT), Rosemberg Pinto (PT), Coronel Angelo (PSD), Roberto Carlos (PDT), Ivana Bastos (PSD), Alan Sanches (PSD), Aderbal Caldas (PP), Fátima Nunes (PT), Reinaldo Braga (PR), Euclides Fernandes (PDT), Neusa Cadore (PT), Paulo Rangel (PT), Luiz Augusto (PP), Maria Del Carmen (PT), Carlos Ubaldino (PSD), Paulo Câmera (PDT), Joseildo Ramos (PT), Luiza Maia (PT), Ângela Souza (PSD), Marcelino Galo (PT), Pastor Sargento Isidorio (PSC), Bruno Reis (PMDB), Sidelvan Nóbrega (PRB), Sandro Régis (DEM), Pastor José de Arimateia (PRB), Pedro Tavares (PMDB), Tom Araújo (DEM), Targino Machado (DEM), Leur Lomanto Jr. (PMDB), Adolfo Viana (PSDB), Luciano Simões (PMDB), Augusto Castro (PSDB), Carlos Geilson (PTN), Vando (PSC), Marquinhos Viana (PV), Jurandy Oliveira (PRP), Fabrício (PC do B) e Nelson Leal (PSL).