28 de julho de 2012

Mais de três mil podem ter candidatura impugnada na Bahia

Mais de três mil ações de impugnação de candidaturas foram registradas até esta sexta-feira (27) para as eleições 2012, segundo levantamento parcial da Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia. São somadas 3.584 ações em todo estado. Os candidatos que são alvos da ação podem ter as candidaturas canceladas com base na Lei da Ficha Limpa e na Lei Complementar 64/90, informa o órgão.
Até o momento, os processos contra os candidatos a prefeitos e vereadores, protocolados pelos promotores eleitorais, estão na primeira instância. A PRE-BA passa a atuar nos casos se as ações subirem para o Tribunal Regional Eleitoral (2ª instância).
A impugnação pode ser determinada judicialmente em casos de analfabetismo, contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU), desincompatibilização, desrespeito à cota de gêneros, filiação partidária, quitação eleitoral, domicílio eleitoral e ficha limpa.

Avião bate em pousada em Minas e deixa oito mortos

Um avião bimotor se chocou contra uma pousada e caiu na manhã deste sábado (28) em Juiz de Fora, na Zona da Mata de Minas Gerais. A Infraero informou que a aeronave decolou do Aeroporto da Pampulha às 7h07 com oito pessoas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, às 11h30, oito corpos já haviam sido localizados.
Na aeronave estavam o presidente da Vilma Alimentos, Domingos Costa, e o vice-presidente de Marketing e Vendas, Cesar Tavares, segundo informações da empresa. Também estavam a bordo o filho do presidente da empresa, de 13 anos, outros três gerentes regionais da companhia de alimentos, além do piloto e do copiloto.

De acordo com a assessoria da Vila Alimentos, os executivos estavam indo para um evento da empresa na cidade. De acordo com a Infraero, a aeronave pertencia à companhia.
O avião bateu no quiosque de uma pousada e acabou caindo em uma área de difícil acesso, próxima ao aeroporto da cidade. Segundo a Polícia Militar, a aeronave explodiu ao tocar o solo. Os bombeiros informaram que no horário do acidente havia neblina na região. Pela manhã, o aeroporto da cidade operava por instrumentos.
Havia quase 60 pessoas na pousada, mas ninguém ficou ferido.
Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) deve chegar a Juiz de Fora ainda neste sábado para dar início às investigações sobre as causas da queda do bimotor.

27 de julho de 2012

Internet grátis na cidade de Salvador


A população de Salvador já conta com o serviço gratuito de acesso à internet, em espaços públicos da cidade. Implantados desde 2010, através da Companhia de Governança Eletrônica do Salvador (Cogel), os pontos de acesso (hotspots) oferecem a transmissão de dados, a partir de ondas de rádio, com uma frequência de 2,4 MHz, e atingem um raio de 1,5 km, alcançando residências, escolas, postos de saúde e estabelecimentos comerciais próximos ao local onde o aparelho está instalado. O objetivo é cobrir toda a cidade até a Copa de 2014com a rede wireless, que atualmente funciona em 16 locais de Salvador.

Exame negativo de Mormo é obrigatório para eventos pecuários

A apresentação do exame negativo de mormo, doença infectocontagiosa, será obrigatória para a participação de cavalos em eventos equestres na Bahia. A informação foi divulgada terça-feira (24) pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, através da Portaria nº 176, e publicada no Diário Oficial do Estado. A medida também é válida para o trânsito interestadual dos animais, visando à garantia da sanidade do rebanho eqüídeo baiano.
O mormo é uma zoonose, ou seja, doença dos animais transmissível ao homem. Trata-se de uma enfermidade incurável de notificação obrigatória, provocada pela bactéria Burkholderia mallei, que causa problemas respiratórios e cutâneos nos equídeos. No ser humano, a doença pode provocar pneumonia grave e até a morte do indivíduo.
Diante deste cenário e da confirmação do primeiro foco de mormo no estado, notificado no município de Palmas de Monte Alto, a Adab tornou obrigatório o exame para esta doença.
            Atualmente, a enfermidade está diagnosticada nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Ceará, Amazonas, Pará e Roraima. Este ano a doença já foi confirmada em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

CMN autoriza troca de real por dólar em caixas eletrônicos

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) medida que autoriza a troca de moeda estrangeira em caixas eletrônicos (terminais de autoatendimento) – que funcionariam em operações de câmbio. O limite por operação é de US$ 3 mil, e a responsabilidade legal pelas transações continuam com as instituições financeiras autorizadas a operar no mercado cambial.
De acordo com o secretário-executivo do BC, as máquinas não funcionarão para sacar recursos em moeda estrangeira. Será necessário, segundo ele, inserir reais, por exemplo, para sacar dólares no terminal de autoatendimento. As pessoas interessadas nestas operações, porém, continuarão tendo de ser identificadas, o que acontecerá por meio da inserção de um cartão internacional, acrescentou ele. A expectativa do Banco Central é que as máquinas sejam situadas em locais com segurança e que concentrem turistas, como aeroportos e supermercados.
De acordo com o Banco Central, o objetivo da medida é simplificar as operações de câmbio por conta dos eventos esportivos previstos para os próximos anos, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Com a medida, as operações de câmbio poderão ter mais "capilaridade" (estarão disponíveis em mais localidades), além de diminuir o custo das operações.
Outra medida aprovada pelo CMN elimina as restrições existentes quando ao tipo de empresa que poderá ser contratada como correspondente cambial. Pela regra anterior, somente empresas cadastradas no Ministério do Turismo, como hotéis, agências de viagem e de locação de veículos, por exemplo, poderiam atuar com operações cambiais. Com a alteração, todas as empresas interessadas em operar como correspondentes das instituições financeiras poderão oferecer operações de câmbio.

G1-Brasilia

26 de julho de 2012

Os rumos do cacau na Bahia é tema do TVE Debate deste domingo

O TVE Debate do próximo domingo (29) discute ‘Os Rumos do Cacau na Bahia’, às 21h30, na TVE Bahia, destacando a região sul, em especial o município de Ilhéus, pela passagem do centenário de Jorge Amado.
Participam do programa, sob comando do jornalista Vanderson Nascimento, o coordenador do Salão do Chocolate da Bahia, Diego Badaró, o secretário Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado (Seagri), Eduardo Salles, e o representante da Associação dos Produtores do Cacau na Bahia (APC-BA), Guilherme Galvão.
Os convidados falam da qualidade do cacau da Bahia, os sistemas e os tipos do fruto produzidos no estado, os benefícios da cultura cacaueira para preservação do solo e da água. A economia dos pequenos produtores também está em pauta e foram apontadas as possíveis soluções para dívidas com crédito rural, utilizado para investimentos nas lavouras.
O chocolate, produto final de muitas safras, também é destaque, sobretudo porque o estado recebeu, este mês, o Salon du Chocolat, evento internacional realizado no início do mês na Bahia, inédito no Brasil, que já esteve na França, na Espanha, no Egito e em vários outros países.
O programa TVE Debate, produzido por Kleber Rego, tem o domingo como seu dia de exibição, desde o dia 22 deste mês, sempre às 21h30, após o Cartão Verde Bahia. Toda a programação da TVE Bahia também pode ser conferida pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.

Duas boxeadoras baianas lutam por medalhas em Londres com apoio do Bolsa Esporte

Duas boxeadoras baianas, Adriana Araújo e Érica Matos, vão lutar por medalhas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com apoio do programa Bolsa Esporte do Governo do Estado da Bahia. Na competição, que está começando, as duas pugilistas disputam nas categorias peso mosca, Adriana Araújo (60kg), e leve, Érica Matos (51kg). As disputas do boxe feminino nos Jogos Olímpicos de Londres serão realizadas a partir deste sábado (28) até o próximo dia 12 de agosto. A modalidade será disputada por 36 mulheres.
Adriana Araújo tem 29 anos e se classificou para participar da competição ao avançar às quartas de final do Mundial de Boxe, em Qinhuangdao, na China. Ela superou a norte-coreana Young Sim Ryo por 17 a 14. Já Érica Matos, também de 29 anos, está na equipe por meio de um convite enviado pela AIBA (Associação Internacional de Boxe Amador) à CBBoxe (Confederação Brasileira de Boxe).

Fundac firma parcerias para orientar jovens que vivem em conflito com a lei na Bahia

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) tem firmado importantes parcerias para qualificação e inserção profissional dos adolescentes atendidos em suas unidades. A ação, realizada através da Coordenação de Educação Profissional da Fundac, garante a inclusão dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em cursos profissionalizantes e vagas para jovem aprendiz em empresas privadas e órgãos públicos.
A mais recente parceria foi com o Jovens Baianos, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), que garantiu a capacitação de 30 jovens, maiores de 18 anos, na área da construção civil. O curso terá duração de seis meses, com carga de 480 horas. A formação também vai garantir uma bolsa mensal de R$ 130. O início das aulas da primeira turma está previsto para setembro.
Em junho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e a OAS Empreendimentos S.A., a Fundac assegurou cinco turmas, cada uma com 20 adolescentes, para cursos na área da construção civil, que serão ministrados pelo Senai. Os adolescentes aprovados na seleção contarão com uma bolsa mensal no valor de um salário mínimo. A capacitação também será oferecida para outros jovens da família dos adolescentes internados.
De acordo com a diretora-geral da Fundac, Ariselma Pereira, qualificar e inserir no mercado de trabalho os adolescentes em conflito com a lei é um dos principais objetivos do Estado, “garantindo, assim, uma reinserção social digna e igualitária. E para o sucesso dessas ações é fundamental a consolidação de parcerias”.

Outra parceria importante foi com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), por meio do programa Onda Digital. A iniciativa resultou na inserção de 200 educando da Case Salvador nos cursos de manutenção de micro, informática básica: internet e comunicação e  informática básica: internet e aplicativos.
As aulas acontecem no centro de informática da unidade. O programa é coordenado pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFBA e tem o objetivo de promover a inclusão sociodigital.

das/om     25.07.12

UESC promove exposição "Itabuna através da Praça Olinto Leone


"Itabuna através da Praça Olinto Leone" é o tema da exposição que será aberta ao publico nesta sexta-feira(27), às 10h, no Museu Amélia Amado. A exposição é promovida pelo Projeto Implantação e Implementação de Arquivos e Museus e o Centro de Documentação (Cedoc) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com o objetivo de apoiar as atividades festividades referentes aos 102 anos de emancipação da cidade.
De acordo com a professora Janete Ruiz Macedo, "trata-se de 30 ploters que retratam através de imagens e textos (notícias de jornais) o cotidiano da Praça Olinto Leone e seus arredores, desde época da Vila de Tabocas até o Centenário da cidade. A exposição ficará aberta ao público até do dia 27 de setembro deste ano de 2012.

Eas/af
26.07.12

Terreiro de Jesus recebe iluminação cênica para cinco monumentos tombados

Cinco monumentos conhecidos como os mais importantes do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador, serão os destaques do projeto de iluminação cênica que o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), da Secretaria de Cultura (Secult), começa a desenvolver neste segundo semestre.
O projeto beneficiará a Catedral Basílica, com 179 luminárias, a Faculdade de Medicina – a primeira do Brasil – com 87, a Igreja de São Domingos, com 69, a Igreja de São Pedro dos Clérigos, com 65, e a Igreja do São Francisco – famosa por ter cobertura interna com lâminas de ouro –, que ganhará 199 luminárias.
A ideia é ressaltar as linhas e estilos arquitetônicos das construções seculares, incorporando sombras e texturas como elementos de composição e contraste, para um impacto cênico ainda maior para quem visita o Pelourinho à noite.
O investimento está avaliado em cerca de R$ 2,5 milhões, do Tesouro Estadual. A empresa executora, vencedora de licitação pública, é a Neoluz Projetos e Engenharia Ltda.

25 de julho de 2012

EBDA discute questões sociais e ambientais em comunidades agrícolas

Uma equipe técnica da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) ministrará um ciclo de palestras em duas associações agrícolas, sediadas no município de Canavieiras, no Sul da Bahia. Na próxima segunda-feira (30) o evento acontece na Associação Hermelândia; e na terça-feira (31), na Hera Nova, onde serão debatidos os temas: “A importância do uso correto da água”; “Dependência Química”; e “Consciência Política”.
Os assuntos serão apresentados pelo engenheiro agrônomo Renato Cardoso Neto, pelo médico-veterinário e chefe do Escritório da EBDA de Canavieiras, Rosalvo Sertório, e pela assistente social da Gerência Regional da EBDA de Itabuna, Rosângela Cabral.
De acordo com Sertório, os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) desenvolvidos nessas comunidades abrange também as questões sociais das famílias assistidas. “Conseguiu-se aliar a técnica e o social. Acredita-se que para uma comunidade avançar é preciso discutir as problemáticas sociais”, disse.




EBDA/Assimp, 24/07/2012



Portal Terra indica ilhas baianas entre as melhores do Brasil

No guia que o Portal Terra publicou no final de semana, com 15 ilhas paradisíacas que fazem parte do patrimônio natural do Brasil, a Bahia aparece com quatro dos principais destinos - Abrolhos, Itaparica, Boipeba e Comandatuba. O Estado lidera a lista, que foi divulgada na seção ‘Vida e Estilo’.
Atrás da Bahia ficam Pernambuco, com duas indicações, e ainda Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Pará, Santa Catarina, Roraima, Paraná e Rio Grande do Norte, com um destino cada.
Entre os destinos da Bahia indicados pelo portal, o Arquipélago de Abrolhos, localizado no município de Caravelas, é um verdadeiro paraíso de águas rasas e cristalinas, com condições perfeitas para a prática de mergulho, tanto do tipo contemplativo quanto o de exploração de navios naufragados.
Já Itaparica é a mais famosa ilha da Baía de Todos-os-Santos. Cercada por uma barreira de recifes, uma vasta vegetação tropical e um rico patrimônio cultural e natural, a paisagem encanta pela beleza e riqueza histórica.
           Localizada ao sul de Tinharé, município de Cairu, a Ilha de Boipeba é caracterizada por uma rara beleza natural e grande diversidade de ecossistemas, que se abre em floresta densa de Mata Atlântica, restinga e dunas. Também conta com uma das maiores reservas de mangue do Brasil e praias paradisíacas, com extensos coqueirais e recifes de grande valor ecológico.
Doze quilômetros de belas praias virgens e vegetação litorânea exuberante compõem a paisagem da Ilha de Comandatuba, situada no município de Una, a apenas 60 quilômetros ao sul de Ilhéus, e que desponta como um dos pontos turísticos mais disputados do país.


Ex-prefeita de Ibicaraí é condenada por "má fé"

A candidata a prefeita de Ibicaraí, Monalisa Tavares, foi condenada a pagar multa por “litigância de má fé”, segundo o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.
Ele deferiu um Agravo de Instrumento da Câmara de Vereadores contra a candidata, que já teve suas contas rejeitadas e a liminar cassada, quando foi prefeita do município.
Monalisa havia ingressado com uma nova ação na 7ª Vara da Fazenda Pública de Salvador, depois de ter sua liminar negada na comarca de Ibicaraí.
A candidata conseguiu êxito na vara da fazenda, mas a ação foi contra o Estado da Bahia o que, segundo o desembargador, é uma ação de má-fé que não pode ser tolerada pelo Poder Judiciário.
Fonte: A Região

Bahia será destaque em programação da Embratur nas Olimpíadas de Londres

A Bahia vai ser destaque na exposição Brazil at Heart, que será lançada nesta quarta-feira (25) pela presidente Dilma Rousseff em Londres. A programação é voltada para divulgar as potencialidades turísticas e culturais do país, que sediará os próximos Jogos Olímpicos, em 2016, e as copas do Mundo, em 2014, e das Confederações, já no próximo ano. O evento será na Embaixada Brasileira, na capital do Reino Unido, e o espaço ficará aberto ao público do próximo sábado (28) até 2 de setembro.
Convidado pelo Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo, o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, participa da solenidade, onde será apresentado um vídeo dos atrativos brasileiros, no qual a Boa Terra aparecerá através de imagens do Pelourinho, em Salvador, da capoeira e das fitinhas do Senhor do Bonfim.
De acordo com a Embratur, o material produzido deve chegar ao alcance de 1,2 bilhão de pessoas em 100 países. Em 2011, o Brasil recebeu mais de cinco milhões de estrangeiros e, se a projeção se concretizar, serão dez milhões de visitantes de outros países em 2017.
         

24 de julho de 2012

Não morreremos de tédio!

A campanha eleitoral em Ibicaraí começou com a empolgação própria de uma antevéspera ao dia do sufrágio. Ou seja: uma campanha de bons candidatos e empolgados correligionários, cujo desenrolar promete muitas emoções, risos e lágrimas.
O Lenildo, a quem se atribui uma “forte” ausência de carisma, segue empolgando expressiva “galera”, que o vê como um político centrado em seus objetivos de administrador público. Já a candidata Monalisa, que também já teve oportunidade de mostrar o seu trabalho, é, sim, dona de uma simpatia pessoal incontestável. Se em uma campanha prevalece a racionalidade, na outra, além disso, uma espécie de “deixa o coração mandar”.
O Lenildo evolui em um cenário aparentemente sem obstáculos senão os próprios de uma campanha eleitoral e a dura disputa dos votos, nem sempre racionais, o que, covenhamos, é o que dá o sabor especial à disputa. Do outro lado, a candidata Monalisa se vê obrigada a guerrear em duas frentes: a campanha eleitoral – que empolga –, e o processo judicial – que desalenta. Contudo, ela segue intrépida, pois esse é um obstáculo que não a atemoriza, vez que já bastante calejada e bem sucedida em processos judiciais anteriores, o que, de certo modo, embute forte confiança em seus seguidores.
Acontece que o juiz da Comarca de Ibicaraí terá que decidir sobre o registro das candidaturas, julgando as impugnações ali interpostas. No caso específico, um juiz da Comarca de Salvador antecipou tutela e suspendeu os efeitos de dois decretos legislativos da Câmara Municipal de Ibicaraí, o que, ao menos por enquanto, favoreceu a caminhada de Monalisa. 
Assim, o juiz da Comarca local, como de seu mister, não irá avaliar a qualidade dos candidatos, mas quem estará apto à disputa. Mais que isso: a grande questão agora deixa de ser se A ou B será candidato ou não, e sim se ainda vigora a competência de jurisdição no direito brasileiro. O desfecho não será fácil, e os próximos dias, como se vê, não nos matarão pelo tédio.
Texto: Lauro Assunção

23 de julho de 2012

EBDA participa de curso para produção integrada de a nonáceas em Ilhéus

engenheiro agrônomo e coordenador regional de fruticultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) Sândalo Marcos Barreto, da Gerência Regional de Itabuna, é um dos palestrantes do Curso para Formação de Técnicos em Produção Integrada das Anonáceas, que começou hoje (23) e segue até sexta-feira (27), no município de Ilhéus. O treinamento está sendo oferecido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no Centro de Treinamento da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).
Na palestra “Implantação de Pomares de Fruteiras”, Barreto falará sobre Manejo e Conservação de Solos dos Pomares; Condições da Planta; e Fatores que Influenciam na Produção das Anonáceas, gênero de frutas do qual fazem parte a graviola e a pinha.
Cerca de 20 técnicos da EBDA participam do curso, que tem como objetivo formar profissionais da área agrícola quanto aos requisitos determinados nas Normas Técnicas Específicas (NTE). “A EBDA é a responsável pela assistência técnica, execução e acompanhamento do processo produtivo de anonáceas com enfoque na produção integrada, por isso mais da metade das vagas disponibilizadas foram ocupadas por técnicos da EBDA”, ressaltou Barreto.
O evento é voltado para engenheiros agrônomos e de alimentos, biólogos, técnicos agrícolas e estudantes do último ano desses cursos e tem apoio da Embrapa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Agricultura.
Durante o curso, também serão analisados aspectos relacionados ao agroecossistema, o equilíbrio do ciclo de nutrientes, resíduos de agrotóxicos, alimento seguro, qualidade e competitividade como componentes essenciais.


EBDA/Assimp, 23/07/2012

Semana Estadual das Hepatites Virais terá inicio nesta terça-feira (24)


Os torcedores que forem ao Estádio de Pituaçu no próximo domingo (29) para assistir ao jogo Bahia X Corinthians terão a oportunidade de receber informações sobre prevenção e tratamento das hepatites virais. No local, profissionais de saúde estarão disponibilizando material educativo e aconselhamento sobre as formas de prevenção das hepatites, que hoje se constituem em grave problema de saúde e frequentemente estão associadas a complicações como a cirrose hepática e o câncer hepático.
 A ação é uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por intermédio do Programa Estadual das Hepatites Virais, em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e membros do Comitê Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais, e integra a programação da ‘Semana Estadual das Hepatites Virais’, que tem como objetivo divulgar e estimular a detecção das hepatites virais B e C na população.

Início da programação - As atividades serão iniciadas nesta terça-feira (24), com o II Seminário de Hepatites Virais, Coinfecções e Transmissão Vertical, voltado para enfermeiros, médicos e assistentes sociais dos Centros de Testagem e Aconselhamento e Serviços de Assistência Especializada (CTAs e SAEs).  No interior, os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Centros de Referência de Hepatites Virais de diversos municípios também vão realizar ações.

Estatísticas - Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 350 milhões de portadores crônicos da hepatite B, dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus, há aproximadamente dois milhões de infectados no Brasil e ocorre um milhão de mortes/ano no mundo.
O vírus da hepatite C tem aproximadamente cerca de 200 milhões de portadores no mundo. Na Bahia, apesar das subnotificações foi registrado, no período de 1998 a 2011, um total de 11.100 casos de hepatite A, 5.553 de hepatite B e 3.418 de hepatite C.

Medidas pra evitar transmissão

Usar preservativo nas relações sexuais
Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings
Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure
Não usar lâminas de barbear ou de depilação de outras pessoas
Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas como o crack.

Representante do Banco Mundial conhece projeto da CAR em aldeia indígena de Belmonte

O gerente do Banco Mundial (Bird) e especialista em desenvolvimento rural e agricultura, Edward Bresnyan, visitou neste fim de semana o projeto para criação de ovinos na Aldeia Patiburi, no município de Belmonte, no sul da Bahia. A ação foi executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.
A visita integra a programação de avaliação do Bird aos projetos executados pela CAR, quando são analisadas as prestações de contas dos investimentos já realizados, além das ações na área de meio ambiente e os desembolsos financeiros.
O encontro teve a presença do secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, do diretor-executivo da CAR, José Vivaldo de Mendonça, do coordenador do Produzir, Cláudio Queiroz, e do subcoordenador de avaliação, Fernando Cabral.
O Produzir teve sua continuidade garantida com a assinatura, em dezembro de 2010, de um novo acordo de empréstimo com o Banco Mundial, no valor de US$ 40 milhões, sendo US$ 30 milhões do Bird e US$ 10 milhões do governo da Bahia e da participação das comunidades rurais.

22 de julho de 2012

A maior reserva mundial de petróleo fica na Venezuela

Localizada no leste da Venezuela, a Faixa do Orinoco é a maior reserva de petróleo do mundo e colocou no ano passado o país como a nação com mais oferta deste produto no planeta, inclusive à frente da Arábia Saudita.
A Venezuela era em 1936 o maior exportador mundial de petróleo, embora se acreditasse que suas reservas tivessem apenas mais 20 anos de vida. No entanto, a sorte do país mudou em janeiro daquele mesmo ano, quando foi descoberta a Faixa do Orinoco.
Foi a extinta petrolífera americana Standard Oil que perfurou o poço "Canoa 1", o primeiro descoberto no norte do rio Orinoco (leste) e que passou a fazer parte da chamada Faixa do Orinoco, essencial para que a Venezuela fosse considerada em 2011 pela Opep como o país com as maiores reservas certificadas de petróleo no mundo.
Desde essa primeira descoberta de petróleo extrapesado até os dias de hoje, este depósito de ouro negro passou das mãos de transnacionais que comercializavam seu petróleo a preço de betume ou carvão, até viver uma nacionalização em 2007 e a vender sua riqueza acima dos US$ 100.

A maior reserva mundial
Com uma extensão de 55.314 km2 e uma área de exploração de 11.593 km2, a Faixa do Orinoco fica ao sul dos estados centro-orientais de Guárico, Anzoátegui, Monagas e Bolívar e se caracteriza por abrigar um petróleo pesado e extrapesado de difícil extração e que deve ser misturado para ser exportável.
A reserva se divide em quatro grandes áreas, Boyacá, Junín (o de maiores reservas), Ayacucho e Carabobo, que por sua vez estão divididas em 29 blocos de cerca de 500 km2 cada um.
Graças à certificação do petróleo da Faixa do Orinoco, onde se encontram quase 75% das reservas do país, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reconheceu em seu relatório anual de 2010, divulgado em julho de 2011, que a Venezuela possui as maiores reservas de petróleo do mundo.
O país caribenho tem, segundo o organismo do qual é membro fundador, reservas provadas de petróleo de 296,5 bilhões de barris, 24,8% das reservas do cartel petroleiro.
Desta maneira, a Venezuela superou pela primeira vez as reservas da Arábia Saudita, que tem 264,520 bilhões de barris e representa 22,2% do total de reservas da Opep.
Fonte: Estadão

Curso sobre gestão pública das águas tem inscrição até 20 de agosto

Estão abertas as inscrições para o curso Gestão Pública das Águas, direcionado aos membros dos comitês de bacias hidrográficas da Bahia. A iniciativa é da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
O curso busca atender às demandas de capacitação, aperfeiçoamento e qualificação dos diferentes segmentos que compõem os comitês de bacias, poder público, sociedade civil e usuários. São oferecidas 45 vagas para os membros de oito dos 14 comitês, sendo que, posteriormente, os demais serão contemplados.
Os interessados poderão fazer as inscrições a partir desta segunda-feira (23) até o dia 20 de agosto, pela internet, com o preenchimento da ficha de inscrição - que deverá ser enviada para o endereço eletrônico deama@sema.ba.gov.br - ou ainda ,  diretamente nas Unidades Regionais do Inema e no próprio comitê de bacia ao qual pertence.
O curso será realizado em duas etapas, sendo a primeira, em Salvador, no dia 30 de agosto,  e  nas cidades-sede das unidades regionais do Inema, com local e data ainda a serem definidos.
Os critérios para seleção obedecerão a seguinte ordem de prioridade: ser titular de um dos oito comitês de bacia hidrográfica (Recôncavo Sul, Leste, Recôncavo Norte e Inhambupe, Bacia do Grande, Corrente, Contas, Paraguaçu e Salitre), ser novo membro titular ou antigo membro, que ainda permaneça no comitê, representante da sociedade civil e suplente de um dos oito comitês. A inscrição pode ser feita através do site da Sema.