2 de janeiro de 2014


Contrato do Porto Sul será assinado nesta segunda-feira (6)

O Governo da Bahia e a Secretaria de Portos da Presidência da República assinam, nesta segunda-feira (6), às 9h, o contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, região sul do estado. A cerimônia será na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O governador Jaques Wagner, o ministro da SEP, Antônio Henrique Silveira, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades participam do ato.
O contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o TUP da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.
“O Porto Sul está autorizado. Vamos assinar o contrato, oficializando a instalação de dois novos terminais portuários para a Bahia. A capacidade de escoamento da produção, a competitividade e a redução de custos que teremos, a partir desse porto, colocarão o nosso estado em um novo patamar de desenvolvimento”, disse Rui Costa.

Lançamento de edital – Na ocasião, o governo baiano lançará o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. O texto ficará disponível para consulta pública por 60 dias.
A SPE será responsável pela construção, movimentação e operação do TUP do Estado da Bahia. De acordo com Rui Costa, a participação do Estado na sociedade garantirá que proprietários de cargas menores acessem o Porto Sul.
A SPE terá poder de veto nas transações e será sócio minoritário. “Isso garante que práticas comerciais discriminatórias não ocorram”, explica o secretário da Casa Civil. A sociedade poderá contar com novos integrantes ao longo de sua operação.
Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.

Vas/af

02.01.14

Operação Verão reforça a segurança de baianos e turistas

A partir desta sexta-feira (3), cerca de 20 mil policiais e bombeiros militares participam da Operação Verão 2014, voltada para a segurança de áreas turísticas em toda a Bahia. A operação será lançada às 8h30, no Jardim dos Namorados, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PMBA, coronel Alfredo Castro.
As ações contemplam a intensificação do policiamento nas praias, em pontos turísticos, nas festas populares, museus, igrejas, parques, reservas ecológicas, chegando a um incremento em até 100% em locais com maior fluxo de pessoas. A operação abrange 36 localidades com vocação turística como Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro, Praia do Forte e outras.
No lançamento serão apresentados os uniformes específicos, viaturas, equipamentos e a representação das tropas empregadas na Operação Verão 2014.

Nas/af

02.01.14

Floresta Azul recebe 2014 com 16 minutos de queima de fogos

Texto e foto: Ascom Floresta Azul


Foi em clima de festa que os florestenses se despediram de 2013. A multidão tomou a Praça Lomanto Junior, em Floresta Azul, para aguardar a queima de fogos e as atrações da noite da virada.
Os primeiros minutos de 2014 foram iluminados e coloridos por uma
queima de fogos preparada pela Prefeitura de Floresta Azul para marcar o Réveillon. Durante cerca de 16 minutos, centenas de pessoas comemoraram e brindaram a chegada do novo ano numa grande confraternização na Praça Lomanto Júnior. Distribuídas por todas as partes do local, as famílias acompanharam o show pirotécnico, cheio de efeitos e muitas cores.
Abraçadas, pedindo ou agradecendo, as pessoas se despediram de 2013 e se prepararam para mais um ano. A Prefeita Dr. Sandra Cardoso ao lado do esposo professor Geraldo participou do Réveillon e comentou a Festa, que já integra o calendário oficial de eventos da Cidade. “Aproveito para desejar saúde e paz para todos os florestenses e para os que visitam nossa terra. O Réveillon de Floresta Azul é a festa das famílias que celebram a vida,
a alegria e a esperança de dias melhores”, declarou Dra. Sandra.

A SECULT oferece oficinas para participação nos Editais do Fundo de Cultura

Artistas, gestores e agentes culturais podem inscrever seus projetos até 08 de janeiro de 2014.
Na Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Ibicaraí.


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), através da Secretaria Municipal de Cultura de Ibicaraí,promovem,oficina de orientação à participação nos Editais do Fundo de Cultura 2014 direcionadas a artistas municipais e demais projetos ligados a manifestações culturais. Esta oficina têm o intuito de orientar as inscrições nestes editais e aconteceráem Ibicaraí no próximo dia 09 de janeiro de 2014 (quinta-feira) das 08:00 às 13:00 horas, na Câmara de Vereadores e as inscrições para a oficina podem ser feitas de 02 a 08 de janeiro de 2014, na Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibicaraí, no horário das 08:00 às 13:00 horas.

TEXTO: ASCOM IBICARAÍ

31 de dezembro de 2013

PSB elege novo presidente para o diretório municipal de Ibicaraí

Aconteceu, nesta segunda-feira (30), pela manhã, na residência de Carlos Alberto Matos (Carlinhos do Biovida), atual presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Ibicaraí, uma reunião para eleger o novo presidente do partido junto com o novo diretório da comissão executiva municipal do PSB para o biênio 2014/16.
Os eleitos foram: para presidente – Valdivan Barroas dos Santos, vice-presidente – Manoel do Nascimento Moura, 1º secretário – Edméia Aboboreira Santos Ferreira, 2º secretário – Eliana Alves Santos Pereira, tesoureiro – Janildo Marques Costa.
Segundo o Dr. Valdivan Barros, eleito presidente para a nova gestão "a eleição foi tranqüila, teve duas chapa e não houve disputas acirradas. Houve algumas diferenças de pensamento ideológico, mas superamos isso pelo partido, ficando claro que há a necessidade de realizarmos novas atividades e mobilizações em prol do partido" declarou o novo presidente.
“Estou contente em estar passando o comando do partido para o Dr. Valdivan  , pois ele é o militante mais antigo e o mais dedicado ao partido no município”. Declarou Carlos Alberto Matos.


Texto: Antonio Lima
Foto: Carlos A. Matos

Círculo em plantação 'após luz misteriosa' intriga Califórnia

Figura misteriosa apareceu em fazenda no fim de semana.
Enorme círculo foi feito em Salinas Valley, perto de Monterey.
Residentes da Califórnia estão intrigados com o súbito surgimento de um desenho com círculos gigantes em uma plantação
A figura misteriosa apareceu em uma fazenda no fim de semana.
O enorme círculo foi feito em Salinas Valley, perto de Monterey.
Os primeiros a notar a figura foram dois amigos que afirmam ter visto duas explosões de luz antes do amanhecer de domingo.
Ninguém assumiu a autoria do círculo.

Fonte: BBC


Lâmpada misteriosa está acesa há 110 anos nos EUA

Uma lâmpada em uma central de bombeiros na Califórnia está acesa há 110 anos e ninguém sabe como ou por que ela ainda não parou de funcionar.
A lâmpada foi acesa em 1901 na cidade de Livermore, norte da Califórnia e foi apagada apenas por alguns cortes de energia e a mudança de prédio dos bombeiros em 1976.
A lâmpada famosa e misteriosa tem até um comitê formado em seu centenário. O presidente é o chefe de divisão dos bombeiros aposentado, Lynn Owens.

"Ninguém sabe como é possível uma lâmpada funcionar por tanto tempo", disse Owens.
Ele acrescenta que a corrente baixa que alimenta a lâmpada de 60 watts pode ter prolongado sua vida, mas ninguém descobriu porque ela continua brilhando. E Owens afirma que cientistas de todos os Estados Unidos já foram ver a lâmpada.
A lâmpada entrou para o livro Guinness World Record e já virou atração turística de Livermore.
"A lâmpada foi criada por um inventor chamado Adolphe Chaillet, que foi convidado pelo governo do Estado de Ohio para fundar uma fábrica de lâmpadas no século dezenove. Ele aceitou o convite e criou uma lâmpada especial", um presente para os bombeiros, afirmou Steve Bunn, que faz parte do comitê do centenário.
Bunn disse que, no começo pensou que a lâmpada centenária era um objeto comum, mas depois descobriu que ela custou muito mais do que as outras e sua fabricação, à mão, deu muito mais trabalho.
E a lâmpada famosa já demonstra isto na aparência de seus filamentos.

"A primeira coisa que fiz quando olhei para cima foi notar que o filamento escrevia a palavra 'no' (não, em inglês). Mas, então, olhei de outro jeito e vi que de fato ela dizia 'on', (ligada em inglês)", conta Steve Bunn.
Os 110 anos da lâmpada dos bombeiros de Livermore são comemorados em junho.

Fonte: BBC