27 de novembro de 2015

Palestra sobre o Novembro Azul aconteceu na UBS do distrito de Santa Terezinha


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Com a participação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Floresta Azul e da equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pompílho Borges do Distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), foi realizada na manhã da última quinta-feira, 26, uma palestra de conscientização e orientação para a população local sobre os males causados polos câncer de próstata e de mama. Essas doenças são a principal causa de morte entre homens e mulheres no país. As equipes fizeram uma palestra sobre as doenças e as formas de prevenção.

SME e CME promovem audiência pública no C40 em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
Com o título “As Perspectivas e Desafios para Execução do Plano Municipal de Educação”, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Conselho Municipal de Educação (CME) de Ibicaraí promoveram durante todo o dia de ontem, quinta-feira (26), uma audiência pública nas dependências do Clube dos Quarenta (C40), para professores, diretores, vice-diretores e coordenadores.

Projeto de esporte e lazer será lançado sábado (28) em Porto Seguro

Oferecer atividades gratuitas de esporte e lazer para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse é o intuito do projeto “Escola, Esporte e Lazer”, que será lançado oficialmente neste sábado (28), no município de Porto Seguro, sul da Bahia. O evento será aberto ao público e acontecerá às 9h, na Escola Municipal Governador Paulo Souto, no bairro Parque Ecológico João Carlos.

Desenvolvido pela Associação Baiana de Empreendedorismo Cultural (Abec), o projeto conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Céu encoberto e chuva predominam no sul e oeste da Bahia neste final de semana


O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Sema), prevê para este final de semana céu encoberto e chuvoso na maior parte da faixa centro-sul e oeste da Bahia. Já, no centro norte, o céu deve parcialmente nublado a claro.

PPP de Imagem começa a funcionar em Conquista, Jequié, Ilhéus e Guanambi


Começam a funcionar nesta sexta-feira (27), às 9h, os serviços da PPP de Imagem (parceria público-privada), nos hospitais Geral de Vitória da Conquista, Luis Viana Filho (Ilhéus), Geral Prado Valadares (Jequié) e Regional de Guanambi. A iniciativa pioneira no País já proporciona à população baiana serviços de telemedicina, diagnóstico e bioimagem em unidades hospitalares da rede própria do Estado.

UBS Gelson Lopes promove campanha Novembro Azul em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
A Secretaria Municipal de Saúde, através da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Gelson Lopes, situado na rua Felicidade, Vila Felicidade, ao lado da Fábrica de Chocolate em Ibicaraí, realizou durante todo o dia da última quarta-feira, 25, a campanha Novembro Azul, que está ocorrendo simultaneamente em todo o Brasil.
A ação na unidade de saúde foi coordenada pela enfermeira Márcia Pinto, com o apoio da doutora Suzana Soeiro, dos agentes comunitários de saúde Dermevaldo, Ana Lúcia, Pollyanna, Marlene, Elys, Elenice e Joel, além do técnico de enfermagem André, ACD Jamile, do recepcionista Diego e da auxiliar Maria de Fátima e o vigilante Márcio. A campanha contou também com a presença da equipe do NASF.

26 de novembro de 2015

Nasf de Floresta Azul realiza palestras sobre prevenção às drogas


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Floresta Azul realizou palestras de integração de pais e jovens que fazem parte do grupo do programa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o tema “Diga não às drogas”, proferida pelas psicólogas do município, Juliana Freitas, do Nasf e Fátima Ornelas, do Cras.
Nas palestras ministradas pelas psicólogas foram abordados temas como: danos provocados pelo consumo de drogas lícitas e ilícitas; a importância da prevenção; a disseminação deste mal por influências de terceiros (pessoas muito próximas); curiosidade; prazer e autoestima em baixa.

Bahia Criativa realiza formação em Projetos Criativos e Sustentáveis em Itapetinga


O escritório Bahia Criativa - fruto de um convênio firmado entre o Ministério da Cultura e o Governo da Bahia, gerido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult) -, oferecerá a formação gratuita em Projetos Criativos e Sustentáveis - Elaboração de Projetos Culturais, Captação de Recursos e Prestação de Contas, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, de 8h30 às 17h30, na Fundação Associação Cultural Itapetinguense (FACI ).

Os interessados em participar devem realizar a inscrição através do e-mail bahia.criativa@cultura.ba.gov.br, do telefone (71) 3319-0033, ou presencialmente em Itapetinga até o dia 30 de novembro, no Núcleo Regional de Educação 8 (antiga Direc 14).
A formação é destinada a artistas, produtores e agentes culturais, gestores de projetos e empreendedores que atuam na cadeia produtiva da economia criativa e que desejam adquirir conhecimentos sobre metodologias, ferramentas, técnicas e instrumentos para gerenciar seu projeto da área cultural.
 

Mais de 1,2 mil veículos e sucatas são leiloados pelo Detran-BA


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) promove, entre os dias 1º e 4 de dezembro próximo, uma nova rodada de leilões com mais de 1,2 mil veículos e sucatas apreendidos no interior do estado. Os pregões vão ser realizados nos municípios de Irecê, Jacobina, Senhor do Bonfim, Itaberaba, Ipirá (centro norte), Seabra (centro sul), Serrinha (nordeste).

Os lotes têm lances iniciais de R$ 50.

22 de novembro de 2015

Sistema de emissão de NFS-e começa a funcionar a partir de dezembro em Ibicaraí


Texto e fotos: Arnold Coelho
Foi lançado oficialmente na manhã da última sexta-feira, 20, no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, o novo sistema de emissão de NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) denominado Sistema WebISS®. O novo sistema entrará em vigor a partir do dia 1º de dezembro desse ano. A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Finanças e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), apresentaram o novo sistema que servirá aos contribuintes, prestadores de serviços, contadores, representantes de gráficas e instituições financeiras.