3 de maio de 2014

Prefeita quer água para Coquinhos e ponte para Floresta Azul

Texto e fotos: Ascom Flroesta Azul




A escassez de água no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), que conta com cerca de 1.200 moradores, é uma preocupação constante da prefeita Dra. Sandra Cardoso Marcelino. Nesse sentido ela reiterou o seu pedido ao governador Jaques Wagner através de ofício protocolado na governadoria, em Salvador, na tarde do dia 28/04, solicitando a construção de um sistema de abastecimento de água para aquela localidade.

2 de maio de 2014

CRAS de Floresta Azul reabre Espaço do Idoso


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul



A política de assistência social no município de Floresta Azul é desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social e tem como objetivo a construção e reconstrução do resgate da cidadania das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Para melhor desenvolver o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Floresta Azul, o Cras local reabriu na quarta-feira, 26, na rua Tiradentes s/n, a Casa Mário José da Rocha, que irá desenvolver o programa Atenção à Melhor Idade (AMI), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30min, e das 13h30min às 16h30min, com diversas atividades de lazer e descontração, como danças, artesanato, dominó, baralho, peteca, leitura e atividades físicas, além do lanche que é servido ao grupo da melhor idade.

Governador visita programa Voluntários do Sertão no município de Una




Após participar de evento de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e outras obras, em Porto Seguro, o governador Jaques Wagner seguiu para o município de Una, no sul da Bahia, onde visitou o programa Voluntários do Sertão de Ribeirão Preto, que oferece atendimento médico e odontológico para famílias de baixa renda. 
O mutirão anual, que na cidade de Una segue até sexta-feira (2), já está em sua 14º edição. A estrutura é composta por uma carreta com dez consultórios odontológicos e laboratório de prótese, duas carretas com consultórios médicos itinerantes e fábrica de óculos, uma ambulância, e dois ônibus.

Porto Seguro recebe unidades habitacionais e autorização para semi-anel rodoviário




Cerca de 500 famílias de Porto Seguro realizaram o sonho da casa própria nesta quinta-feira (1º). Os Residenciais Vista Alegre I e II, inaugurados pelo governador Jaques Wagner, através do programa Minha Casa, Minha Vida, têm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. No local, os moradores também contam com área de lazer, parquinho infantil e campo de futebol. Os moradores dos residenciais vão pagar por mês um valor a partir de R$ 25, durante dez anos.

1 de maio de 2014

Floresta Azul é contemplada com um caminhão-caçamba

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul



Nem mesmo o dia chuvoso e ligeiramente frio foi capaz de diminuir o entusiasmo da prefeita de Floresta Azul Dra. Sandra Cardoso e de sua comitiva por ocasião da solenidade de entrega de um caminhão-caçamba pelas mãos da presidente da República Dilma Rousseff. No total foram entregues 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás carregadeiras, totalizando 228 equipamentos para 190 municípios baianos, via PAC 2, do governo federal.

30 de abril de 2014

Céu encoberto e chuvoso predomina no litoral baiano neste final de semana prolongado



As condições do tempo, na Bahia, deverão ser influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características neste final de semana prolongado com o feriado do Dia do Trabalho (1º de maio). Na faixa centro-oeste do estado, que abrange as regiões oeste, São Francisco e parte do norte, continua predominando o ar seco, que mantém o céu ensolarado e com pouca chance de chuva. Ainda assim, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de eventos isolados de chuva fraca, principalmente no norte baiano.

Citricultura baiana continua livre da praga HLB




Os pomares citrícolas da Bahia continuam livres da Huanglongbing (ex-grening), considerada a praga mais grave e destrutiva da citricultura mundial. Após investigação molecular, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), divulgou nesta quarta-feira (30) os laudos oficiais com os resultados negativos para Candidatus Liberibacter spp., mantendo a classificação da Bahia com Área Livre de HLB.

Taça da Copa 2014 permanece em Salvador até esta quinta-feira



A Bahia recebe nestas quarta e quinta-feira (30 e 1º) a Taça da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, em exposição no Salvador Shopping. É a primeira vez que o troféu passa em todas as cidades-sede da competição e Salvador é a quarta capital a sediar a visita. Objeto de desejo das 32 seleções que estarão disputando o Mundial de futebol, a taça pode ser visitada das 9 às 21h, porém o acesso só é permitido até às 20h.

Nordeste avança com debates sobre políticas públicas para mulheres



Representantes da Bahia, Sergipe, Ceará, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão saem fortalecidas com os debates ocorridos, nestas terça e quarta-feira (29 e 30), durante o Encontro de Gestoras de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres (OPMs) da Região Nordeste. No evento realizado no Othon Palace Hotel, em Salvador, foram debatidos temas como desafios na execução das políticas públicas para as mulheres, avanços e dificuldades na efetivação das iniciativas.

Secretaria lança campanha ‘Copa Sem Racismo’



O Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa), lançou a campanha ‘Copa Sem Racismo’. O objetivo é combater manifestações preconceituosas e criminosas que têm ocorrido em algumas partes do mundo nos jogos de futebol.

Técnicos municipais recebem assessoria sobre serviços para criança e adolescente



A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Assistência Social (SAS), dará assessoramento técnico a municípios sobre Serviços de Acolhimento para Criança e Adolescente, tanto institucional como em família acolhedora. Os encontros serão realizados no Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION-BA), entre a próxima segunda-feira (5) e 10 de junho, beneficiando 77 localidades.

Vacinação contra gripe teve início dia 26 em Floresta Azul

Texto e fotos: Ascom Floresta Azul



A Prefeitura Municipal de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no sábado (26), a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza (Gripe). A campanha vai até o dia 09 de maio e está acontecendo em todas as unidades de saúde do município.

29 de abril de 2014

Festejos do Dia do Trabalhador tem início dia 30 de abril e vai até 03 de maio em Ibicaraí

Texto e imagem: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

A tradicional Festa do Trabalhador, que acontece todos os anos na rua 1o de Maio, em Ibicaraí, em alusão ao feriado nacional que comemora o Dia do Trabalhador, esse ano terá quatro dias de animação. A Secretaria de Cultura da prefeitura de Ibicaraí informa que os festejos começam no próximo dia 30 de abril e vai até o dia 03 de maio, com diversas atrações locais e regionais.

Limpeza do Rio Água Preta e reinauguração de escolas beneficiam população de Uruçuca

A limpeza do Rio Água Preta, que corta o município de Uruçuca, no sul da Bahia, e a reinauguração de duas escolas na zona rural são algumas das novas ações da prefeitura local. Durante o final de semana, a prefeita Fernanda Silva (PT), entregou as duas unidades de ensino reformadas na comunidade do Corisco: a Edmundo Mandarino e a Fileta Vasconcelos Farias. Os prédios foram reformados com piso em cerâmica, telhado novo e pintura, além de terem sanitários e abastecimento de água. Segundo a gestora petista, além da reforma geral, as escolas receberam mobiliário e equipamentos novos.

28 de abril de 2014

Prefeita se reúne com diretor do DERBA

Texto e foto: Ascom Floresta Azul

A prefeita de Floresta Azul, Dra. Sandra Cardoso Marcelino se reuniu em Salvador nesta segunda-feira (28/04), com o diretor adjunto do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba), Luiz Sérgio C. Martins. A reunião aconteceu às 16 horas na sede do departamento, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A gestora reiterou o pedido de construção da ponte de acesso ao município, projeto que foi elaborado pelo DERBA e que aguarda autorização do governador para o início das obras.

Colégios públicos e privados têm até quarta-feira para aderir ao Programa Atleta na Escola



Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para que as escolas das redes estadual, municipal e privada façam a adesão ao Programa Atleta na Escola. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Educação, com o Comitê Olímpico e Paraolímpico Brasileiro (COB e CPB) e com as Confederações Brasileiras de Atletismo, Judô e Voleibol.
Para participar, a escola deve fazer a adesão no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE interativo), do Ministério da Educação, informando as modalidades esportivas que serão desenvolvidas e o número de estudantes.

Edital do Ceca seleciona projetos voltados para crianças e adolescentes

Já estão abertas as inscrições para o edital lançado pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca) com o objetivo de selecionar sete projetos voltados à promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. As entidades podem se inscrever até 28 de maio enviando envelope, com os documentos solicitados no edital, à sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), e a cópia do projeto para o e-mail ceca@sedesba.ba.gov.br.

Encontro define estratégias para consolidação da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional

Cerca de mil agentes sociais da Bahia capacitados pelo projeto Rede de Segurança Alimentar e Nutricional estarão reunidos nesta quarta-feira (30), a partir das 8h, no Hotel Fiesta, em Salvador durante o I Encontro Estadual da Rede de Segurança Alimentar e Nutricional/Rede SAN. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), com o objetivo de consolidar a Rede e promover o diálogo entre os segmentos que atuam na garantia do Direito Humano a Alimentação Adequada (DHAA), na Bahia.

Autorizadas obras de infraestrutura em Ilhéus e Itabuna

As cidades de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, vão receber obras de pavimentação de ruas e avenidas. Na manhã desta segunda-feira (28), o governador Jaques Wagner assinou as ordens de serviço para as intervenções de infraestrutura urbana, que somam R$ 6,3 milhões nos dois municípios, com recursos garantidos pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

27 de abril de 2014

Secretaria de Agricultura entrega sementes para a agricultura familiar em Ibicaraí

Texto: Arnold Coelho – Foto: Ascom

Aconteceu sexta-feira (25), às 9 horas, na Câmara de Vereadores, uma reunião entre agricultores familiares e a Secretaria de Agricultura de Ibicaraí, para a entrega de sementes do Programa de Distribuição de Sementes (Safra Inverno 2014 - do Governo Estadual). Esse Programa beneficia diretamente os territórios de identidade Litoral Norte, Agreste Baiano, Portal do Sertão, Recôncavo, Litoral Sul e Extremo Sul.
O Governo do Estado da Bahia e a Secretaria da Agricultura, (Seagri), com a Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF), disponibilizaram para a Secretaria de Agricultura de Ibicaraí, uma tonelada de sementes (500 quilos de feijão e 500 de milho), para serem distribuídos aos agricultores familiares, em toda zona rural de Ibicaraí.