16 de agosto de 2014

Prazo final para remoção de animais na zona urbana de Floresta Azul termina dia 30



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul


A promotora de Justiça, Cinthia Lopes Portela, titular da comarca, promoveu audiência pública na última sexta-feira, 15, no auditório do Fórum Alves de Macedo, em Ibicaraí, para achar uma solução para os conflitos ocasionados em decorrência da criação de animais de forma indiscriminada na zona urbana do município de Floresta azul (em especial no local do antigo lixão).
Além da promotora de justiça, participaram da audiência compondo a mesa a Prefeita de Floresta azul, Dra. Sandra Cardoso; a secretária Municipal de Saúde, Domilene Borges; a Coordenadora Municipal da Vigilância Sanitária, Thaísa Rodrigues; o Advogado e Procurador do Município, Jacob Bitar e dezenas de criadores de porcos de Floresta Azul.

15 de agosto de 2014

Vereador Guga presente na entrega da carteira da OAB da advogada florestense Dra. Mayana Carvalho




O vereador Gutemberg Cardoso (Guga) participou, na última segunda-feira, 11, no auditório da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB) subseção Ibicaraí, da entrega das carteiras da OAB aos novos advogados. Na ocasião o vereador acompanhou com orgulho a entrega da carteira da Dra. Mayana Carvalho.

Biblioteca Pública Municipal de Floresta Azul recebe doação de livros



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Biblioteca Pública Municipal Professora Dinalva Nunes de Oliveira, em Floresta Azul, recebeu no início desse mês a doação de dezenas de livros novos pela Editora Via Litterarum de Salvador e que tem escritório regional em Ibicaraí. A doação foi feita pelo gerente regional da editora, Elimarcos Santana, que representou o proprietário Agenor Gasparetto, que não pode se fazer presente. Elimarcos prometeu para os próximos meses fazer uma nova doação com novos títulos.

14 de agosto de 2014

Cras de Ibicaraí inicia Oficina de Geração de Renda com corte e costura, bordado e pintura




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

Teve início na tarde da última segunda-feira, 11, no prédio do Cras José Nery de Santana, situado à Rua João Pessoa, 124, a Oficina de Geração de Renda, que terá três meses de duração com aulas no período da tarde durante quatro dias da semana. Nas segundas e quartas-feiras haverá aulas de corte e costura das 13:30h às 16:30h com o monitoramento de Diones Santos e Edan Silva. As terças e quintas-feiras as aulas também serão no período da tarde, com pintura e bordado e terão o monitoramento de Fátima Figueiredo e Maria Silveira.

Floresta Azul e Ibicaraí se unem para adequar o abate e comercialização de animais




Texto e fotos By André Luiz Evangelista


Durante a tarde e inicio da noite da última terça-feira (12), aconteceu uma importante reunião, envolvendo as prefeituras de Ibicaraí, Floresta Azul, Câmara de Vereadores, secretários de governo, Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), SEBRAE, frigorifico de Itapetinga e comerciantes do ramo de carnes (açougueiro) de Floresta Azul e Ibicaraí.

13 de agosto de 2014

Nasf de Floresta Azul promove palestras para orientar gestantes




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | NASF

A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), iniciou na segunda-feira (11), diversas palestras com mulheres do município que se encontram grávidas e em período de aleitamento materno. Abrindo o início de palestras para o mês de agosto, foi realizada uma reunião no período da manhã de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Floresta azul, com a Psicóloga do Nasf, Juliana Freitas, que abordou o tema sobre a descoberta da primeira gravidez e autoajuda para as mulheres cadastradas nas unidades de saúde Marcelina Bispo e Eduardo Mamede.

12 de agosto de 2014

Para STJ, desautorizar transfusão de sangue por razões religiosas não é crime



Dois ministros da 6.ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram que não cometem crime os pais que não autorizam a transfusão de sangue para o filho por razões religiosas, mesmo que em razão disso a criança morra. Faltam os votos de dois ministros da turma para que a decisão crie um precedente em nossa Justiça.

Ibicaraí participou do IV Seminário Estadual de Educação Integral em Vitória da Conquista




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Sec. Educação


O Secretário de Educação, Uildo Batista, a Coordenadora Geral de Educação, Dionei Cavalcante e a Coordenadora do Programa Mais Educação, Marize Oliveira, participaram do IV Seminário Estadual de Educação Integral no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista, nos dias 04, 05 e 06 de agosto. A abertura aconteceu no dia 4, às 19 horas, com uma Atividade Cultural com o Grupo de Ballet da Escola Municipal Helena Cristália. Às 19h30min aconteceu a composição da mesa.

Floresta Azul pega Ibicuí, Iguaí e Planalto na primeira fase do Intermunicipal



Texto: Ascom Floresta Azul | Esportes


Começou ontem (domingo, 10) a maior competição de futebol amador do Brasil com a seleção de Itajuípe, atual campeã, vencendo a seleção de Buerarema pelo placar de 2 x 0. Na manhã de sábado, 9, presidentes de ligas desportivas, autoridades políticas do esporte, além de profissionais de imprensa de toda a Bahia foram apresentados no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. A Federação Baiana de Futebol (FBF) realizou o XVII Congresso da competição e falou sobre o Campeonato Intermunicipal 2014.
A seleção de Floresta Azul esteve representada pelo presidente da Liga Florestense, José Carlos dos Santos (Bombila), o auxiliar técnico, Antonio Groselha e o vereador Gutemberg Cardoso Marciel (Guga). Floresta Azul caiu no grupo 16 com as seleções de Ibicuí, Iguaí e Planalto.



Antes da divulgação da tabela e dos grupos da 1ª fase, uma série de palestras abriu o Congresso. O presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim e o instrutor FIFA Futuro 3, Kleber Moradillo destacaram pontos importantes para a atuação dos árbitros.

Em seguida, foi a vez do diretor de registros e transferências da FBF, Ricardo Nonato explanar sobre os avanços obtidos nos últimos anos e os projetos para modernizar ainda mais a regularização de atletas no BID da CBF.



Ao final do Congresso o presidente Ednaldo Rodrigues deu início ao momento mais esperado do dia. O dirigente apresentou o regulamento, tabela e divisão dos grupos regionalizados para a 1ª fase do campeonato. As 80 Seleções ficaram divididas em 20 grupos de quatro. Avançarão para a segunda fase as três melhores colocadas de cada grupo.
Da segunda fase em diante as seleções iniciarão os confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta. As melhores colocadas enfrentarão as terceiras colocadas. As 30 Seleções vencedoras dos confrontos avançarão para a segunda fase, que será composta ainda pelas duas seleções eliminadas que tiverem a melhor campanha, totalizando 32 equipes. 
Dessas, 16 avançarão para as oitavas de finais e assim sucessivamente até chegar à decisão. (Confira todos os detalhes no regulamento, ao final da matéria).




Além do presidente Ednaldo Rodrigues, compuseram a mesa diretora do Congresso o presidente da Ceaf-BA, Wilson Paim; a diretora técnica da FBF, Taíse Galvão; o diretor de registros, Ricardo Nonato; o membro do conselho fiscal da entidade; o presidente da ABCD, Márcio Martins; o prefeito de Cipó, Romildo Ferreira e o secretário de Esportes de Irará.




11 de agosto de 2014

Reitora da Uesc assume presidência Abruem



A reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, será empossada nesta quarta-feira (13), em Brasília, no cargo de  presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A nova diretoria da entidade foi eleita em reunião realizada durante 54º Fórum Nacional de Reitores da Abruem, em Campos do Jordão (SP), para o biênio 2014/2016.

Conselho Estadual de Juventude lança campanha pela aprovação do PL 20.886



Os integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) lançam nesta terça-feira (12), Dia Internacional da Juventude, uma campanha pela aprovação do Projeto de Lei 20.886/2014, que cria este órgão consultivo, atualmente regulamentado por decreto. A mudança possibilitará que o Cejuve tenha maior estabilidade no cumprimento das suas competências enquanto política de Estado, segundo mensagem enviada pelo governo baiano à Assembleia Legislativa.

Seplan lança edital para seleção de consultores individuais



Pesquisadores e especialistas nas áreas de agricultura, comércio e serviços, desigualdade e inclusão social, educação, indústria, infraestrutura e construção civil e saúde devem ficar atentos ao edital de Solicitação de Manifestação de Interesse lançado pela Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
A iniciativa é voltada à contratação de consultores individuais destinados a desenvolver cenários prospectivos que identifiquem e analisem as tendências consolidadas e as incertezas críticas para um conjunto de variáveis em cada uma dessas áreas.