20 de outubro de 2012

Veja quantas cidades os partidos conquistaram na eleição de 2012


O PMDB e o PSDB tiveram menos prefeitos eleitos em todo o país no primeiro turno deste ano, em comparação com as eleições municipais de 2008, enquanto o PT e o PSB ampliaram o número de prefeituras.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a quase totalidade dos votos apurados neste domingo (7), oPMDB manteve a liderança em relação ao número de prefeitos, 1.025 eleitos no primeiro turno entre todos os municípios brasileiros, mas encolheu em relação ao registrado na última eleição, quando conquistou 1.193 prefeituras no primeiro turno.

Nas capitais, o PMDB fez dois prefeitos:Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, eTeresa Surita, em Boa Vista.

Se consideradas apenas as maiores cidades do país (com mais de 200 mil eleitores), o PT, seguido do PSDB e PSB, foram os partidos que mais elegeram prefeitos no primeiro turno. Ao todo, o PT conquistou 8 das 33 maiores prefeituras que já tiveram o resultado decidido no primeiro turno, seguido do PSDB, com seis. Em seguida vem o PSB (com cinco prefeituras), o PDT, DEM e PMDB (todos com três municípios cada). Com um município estão PSD, PR, PC do B, PP, PTN e PV.

Mesmo se consideradas as três capitais em que candidatos do PMDB disputam o segundo turno - Campo Grande, Natal e Florianópolis - e as outras 13 cidades com mais de 200 mil eleitores que também têm representantes peemedebistas no segundo turno, o partido não atingirá o desempenho registrado no primeiro turno da eleição municipal passada. Considerando os dois turnos, o PMDB havia obtido mais de 1,2 mil prefeituras.

 

Assim como PMDB, o PSDB também perdeu em número de prefeitos - havia conquistado 787 municípios no primeiro turno de 2008 e agora foi vitorioso em 693 municípios no primeiro turno.

O partido tucano também não atingirá o mesmo resultado da eleição anterior, mesmo que eleja todos os oito que concorrem ao segundo turno nas capitais e mais outros nove que disputam o comando de cidades com mais de 200 mil eleitores.

Avanço
Dois partidos registraram incremento na quantidade de prefeitos: o PT, que elegeu 550 em 2008 e passou para 628 eleitos no primeiro turno deste ano, e o PSB, que conquistou 308 prefeituras no primeiro turno da última eleição e agora terá 436, sem contar o segundo turno.

O PSD, que participa da primeira eleição municipal desde sua criação, foi o quarto partido com melhor desempenho em número de cidades conquistadas: 494. O PSOL fez um único prefeito nestas eleições.

Votação por partido
Apesar de o PMDB ser o partido com mais prefeitos eleitos, a legenda mais bem votada foi o PT, que recebeu mais de 17,2 milhões de votos válidos em todo o país para o cargo de prefeito, o equivalente a 12,46% do eleitorado nacional. O PMDB foi o segundo colocado com 16,7 milhões de votos (12,07% do eleitorado).

O partido menos votado foi o PCO, com 4,2 mil votos, e não atingiu nem 1% dos eleitores do país.

 

Pesquisa mostra que puberdade está começando mais cedo para meninos


Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostra que a puberdade está começando mais cedo para os meninos.
A Academia Americana de Pediatria entrevistou médicos e colheu informações sobre mais de 4 mil garotos em 41 estados do país. Os dados mostram que o corpo dos meninos americanos fica pronto para iniciar o processo reprodutivo de seis meses a dois anos antes do que o previsto em estudos feitos há algumas décadas.

Segundo o estudo, a puberdade nos negros se inicia por volta dos 9 anos e 2 meses de vida.
Entre os brancos, um ano depois, aos 10 anos e 2 meses. Os americanos descendentes de latinos chegam à puberdade quando completam 10 anos e 4 meses de vida.

Os resultados foram apresentados, neste sábado (20), em uma conferência nacional de pediatria. Estão sendo vistos como o primeiro grande passo para criar um novo padrão de política de saúde.

Ainda serão necessárias novas pesquisas para se determinar as causas dessas mudanças no desenvolvimento do corpo dos garotos americanos e a consequência para a saúde deles.
Há pelo menos 20 anos, o mundo científico aceita como um fato a tendência de as mulheres estarem prontas cada vez mais jovens para a reprodução.

O primeiro grande estudo sobre a puberdade das meninas foi feito em 1997. E, no caso delas, pesquisas mostram uma relação entre o aumento da obesidade e a produção do hormônio feminino estrogênio. Em meninas, essa seria uma das causas do início precoce da puberdade.

  

 

Quase 200 candidatos estrangeiros são eleitos no país


Candidatos da Hungria, Líbano e Japão, entre outros países, foram eleitos no último dia 7 nas eleições municipais do país. Os brasileiros naturalizados vão governar 28 cidades e ocupar 158 cadeiras em câmaras municipais a partir de 2013. Levantamento realizado pelo Globo mostra que 12,5% dos 1.450 brasileiros naturalizados na disputa em 2012 saíram vitoriosos.

A proporção de estrangeiros eleitos neste ano se manteve em relação ao registrado em 2008, quando 12,7% dos 1.770 candidatos conquistaram uma vaga. Na época, foram eleitos 34 prefeitos e 255 vereadores nascidos no exterior.
Nascido na cidade de Barranquila, na Colômbia, Carlos Amastha (PP) é o único estrangeiro que irá governar uma capital. Empresário do ramo de shoppings, ele foi eleito prefeito de Palmas no primeiro turno com 59.680 votos (49,65% do total). Não há segundo turno na cidade porque o município tem menos de 200 mil eleitores.
 
O partido que mais elegeu brasileiros naturalizados nestas eleições foi o PMDB. A sigla emplacou 29 estrangeiros, 15,5% do total de candidatos não natos, seguido do PTN (13,4%), PT (10,7%) e PP (8,6%).

Já o estado brasileiro em que mais estrangeiros conseguiram se eleger foi Minas Gerais, com 27 eleitos, seguido de São Paulo (24), Goiás (16) e Ceará (13).

Legislação
Para ocupar um cargo eletivo no Brasil, o estrangeiro precisa da cidadania brasileira. Salvo os casos previstos na Constituição Federal, brasileiros natos e naturalizados possuem os mesmos direitos e deveres.
A exceção é o cargo de presidente da Republica. O cargo é exclusivo para nascidos em território nacional. Também é vedado aos brasileiros não natos ocuparem a vice-presidência e as presidências do Senado e da Câmara dos Deputados.
Aos cidadãos portugueses não é exigida a cidadania brasileira, apenas residência permanente no país. De acordo com a Constituição, eles possuem os mesmos direitos políticos inerentes aos brasileiros.


G1-SP

19 de outubro de 2012

Kickboxing de Ibicaraí é sucesso na região


Foi Realizado em Ilhéus no dia 02/09, exame para troca de faixa de kickboxing da academia Ichigeki, com atletas das cidades de Itabuna, Ilhéus e Ibicaraí.
A equipe da cidade de Ibicaraí, que por sinal foi muito bem representada, esteve compostas pelo Professor/competidor Valney Nogueira (Ney), Eliane, Elton, Marcos Paulo e Viviane, com todos os atletas sendo aprovados com excelentes notas.

Destacamos o bom trabalho do Professor/atleta Valney que vem realizando na cidade de Ibicaraí, dando aulas em 03 academias para homens/mulheres, jovens, crianças e adultos. O professor Valney alem de treinar em Itabuna, tem participado de grandes eventos em competições de Kickboxig modalidade K-1. Mostrando que o esporte praticado corretamente e com pessoas devidamente qualificadas só traz benefícios para todos.

 
Texto: Paulo Gonçalves

18 de outubro de 2012

Homem que atirou em três pessoas em SP tinha armas, facão e espadas


A Polícia Militar apreendeu armas de diferentes calibres e tipos na casa do administrador de empresas Fernando Gouveia, de 33 anos. Na manhã desta quinta-feira (18), ele atirou contra três pessoas na região da Aclimação, em São Paulo. Gouveia tem problemas mentais e reagiu à abordagem de uma equipe que tinha ordem judicial para interná-lo.

No imóvel, foram localizados uma espingarda calibre 12, uma pistola 380, um revólver 38, facas, duas espadas, munição, e uma besta (espécie de arco com cabo e gatilho para disparar flechas). Ele também tinha registrado em seu nome uma espingarda calibre 44 e um revólver 32, que não foram encontrados pela polícia.

O delegado-titular do 6º Distrito Policial, José Gonzaga Pereira da Silva Marques, disse que todas as armas eram regularizadas. Segundo o delegado, Gouveia passou a adquirir as armas recentemente.

“Ele disse que não encontrou dificuldades para encontrar as armas”, afirmou. O homem disse à polícia que admirava as armas. Ele também contou que tinha duas câmeras na residência onde morava porque “sentia medo de ser atacado”.

Segundo o delegado, “nem a mãe dele sabia que ele mantinha tantas armas, e dessa qualidade”. “Ela disse que ele nunca revelou nada”, contou Marques.

Rendição
O administrador se entregou à polícia por volta das 17h, após cerca de nove horas de negociação. Após a rendição, Gouveia foi atendido com ferimentos leves no Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM), onde passou por avaliação, e depois foi levado para o Instituto Médico-Legal. De lá, seguiu para o 6º Distrito Policial, onde será interrogado.

G1-SP

 

Salvador é a capital com maior número de casais gays


De acordo com os dados do Censo 2010 divulgados nesta quarta-feira (17) pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital baiana é a terceira com maior número de casais gays, com 1.595 uniões. Em todo o país, o censo identificou 60 mil casais, sendo a maioria em São Paulo (7.532) e Rio de Janeiro (5.612). Na Bahia foram contabilizados um total de 3,3 mil casais gays, com maior concentração em Salvador. Em seguida, está a segunda maior cidade do estado, Feira de Santana, com 119.

As outras cidades que também contabilizaram um número considerável de casais homoafetivos foram Lauro de Freitas (90), Ilhéus (77), Porto Seguro (71), Camaçari (71), Itabuna (57) e Vitória da Conquista (43). Por regiões, o Nordeste fica na segunda colocação com 20% de todos os casais do país. O censo também revelou que a maioria das uniões homossexuais são formadas por mulheres (53%) e por católicos (47,4%), sendo que a maioria também não são uniões formais (com registro civil ou religioso).

 

 

Em Irecê Advogado é denunciado por ameaçar Juiz Federal


Em Irecê na Bahia um advogado foi denunciado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério Público Federal (MPF) por ameaçar um juiz federal. O crime aconteceu no dia 3 de abril, quando um servidor da Justiça Federal no município telefonou  para o acusado. A ligação tinha como intuito tratar de questões relacionadas a um processo de execução fiscal, procedimento por meio do qual a Fazenda Pública requer de contribuintes inadimplentes o pagamento do que lhe é devido.

O réu atuava como advogado de uma família, cujo patrimônio estava sendo ameaçado devido ao processo de execução. De acordo com a denúncia do procurador da República Samir Nachef, utilizando-se da sua condição, o acusado fez graves ameaças ao juiz.
O nome do magistrado, destinatário das ameaças, não foi citado pelo denunciado. No entanto, de acordo com Ministério Público Federal (MPF), o único juiz que atuava na Subsessão Judiciária de Irecê, na época, era Leonardo Tocchetto Paupério, o que levou à conclusão de que ele foi o alvo das intimidações feitas pelo acusado. Líder Notícias

Bahia lidera geração de empregos no Nordeste no acumulado do ano


No mês de setembro, a Bahia gerou 3.479 novos postos de trabalho com carteira assinada. Nos nove primeiros meses de 2012, a Bahia contabilizou 45.659 postos de trabalho, maior saldo de emprego do Nordeste no acumulado do ano, levando-se em conta a série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo.

Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan). O boletim completo e a análise por municípios e territórios de identidade estarão disponíveis a partir de quinta-feira (18), no site da SEI, www.sei.ba.gov.br.

O resultado de setembro decorre, principalmente, da expansão no setor de Serviços (1.793 postos), Comércio (1.683 postos), Construção Civil (1.004 postos), Administração Pública (175 postos) e Extrativa Mineral (59 postos).  O diretor de Pesquisas da SEI, Armando Castro, afirma que os números indicam uma forte recuperação do setor de Construção Civil e uma continuidade da expansão do emprego nos setores de Serviços e Comércio, refletindo um bom desempenho dessas atividades na economia baiana.

Os demais saldos dos estados da região foram: Pernambuco (44.718 postos), Ceará (33.650 postos), Maranhão (16.556 postos), Paraíba (14.455 postos), Rio Grande do Norte (12.433 postos), Piauí (11.497 postos), Sergipe (8.643 postos) e Alagoas (-7.974 vagas).

 

Resultado é positivo na RMS e no interior

 

Ao se analisar o dado referente aos saldos de emprego para a distribuição intraestadual no mês de setembro de 2012 constata-se que os resultados do emprego, tanto no interior do estado, quanto na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foram positivos. No interior, foram criados 2.171 empregos, correspondendo a 62,4% do total, enquanto na RMS foi apurado um saldo de 1.308 postos de trabalho gerados.

Quanto à geração de emprego de janeiro a setembro de 2012, a participação do interior foi de 33.062 postos, ou 72,4% de todas as vagas abertas no estado. Já a RMS criou 12.597 empregos com carteira assinada, o equivalente a 27,6% das vagas celetistas.

Em setembro de 2012, Salvador, Feira de Santana e Casa Nova destacaram-se com os melhores desempenhos na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Salvador gerou 1.360 empregos, Feira de Santana registrou 1.178 empregos e Casa Nova apurou um saldo de 857 novas contratações formais.

No acumulado do ano os municípios que obtiveram melhor desempenho em termos de saldos de empregos formais foram Salvador (13.783 postos), Feira de Santana (7.344 postos) e Juazeiro (5.565 postos).

Governador assina medida reduzindo ICMS para bares e restaurantes


Atendendo reivindicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seção Bahia, o governador Jaques Wagner assina, nesta sexta-feira (19), medida reduzindo de 4% para 3% a alíquota do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor. A assinatura será às 14h30, na Governadoria (Centro Administrativo da Bahia), em Salvador, com a presença dos secretários estaduais da Fazenda, Luiz Alberto Petitinga, do Turismo, Domingos Leonelli, e dirigentes da Abrasel/Bahia.

Para ter direito à redução da alíquota, o empresário deverá assinar um termo de acordo com o Estado, assegurando a integração das máquinas emissoras de transações via cartões de crédito e débito às emissoras de cupom fiscal - antes de emitir o boleto do cartão será impresso o cupom fiscal. Para os que não aderirem ao termo, será mantida a alíquota de 4%.

Por ser um segmento bastante pulverizado e que costumeiramente é alvo de denúncias por não emitir cupom fiscal, a integração dos emissores de cartão de crédito e débito com os de cupom fiscal aprimorará o controle e reduzirá a sonegação fiscal.

 

Gas/af

18.10.12

Gestores públicos aprendem a realizar compras com critérios ecológicos


As experiências baianas na área de compras públicas sustentáveis foram apresentadas a gestores estaduais e servidores das áreas de compras de licitação durante o II Seminário de Compras Públicas Sustentáveis do Estado da Bahia. Promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), o evento foi realizado nesta quinta-feira (18), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

O seminário apresentou as ações estaduais baianas desenvolvidas nos últimos anos, em favor de uma cultura de compras sócio-ambientalmente corretas, incluindo também as experiências da Prefeitura de São Paulo. Ainda durante o evento, foi distribuída a Cartilha de Compras Públicas Sustentáveis do Estado e anunciada a publicação, a partir de novembro, dos primeiros itens já licitados dentro do critério de sustentabilidade.

           De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), as compras públicas respondem por 15% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. E é justamente a capacidade do Estado - pelo volume de compras que representa - a maior ferramenta para transformação da mentalidade dos gestores de compras e adequação dos fornecedores.

O procedimento se tornará mais simples a partir de novembro, quando já estarão disponíveis no Registro de Preços, sistema que baliza as compras realizadas em toda a administração pública estadual, os novos itens sustentáveis que acabam de ser licitados. São canetas recicladas de embalagens longa vida, papel A4, blocos de rascunho, capas de processos e envelopes em papel reciclado.

 

Aas/RR

18.10.12

Dia Nacional de Combate à Sífilis reforça campanha pelo exame


Com o tema “Homem: faça o exame de sífilis”, acontece, nesta sexta-feira (19), de 8h30 às 12h, no Ministério Público da Bahia (avenida Joana Angélica), a 7ª edição da campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, doença que ainda registra números preocupantes em todo o mundo. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam a ocorrência de 12 milhões de novos casos de sífilis no mundo a cada ano.

No Brasil, estima-se que ocorrem 900 mil casos de sífilis por ano. A prevalência na gestante é de 2,6%, o que corresponde a quase 50 mil gestantes com sífilis e 12 mil casos são de sífilis congênita por ano. A Bahia acumulou, no período de janeiro de 2000 a setembro de 2012, 3.227 casos de sífilis em gestantes. No mesmo período, foram registrados 1.851 casos de sífilis congênita no Estado.

Em Salvador, durante a semana de incentivo à coleta, realizada em 2010, entre 18 e 22 de outubro, foram processadas 1.005 amostras coletadas de usuários de 12 distritos sanitários, sendo 49 delas positivas para sífilis, o que corresponde a 4,9% de positivos, quase o dobro do esperado para o Brasil, que é 2,6%.

Numa iniciativa da Sociedade Brasileira de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Regional Bahia, em parceria com o Ministério Público do Estado; Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Programa Municipal de DST/Aids e Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), o evento terá a participação de gestores, profissionais da saúde e da educação, estudantes e a população em geral.

17 de outubro de 2012

BAHIA POSSUI 359 LIXÕES A CÉU ABERTO E APENAS 57 ATERROS


A Bahia possui 359 lixões a céu aberto, apenas 57 aterros e uma única unidade de compostagem e reciclagem, de acordo com estudo realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), realizado em 2011. A ausência de locais adequados para receber o lixo produzido na construção civil, indústrias e residências, problema que afeta mais de 300 municípios na Bahia, é o tema desta semana do comentário Encontro com Gabrielli, que está disponível para download no site www.facebook.com/encontrocomgabrielli.

Em todo o Brasil, apenas 24% dos municípios possuem aterros sanitários para disposição ambientalmente adequada dos resíduos. Todos os dias são produzidos no país 185 mil toneladas de resíduos sólidos e quase 40% de todo o lixo gerado é descartado de forma inapropriada. Com isso, por dia, cerca de 74 mil toneladas de resíduos seguem, principalmente, para lixões à céu aberto. O volume é suficiente para encher, até à borda, 56 piscinas olímpicas.

“Como há uma lei federal que estabelece que 2014 é a data limite para que todos os lixões do país sejam eliminados, os municípios precisam agir rápido”, alerta o economista e secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli. Ele lembra que todos que quiserem ajuda financeira do Governo Federal para dar um destino adequado ao lixo vão ter que elaborar um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, que inclui o tratamento do lixo e reciclagem.

“Com o prazo apertado, apesar de que a lei é de 2010, uma das soluções são os consórcios públicos”, indica Gabrielli. Os consórcios são a união de entes públicos, sem fins lucrativos, que administrarão, em parceria, atividades específicas, mas de interesse comum, a fim de melhorar os serviços prestados à população. Os consórcios, acrescenta o secretário, “também favorecem a redução de custos, otimizam a aplicação dos investimentos e são firmados, principalmente, para solucionar problemas nas áreas de saneamento, saúde e gestão de resíduos sólidos”.

Atualmente, o Brasil possui cerca de 500 consórcios, sendo que os municípios de pequeno porte são os mais beneficiados, pois, geralmente, têm menos recursos. Na Bahia, o governo estadual tem apoiado a formação e implantação de 13 consórcios públicos, sendo que sete estão formados e seis em formação, envolvendo um total de 231 municípios.

A estimada é que o custo para substituir todos os lixões do Brasil por aterros sanitários seja de R$ 11 bilhões. “Como já disse em outras oportunidades, não faltam recursos quando se tem bons projetos e esse é um daqueles casos”, finaliza Gabrielli.

PROGRAMA - O conteúdo do programa de rádio semanal está disponível para download no site 
www.facebook.com/encontrocomgabrielli , podendo ser veiculado gratuitamente nas rádios ou postado em sites e blogs. Contatos e sugestões para o programa podem ser feitos através do e-mail encontrocomgabrielli@gmail.com


 

16 de outubro de 2012

Cordec participa de pesquisa de interesse da saúde pública

A Coordenação de Defesa Civil do Estado da Bahia (Cordec) participou de pesquisa sobre o ‘Fortalecimento das capacidades de prontidão e resposta frente a situações de emergência de interesse da saúde pública’ realizada, na sede do órgão nesta terça-feira (16), pela pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Mauren Lopes de Carvalho.

O trabalho consiste em um diagnóstico nacional que tem como principal objetivo realizar o levantamento das capacidades de preparação e resposta do setor saúde para os desastres naturais e tecnológicos, e servirá como um dos subsídios ao Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais.

A pesquisa foi feita por meio de entrevista que durou aproximadamente 120 e incluiu perguntas sobre diversos assuntos como a preparação, marcos institucionais e legislativos nacionais e coordenação das defesas civis nos níveis municipal, estadual e nacional.

Outros assuntos também foram abordados durante a entrevista, a exemplo do planejamento de contingência, monitoramento das ameaças, desenvolvimento institucional e capacitação de recursos humanos para a preparação e resposta, gestão da informação e comunicação.

 Na oportunidade, a equipe da Cordec ressaltou os projetos em andamento na Bahia, destacando a construção do mapa de risco do estado, implantação do Centro Estadual de Gestão de Riscos e Desastres, que será interligado com os municípios e com o centro nacional (Cenad) e o Plano Estadual de Prevenção e Gestão de Riscos e Desastres.

Bahia pode contratar mais US$ 700 milhões em empréstimo junto ao Bird


A Bahia está autorizada a contrair um empréstimo da ordem de US$ 700 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A autorização foi aprovada, nesta terça-feira (16), no plenário do Senado, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), destinada ao financiamento do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico do Estado da Bahia (Proinclusão).

A liberação da primeira parcela,  que corresponde à metade dos recursos, já estará disponível até o final do ano. A verba se soma a outras operações de crédito, uma vez que o Estado ampliou sua capacidade de contrair empréstimos para até R$ 5,5 bilhões, após programa autorizado pelo Ministério da Fazenda.

Os novos recursos serão investidos em  diversas áreas, como a ampliação da malha rodoviária do estado, na Saúde, em programas de saneamento e na implantação de adutoras. Além disso, parte dos US$ 700 milhões será destinada ao pagamento da dívida interna baiana com a União. Cálculos da Secretaria do Tesouro Nacional demonstram que o custo efetivo médio do empréstimo chegará a 2,8% ao ano.

De acordo com o senador Walter Pinheiro, na Bahia, “a aplicação desse tipo de verba faz parte de uma política de desconcentração dos investimentos, o que promove o desenvolvimento da economia regional". Pinheiro também observou que os recursos serem aplicados no Programa Proinclusão abrangem políticas de inclusão social recomendadas pelo Bird.   

15 de outubro de 2012

Câmara Temática reforça enfrentamento à violência contra a mulher


Por meio de ato publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (12), o Governo do Estado reconstituiu a Câmara Técnica do Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que a partir de portaria conjunta assinada por titulares de 15 secretarias, terá a finalidade de propor e elaborar iniciativas voltadas à minimização da violência sexista na Bahia, deliberando, inclusive, sobre a destinação de recursos para essas ações.

Também caberá à Câmara Técnica, entre outras tarefas, coordenar as ações de  execução do pacto estadual, além de monitorar seu desenvolvimento, o cumprimento de metas e a avaliação de resultados. De acordo com a portaria, órgãos como o Ministério Público do Estado, Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça da Bahia serão convidados a integrar o grupo.

O texto considera que a medida se dá em virtude da necessidade de assegurar, de forma intersetorial, a prevenção e o combate à violência, a assistência e garantia de direitos das mulheres e garantir o combate à impunidade dos agressores. A previsão é que a primeira reunião do grupo já aconteça em 15 dias, com as atividades lideradas pela Coordenação de Ações Temáticas, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

 

Governador visita com dirigentes da FIFA obras da nova Arena Fonte Nova


Com o objetivo de monitorar as ações em andamento em Salvador para a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o governador Jaques Wagner acompanha, nesta terça-feira (16), às 14h30, a visita de inspeção técnica do Comitê Organizador Local (COL) da FIFA às obras da Arena Fonte Nova e do entorno do estádio.

O governo do Estado investe R$ 20 milhões na construção de quatro rotas de pedestres e viadutos que darão acesso à Arena Fonte Nova, partindo do Comércio, de Brotas e Nazaré. Nestes locais, são executados serviços de alargamento dos passeios, com faixa livre em concreto lavado, piso tátil no centro, sinalização e colocação de pedra portuguesa na faixa de serviço.

O sistema viário em torno do estádio está sendo modificado para evitar congestionamentos na época dos jogos. A intervenção consiste na construção de dois viadutos de acesso direto ao edifício-garagem da arena e outras vias que serão criadas para o escoamento do tráfego.

Com entrega prevista para o mês de dezembro, 74% das obras físicas da Arena Fonte Nova já estão concluídas, enquanto a montagem da cobertura tem 87% do serviço finalizado.

Participam da visita, dentre outras autoridades, o presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, o diretor de operações do COL, Ricardo Trade, e o ex-jogador Bebeto, membro do COL.

Abertas inscrições para concurso da SEI


As inscrições para o concurso da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), foram abertas nesta segunda-feira (15) e vão até 5 de novembro. No total, serão oferecidas 30 vagas para profissionais graduados em diversas áreas.

O salário oferecido é de R$ 4.298,26, com possibilidade de acréscimo de gratificação de incentivo à pós-graduação (para mestrado e doutorado). O valor da taxa de inscrição é de R$ 130 e a seleção será composta de três etapas, de responsabilidade da Cespe UnB: prova objetiva, prova discursiva e avaliação de títulos.
         Das 30 vagas, 13 estão destinadas para a área de estudos e pesquisas socioeconômicas, oito para a área geoambiental, seis para informações estatísticas e três para documentação e disseminação de informações. Entre os requisitos básicos para os cargos, está o diploma de graduação em um dos cursos das respectivas áreas de atuação.

Podem se inscrever no concurso graduados em sociologia, economia, arquitetura e urbanismo, geografia, biologia, ciência da computação, administração, biblioteconomia e comunicação social, entre outros cursos superiores, que podem ser conferidos no edital publicado no Diário Oficial do dia 3 deste mês e também disponíveis no edital de abertura do concurso, em sua página no site da Cespe/UnB (http://www.cespe.unb.br/concursos/SAEB_12_SEI/r). Os interessados podem acessar a página e realizar o cadastro para adquirir a ficha de inscrição.