22 de março de 2014

Dia Mundial da água


Infraestrutura recupera trecho entre as ruas Marechal Rondon, Frederico Maron e J. J. Seabra, em Ibicaraí








Texto e Fotos: Antonio Lima

A prefeitura de Ibicaraí, por meio da Secretaria de Infraestrutura, atendeu na tarde da última quinta-feira, 20, pedido dos moradores da rua Castro Alves, solicitando a recuperação no trecho que inicia da rua Marechal Rondon e vai até a rua Frederico Maron, além da rua J. J. Seabra. Os trechos são de estrada de chão e se encontrava em péssimo estado, com muitas pontas de pedras visíveis e valas que dificultavam o tráfego de veículos no local.
Para o Diretor de Obras do município, Antônio Estrela, este trabalho é importante, mas não pode ser a única alternativa. "Sabemos os transtornos de uma rua sem pavimentação, por isso, nosso esforço é permanente no sentido de acabar com estas situações, realizando o serviço de cascalhamento até que se possa fazer um calcetamento. Aproveito para pedir à população que não continue jogando lixo nesse setor, até para evitar ratos, cobras e contaminação”, esclarece.
O prefeito Lenildo Santana tem consciência das ruas que precisam ser calçadas e existe um plano para recuperação e calçamento de algumas ruas, travessas e prolongamentos. “Estamos correndo atrás de recursos para recuperar e calçar algumas ruas na sede e distritos. Tenho pedido aos deputados Rosemberg Pinto e Geraldo Simões uma atenção especial com relação a esse assunto e tenho recebido sinal positivo deles. Não quero citar ruas para não criar falsa expectativa, mas pretendo, sim, calçar diversas ruas no meu governo”, disse o prefeito.





21 de março de 2014

Floresta Azul: APPMDSAT é campeã de torneio de futebol em Coquinhos



Texto:  Ascom Floresta Azul – Fotos: APPMDSAT

Aconteceu no dia 16 de março (domingo) em Coquinhos o 1º torneio realizado pela Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Distrito de Santa Terezinha (APPMDSAT). A competição contou com a participação dos times Portuguesa Fazª Oriente, Barra Nova, Ribeirão Seco, Manuelzinho, Dom Ruan de Coquinhos, Veteranos do Fluminense, Buga Bull e APPMDSAT.

As equipes se enfrentaram em partida única, no sistema eliminatório de mata-mata, e ao final do dia a equipe da APPMDSAT fez a grande final contra Barra Nova, sagrando-se campeã do torneio.

O torneio foi realizado pela APPMDSAT, contou com a colaboração da Gerência de Esportes da Prefeitura de Floresta Azul e teve o apoio da PMFA, CBV, Comercio Local e Câmara de Vereadores, além da presença de grande público presente durante todo o dia de domingo.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif




20 de março de 2014

Campeonato de Futsal de Floresta Azul chega na fase final

Texto e Foto: Ascom Floresta Azul

Desde o dia 19 de janeiro desse ano, vem acontecendo o 5º Campeonato de Futsal da 1ª Divisão de Floresta Azul, evento que faz parte do Projeto Verão. Os jogos acontecem na Quadra Municipal e contam com a realização do Departamento Municipal de Esportes e o total apoio da Prefeitura de Floresta Azul.

Como acontece todo ano, o evento atrai grande público lotando as dependências da Quadra Municipal. Esse campeonato foi resgatado pela atual gestão, que tem na prefeita Drª Sandra Cardoso, a secretária de Educação, Sayonara Leão e o Gerente de Esportes, Waldemar Sodré, os grandes responsáveis pelo sucesso desse evento.

Durante esse período participaram 10 equipes (Bahia, São Caetano, Fluminense, Coquinhos, Ponte Preta, Boca Doce, Trairagem, Só Panela, Shopping Floresta e E.A.F.) que realizaram uma campanha brilhante, com total tranquilidade e espírito esportivo.

No próximo final de semana (dia 22/04), acontecerá os jogos das semifinais, entre as quatro equipes: E.A.F.  X  Só Panela  e Shopping Floresta  X Trairagem, de onde sairão os finalistas.
A Gerência de Esportes da Prefeitura de Floresta Azul convida você para participar deste grande evento, abrilhantando essa festa. “Nos estamos aguardamos você e toda a sua família na Quadra Municipal, no próximo sábado (22), a partir das 20h00”, disse Waldemar.

Engenheiro do FNDE visitou Creche Modelo em Ibicaraí




Texto e fotos: Arnold Coelho

A cidade de Ibicaraí recebeu ontem (quarta-feira, 20), no período da tarde, a visita do engenheiro civil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Terence de Souza Araújo. A visita aconteceu na construção da futura Creche Modelo, situada à rua “F”, do bairro Agripino Monteiro. Na oportunidade, estavam presentes o prefeito Lenildo Santana, o Secretário de Educação, Uildo Batista, a Coordenadora de Projetos Especiais, Aline Ribeiro Bastos, o proprietário da construtora Monte Sinai, Martan Dutra e o diretor da Nossa Consultoria, Romilso Ferreira.
O engenheiro vistoriou e fotografou todas as dependências do prédio e fez um levantamento descritivo (relatório), que será encaminhado nos próximos dias para o escritório da empresa em Brasília. “Acredito que no início do mês de abril meu chefe estará encaminhando um relatório detalhado da atual situação dessa creche para o FNDE e acredito que em breve vocês terão uma posição”, disse o engenheiro.
O prefeito Lenildo Santana, na oportunidade, falou da visita feita ao Ministério da Educação no mês de fevereiro passado, quando esteve no FNDE e participou de uma reunião com Adriana Montelezzo. Na época o prefeito solicitou ao Ministério um aditivo da ordem de 400 mil reais para o término da Creche Modelo. “Hoje esse mesmo convênio para construção dessa Creche chega para os municípios contemplados no valor de 1.8 milhão de reais, diferente de quando iniciamos essa obra. Na época o recurso para construção dessa creche era da ordem de 900 mil reais (metade do valor de hoje). É preciso um aditivo para concluir essa creche”, disse Lenildo.



Creche
A Creche está sendo construída para atender em torno de 240 crianças de 0 a 6 anos, na creche e na pré-escola. A instituição vai ser dotada de uma estrutura moderna, e equipada com brinquedos educativos, salas de leitura e vídeo, com instalações seguras, ambientes atrativos e saudáveis para o desenvolvimento infantil, além da acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como rampas, banheiros especiais, cozinha, corredores, portas adaptadas e amplos jardins. A creche contará com aproximadamente 60 profissionais trabalhando nos dois turnos.





IFBA e Pronatec vão instalar cursos técnicos em Ibicaraí




Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

O Coordenador Adjunto do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e Diretor de Ensino do Instituto Federal da Bahia (IFBA - Núcleo Ilhéus), Marco Antônio, esteve quarta-feira,19, em Ibicaraí, para uma visita técnica ao prédio do Colégio Ressurgir, na praça Dr. Justino Marques, 111, centro. Marco Antônio foi recebido pelo secretário de Educação, Uildo Batista e pela secretária de Assistência Social, Ângela Santana, que mostraram as dependências do prédio e as salas que serão cedidas para a implantação de oito cursos técnicos.
Marco Antônio gostou, mas fez algumas ressalvas que serão prontamente atendidas. “É preciso melhorar o acesso dos cadeirantes, com a colocação de um corrimão e adequação da inclinação da rampa, além de melhorar a iluminação das salas e aumentar os números de cadeiras para os futuros estudantes, além da pintura das salas. Tudo isso até o dia 30 de junho desse ano. Fazendo essas mudanças, o prédio ficará pronto para os cursos”, disse o coordenador, que espera selecionar do município professores e monitores.
A princípio a prefeitura abrirá vagas para quatro cursos e as inscrições terão início a partir de 5 de maio e tudo indica que essas inscrições serão feitas na prefeitura, na Assistência Social. Os outros quatro cursos ficaram para o segundo semestre desse ano, pois precisamos nos adequar com boas salas, boa internet, boa iluminação, além de projetores e móveis. Nós entramos com a estrutura física e equipamentos, e o IFBA-Pronatec, com o corpo docente, os salários dos professores e a ajuda de custo para os alunos, disse o secretário de Educação, Uildo Batista, que já deu início ao processo de adequação das salas.
A secretária Ângela Santana ficou feliz com a chegada desses cursos técnico e falou da importância de qualificar o indivíduo, inserindo novos profissionais no mercado de trabalho. “Além da profissionalização, o aluno receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 10 reais por aula/dia. Isso quer dizer que a cada dia que o aluno comparecer para assitir as aulas, ele receberá, ao final do mês, uma ajuda de custo. A depender do curso, e se tiver aulas aos sábados e o mês tiver cinco semanas, a ajuda poderá chegar a R$ 240 reais por mês”, a disse a secretária.
Para o prefeito Lenildo Santana, uma escola com cursos técnicos é um legado que refletirá no futuro. “Infelizmente não temos uma estrutura física para pleitear um módulo avançado do IFBA aqui para Ibicaraí. O custo é alto e não temos recursos para construir uma unidade. Até tentei o Polo de Confecções na entrada da cidade, mas não foi aceito pela direção do IFBA. Pensei em mais cursos, mas por falta de estrutura física escolhemos oito cursos que caberá no Ressurgi e atenderá bem a nossa cidade”, disse o prefeito.

Cursos
Serão 8 cursos para Ibicaraí e 4 terão início ainda nesse semestre:
- Auxiliar de Cozinha em Geral;
- Vendedor;
- Auxiliar Administrativo;
- Agente de Alimentação Escolar;
- Cuidador de Idosos;
- Cuidador Infantil;
- Agente de Gestão de Resíduos Sólidos;
- Agricultor Familiar.