7 de outubro de 2016

Vetado adicional de insalubridade para agentes de saúde, por Temer.




O presidente Michel Temer sancionou, com vetos, a Lei 13.342/2016, voltada para agentes comunitários de saúde e de combate a endemias. Do texto aprovado pelo Congresso Nacional, a lei mantém apenas a permissão a esses profissionais para a averbação do tempo de serviço anterior à regulamentação da profissão.
A nova lei está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (4).

Governo baiano apoia implantação de bancos de sementes em comunidades do Litoral Sul




A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), firmou convênio com a Associação Territorial Agroecológica Povos Cabruca e Mata Atlântica (TEIA) para a implantação do Banco de Sementes Comunitários no Território de Identidade Litoral Sul.

Empresa asiática amplia investimentos no agronegócio baiano




Empresários da Empresa Olam, com sede em Singapura, estiveram reunidos com os secretários da Agricultura (Seagri), Vitor Bonfim, e do Planejamento (Seplan), João Leão, nesta sexta-feira (7), para apresentar os empreendimentos implementados por eles e projetos futuros na Bahia. De acordo com os empresários, a asiática Olam já investiu cerca de R$ 530 milhões, com a expectativa de alcançar o valor de R$ 600 milhões, até o final de 2017, e está gerando mais de 500 empregos diretos no interior da Bahia.

Ministério da Integração reconhece Situação de Emergência em mais quatro municípios baianos




A estiagem enfrentada pelos baianos tem provocado problemas no abastecimento de água potável, além de prejuízos na agricultura e na pecuária em algumas regiões da Bahia, principalmente no Semiárido e, como ‘um ponto fora da curva, os municípios das regiões sul e extremo sul também foram afetados por estiagem em 2015/2016.

6 de outubro de 2016

Governo e laboratório coreano discutem ampliação de parceria com testes rápidos


Com a negociação entre a Bahiafarma e o Ministério da Saúde em fase final para a aquisição dos testes rápidos de detecção do Zika Vírus, o diretor do laboratório coreano Genbody INC, parceiro da Bahiafarma na produção dos dispositivos, Chom Kyu Chong, foi recebido pelo governador Rui Costa na manhã desta quinta-feira (6), para tratar do alinhamento da produção, das novas etapas de transferência de tecnologia e da ampliação da parceria, com novos projetos que atendam a demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Secretaria da Educação assina TAC para a contratação de trabalhadores via Reda


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia assina nesta quinta-feira (6), às 16h30, um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia. O TAC será assinado com o MPT e o Ministério Público Estadual (MPE) para a contratação direta de trabalhadores, por período determinado, pela Secretaria da Educação do Estado sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

5 de outubro de 2016

Dendê da agricultura familiar baiana é destaque nacional




A Bahia é o segundo maior produtor de dendê do Brasil, com uma produção anual de 204.986 toneladas, segundo registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse fruto da agricultura familiar é originário da África e chegou à Bahia durante o período colonial, adaptando-se rapidamente ao litoral, que tem condições climáticas adequadas ao desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

4 de outubro de 2016

Rui desconhece investigação da Polícia Federal


O governador Rui Costa recebeu com estranheza e indignação a notícia, divulgada por alguns veículos de comunicação locais e nacionais, de que ele estaria sendo investigado pela Polícia Federal. O governador desconhece a investigação e informa que não tem qualquer tipo de informação sobre a operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (4). Também não houve qualquer procedimento legal nesse sentido.

Monumentos de Salvador se vestem de rosa pela prevenção ao câncer de mama


A partir desta segunda-feira (3) e até o próximo dia 31, alguns monumentos da cidade de Salvador estarão vestidos com a cor rosa em referência à campanha Outubro Rosa do Governo da Bahia. A ação é realizada por meio das secretarias de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) e da Saúde (Sesab), com apoio da Clínica Delfin.

3 de outubro de 2016

Conjunto de ações garantem inclusão do idoso na sociedade







Para atender ao crescente número de idosos na Bahia, o Governo Estadual mantém uma estrutura permanente de promoção da inclusão, autonomia e participação efetiva do idoso na sociedade, por meio de iniciativas transversais de saúde, integração social e conscientização. Até 2020, o número de idosos deve representar em 11% a população baiana, saltando de 1,45 milhão de habitantes para 1,65 milhão, como revela uma pesquisa realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).