20 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Floresta Azul reforma UBS Marcelina Bispo


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
Para atender a população com mais conforto e garantir um ambiente adequado de trabalho aos profissionais que atuam no local, a Prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Obras, está realizando uma reforma na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marcelina Bispo. A UBS está recebendo nova pintura, limpeza, manutenção das janelas, troca de lâmpadas e pequenos reparos na parte elétrica e hidráulica da unidade.
A saúde publica é uma das prioridades da atual administração, que vem trabalhando para proporcionar melhores condições de atendimento nos postos do centro e dos bairros. Uma das metas do governo municipal é investir na área da saúde, tanto em qualidade dos profissionais quanto nas estruturas físicas. Vale salientar que a reforma do Marcelino Bispo está sendo feita com recursos próprios.

Encontro Pedagógico fala sobre 'Educação e Esporte Vencendo os Desafios' em Ibicaraí



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Educação

            Aconteceu durante toda terça e quarta-feira (16 e 17) nas dependências da Faculdade Montenegro um Encontro Pedagógico, que teve a participação de todos os profissionais da rede municipal de ensino. O evento foi promovido pela prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença de 300 profissionais da área, sendo professores, coordenadores, gestores, agentes administrativos, auxiliares administrativos e cozinheiras que preparam a alimentação escolar.
            A abertura aconteceu com a Coordenadora da Educação Básica, professora Dionei Cavalcante, saudando a todos os presentes. Em seguida o cantor e compositor Oliveiro Leal fez uma bela apresentação musical. No momento seguinte o professor e Coordenador da área de Educação Física, Sulimar Álvares, explanou sobre sua caminhada nos esportes e falou da importância dos mesmos. Logo após deu-se início as oficinas de dança, hidroginástica e zumba. Ainda no período da manhã foi servido um café da manhã para todos os presentes. O Secretário de Educação Uildo Batista Oliveira se fez presente.
            No período da tarde foram entregues em torno de 300 kits contendo 01 caderno, 01 caneta e 01 classificador. No momento seguinte aconteceu uma palestra com a Professora Mestra Márcia Peixinho, com o tema: Inclusão Escolar: Os Desafios Possíveis.

19 de fevereiro de 2016

Bahia atualiza Mapa Turístico com classificação dos municípios




Dos 417 municípios baianos, mais de 150 possuem atrativos para viajantes, o que significa que uma em cada três cidades pode ser roteirizada para atividade turística, seja por suas praias, cachoeiras, patrimônio histórico, etc. Dada a extensão desse território, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) realiza, entre os dias 24 de fevereiro e 7 de abril, um programa de atualização do Mapa Turístico, incluindo a categorização dos municípios.

Na etapa seguinte, os dados apurados serão remetidos ao Ministério do Turismo, a fim de que sejam consolidados no Mapa Turístico Brasileiro. “Este levantamento é importante para orientar as políticas públicas de desenvolvimento. Contribui de forma decisiva para o aperfeiçoamento da gestão, assim como para otimizar o uso de recursos públicos”, explicou o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino.

Secretária de Saúde de Floresta Azul participa de reunião do COSEMS em Salvador



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

A secretária de Saúde de Floresta Azul, Domilene Borges, participou de uma reunião Ampliada do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA) e de reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). As duas reuniões aconteceram na última quarta-feira (17), na Terceira Avenida do Centro Administrativo da Bahia, n° 320, em Salvador.

Governo cria Complexos Integrados de Educação no sul da Bahia


O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, implantará três Complexos Integrados de Educação nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Itamaraju, no sul do estado, ainda para o ano letivo 2016. A ação será desenvolvida com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e é resultado do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que visa à formação de uma rede de parceria pela melhoria da educação pública na Bahia. 

O assunto foi tema de encontro entre o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e o reitor da UFSB, Naomar Almeida Filho, nesta quinta-feira (18), na sede da secretaria, em Salvador. Os complexos devem beneficiar diretamente três mil estudantes do ensino médio.

18 de fevereiro de 2016

União não complementa o pagamento do piso nacional do magistério


Texto e foto: Ascom CNM
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que não há complemetação da União ao Piso. Na negociação salarial em diferentes Estados e Municípios, sindicatos de professores insistem que os governos sem recursos para pagar o piso nacional do magistério podem recorrer à complementação da União.
Embora a Lei 11.738/2008 estabeleça que a União deve complementar a integralização do pagamento do piso do magistério quando o ente federativo não tenha recursos próprios para pagar o valor fixado nacionalmente, é preciso esclarecer que:

Abertas as inscrições para oficina de produção audiovisual em Itabuna


Estão abertas até o dia 26 de fevereiro as inscrições para a oficina de produção audiovisual do projeto Pixelando, que acontecerá de março a junho, no Núcleo de Produções Artísticas, em Itabuna. Jovens com idade entre 16 a 20 anos, estudantes de escolas públicas, podem se inscrever por meio do site www.projetopixelando.com.br/oficina. As inscrições são gratuitas.

A ideia que fundamenta o projeto é a capacitação para o conhecimento e o domínio de ferramentas e saberes relacionados à criação de conteúdos em vídeo. A oficina compreende cinco módulos - roteiro; produção e direção; fotografia; sonoplastia e montagem, totalizando uma carga horária de 60 horas/aula.

Uruçuca paga piso salarial de agentes de saúde e reconhece atuação desses profissionais, diz Valmir


Em meio à epidemia de várias doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, com destaque para o Zika Vírus e suas consequências, a prefeita do município de Uruçuca, no sul da Bahia, Fernanda Silva (PT), foi reconhecida pela categoria como a única gestora municipal do Brasil a pagar o piso salarial retroativo a janeiro de 2014 dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate à Endemias (ACE). Para o deputado federal, Valmir Assunção (PT-BA), a diretriz, além de reconhecer a importância da atuação dos profissionais neste período de combate em todo o território nacional, aponta para uma gestão voltada para a população da cidade.

Governo do Estado articula políticas de fomento à cadeia do cacau


Implementação de políticas de desenvolvimento da atividade cacaueira na Bahia, para fomentar o aumento da produção de commodities, e melhoria da produtividade do cacau fino, de especialidade, destinado à fabricação de chocolate. Esse foi o ponto de partida das discussões que envolveram as secretarias estaduais da Agricultura,por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), na quarta-feira (17), em Salvador.

Entre os eixos estratégicos traçados durante o encontro estão Educação fitossanitária, fiscalização e desenvolvimento de pesquisas para produção de mudas resistentes, foram alguns dos eixos estratégicos traçados. Em relação às ações fitossanitárias, a coordenadora do Programa de Prevenção à Monilíase do Cacaueiro da Adab, Catarina Cotrim, ressaltou que “as medidas de prevenção acontecem de forma atrelada com a assistência técnica (Ater), promovendo capacitação dos seus atores, que também servirão de observadores no monitoramento das áreas de produção de cacau”.

17 de fevereiro de 2016

Governo apoia exposição sobre tribos indígenas em Ilhéus


Um acervo composto por cerca de 200 peças artesanais entre arcos, colares, lanças e bordunas das tribos Pataxós, Xukuru Kariri, Maxakali e Krenak, e mais 20 quadros de faces indígenas chega a Ilhéus, terra dos índios Tupinambás, no sul do estado. A mostra ‘Índios na Janela’, que será aberta na próxima segunda-feira (22), às 19h, na Academia de Letras do município, é uma realização da Comunidade Tia Marita, com o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), administrado pelas secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Fazenda (Sefaz/BA).

A exposição é aberta ao público, em especial, a estudantes dos ensinos fundamental e médio, pesquisadores, historiadores e professores, tem entrada franca e irá percorrer também as cidades de Porto Seguro – Terra dos Povos Pataxós -, no período de 29 de março a 3 de abril, no Centro Cultural de Porto Seguro, e Salvador – Terra dos Povos Tapuias - de 19 a 24 de abril, no 1º pavimento do Palacete das Artes, no bairro da Graça.

Secretaria de Saúde de Floresta Azul intensifica ações voltadas ao combate do Aedes aegypti



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Na manhã da última segunda-feira, 15, a secretária de Saúde de Floresta Azul, Domilene Costa, se reuniu com enfermeiros, Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), equipe do NASF, vigilância epidemiológica e vigilância sanitária na Unidade de Saúde da Família Eduardo Bizarria Mamede, com o objetivo de traçar as ações a serem desenvolvidas em Floresta Azul no combate ao Aedes aegypti.
Com a publicação da portaria ministerial 2.121, de dezembro de 2015, onde o Ministério da Saúde reforça as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas equipes de atenção básica, e sabendo que as ações em processos epidêmicos são de responsabilidade da união, estados e municípios, a prefeita Sandra Cardoso publicou portaria municipal aderindo à portaria 2.121 do ministério e integrando as equipes da atenção básica municipal nas ações voltadas ao combate do mosquito.

16 de fevereiro de 2016

Seagri e Ceplac discutem ações para o desenvolvimento rural da Bahia


Ações conjuntas para promover o desenvolvimento rural da região sul e extremo sul da Bahia foram discutidas, nesta terça-feira (16), em reunião do titular da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), Vitor Bonfim, com representantes da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

No encontro realizado no gabinete do secretário, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, estiveram em pauta a diversificação da atividade agropecuária regional e o fortalecimento do Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (Prodebon).

O objetivo do programa é fomentar o aumento da produtividade na Bahia, a partir da produção de mudas clonadas de seringueiras na Estação de Una – unidade produtora de mudas -, com 20 hectares de irrigação e dez hectares de jardim clonal de seringueiras, tendo capacidade para produzir um milhão de mudas por ano.

Secretarias e MinC discutem criação de cineclubes em escolas da Bahia


As escolas estaduais poderão ganhar cineclubes (salas de exibição de filmes) para difusão de conteúdos educacionais autorais e licenciados. A proposta, que visa incentivar a produção audiovisual estudantil, foi discutida entre os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Cultura, Jorge Portugal, e o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), Pola Ribeiro, nesta terça-feira (16). 

“O objetivo é utilizar uma plataforma pública, por meio de satélite, internet ou fibra ótica. Por isso, este encontro é fundamental para começarmos a definir quais as estruturas e conteúdos disponíveis. Levar essas salas para a escola é uma forma de criar um ambiente favorável para que os estudantes possam se envolver ainda mais com a produção audiovisual”, destaca Pola Ribeiro. Realizado na sede da Secretaria da Educação, em Salvador, o encontro também teve a participação do diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves.

Bahia se destaca na queda do déficit habitacional do País, aponta estudo da Fiesp


Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) mostra que o déficit habitacional do País caiu, entre 2010 e 2014, em média, 10,7%, principalmente em razão do programa habitacional do governo federal Minha Casa, Minha Vida, um programa social de habitação voltado principalmente para famílias com renda de até três salários mínimos.

O estudo indica ainda que, nas áreas mais pobres do país, a redução do déficit foi maior que nas regiões mais desenvolvidas. O Nordeste foi a região onde o déficit habitacional apresentou maior redução nesse período, com queda de 3% ao ano. A Bahia, onde 115,6 mil famílias passaram a ter moradia, foi o estado que apresentou o maior destaque.

Governo Federal pretende multar quem não eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti



Texto: Agência CNM, com informações da Agência Estado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pessoas que não permitirem a entrada de agentes de saúde em suas casas ou reincidirem na manutenção de focos do mosquito Aedes aegypti poderão levar multa. A presidente da República, Dilma Rousseff, encomendou um estudo à Advocacia-Geral da União (AGU) para saber se é possível punir os cidadãos que não contribuírem para ações que visam acabar com o transmissor da dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya.
De acordo com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, a ideia foi discutida nesta segunda-feira, 15 de fevereiro, durante uma reunião de balanço sobre o dia de mobilização nacional contra o mosquito realizado no último sábado.

15 de fevereiro de 2016

Embasa inscreve para vagas de estágio em 19 municípios


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), abriu nesta segunda-feira (15) as inscrições para vagas de estágio em diversas áreas dos níveis técnico e superior para atuação em Salvador e em mais 18 municípios baianos.

As inscrições são limitadas de acordo com o número de vagas disponíveis para cada área e devem ser realizadas no site do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), onde estão disponíveis todas as informações necessárias para participação na seleção, composta por recrutamento, triagem curricular e entrevista técnica. O período de inscrição segue até o próximo dia 28. “A orientação é que o interessado a efetive o quanto antes”, recomenda a gerente da divisão de Gestão de Carreiras da Embasa,Sílvia Pacheco.

Estado realiza inscrições para Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realiza, até o dia 29 de fevereiro, as inscrições para o processo de renovação dos integrantes da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea) para o biênio 2016-2018.

Podem participar, conforme o edital, representações do Poder Público; organizações não governamentais (ONGs) inseridas nos biomas Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, e localizadas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Chapada Diamantina; instituições de ensino; redes; Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade; Organizações dos Trabalhadores e Patronais; Povos e Comunidades Tradicionais.

Prefeitura ilumina ruas do bairro Raimundo Sálvio, em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

A prefeitura de Floresta Azul, através da Gerência de Infraestrutura, está fazendo reposição de lâmpadas e iluminando algumas ruas do bairro Raimundo Sálvio, próximo ao estádio municipal (no fundo do prédio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS). A ação teve início na manhã da última sexta-feira 12, com a colocação de 10 conjuntos com lâmpada fluorescentes de luz mista de 160 watts, braço e fotocélula e teve a coordenação do Gerente de Infraestrutura Plínio Oliveira.