19 de maio de 2012

PSD lança diretório em Ibicaraí


Com a presença do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana (PT), da deputada estadual do Partido Social Democrático (PSD), Ângela Souza, além de vereadores e presidentes de vários partidos, pré-candidatos a vereadores, lideranças políticas e religiosas, secretários do governo, funcionários municipal e um grande número de convidados, o PSD realizou sexta-feira, 18 de maio às 20 horas, a criação do diretório municipal e escolha dos pré-candidatos a vereadores. O evento aconteceu nas dependências do salão nobre da Câmara de Vereadores do Município.
Na oportunidade o presidente do diretório municipal do partido Heliomar Barberino, foi convidado a iniciar o evento. “É com muita alegria que estamos realizando este evento de suma importância para o PSD de Ibicaraí. Vejo aqui um grupo muito determinado que com certeza vai fazer a diferença na próxima eleição, porque o PSD nasceu forte no Brasil e aqui em Ibicaraí também”, destacou Barberino.
A deputada Ângela Souza destacou que: “O PSD nasceu com um conjunto de valores e opções fundamentais que são de suma importância para a construção e consolidação de uma sociedade mais justa e mais livre”.
O prefeito Lenildo Santana encerrou o evento declarando que: “O PSD de Ibicaraí é um partido que nasceu fortalecido no município, contando com dois vereadores na Câmara Municipal e que vai sempre somar com os partidos coligados ao PT na administração do município”. Agradeceu pelas participações e colaboração dos edis nos projetos realizados e a realizar no município e falou sobre as dificuldades que o município tem em realizar projetos com recursos próprios em prol de alguns seguimentos do funcionalismo. Na oportunidade Lenildo voltou a falar do prédio do INSS e garantiu que a inauguração da agência acontecerá no próximo dia 16 de junho.
Aproximadamente 200 pessoas estiveram presentes ao lançamento do PSD, que foi sucesso total com as presenças de diversos seguimentos da sociedade de Ibicaraí.
Veja a lista dos pré-candidatos a vereadores pelo PSD:
Herbinho do Serve bem
Fabíola cantora
Tenente Edilson
Ney Macedo da Salomeá
Ceone da Vila Santa Isabel
Raimundo Pezão
Adriano Ferreira, Secretário de Infraestrutura
Jose Alves (Louro), Presidente da Câmara de Vereadores
Cochise Assis
Dema do ônibus

Texto: Antonio Lima
Fotos: Raimundo 

17 de maio de 2012

Seminário sobre jogos eletrônicos prorroga inscrições de trabalhos até este domingo (20)


O VIII Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação: Construindo Novas Trilhas prorrogou o prazo para inscrições de trabalhos até este domingo (20). O evento acontece nos próximos dias 9 e 10 de julho, no auditório Jurandy Oliveira, no Departamento de Educação (DEDC) do Campus I da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, organizado pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais de Aprendizagem, do DEDC.
Para participar, os interessados devem enviar resumo do trabalho para o e-mail games@comunidadesvirtuais.pro.br , seguindo as orientações recomendadas. A programação terá palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos. Haverá, também, uma mostra de jogos eletrônicos. Os interessados devem enviar e-mail para games@comunidadesvirtuais.pro.br com o nome do jogo, a sinopse do game e os responsáveis pela produção, além da instituição à qual estão vinculados.
É necessário enviar ainda um cd com o game para o DEDC até o próximo dia 31 de maio. Outras regras e orientações foram divulgadas pela organização do evento, a exemplo da data de divulgação do resultado, prevista para o dia 16 de junho.
Mais informações no site www.uneb.br.

Eas/af
17.05.12

Hotéis baianos serão incentivados a adquirir chocolates produzidos em Ibicaraí e Ilhéus


Numa parceria entre a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia) e a Seagri/Suaf (Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária/ Superintendência da Agricultura Familiar), será realizado na quarta, 23 de maio, o Café da Manhã com a Agricultura Familiar – Indústria Hoteleira, das 8h às 10h, no Bahia Othon Palace, em Ondina. O objetivo do encontro é apresentar aos hoteleiros associados da ABIH-BA as formas de aquisição direta de produtos da agroindústria familiar, por meio do fornecimento organizado das cooperativas.

Serão mostrados produtos de 57 cooperativas, que vão desde o chocolate produzido em Ibicarai e Ilhéus até a geleia de umbu de Uauá. A lista inclui feijão, farinha, carne de caprinos e ovinos, geleias, doces, raízes, pescado e iogurte de leite de cabra —alguns desses itens serão utilizados no café da manhã do evento. “Vamos desenvolver toda uma campanha de estímulo à compra dos produtos da agricultura familiar pelos associados, como diferenciação tributária, eventos de aproximação entre os potenciais fornecedores e gerentes de compra e chefs de cozinha dos hotéis, elaboração de catálogos”, declara José Manoel Garrido, presidente da ABIH-BA.

Fonte: A Tarde

Bahia lidera geração de emprego nos quatro primeiros meses do ano


A Bahia criou, no mês de abril deste ano, 7.847 empregos celetistas. Nos quatro primeiros meses de 2012, já são 22.609 novos postos de trabalho, colocando o estado com o melhor desempenho absoluto da região do Nordeste. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (17), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O crescimento do número de vagas no estado, no referido período, foi equivalente à elevação de 0,47% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.
Tal resultado decorreu, principalmente, da expansão do emprego nos setores da agropecuária (+2.575 postos), de serviços (+1.843 postos), da indústria de transformação (+1.571 postos) e da construção civil (+1.153 postos). A Região Metropolitana de Salvador (RMS) registrou um acréscimo de 2.327 empregos formais (+ 0,27%). 

Secom-Ba.

Estado forma mais 200 novos técnicos de nível médio no interior


Mais de mil novos técnicos de nível médio estão sendo formados pelo Governo do Estado neste mês, na capital e no interior. São jovens e trabalhadores preparados para se beneficiar e atender às demandas geradas pelo desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. Só nesta semana, mais 200 serão diplomados nas cidades de Itabuna e Ipiaú.
São 135 estudantes dos cursos técnicos em enfermagem e nutrição e dietética, do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Biotecnologia e Saúde, no município de Itabuna, e mais 65 dos cursos técnicos em agroindústria, análises clínicas, enfermagem e nutrição e dietética, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Rio das Contas, em Ipiaú.
No início do mês, foram formados 836 estudantes em Salvador e região metropolitana nos cursos técnicos em análises clínicas, análises químicas, administração, alimentos, artes visuais, cozinha, comunicação visual, documentação musical, enfermagem, eletromecânica, eletroeletrônica, gestão e projetos culturais, instrumento musical, informática, logística, mecatrônica, química e segurança do trabalho. Na quinta-feira da semana passada (10) ocorreu a formatura de 46 novos técnicos em edificações e enfermagem do Cetep do Sisal, em Serrinha.
A solenidade de formatura do Cetep Médio Rio das Contas, em Ipiaú, será no dia 26, no Clube Náutico, a partir das 19h. Em Itabuna, a primeira turma formada pelo Ceep em biotecnologia e saúde terá dois momentos de comemoração. Nesta sexta (18), um culto ecumênico, às 19h, na Loja Maçônica 28 de Julho, e no sábado (19), às 18h, solenidade de colação de grau, no Centro.  

Secom-Ba.

16 de maio de 2012

Cobra de 6 metros mata cachorro e é capturada por bombeiros em MT


Uma cobra de aproximadamente 6 metros de comprimento e com cerca de 160 quilos foi capturada, na tarde desta quarta-feira (16), por uma equipe do Comando Regional 2 do Corpo de Bombeiros no município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O animal foi encontrado em uma área urbana, no bairro Jardim Paula II, depois de matar um cachorro.
Segundo o sargento Antônio Ventura Moraes Silva, que atendeu a ocorrência, a cobra foi encontrada a uma distância de 20 metros de uma área de pântano, próximo a uma residência. De acordo com o sargento, a presença do animal em uma área urbana pode ter ocorrido devido ao intenso período de chuvas e ao instinto do animal em buscar alimento. Para ele, o fato é uma consequência da ocupação desordenada das cidades, que acabam invadindo o habitat natural de animais silvestres.
No momento da captura, a sucuri estava se alimentando de um cachorro. Ela se encontrava em um local onde várias crianças costumam brincar, se caracterizando como uma situação de risco”, afirmou o sargento ao G1.
Conforme o bombeiro, há a suspeita de que outra cobra, da mesma espécie e tamanho, esteja próxima ao local, já que animais desta espécie costumam estar acompanhados. “Outras três ocorrências da mesma natureza ocorreram neste mesmo bairro, o que tem se tornado rotina”, frisou. De acordo com o sargento Antônio Moraes, as cobras desta espécie não são venenosas e se alimentam de pequenos animais, e só podem oferecer risco aos seres humanos quando estão famintas.
A cobra foi retirada do local pela equipe do Corpo de Bombeiros, que realizou a imobilização do animal com um instrumento apropriado de captura. De acordo com o sargento, a sucuri deve ser encaminhada para o zoológico da UFMT, ou será devolvida à natureza, na região do Pantanal mato-grossense.

G1-MT

Ciclo de palestras debate tecnologias para segurança pública na Bahia


Apresentar novas tecnologias para a segurança pública, algumas já utilizadas com sucesso em outros países, é o objetivo do 1º Ciclo de Palestras de Tecnologias para a Segurança Pública da Bahia, que será realizado nesta quinta-feira (17), a partir das 9h, no Instituto Anísio Teixeira, na Avenida Paralela. 
Além dos policiais de Salvador e região metropolitana, servidores que atuam no interior poderão assistir e participar das discussões em torno do tema, por meio de videoconferência. Empresas do ramo da segurança farão explanações dos seus produtos e o capitão PM Arlindo Bastos Miranda Neto realizará palestra sobre ‘Operações de Segurança Pública e Defesa Civil’. O evento é promovido pela Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP).

16/05/12
Nas/is

Bahia fornecerá subsídios para construção da Política Nacional de Empreendedorismo



A Bahia é um dos seis estados escolhidos pelo governo federal no trabalho de coleta das informações que vão alicerçar a construção da Política Nacional de Empreendedorismo (PNE). O primeiro passo foi dado esta semana com a realização do Evento Regional de Mobilização das Partes Interessadas na Construção da Política Nacional de Empreendedorismo, no auditório da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm).
Articulado pela Sicm, por meio do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o encontro marcou a apresentação da metodologia dos trabalhos por técnicos do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB) e da secretaria e contou com a participação de órgãos e entidades públicas, além de empresas incubadoras.
Junto com a Bahia – representando a região Nordeste –, também estão no processo de coleta de informações Goiás, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Distrito Federal.
Segundo o superintendente de Comércio e Serviços da Sicm, Adhvan Furtado, a elaboração da PNE está alinhada à agenda de desenvolvimento econômico do país. “A proposição e a construção dessa política têm como foco o estímulo à alavancagem da competitividade e o incremento de produtividade da economia brasileira, pautas constituintes do Plano Brasil Maior”.
As informações vão possibilitar a confecção de um documento, que deve ser lançado em julho pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), com as diretrizes da PNE. Por enquanto, estão sendo realizados eventos de mobilização e consulta nos estados definidos pelo ministério.

ias/om          16.05.12

Osba participa do concerto em homenagem aos 70 anos de Gilberto Gil


Um espetáculo em grande estilo para comemorar os 70 anos do cantor e compositor baiano Gilberto Gil - ‘Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo’ - terá a participação especial da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), com um programa sob a regência dos maestros Jaques Morelenbaum e Carlos Prazeres.
Duas apresentações serão realizadas na Sala Principal do Teatro Castro Alves - sexta-feira e sábado (18 e 19), às 21h. A Osba, que este ano festeja 30 anos de fundação, tem se apresentado ao longo dessa trajetória com grandes estrelas, não só da música erudita, mas também da Música Popular Brasileira (MPB), entre elas, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Nana Caymmi, Olivia Byington, Leo Gandelman, Wagner Tiso e Carlinhos Brown.
‘Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo’ promete um refinado repertório e uma “ode às sensações”, um momento único para marcar os 70 anos do artista. Gilberto Gil nasceu em Salvador, em 26 de junho de 1942. Um dos ícones do Tropicalismo e com uma vasta obra reverenciada no Brasil e no exterior, o cantor, compositor, guitarrista e poeta baiano exerce um papel fundamental no processo constante da modernização e valorização da MPB.

16/05/12
Cãs/is

População já pode ter acesso a informações de órgãos públicos


Já está em vigor desde esta quarta-feira (16), em todo o país, a Lei de Acesso à Informação (nº 12.527/2011), que regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. A lei é aplicável aos três poderes da União, ao Distrito Federal, aos estados e aos municípios.
A Lei de Acesso à Informação (LAI), além de definir mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos, prevê transparência ativa, ou seja, a divulgação de informações básicas, como horário de funcionamento, contatos, relatórios, despesas financeiras, entre outros, nos sites institucionais dos respectivos órgãos.
Na avaliação do ouvidor-geral do Estado da Bahia, Jones Carvalho, a LAI auxiliará a consolidação democrática e potencializará as políticas de transparência pública e controle social. “Com a lei, saímos da cultura do segredo para promover a cultura do acesso, além de garantir ao cidadão o direito do acesso às informações públicas”.
Na Bahia, os cidadãos devem formalizar os pedidos de informação ao Estado na Ouvidoria Geral, seja por meio do site www.ouvidoriageral.ba.gov.br, na Central de Atendimento (0800-284-0011), nas carretas do SAC Móvel (consultar roteiro), presencialmente nas ouvidorias especializadas de cada órgão público ou na Ouvidoria Geral do Estado, que fica na 3ª Avenida, nº 390, 2º andar, Plataforma IV, sala 208, Centro Administrativo da Bahia (prédio da Governadoria). CEP 41.745-005, Salvador-Bahia.
De acordo com a LAI, os órgãos públicos terão o prazo de 20 dias para fornecer a informação solicitada pelo cidadão, podendo ser prorrogado por mais dez dias. As instituições e/ou gestores que descumprirem a lei estão sujeitos a advertência, multa e até mesmo a rescisão do vínculo com o poder público.

vas/om       16.05.12

Chocolate será destaque no I Salão Baiano de Turismo


A região cacaueira da Bahia estará presente no I Salão Baiano de Turismo, que será realizado desta quinta-feira a sábado (17 a 19), no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, com um estande para divulgação do Festival do Chocolate, que este ano acontece de 28 de junho a 2 de julho, no município de Ilhéus, e do Salão do Chocolate, evento internacionalmente que acontecerá pela primeira vez, na capital baiana, de 6 a 8 de julho.
Durante o Salão, o público poderá conhecer um pouco mais sobre os eventos e atrações, com o auxílio de material promocional e de divulgação, além de recepcionistas preparadas para auxiliar e tirar dúvidas. Os amantes do chocolate vão se deliciar com a degustação oferecida no local.

         De acordo com o coordenador do Festival de Chocolate, Marco Lessa, o Salão de Turismo é muito importante para promover o evento. “É fundamental, pois nos aproxima do mercado nacional para oferecer esse atrativo e construir uma ponte com jornalistas e operadores turísticos. O nosso objetivo é trazer um maior fluxo de turistas para a região sul da Bahia num período de baixa estação”.
A oportunidade de divulgação voltada a atrair participantes ao Salão do Turismo é considerada por Diego Badaró como fundamental para o Salão do Chocolate, porque o evento reunirá operadores turísticos de todo o país e do exterior. “É uma grande honra ter esse espaço concedido pelo governo para atrair participantes para o nosso Salão, previsto para entrar para o calendário de eventos da Bahia”.

Governo distribui alimentos aos afetados pela seca na Bahia


         Cerca de duas mil toneladas de feijão e mil toneladas de arroz já estão disponíveis na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Irecê e podem ser retiradas pelas prefeituras dos municípios afetados pela seca.
Vão ser liberados 73 mil vales-cesta, dos 130 mil que serão distribuídos até o dia 29 deste mês, disponíveis nas agências do Banco do Brasil dos municípios para a retirada dos prefeitos. Estão sendo entregues 9.630 cestas de alimentos a 15 municípios das regiões de Vitória da Conquista e Senhor do Bonfim, via Ministério do Desenvolvimento Social, Conab e Ministério da Integração Nacional.
Já foram distribuídos 11 toneladas de frango, doadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em 11 municípios da região de Feira de Santana e Vitória da Conquista, 41 toneladas de achocolatados, doadas pela empresa Pepsico, e um caminhão de biscoitos e massas, doado pelo Moinho Dias Branco, que a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado (Sedes) vai distribuir.

15 de maio de 2012

Secretaria de Segurança Pública da Bahia oferece 12 vagas em concurso


A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) está com inscrições abertas para o corcurso em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para doze vagas distribuídas entre os cargos de advogado (técnico de nível superior) técnico de erfermagem e técnico em médio, conforme consta no edital. A jornada de trabalho para todos os cargos é de 40 horas semanais. Os salários chegam R$ 2.281, para nível superior, R$ 1.165, para técnico de enfermagem, e R$ 1.049, para técnico de nível médio.
Os candidatos devem levar a ficha de inscrição, disponível no edital, preenchida até o dia 22 de maio, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede da SSP, localizada na na 4ª Avenida, 430, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Os candidatos devem observar as orientações prescritas no edital, bem como os documentos solicitados no ato da inscrição.

Mandantes do assassinato de turista são presos em Ilhéus


Dois homens apontados como mandantes do homicídio da turista Maria Cecília de Abreu, 58 anos, morta com três tiros, em um quarto do Village Back Door Hotel, em Ilhéus, no dia 26 de abril, foram apresentados à imprensa, nesta terça-feira (15), pela delegada Adriana Paternostro, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur/Ilhéus).
A turista paulista fora assassinada por engano, no lugar do verdadeiro alvo dos criminosos, a italiana Rossana Colleoni, 58, proprietária do hotel. De acordo com a titular da Deltur/Ilhéus, o ex-marido e o ex-sócio de Rossana, os italianos Andrea Peruzzi, de 39 anos, e Ricardo Campanella, 52, respectivamente, presos alguns dias depois do crime, em cumprimento de mandado de prisão, teriam encomendado a morte da empresária para apropriarem-se do hotel.
“Rossana e a turista Maria Cecília têm as mesmas características físicas o que induziu os criminosos ao engano”, disse a delegada. Embora Ricardo e Andrea neguem que são os mandantes do assassinato, o pedreiro desempregado Jessé Oliveira dos Santos, de 23 anos, preso na quinta-feira da semana passada, em Ilhéus, confessou à titular da Deltur ser o autor dos disparos que atingiram a vítima na boca, abdômen e punho.
Ele encontra-se na carceragem do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Jessé declarou ainda ter entrado no quarto ocupado pela cabeleireira Maria Célia e outra turista, também procedente do município paulista de Tatui, acompanhado de Antônio César Souza Linhares, que está foragido. Um terceiro homem de prenome Elias, também foragido, permaneceu na recepção do hotel dando cobertura aos comparsas.
Natural da cidade Feira de Santana, Jessé mudou-se para Ilhéus, há cerca de 40 dias, em busca de trabalho. Usuário de droga, o pedreiro declarou que sua participação no crime foi negociada com Antônio César, mediante o pagamento de R$ 800,00.  As investigações conduzidas pela delegada Adriana Paternostro indicam que Antônio teria recebido R$ 10 mil, dos italianos para matar Rossana.

Imagens mostram carros usados na fuga pelos criminosos

Os policiais da Deltur/Ilhéus chegaram até Andrea, Ricardo e Jessé, depois de analisarem as imagens do circuito de segurança do hotel que mostram o automóvel Gol usado pelos criminosos na fuga. Os investigadores descobriram que o veículo fora alugado, na véspera do crime, em nome de Andrea.
Na manhã do dia 26 de abril, Jessé, Antônio e Elias foram até o Village Back Door Hotel, onde renderam duas recepcionistas e o padeiro que entregava pães para o café da manhã dos hóspedes. Ao abordarem as funcionárias do hotel, eles perguntam qual era o quarto ocupado por Rossana, que residia no estabelecimento.
Jessé e Antônio arrombaram a porta do quarto que, duas noites antes, havia sido ocupado por Rossana, mas que, naquela manhã, estava vazio. Na busca pelo alvo, decidiram invadir o quarto em frente, onde estavam Maria Cecília e a amiga, também procedente de São Paulo.
Ao entrarem no aposento, anunciaram um assalto e efetuaram os disparos contra a cabeleireira que morreu no local. Os bandidos levaram a bolsa da companheira de quarto da vítima, mas ignoraram o dinheiro do caixa do hotel e os pertences dos funcionários que estavam na recepção.
Autuados por homicídio, Andrea Peruzzi e Ricardo Campanella encontram-se custodiados na carceragem da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhés). A polícia intensificou as buscas a Antônio César Souza Linhares e a Elias, o quarto envolvido no crime. Assim como o pedreiro Jessé, eles residiam no bairro São Miguel.

Nas/rn-15.05.12

Silvano Salles e Top Love na Micareta de Jussari


Entre os dias 17 e 20, Jussari recebe mais uma edição da Micareta Cacau Fest, evento que já entrou para o calendário de grandes festas da região. Realizado pela Prefeitura Municipal na praça 9 de janeiro, a festa apresenta como a principal atração o cantor Silvano Salles, o que promete levar uma multidão para a cidade.
A festa será aberta com o evento Jussari Gospel, ainda na quinta-feira (17), quando sobem ao palco as bandas Shalon e Agnus Dei, em noite de louvor e adoração a Deus. Sobre a Micareta 2012, os shows terão início na sexta-feira (18), com as bandas Top Love, Tomaki e Fascinação. Para o sábado (19), a grande atração será o cantor romântico Silvano Salles, que promete novos e antigos sucessos. A noite ainda terá a presença do grupo Jade e banda Arrastão, e DJ. A última noite de festa, no domingo (20), levará para o palco o cantor Netinho do Forró, a banda Biskui e o cantor seresteiro Gero. Atrações locais completam a programação durante todas as noites.
Ainda na programação da Micareta de Jussari, a Amurc realiza sua reunião Itinerante no município na tarde da sexta-feira, a partir das 14 horas. Completando a programação, o domingo será marcado por um Encontro de Motociclistas, com almoço para o grupo que deve reunir participantes de toda região.

Dia das Mães
Marcando o mês da emancipação política, já que Jussari comemorou 27 anos no último dia 9 de maio, a Prefeitura Municipal vem promovendo diversas ações neste período. Inaugurações, solenidades cívicas, desfiles da Fanfarra Municipal (Famuj), estão entre os destaques. Para este domingo (13), quando é comemorado o Dia das Mães, a cidade também receberá uma programação especial.
Em Jussari, a partir das 10 horas, uma homenagem às mães está agendada para a Câmara Municipal, com apresentações de dança, de música, doação de brindes e brincadeiras. A partir das 16 horas, o Dia das Mães será comemorado no distrito de Areia Branca, onde uma festa encerra as atividades. A atividade terá participação do Grupo Amazonas do Country.  
Toda programação é realizada pela Prefeitura Municipal de Jussari. “Estamos felizes em podermos proporcionar estas festas e ações comemorativas em Jussari. É a Prefeitura Municipal valorizando o povo jussariense”, declarou a prefeita Neone Barboza.

Ascom Jussari

14 de maio de 2012

Bahia será contemplada com 139 creches pelo programa Brasil Carinhoso



O programa ‘Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância - Brasil Carinhoso’, lançado nesta segunda-feira (14), no Palácio do Planalto, em Brasília, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, vai contemplar, com 139 creches, 97 municípios baianos. Para o governador Jaques Wagner, que participou do ato, o novo programa é uma “evolução”. 
Segundo ele, “a ampliação do Bolsa Família reforçará o atendimento à  primeira infância, o que é fundamental para o futuro de cada uma das crianças, que vão receber mais educação e assistência, com o aumento da oferta de vagas nas creches, além de receber suplementação de vitamina A, ferro e ainda medicação gratuita contra asma”. 
Mais de dois milhões de famílias com crianças de até 6 anos de idade e que vivem na extrema pobreza serão beneficiadas em todo país. O Brasil Carinhoso faz parte do Brasil sem Miséria, lançado em junho do ano passado, com o objetivo de erradicar a miséria no Brasil. O programa atenderá principalmente as regiões Norte e Nordeste, onde vivem 78% das crianças que estão na extrema pobreza. No total, serão investidos R$ 10 bilhões até 2014.
De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e de Combate a Fome, Tereza Campello, o novo programa social tem três eixos - assistência social, educação e saúde. O primeiro vai garantir uma renda mínima de R$ 70 a cada membro das famílias extremamente pobres, que tenham pelo menos uma criança até 6 anos, sendo um reforço ao Bolsa Família.

Acordo - Na área da educação, o governo aumentará o número de vagas nas creches. No lançamento o governo federal também assinou um acordo com as prefeituras para a construção de mais 1.512 creches em todo o país, no Programa Proinfância, ação que integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Serão repassados para as prefeituras os recursos para custear cada nova vaga nas creches públicas ou conveniadas.
Para cada criança do Bolsa Família matriculada, o município vai receber 50% a mais do valor que já é repassado pelo governo federal. Com isso, o governo quer estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país.

Educação básica - Hoje, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) repassa R$ 2.725 por aluno/ano matriculado em creche. As crianças do Bolsa Família receberão valor adicional de R$ 1.362 ao ano.   Outra ação prevista no Brasil Carinhoso é o aumento em quase 70% do valor que o governo federal repassa aos municípios para reforçar a alimentação nessas creches.
Até 2014, serão construídas 6.427 escolas de educação infantil que atenderão crianças de 0 a 5 anos. Por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o governo federal destina recursos para a construção de unidades, a aquisição de equipamentos e mobiliário e define o projeto arquitetônico. Cabe à prefeitura oferecer um terreno próprio.
Com a nova ação, o Programa Saúde da Escola, que atendia estudantes de 5 a 19 anos, passará a atender crianças de 0 a 5 anos. Nesse programa, as escolas contam com apoio das equipes da Estratégia Saúde da Família, que atuam na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Os profissionais de saúde fazem avaliações oftalmológicas, auditivas, nutricionais, odontológicas e psicossociais. Além disso, atualizam o calendário vacinal e detectam casos de hipertensão e demais doenças.

Medicamento gratuito - O governo vai ampliar a prevenção e o tratamento de doenças que afetam as crianças. Uma das ações incluídas no Brasil Carinhoso é a distribuição gratuita de remédios para o tratamento da asma na rede ‘Aqui tem Farmácia Popular’.
Segundo o Ministério da Saúde, a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS. No ano passado, 71 mil crianças nesta faixa etária foram internadas no SUS em decorrência da asma.
O Ministério da Saúde acordou com a indústria e com o varejo farmacêuticos a inclusão de três medicamentos para o tratamento da asma, em dez apresentações, a partir de junho. São eles - brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.
A inclusão dos três medicamentos ampliará o orçamento atual do programa Saúde Não Tem Preço (de R$ 836 milhões em 2012) em R$ 30 milhões por ano. Anualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pacientes que compram medicamentos com desconto para o tratamento da asma. Estima-se que, com a gratuidade, este número alcance entre 600 mil e 800 mil. Deste total, cerca de 50% são crianças com até 11 anos.

Suplementação nutricional - O Brasil Carinhoso também tem ações de suplementação nutricional (sulfato ferroso + vitamina A). Com isso, o governo pretende reduzir os casos de anemia em 10% e a deficiência de Vitamina A em 5% ao ano nas crianças menores de 5 anos.
A distribuição de doses de vitamina A para crianças entre 6 meses e 5 anos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em campanhas de vacinação, em 2.755 municípios brasileiros, começa em agosto deste ano. Serão priorizados os municípios que integram o plano Brasil Sem Miséria.
Aproximadamente 20% das crianças brasileiras apresentam deficiência de vitamina A. A suplementação adequada reduz em 24% o risco de morte infantil e em 28% a mortalidade por diarreia. Além disso, a deficiência de vitamina A aumenta o risco das crianças desenvolverem anemia, e, quando severa, provoca deficiência visual.
O suplemento de ferro será distribuído nas Unidades Básicas de Saúde para crianças com idades entre 6 meses e 18 meses. Essa distribuição já é feita nos municípios brasileiros, mas agora se estenderá para as unidades de saúde. A medida visa prevenir a anemia logo nos primeiros meses de vida e contribuir para o desenvolvimento cognitivo das crianças, além de reduzir a mortalidade infantil por anemia nutricional.
No Brasil, uma em cada grupo de cinco crianças menores de 5 anos apresenta anemia. Em crianças menores de 2 anos a prevalência chega a 60%. Em 2010, foram registradas 27 mortes de crianças de 0 a 5 anos por anemia nutricional. Em 2000, foram 68 mortes.
 “A faixa de idade onde o Brasil tem menos conseguido reduzir a pobreza é, infelizmente, a de crianças de 0 a 6 anos. Por essa razão, o Brasil Carinhoso vai olhar, com a máxima atenção, para as crianças das duas regiões mais pobres do país - o Norte e Nordeste. Com o Brasil Carinhoso, estamos reforçando fortemente as ações do Brasil Sem Miséria, que beneficiam as mulheres e as crianças”, afirmou Dilma. O governo federal considera como extremamente pobres, miseráveis ou na pobreza absoluta as famílias que têm renda mensal por pessoa inferior a R$ 70.


G1-SP


CBF antecipa janela de transferências internacionais


A CBF anunciou nesta segunda-feira a antecipação da próxima janela para transferências internacionais. Antes marcado para o período entre 1º e 31 de agosto, o período para registro de jogadores contratados que estavam defendendo clubes de fora do Brasil será entre os dias 20 de junho e 20 de julho.
De acordo com as regras da Fifa, cada país tem direito a adotar dois períodos anuais para a realização de transferências nacionais. E a primeira do futebol brasileiro foi aberta no dia 12 de janeiro e encerrada em 4 de abril. Agora, com a decisão desta segunda-feira, a segunda janela acontece em período diferente daquela adotada pelas principais potências europeias.
Esta não é a primeira vez que a CBF decide antecipar a janela de transferências no País. Um dos clubes favorecidos pela decisão deve ser o Grêmio, que se reforçou com o meia Zé Roberto, do Al-Gharafa. A definição permitirá que o jogador tenha condições legais de estrear pelo time gaúcho na sexta rodada do Campeonato Brasileiro, marcada para os dias 23 e 24 de junho.

Fonte: Estadão

13 de maio de 2012

Pecuaristas dos municípios de Itabuna, Buerarema e Itapé estão sendo prejudicadas pela seca


Há mais de três meses que não cai chuva forte em Itabuna, cidade localizada no sul da Bahia. Além dos agricultores, os pecuaristas da região também sentem os prejuízos causados pela seca.  Em Itamaracá, distrito de Itabuna, a situação é preocupante.
Sem água na região, o verde dos pastos deu lugar à cor marrom. Fazendas dos municípios de Itabuna, Buerarema e Itapé foram prejudicadas. A maioria produzia leite e os agricultores já começaram a sentir as consequências da seca. De acordo com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), na região eram produzidos dois mil litros de leite por dia. De abril para maio, ainda segundo a EBDA, esse número caiu mais da metade. Hoje são tirados apenas 700 litros de leite por dia.
Muitas fazendas da região têm como principal fonte de água um tipo de represa que capta água da chuva, mas com toda essa estiagem muitas estão secas, ou pelo menos, com o nível abaixo do normal, além de estar com a água completamente contaminada, que não serve nem para os animais beberem. Para tentar minimizar os efeitos da seca, a alimentação do gado da região foi modificada. A cana que é mais resistente ao sol está sendo triturada e misturada a outros componentes, como ureia e sulfato de amônia.
De acordo com o técnico agropecuário Nelson Fernandes, a alteração na alimentação do gado compromete tanto na qualidade quanto na quantidade da produção. "Porque a vaca precisa de uma quantidade considerável de água, em torno de quatro litros, para produzir leite. Se ela não consegue beber essa quantidade de água, vai diminuir a produção de leite e ela também vai morrer por falta de água, emagrecer, porque sem água não consegue comer, porque a alimentação já está muito seca e ela não consegue comer o capim seco. A única solução que tem aqui é chover. Como não temos previsão de chuva, vai ter que tentar suportar essa condição", afirmou.

Fonte: Ascom EBDA

Jovem investidor da Internet ganha US$ 8 milhões aos 19 anos

Sahil Lavingia, de apenas 19 anos, é dono de uma fortuna de US$ 8 milhões, o equivalente a cerca de R$ 15,5 milhões. Depois de deixar a faculdade, na qual cursou somente um período, o jovem criou a empresa Gumroad, uma espécie de PayPal para as redes sociais.

Outras grandes companhias apoiaram a ideia. No ano passado, por exemplo, SV Angel, Accel Partners e Lowercase Capital deram um total de US$ 1 milhão (R$ 1,9 milhões) ao Gumroad. No dia 7 de maio, foi a vez do ex-diretor de engenharia do Twitter, Mike Abott, fazer um novo investimento pesado na startup: US$ 7 milhões (R$ 13,5 milhões).
Nada mal para um rapaz que começou a estudar programação apenas há quatro anos. Com tal investimento, ele entra na lista de jovens empreendedores ao lado de nomes como Mark Zuckerberg e David Krap, fundadores do Facebook e Tumblr, respectivamente. Ambos começaram a fazer dinheiro com suas ideias aos 20 anos.
A grande novidade do Gumroad é o fato de conectar clientes potenciais e vendedores por meio das redes sociais. Ao se cadastrar no app, você pode vender as suas coisas para pessoas que te seguem no Twitter ou no Facebook através de um link da startup.
 G1

Pompilio brilha no 50º Campeonato Brasileiro de Máster de Natação


Em mais uma participação em campeonatos de natação, o nosso atleta Ibicaraiense Pompilio Céo, conquista 5 medalhas e um troféu, em São Luis do Maranhão e Salvador aqui na Bahia.

Nos dia 19, 20, 21 e 22 de abril, participou em São Luis e venceu na prova de 1.500 nado livre, onde foi recordista Brasileiro, Sulamericano e Panamericano, com o tempo de 24 minutos, 56 segundos e 66 décimos, conquistando a medalha de ouro. Foi  medalha de prata nas provas: 400 livre, 400 medley, 200 medley e 200 borboleta.

Em Salvador, participou da 2ª etapa de águas abertas, eliminatória para Mar Grande-Salvador. No dia 29 de abril, conquistou o 1º lugar na Categoria Máster I, na travessia São Tomé de Paripe.

Parabéns Pompilio, apesar do pouco reconhecimento, você é um exemplo a ser seguido, e tenha certeza, você é o orgulho de quem acompanha a sua luta, para levar o nome de Ibicaraí, Brasil a fora. 

Texto: Sandoval Novais