2 de setembro de 2016

A crise econômica afetou os investimentos das Prefeituras, informa Valor Econômico




“A crise econômica afetou os investimentos das Prefeituras, sobretudo nas cidades menores, nas quais se concentra mais da metade da população do país”. A afirmação é da matéria Investimentos de prefeituras de pequenos municípios recuam 31% entre 2010 e 2015, do jornal Valor Econômico, divulgada nesta segunda-feira, 29 de agosto. Ela sinaliza que o investimento municipal reduziu em média 5,9% em termos reais. 
Ainda segundo o texto, nos Municípios com até 10 mil habitantes, a queda foi bem maior, de 31,2%. Nos Municípios com população entre 10.001 e 50 mil habitantes -, o investimento recuou 22,5%. Entre 100.001 e 500 mil habitantes, a redução foi de 17,2%, sempre em termos reais. Nessas três faixas existem 5.177 Prefeituras, que representam 93% do total de municípios e 59% da população do país.

1 de setembro de 2016

CRAS de Floresta Azul realiza atividades através do AMI e SCFV




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Propiciar a felicidade e o bem-estar da população idosa de Floresta Azul com atividades que oportunizam a convivência grupal e o fortalecimento dos vínculos familiares tem sido um trabalho realizado com grande empenho pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Prova disto são os projetos realizados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), através do programa de Atenção à Melhor Idade (AMI), no espaço da Casa Mário José da Rocha, localizada à Rua Tiradentes, s/n.

Consórcio Litoral Sul firmou convênio com SDR para a regularização fundiária





Com o objetivo de viabilizar aos pequenos produtores a segurança jurídica da posse do imóvel rural, o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável – CDS Litoral Sul firmou neste mês de agosto, o convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) por meio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). A iniciativa visa realizar 4 mil cadastros de agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais em 11 municípios que compõe do Consórcio.

31 de agosto de 2016

Prefeitura inicia pagamento de salários do mês de agosto




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Já virou rotina começar o pagamento de salário do servidor público da Prefeitura de Floresta Azul no final de cada mês. Começou ontem, terça-feira (30), o pagamento do salário de parte dos servidores, relativo ao mês de agosto. Funcionários concursados e efetivos das secretarias de Infraestrutura, Administração, Social e da Agricultura já estão com o salário na conta.

Mutirão de Cirurgias tem início nesta sexta-feira em Ipiaú


Com expectativa de atender 13 mil baianos no período de um ano, o Mutirão de Cirurgias tem início na sexta-feira (2), em Ipiaú, atendendo também moradores dos municípios de Aiquara, Barra do Rocha, Dário Meira, Ibirataia, Itagi, Itagibá e Jitaúna. Com investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, o objetivo da ação é reduzir a fila de espera para a realização de seis procedimentos médicos. A ação, inédita no País, foi lançada no dia 15 de agosto pelo governador Rui Costa. O projeto é vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Estudantes de Itabuna aprendem sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxicos


Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, estão desenvolvendo o projeto Juventude em Ação, que busca trabalhar questões sobre sustentabilidade socioambiental na região sul do estado. O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos ganha destaque no projeto, tendo em vista as demandas geradas pela cultura do cacau.

30 de agosto de 2016

Estudantes de Itabuna aprendem sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxicos




Os estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II e do Colégio Estadual Presidente Médici, em Itabuna, estão desenvolvendo o projeto Juventude em Ação, que busca trabalhar questões sobre sustentabilidade socioambiental na região sul do estado. O descarte adequado de embalagens de agrotóxicos ganha destaque no projeto, tendo em vista as demandas geradas pela cultura do cacau. 

Durante aula de campo, na Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul da Bahia (Arisba), os estudantes acompanharam o processo de descarte e participaram de palestras e atividades culturais para a conscientização de ações de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. 

“Nossa localidade tem uma forte tradição cacaueira, temos uma zona rural forte e que utiliza destes produtos. Mas, por outro lado, percebemos que o descarte das embalagens não é o ideal. Por isso, conscientizar os estudantes é importante para que possam utilizar esse conhecimento na vida pessoal e profissional”, explica o professor e coordenador da ação, Adelson Menezes. 

Felipe Moura, 17 anos, estudante do Curso Técnico em Comércio, ressalta a importância da atividade para o aprendizado dos alunos. “Essas ações mostram que podemos ter progresso de forma sustentável. E é importante para o estudante que vai ser o profissional do futuro absorver esse aprendizado para que possa contribuir para esse descarte consciente”, relata. Ele acrescenta que ficou “impressionado em saber que essas embalagens poderiam ser reutilizadas, por exemplo, como caixas para guardar seringas em hospitais”. 

A estudante Ayala Santos, do Curso Técnico de Desenho em Construção Civil, afirma que esse aprendizado é fundamental para o exercício da futura profissão. “Estamos muito empolgados, porque a atividade traz na prática ações que podemos utilizar em nossa profissão. Além de embalagens, aprendemos sobre descarte de papelão e outros produtos que podem ser encontrados na construção civil” .

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Floresta Azul entre as cidades mais eficientes da Bahia, segundo o jornal Folha de São Paulo




Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/remf/#/municipio/576/floresta-azul
O Jornal Folha de São Paulo divulgou no último sábado(27), um estudo detalhado de todos os municípios brasileiros e Floresta Azul ficou entre as cidades mais eficientes do Brasil na utilização de recursos públicos. Segundo o ranking feito pelo jornal paulistano Floresta Azul está na posição 576°, na classificação nacional (de um total de 5.281 municípios pesquisados, dos 5.570 municípios brasileiros) e em 47° entre os 417 municípios baianos. Vale lembrar que Floresta Azul é uma cidade que há 8 anos tem um governo do partido Democrata, não sendo base dos Governos da Bahia (PT) e do Governo Federal, que até o início do ano era governado pelo PT.

29 de agosto de 2016

Centro de Reabilitação beneficia 21 municípios do Extremo Sul


Um centro de referência que cuidará da reabilitação física e mental de moradores de 21 municípios do Extremo Sul baiano que precisam de cuidados específicos. Esse é o objetivo do Centro Especializado de Reabilitação (CER) de Teixeira de Freitas, inaugurado nesta segunda-feira (29) como parte do programa federal Viver sem Limites. Com mais de 60 profissionais, distribuídos em mais de 10 especialidades, o equipamento vai oferecer serviços de média e alta complexidade, com assistência integral para crianças, adultos e idosos com diferentes necessidades.

CRAS de Floresta Azul capacita nova turma de manicure e pedicure




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Floresta Azul, através do Centro de Referencia e Assistência Social (CRAS), finalizou na ultima terça-feira (24), mais um curso de capacitação e geração de renda para manicure e pedicure, orientadas pela instrutora do curso Alessandra Oliveira.

28 de agosto de 2016

Erick e Alan fazem mega carreata pelas ruas de Floresta Azul




A coligação O TRABALHO TEM QUE CONTINUAR (DEM - PMDB - PROS - PR - PHS - PTN), que tem Erick e Alan como candidatos a prefeito e vice de Floresta Azul, fez uma mega carreata ontem, sábado (27), a noite, pelas ruas da cidade. Foram aproximadamente 120 carros, que saíram do trevo, na entrada da cidade, ao som de muita música, alegria e gritos de incentivos por onde a carreata passava.