9 de janeiro de 2016

Centenas de pessoas prestigiaram Encontro Musical em Floresta Azul



Texto foto e cartaz: Ascom Floresta Azul | Cultura

A praça do Jardim Encantado, no centro de Floresta Azul, foi palco, na noite da última quinta-feira, 7, de mais um grande evento cultural da cidade. Mais de 500 pessoas estiveram presentes na praça para prestigiar o Encontro Musical de Gerações, tendo como tema a Música Popular Brasileira na Linha da História. O evento teve como objetivo principal mostrar uma apresentação da MPB desde a era do rádio até o êxito dos artistas nordestinos no eixo Rio – São Paulo.

8 de janeiro de 2016

INSS zera, pelo quinto mês seguido, caixa da prefeitura de Floresta Azul


Texto: Ascom Floresta Azul
A prefeitura de Floresta Azul amanheceu, pelo quinto mês seguido, com uma péssima notícia: além de ser uma das cidades baianas que menos arrecada no estado, o município tem sofrido com as constantes quedas de receitas e os sucessivos sequestros dos seus recursos, que são usados para pagamentos de dívidas adquiridas em gestões passadas.
A arrecadação do dia 10, que historicamente é a que equilibra as contas dos pequenos municípios brasileiros (já que grande parte da arrecadação do dia 20 é direcionada para o legislativo municipal), passou a ser um pesadelo para a prefeitura de Floresta Azul, que tem sofrido com as constantes quedas do Fundo de Participação dos Municípios - FPM e os descontos na fonte do INSS, que tem zerado o caixa do município nos últimos cinco meses. O INSS tem descontado mensalmente em média 15% da receita de Floresta Azul.

Prefeitura de Ibicaraí inicia ano no ‘vermelho’


Texto: Ascom Ibicaraí
O primeiro repasse do ano de 2016 do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) entra na conta da prefeitura de Ibicaraí com uma queda de receita de quase 13% com relação a janeiro de 2015. Segundo o site da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o repasse do FPM de hoje (sexta-feira 8), teve uma redução de 12,98%, em comparação com o primeiro decêndio de janeiro de 2015. Para piorar a situação o INSS descontou na fonte mais de R$ 320.000,00, deixando a conta da prefeitura com pouco mais de R$ 30.000,00 para arcar com todas as despesas.

UFSB oferecerá 480 vagas no Sisu 2016.1



Na próxima segunda-feira (11/01), estarão abertas as inscrições para o Sisu 2016. Neste ingresso, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) oferecerá 480 vagas, ofertadas nos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
As 480 vagas serão divididas da seguinte forma: 120 vagas para as Licenciaturas Interdisciplinares e 360 para os Bacharelados Interdisciplinares. Haverá a opção de escolha entre os Bacharelados em Saúde, Humanidades, Artes e Ciências, sendo 90 vagas para cada.

6 de janeiro de 2016

Técnico da Defesa Civil do Estado visita Ibicaraí e analisa situação da falta de água


Texto e fotos: Arnold Coelho
O prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana, recebeu na manhã de hoje, quarta-feira, 6, em seu gabinete, a visita do Analista Técnico da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (SUDEC-BA), Edmildo Moreno Sobral. A visita do técnico da SUDEC foi para avaliar e fazer um relatório da real situação da falta de água em Ibicaraí. Na oportunidade estavam presentes o Engenheiro Agrônomo Lucios Ourives e a Engenheira Ambiental Tauá Fontes Lima, que representam o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul – CDS-LS, na área de Gestão Ambiental.

Encontro Musical de Gerações em Floresta Azul



Texto foto e cartaz: Ascom Floresta Azul | Cultura

A praça do Jardim Encantado, no centro de Floresta Azul, será palco, na próxima quinta-feira, 7, a partir das 19:30h, de mais um grande evento cultural da cidade. Depois de receber um público recorde no maior Natal Folia da sua história, a praça agora se prepara para um Encontro Musical de Gerações, tendo como tema a Música Brasileira na Linha da História. O evento tem como objetivo principal fazer uma apresentação da Música Popular Brasileira (MPB) desde a era do rádio até o êxito dos artistas nordestinos no eixo Rio – São Paulo.

O evento terá quatro blocos e em cada bloco serão cantadas quatro canções da era do rádio, Bossa Nova, músicas pós-ditadura  e sucessos de artistas nordestinos que fizeram e fazem sucesso no Brasil. Entre os intervalos de cada bloco acontecerá um espaço para o público presente interagir com os artistas sobre cada fase musical e a experiência musical de cada artista presente.

Ilhéus realiza festa em homenagem a São Sebastião




Acontece no distrito de Olivença, zona sul de Ilhéus, nos dias 09 e 10 de janeiro, um dos eventos culturais mais relevantes do calendário turístico da cidade, a Puxada do Mastro de São Sebastião. Consideradauma festa tradicional, a celebração realizada anualmente é uma parceria da Associação de Machadeiros de Olivença, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Esporte e Turismo (Setur).
No sábado, a programação que terá início às 17h, contará com a apresentação de grupos de capoeira, leitura de cordel, procissão de São Sebastião e show musical com bandas regionais. No domingo, os festejos começam às 6h da manhã, com benção religiosa e rituais indígenas e ao longo do dia, eventos como a Saída dos Machadeiros para a Mata do Ipanema, Rituais na Mata, Cortejo da Puxada do Mastro e a chegada do Mastro de São Sebastião, marcam a comemoração.

Fim dos autos de resistência é avanço no combate ao racismo, diz Valmir



O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse, nesta terça-feira (5), que a luta contra o extermínio da população negra no Brasil ganhou uma nova aliada esta semana. Trata-se da resolução conjunta do Conselho Superior de Polícia, órgão da Polícia Federal, e do Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil que aboliu o uso dos termos "auto de resistência" e "resistência seguida de morte" nos boletins de ocorrência e inquéritos policiais em todo o país.

JANEIRO - XIV FESTIVAL DE FILARMÔNICAS DO RECÔNCAVO


Realizado na Casa da Cultura Américo Simas, na Cidade de São Felix, o XIV FESTFIR – Festival de Filarmônicas do Recôncavo retoma sua programação nos finais de semana de janeiro. Nos dias 16 e 17 e 23 e 24 de janeiro, 14 filarmônicas disputam e no dia 30 de janeiro serão premiadas na solenidade de encerramento. Idealizado pelo sociólogo Pedro Archanjo o XIV FESTFIR – Festival de Filarmônicas do Recôncavo tem direção musical do maestro Fred Dantas,  apoio cultural da Prefeitura Municipal de São Felix e do IRDEB – Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia e apoio financeiro das Secretarias Estaduais da Fazenda e da Cultura, através do Fundo de Cultura.

5 de janeiro de 2016

Prefeitura e SAAE fazem parceria para desassoreamento da barragem do Luxo


Texto e fotos: Arnold Coelho
Teve início na tarde de ontem, segunda-feira (4), na barragem do Ribeirão do Luxo, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Ibicaraí e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que estão fazendo o desassoreamento do leito de toda a barragem que abastece o município. A ação é de caráter emergencial e está aproveitando o período de grande estiagem que passa Ibicaraí para fazer essa limpeza com a remoção dos resíduos acumulados no leito da barragem.
A prefeitura está investindo inicialmente mais de 80 mil reais que estão sendo utilizados no aluguel e custeio de equipamentos (escavadeira Caterpillar 3200 de esteira) caçambas, retroescavadeiras, motoniveladora que estão sendo utilizados no transporte e armazenamento do material retirado do fundo da barragem.

Bahia lança aplicativo para mapear focos do mosquito Aedes aegypti


A partir desta segunda-feira (4), a população e o poder público ganham uma nova arma para combater o mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, febre chikungunya e zika. O Caça Mosquito é um aplicativo de celular, inicialmente na plataforma Android, que possibilita fotografar e denunciar criadouros, em qualquer lugar e a qualquer hora.

PDDE tem novas regras para reprogramação de saldos e repasses financeiros


Texto e foto: www.fnde.gov.br/
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) definiu novas regras para repasse de recursos, reprogramação de saldos existentes em conta corrente e descontos de valores do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Uma das principais novidades é quanto à reprogramação de recursos do chamado PDDE Básico.
O saldo existente em conta corrente em 31 de dezembro de cada ano poderá ser reprogramado para o exercício seguinte sem nenhum tipo de desconto. Ou seja, as escolas que tiverem recursos do PDDE Básico em suas contas ao final deste ano poderão utilizá-los integralmente em 2016.

4 de janeiro de 2016

Últimos dias de inscrição para 11 mil vagas de cursos técnicos



A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, até esta terça-feira (5), as inscrições para 11 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, da Rede Estadual de Educação Profissional. As vagas são para quem já concluiu o ensino médio e quer fazer um curso técnico de nível médio. As inscrições são feitas, exclusivamente, no Portal da Educação.