30 de março de 2012

Programa que visa garantir saúde e educação de qualidade é lançado em Ibicaraí


O Ministério Público Estadual apresentou em Ibicaraí, nesta sexta-feira, 30, o programa “O Ministério Público e os Objetivos do Milênio: Saúde e Educação de Qualidade para Todos”. O evento teve início às 9:30h, no Salão do Fórum João Alves de Macedo, e contou com as presenças do prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana e seu vice Lula Sampaio; Sandra Cardoso, prefeita de Floresta Azul; do Comandante da 63ª CIPM, Major PM Ubiraci Barbosa da Silva; secretários do governo municipal; advogados; professores; agentes de saúde e um grande número de pessoas interessadas no assunto.

O programa foi lançado pela promotora de Justiça do Município de Ibicaraí, Ivelinne Noemi Silva Porto, e teve como apresentadoras as promotoras Karina Cherubini e Mayanna Ferreira, que já contam com experiências vivenciadas nos municípios de Santa Luzia e Ilhéus.

 O “Ministério Público e os Objetivos do Milênio” tem como objetivo fiscalizar os estabelecimentos de ensino e de atendimento à saúde, para efetivar os direitos de cidadania de crianças, adolescentes e enfermos, contribuindo, dessa forma, para a boa prestação de serviços públicos de qualidade nas áreas de saúde e educação no município.

Os estabelecimentos municipal e estadual no município terão visitas de equipes multi-institucional, com aplicação de formulários previamente elaborados, contendo perguntas sobre cada área, onde serão identificados, listados, fotografados e filmados os problemas encontrados e também os aspectos positivos. Com os resultados das visitas, serão encaminhados aos gestores escolares e administradores dos postos de saúde, os problemas encontrados a fim de ouvir suas explicações e justificativas.

De acordo com os problemas encontrados, serão concedidos prazos aos gestores para a solução de problemas de baixas complexidades. Os problemas de maior complexidade serão encaminhados às instancias superiores pelo gestor, onde terão o acompanhamento do MP e a inspeção judicial realizada pela Vara da Infância e da Juventude quanto a sua realização. 

 Texto e fotos: Antonio Lima


Salvador já tem videomonitoramento


Videomonitoramento, internet sem fio e integração de todos os órgãos municipais na rede própria da Prefeitura do Salvador são avanços realizados pela Companhia de Governança Eletrônica (Cogel). a infovia - conjunto de linhas digitais por onde trafegam os dados das redes eletrônicas -, é a solução que beneficia diretamente todos os setores da Prefeitura. Além do transporte de dados e comunicação de voz (VoIP), a rede permite também o tráfego dos fluxos de vídeo, garantindo assim, ambiente adequado para a operação do sistema de videomonitoramento da cidade, composto por 46 câmeras instaladas nas ruas da cidade. A capital baiana também possui 15 pontos de internet sem fio, possibilitando que o usuário, de posse de qualquer equipamento receptivo, conecte-se com o mundo por meio de internet totalmente gratuita. Outros 19 pontos estão em fase de instalação.
Secom

Salvador recebe a Superliga Brasil de MotoCross


Pela primeira vez, Salvador recebe a Superliga Brasil de MotoCross, que acontece neste final de semana, na pista de 1.421 metros de extensão, montada no antigo Shopping Aeroclube, na Boca do Rio. Pilotos de vários estados do Brasil e de países como Espanha, Estados Unidos, República Checa, Inglaterra, Argentina e Uruguai buscam a primeira posição em acirrados duelos nas provas das categorias MX Pró, MX2, Júnior, CRF 230 e 65 cilindradas. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), o evento será realizado neste sábado e domingo (31 e 1º).
Secom

Mulheres são homenageadas com selo personalizado


Está circulando em todo o território nacional o selo comemorativo ao Dia Internacional das Mulheres, data lembrada ao longo de todo o mês de março. A iniciativa é uma parceria entre Banco do Brasil (regional Bahia e Sergipe) e Correios.

O material tem edição limitada, para postagens por parte da instituição bancária nos dois estados. Também pode ser utilizadas como acervo das bancárias, homenageadas pela expressiva contribuição à empresa e ao país.

A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) participou do lançamento do selo, considerando a ação relevante, no mês em que um conjunto de atividades baianas, batizado de Março Mulher, destaca o papel das mulheres na construção da sociedade e a atuação crescente do segmento no mercado de trabalho.



Was/af

30.03.12

Saúde e cidadania encerram mês da mulher no sistema prisional


Testes de glicemia capilar, preventivo ginecológico e pressão arterial, além de palestras sobre cuidados com a saúde encerraram, nesta sexta-feira (30), as atividades dedicadas ao mês da mulher no sistema prisional baiano. As ações foram no Conjunto Penal Feminino de Salvador e nos conjuntos penais de Feira de Santana, Jequié, Teixeira de Freitas, Serrinha, Valença, Itabuna, Simões Filho e Juazeiro, onde existe população carcerária feminina. No total, o sistema abriga hoje 505 internas.

Como parte da passagem do Dia Nacional de Combate e Prevenção à Tuberculose (24 de março), técnicos da Secretaria Estadual de Saúde também falaram sobre cuidados de saúde contra a doença e formas de diagnóstico e tratamento para os pacientes.

As ações de saúde fazem parte da rotina do sistema carcerário baiano, para homens e mulheres, e são desenvolvidas pela Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). De acordo com a superintendente de Ressocialização Sustentável da Seap, Alessandra Prado, a medida é fundamental no âmbito dos direitos humanos e também para controle e prevenção de doenças.



Fonte: Secom-Ba.

Programa Jovens Baianos lança edital para seleção de projetos


O programa Jovens Baianos, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social Combate à Pobreza (Sedes), abriu edital para selecionar projetos apresentados por entidades sem fins lucrativos. As organizações deverão desenvolver ações relacionadas à promoção da inclusão socioprodutiva de jovens, na faixa de 16 a 24 anos, inscritos no CadÚnico, com foco no desenvolvimento social, qualificação, cidadania e autonomia juvenil.

Serão investidos R$3,5 milhões pelo governo baiano e os projetos serão executados no período de um ano. As propostas deverão ser entregues até 5 de abril próximo. Os projetos serão desenvolvidos em quatro eixos de atuação: Construção Civil, Tecnologia e Produção, Arte e Tecnologia Audiovisual e Arte e Tecnologia Musical. No total, deverão ser ofertadas mais de 1,8 mil vagas.

Os cursos de qualificação devem possuir caráter formativo, com aulas teóricas e práticas, devendo incluir, de forma integrada, os conteúdos específicos e a formação cidadã, adequado ao perfil da população a ser atendida, devendo possuir carga horária mínima de 400 horas para cada jovem. Será concedida bolsa de estudo mensal, proporcionalmente às atividades desenvolvidas e à região onde serão executadas.

O apoio da Sedes será concedido na forma total ou parcial, mediante a celebração de convênio, e os projetos poderão prever a concessão de contrapartida, financeira ou em bens e serviços, pela entidade proponente. Outras informações podem ser obtidas no próprio edital e ainda nos telefones (71) 3115-6181.



Das/af

30.03.12

Mudança de trânsito em Salvador


Em função do show de Magary Lord e convidados, que acontece no Farol da Barra, neste domingo, a partir das 19h, em comemoração ao aniversário da Cidade, a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) vai alterar o trânsito local. Também no domingo, o trânsito das vias do centro da cidade será modificado por conta da Procissão de Ramos, promovida pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia, das 7h às 12h.
Secom

Homem é preso por estuprar filhas durante 10 anos, diz polícia na Bahia


Um homem de 54 anos foi preso na quinta-feira (29), na zona rural de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, na Bahia, por estupro, relação incestuosa, cárcere privado, ameaça de morte, entre outros crimes, cometidos contra suas duas filhas. De acordo com informações da Polícia Civil, divulgadas nesta sexta-feira (30), o suspeito foi preso em sua residência na companhia de sua esposa, as duas filhas do casal e duas crianças que são fruto da relação do suspeito com as filhas.

Segundo a polícia, as vítimas eram abusadas pelo suspeito desde os 13 anos e, em depoimento, elas relataram que passaram 10 anos sofrendo maus tratos e sendo obrigadas a manter relações sexuais com o pai. Para obrigar as filhas a manter relações com ele, o suspeito as ameaçava de morte utilizando um facão. As vítimas também informaram à polícia que o suspeito sempre dizia que “se havia mulheres em casa, por que iria procurá-las na rua?”.

Ainda segundo a polícia, a família vive em uma região isolada, conhecida como Juerana, e que a construção mais próxima da casa do suspeito fica a uma distância de dois quilômetros e as crianças não frequentavam a escola.

A polícia também informou que o suspeito já tinha passagem pela polícia por agressão a uma ex-companheira. O suspeito confessou os crimes e alegou que praticava os delitos sob o feito do álcool, informou a polícia. Ele ficará detido na 24ª Delegacia Territorial, em Vera Cruz, à disposição da Justiça.
 

 
Do G1 BA

Pais reclamam de falta de professor e merenda precária em Coaraci e Buerarema


Pais de alunos matriculados em escolas públicas nas cidades de Coaraci e Buerarema, na região sul da Bahia, reclamam da falta de professor e de merenda escolar. Na Escola Municipal José Nery Constan, em Buerarema, estudam cerca de 800 alunos e os jovens do turno da manhã estão sem professor de português há quase um mês.

“Ainda não chegou o substituto, mas a secretaria já está tomando providências para o preenchimento da vaga”, diz o diretor da unidade escolar, José Agenildo.

No refeitório, a merenda escolar oferecida para os alunos eram apenas bananas e mangas. “No momento, é isso porque estamos sem energia e não temos como trabalhar com outro material. Mas durante o dia, a gente tem variedade. Sai arroz com soja, sai vitamina de abacate”, explica Luzia França, chefe de cozinha.

Na escola rural Félix Alves, para matar a sede, os 35 alunos contam com a água que os professores levam. Para a merenda, apenas mingau. “Agora no dia 26 que eles começaram a trazer merenda”, relata a professora Eliana Lopes. As aulas não foram suspensas nos dias em que não havia lanche para os alunos.

Em Coaraci, a cerca de 50 km de Buerarema, falta merenda nas escolas e nas creches. Em algumas delas, as aulas ainda nem começaram. É o caso de uma creche que fica no centro da cidade e onde estão matriculadas 63 crianças. A dona de casa Cosmira Nascimento está preocupada porque a filha de um ano ainda não foi para a creche e a mais velha, de 6 anos, que estuda no Centro Educacional de Coaraci, sai mais cedo da escola. “Vai 8h e chega às 10h”, conta a mãe da garota, que precisa levar comida de casa para não ficar com fome na escola.

O secretário de Educação de Coaraci informou que o valor de mais R$ 26 mil para a merenda já está na conta da prefeitura. “Infelizmente, a gente tem que trabalhar com aquilo que é enviado pelo MEC. [As merendas] vão já na segunda-feira”, garante o secretário Valdir Carvalho.
 

 Do G1 BA, com informações da TV Santa Cruz

29 de março de 2012

CAR promove encontros com indígenas de diversas regiões da Bahia


Para garantir ampla participação, mobilização, capacitação e fortalecimento das comunidades indígenas na Bahia, atendendo demandas e apresentando novas propostas de requalificação de suas ações, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria Estadual de Integração Regional (Sedir), promove, até esta segunda-feira (2), nos municípios de Itamaraju, Ibotirama, Itabuna e Paulo Afonso, Encontros de Povos Indígenas.

O evento quer ampliar o atendimento voltado para regiões, grupos, etnias e/ou populações indígenas contempladas com o Plano de Ação desenvolvido pela empresa, intensificando o apoio dado às comunidades já beneficiadas por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir.

Os povos indígenas estão localizados em 80 comunidades de 26 municípios e apresentaram, nos últimos anos, mais de 80 demandas, que foram legitimadas, aprovadas e priorizadas pelos respectivos conselhos municipais. No total, cerca de 2.930 famílias foram beneficiadas, o que representa 10% desta população na Bahia.

O Produzir atua para reduzir as desigualdades regionais, combater a pobreza rural e criar emprego e renda, com recursos financeiros do Banco Mundial e do governo estadual. Para realizar o trabalho com os índios, o programa identifica a situação social, econômica e cultural destes povos.



Oas/af

29.03.12

Uneb realiza cadastramento de professores para atuar no programa de formação do MEC


A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está cadastrando seus professores e de outras instituições de ensino superior interessados em atuar nos cursos presenciais do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), do Ministério da Educação (MEC).

O cadastramento estará aberto a profissionais graduados, de qualquer área, e será realizado exclusivamente pela internet (www.selecao.uneb.br/parforpresencial e  www.selecao.uneb.br/parforpresencial2012).

Uma vez cadastrados, os professores vão compor o banco de dados de candidatos a docentes dos programas especiais de graduação da Prograd e poderão ser convocados de acordo com as demandas apresentadas pelos cursos dos departamentos da Uneb.



eas/om      29.03.12


Governo quer conhecer propostas dos baianos sobre medidas de controle da gestão pública




Depois de facilitar o acesso às informações referentes às contas públicas, por meio do site Transparência Bahia, o Governo do Estado quer conhecer as propostas dos cidadãos sobre medidas de controle da gestão pública e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. A iniciativa acontece durante a primeira Conferência Estadual sobre Transparência e Controle Social (Consocial), organizada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), realizada nesta quinta-feira (29) e amanhã, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, Salvador.

A Consocial reúne representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas públicas. Com o tema A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública, a conferência promove a transparência pública, estimulando a participação dos cidadãos no acompanhamento da gestão pública e contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

De acordo com o secretário da Fazenda, Carlos Martins, o governo da Bahia tem dois tipos de controle de gestão. O primeiro é institucional, realizado pela auditoria geral, que acompanha todos os atos dos órgãos estatais – secretarias e autarquias –, através da prevenção e combate à corrupção e à ineficiência.

Já para a sociedade civil foi desenvolvido o site Transparência Bahia, que disponibiliza as contas públicas do Estado.

A edição estadual conta com representantes de 82 municípios baianos e mais de 50 propostas. O evento é um preparativo para a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, realizada em Brasília de 18 a 20 de maio.

Durante o evento, os delegados discutem quatro eixos: promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.



flt/om      29.03.12

28 de março de 2012

Hora do Planeta


Salvador já confirmou participação no movimento mundial antiaquecimento global Hora do Planeta. O assessor de Relações Internacionais e gestor chefe do Escritório Municipal da Copa do Mundo, Leonel Leal, assinou, nesta quarta-feira (28), o termo de adesão que insere o município no movimento. A mobilização social é realizada pela Organização Não Governamental WWF, desde 2007. Durante uma hora do próximo sábado (31), das 20h30 às 21h30, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), vai apagar as luzes do Palácio Thomé de Souza e de cinco monumentos da cidade: Elevador Lacerda, os Orixás do Dique do Tororó, a estátua de Castro Alves, o Cristo de Ondina e o Farol da Barra.

Uesc inicia a primeira turma do curso de informática para alunos com deficiência visual


Quatro alunos com deficiência visual formam a primeira turma do Programa de Inclusão Digital (Pidu), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O curso de informática está sendo realizado numa das salas da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Ineti) do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Informática e Eletro-eletrônica de Ilhéus (Cepedi). As aulas serão ministradas às terças e sextas-feiras,  a partir das 15h.

O Programa de Inclusão Digital da Uesc é um projeto de extensão para facilitar o acesso de estudantes de escolas públicas e portadores de necessidades especiais às tecnologias da informação e comunicação. Para reitora Adélia Pinheiro “trata-se de um momento em que a inclusão digital passa a ser uma questão de alta relevância pelas suas características em propiciar novas formas de conhecimento, formar redes sociais de saberes, de relacionamento entre pessoas e de inclusão social”.

A reitora lembrou o esforço constante da Uesc para atender as necessidades, principalmente, dos portadores de deficiência visual que fizeram ou fazem cursos de graduação na instituição. “O esforço e aprendizado são desafios que entendemos  necessários para garantir a acessibilidade a todos”.

Já o pró-reitor de extensão, professor Raimundo Bomfim, lembrou que, na área de abrangência da universidade, que corresponde em dimensão territorial aos estados do Espírito Santo ou Alagoas, não existem cursos de informática voltados para pessoas portadoras de deficiência visual. “Na conjuntura atual, aprender informática é fundamental para o exercício da cidadania”. 



Eas/RR

28.3.12

Canibal' russo é preso e confessa assassinatos em série

A polícia russa prendeu esta semana um homem que admitiu ter matado seis pessoas e comido seus corações e fígados, segundo a imprensa.

O "serial killer canibal", como ficou conhecido, é Alexander Bychkov. Em um diário, ele escreveu que começou a matar depois de ser abandonado pela namorada, que o considerava "um fraco".

Bychkov, de 23 anos, foi detido por furto de loja, mas depois contou à polícia que enterrou os corpos no seu quintal em Belinsky, cidade cerca de 630 quilômetros a sudeste de Moscou, conforme relato feito à Reuters na terça-feira pela porta-voz de um comitê investigativo encarregado do caso.

Segundo ela, seis corpos foram achados no local, mas o número de vítimas ainda pode subir. Os investigadores estão examinando relatos da imprensa de que o assassino teria arrancado e comido os fígados e corações das vítimas.

Em trechos do diário ao qual a imprensa russa teve acesso, Bychkov dizia sobre a namorada: "Ela disse que eu era um fraco, não um lobo. (...) Vou mostrar a ela. (...) Talvez ela pare de reclamar e entenda que eu sou um lobo solitário".

Uma fonte policial disse ao jornal "Izvestia" que Bychkov comia órgãos das vítimas. "Evidências de canibalismo foram vistas em alguns incidentes", escreveu o jornal.

Em 2007, outro "serial killer" russo, Alexander Pichushkin, foi condenado a prisão perpétua por ter matado 48 pessoas, crimes dos quais disse não se arrepender.

Da Reuters

Artesãos baianos têm a oportunidade de certificar sua produção


Já estão abertas as inscrições para o Programa de Certificação do Artesanato Baiano. Lançado em novembro do ano passado pelo Instituto Mauá, o programa visa diferenciar e legitimar a produção artesanal feita no estado. “É uma forma de valorizar o nosso artesanato, garantindo que é feito a mão e na Bahia, com respeito ao meio ambiente e fidelidade às raízes culturais e simbologias típicas do estado”, afirmou a diretora-geral do Mauá, Emília Almeida.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na sede do órgão, na Barra, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30. Cada artesão pode se inscrever em apenas uma tipologia (cerâmica, madeira, renda, bordado, etc.), com até dois produtos. O edital contendo as especificações está disponível no site www.maua.ba.gov.br. O prazo final é 11 de abril.

A certificação é feita através do selo A Bahia Feita a Mão, o primeiro do país, em nível governamental, de certificação do produto artesanal. A meta do instituto é certificar 40 produtos artesanais até o fim do ano.

Fruto de parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, o Programa de Certificação do Artesanato Baiano também conta com o apoio do Ibametro, na elaboração dos requisitos de certificação, e do Sebrae/BA, na capacitação produtiva e abertura de novos mercados para os artesãos.



tas/om        28.03.12

Secretário pede ao ministro dos Transportes agilidade nas obras baianas


Em reunião no Ministério dos Transportes, em Brasília, ontem (27), o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, pediu ao ministro Paulo Sérgio Passos agilidade nas obras da Via Expressa, da Ferrovia Oeste-Leste e das BRs que cortam a Bahia.

Sobre a Via Expressa, o ministro garantiu a construção das quatro passarelas, no valor de R$ 18 milhões, e a liberação de mais R$ 50 milhões para que a obra ganhe velocidade. “A liberação desses recursos já tinha sido tratada com o diretor- geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Fraxe, no início do mês, mas com a validação do ministro estamos certos de que teremos êxito”, afirmou o secretário.

Para a Ferrovia Oeste-Leste, que possui 80 mil quilômetros de obras liberados, Costa buscou soluções para alinhar entendimentos entre o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e a Valec, acelerando a fase de licenciamento ambiental e as desapropriações.

Em relação às estradas baianas, o pedido foi para que o ministério fizesse intervenção nas obras que ainda serão licitadas nas BRs 242, 135 e 101 e na finalização da BR-415, que liga Ilhéus a Itabuna.

O secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Milton Villas-Boas, também representaram os interesses do governo.



Metrô – Costa e Monteiro tiveram ainda uma reunião no Ministério do Planejamento, onde buscaram apoio para a implantação do metrô de Salvador. Eles apresentaram a modelagem do metrô – conclusão e implantação da linha 1 e construção e operação da linha 2, com 22 quilômetros de extensão, ligando o Acesso Norte, na capital baiana, até o município de Lauro de Freitas – ao diretor do Departamento de Infraestrutura de Logística e Energia, Roberto Garibe.

Representantes técnicos da Casa Civil, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e da Secretaria da Fazenda também participaram da audiência.



 vas/om         28.03.12

463 anos de Salvador


Para fechar com ‘chave de ouro’ a semana de atividades em comemoração aos 463 anos de Salvador, a revelação do verão baiano, o cantor e compositor Magary Lord, vai presentear a cidade com o show de encerramento no domingo (1°), no Farol da Barra, a partir das 19h. Magary vai receber inúmeros convidados de peso, como o Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Márcia Short, Lazzo Matumbi, Roberto Mendes, Peu Meurray e Toni Garrido, cantor da banda carioca Cidade Negra.


27 de março de 2012

Vereadores brigam durante sessão na Câmara de Sapeaçu, na Bahia

Dois vereadores brigaram durante sessão na Câmara de Vereadores de Sapeaçu, cidade localizada a cerca de 150 km de Salvador.

Os dois secretários da mesa diretora que se envolveram na confusão tiveram que ser contidos pelos outros vereadores que estavam na sessão, realizada nesta terça-feira (27) para votar um projeto enviado pela prefeitura de Sapaeçu.

O primeiro secretário da mesa, o vereador Zelino Nascimento, defendia o projeto do executivo e teria ironizado dizendo que o vereador Durval Lago, que hoje participa da bancada contra o prefeito, há pouco tempo chamava o prefeito de pai. O vereador que é primeiro secretário não gostou e partiu para cima do colega.. A discussão continuou e ele jogou o pedestal do microfone. Os outros vereadores apartaram a briga e seguiram com a sessão. Os dois vereadores que brigaram são tio e sobrinho.

Universidade para Todos oferecerá 22.840 vagas para pré-vestibulandos


Oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, o Universidade para Todos  disponibilizará este ano 22.840 vagas para pré-vestibulandos distribuídas em 258 municípios baianos, inclusive em Salvador, onde as aulas serão ministradas em 29 locais.

As inscrições serão abertas no próximo dia 10 de abril e só podem ser feitas exclusivamente pela internet, na página do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br)  até o dia 20 de abril. Entre o final de 2011 e o início de 2012, 1.337 estudantes do projeto conseguiram uma vaga no ensino superior.

Pode concorrer à vaga, o candidato regularmente matriculado, em 2012, no 3º ano do ensino médio regular ou no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal do Estado da Bahia.



Documentos - Além disso, é exigido que o interessado tenha cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental II – da  5ª a 8ª série, (atual 6º ao 9º ano) ou modalidades correspondentes, e a 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes, ser egressos da rede pública de ensino estadual e/ou municipal, e tenha cursado, em escola pública baiana, o ensino fundamental II e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes.  

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção pelo município, o local de funcionamento e o turno que deseja cursar. Terão prioridade os candidatos que tiverem os melhor aproveitamento escolar, resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática, informadas no momento da inscrição.

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais. Os estudantes do programa são contemplados, ainda, com material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processos seletivos das universidades estaduais para aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

O projeto é executado pelas Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf), Universidade Esadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (Uesb) e também pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (IFRB). Qualquer dúvida pode ser esclarecida pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br .   



Aprovada em Direito– Ex-aluna da Escola Estadual José de Sá Nunes, em Vitória da Conquista, Gisele da Silva, 17 anos, cursou o 3º ano pela manhã, no ano passado, e à noite ia para as aulas do Universidade para Todos. O resultado do esforço foi a aprovação no curso de Direito da Uesb.

“O curso ajudou a reforçar o que eu aprendia na escola. Muita coisa que caiu no vestibular eu tinha acabado de ver no curso, como Globalização e Conflitos no Oriente Médio”, diz a estudante, que é filha única de uma empregada doméstica e um pedreiro. “Minha família ficou muito feliz”, conta Gisele, que aguarda com  expectativa o início das aulas, em abril.



Eas/rn – 27.03.12






Bom Jesus da Lapa ganha Núcleo de Penas Alternativas


O município de Bom Jesus da Lapa, no centro-oeste baiano, ganhou, na última sexta-feira (23), uma unidade do Núcleo de Penas e Medidas Alternativas. Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o núcleo funcionará com coordenador, assistente social, psicólogo e advogado, com atendimento nos mesmos moldes da Central de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa/Salvador).

"Esta inauguração representa a consolidação de uma importante ação para a Seap. Podemos falar com muita certeza que o investimento no trabalho da Ceapa e dos núcleos tem sido bastante reconhecido e hoje tem destaque no cenário nacional", disse o diretor-geral da Seap, Jackson Cerqueira. Ele destacou que a Seap tem como meta a implantação de mais dez núcleos, distribuídos em várias regiões do estado.

"Com as atividades multidisciplinares feitas pela central e seus respectivos núcleos, estamos garantindo para a sociedade baiana ações de caráter mais humanizado e de pacificação social", disse a coordenadora da Ceapa, Andréa Mércia.  Outro aspecto relevante, lembrou, é que esta política agrega uma economia importante aos cofres públicos, uma vez que o custo de um cumpridor de pena alternativa é significativamente menor que o de um encarcerado.

Os núcleos são um instrumento para um sistema punitivo mais justo e proporcional, capaz de garantir a função social da pena. Já são dez núcleos existentes no estado nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Ipirá, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, com abrangência dos 173 municípios dos territórios de identidade que integram.

Atualmente, a Ceapa e seus núcleos acompanham 2.935 cumpridores de penas e medidas alternativas como prestação de serviços à comunidade, prestação pecuniária e comparecimento periódico. A implementação dos núcleos de penas alternativas na Bahia é realizada desde 2002. No total, 12.584 pessoas já passaram pelo acompanhamento técnico especializado.



Zas/RR

27.3.12




Sociedade e governo da Bahia debatem sustentabilidade


O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes) promove, quarta-feira (28), das 9 às 13h, no Hotel Fiesta, o seminário para instalação da Câmara Temática Desenvolvimento e Sustentabilidade. Além de palestras, definição da composição da câmara e sua agenda de trabalho, a discussão principal será em torno da participação da Bahia na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada no mês de junho.
      O evento terá seminários de José Aroudo Mota, Economista, doutor em desenvolvimento sustentável, professor da Universidade de Brasília (UNB) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufan) e coordenador de Meio Ambiente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  e do sociólogo Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos
(Dieese) e membro do Conselho do Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República.

O professor Aroudo falará sobre Economia Verde e o sociólogo Clemente Ganz sobre a Articulação da Sociedade Diante do Assunto Sustentabilidade. O seminário terá ainda a presença de representantes dos poderes públicos, empresários, trabalhadores, ambientalistas, pesquisadores e demais segmentos da sociedade civil.


As/RR

27.3.12

Virgínia Rodrigues no Perfil & Opinião desta quarta-feira


O Perfil & Opinião desta quarta-feira (28), às 22h, pela TVE, apresenta uma entrevista inédita com a cantora Virgínia Rodrigues. Nascida em Salvador, em dezembro de 1964, Virgínia trabalhava como manicure e cantava em igrejas católicas e protestantes, até entrar para o Bando de Teatro Olodum.

Durante os ensaios com o grupo, foi vista por Caetano Veloso em 1997, que se impressionou com a sua voz e decidiu apadrinhá-la. Desde então, são quatro álbuns que reiteradamente são elogiados por uma seleta plateia e pela mídia brasileira e internacional (The New York Times, Le Monde, Rolling Stone), sem com isso resultar em popularidade junto ao grande público ou nas rádios.

Na entrevista concedida à apresentadora Denny Fingergut, Virgínia fala sobre sua técnica vocal, que lhe permite extremos do grave ao agudo e vem ganhando o mundo.

Produzido por Marla Rodrigues, o Perfil & Opinião volta a ser exibido no sábado (31), às 20h, e também pode ser conferido pelo portal www.irdeb.ba.gov.br.

                                      

cas/om           27.03.12

Acessibilidade

Desde 2005, a Prefeitura Municipal do Salvador vem implementando uma série de ações para garantir o cumprimento das normas de acessibilidade em prédios e logradouros públicos. Das cerca de 200 escolas da rede municipal reformadas e construídas nos últimos anos, 103 já são dotadas de equipamentos de acessibilidade. Na área de saúde, do total de 155 unidades de atendimento existentes, 115 já obedecem às normas de acessibilidade. De 2005 a 2012, a Prefeitura de Salvador construiu e recuperou cerca 650 praças recreativas na cidade. Segundo a Setin, 90% desses espaços são equipados com rampas de acesso para cadeirantes e deficientes com outras dificuldades de locomoção, além de pistas táteis para deficientes visuais.

Secom

Governo vai monitorar 52 cidades que mais desmataram o Cerrado

Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, e outras 51 cidades de cinco estados diferentes entraram na lista dos municípios que mais desmatam o Cerrado e, por causa disso, serão alvo de vigilância e medidas de recuperação de áreas degradadas.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Meio Ambiente, que publicou portaria identificando as cidades prioritárias no monitoramento e controle do desmatamento ilegal no bioma. O Maranhão é o estado com o maior número de municípios na lista: 20, seguido pela Bahia e por Tocantins.

Segundo o governo, o ritmo de corte da vegetação nativa tem sido mais acelerado do que na Amazônia. O desmatamento alcançou 48,5% do bioma, acompanhando o avanço da fronteira agrícola na região.

De acordo com o diretor de combate ao desmatamento do MMA, Mauro Pires, as motosserras na região agem em nome da produção de carvão, da pecuária e da chamada lavoura branca, que inclui o plantio de soja, algodão e arroz.

Em setembro passado, o MMA divulgou que o Cerrado brasileiro teve uma área desmatada de 6.469 km² entre 2009 e 2010. O número equivale a uma redução de 15,3% em relação à medição anterior (2008-2009), quando o bioma perdeu 7.637 km² de área.

Em alerta
A lista com as 52 cidades desmatadores concentram  44% da devastação registrada no bioma, embora representem pouco mais do que 3% do número total de cidades do Cerrado, onde o corte de vegetação passou a ser monitorado por satélites desde 2008.
Diferentemente do que ocorreu com a lista de municípios prioritários da Amazônia para o combate ao desmatamento, os municípios do Cerrado não terão suspensas novas autorizações de corte da vegetação nativa nem corte do crédito.
Embora já tenha alcançado quase metade do bioma, o desmate na região está longe de atingir o limite legal, definido pelo Código Florestal: de 65%, na Amazônia Legal, e de 20% no restante da área do bioma.
"Trata-se de um desafio a mais, na Amazônia é mais simples", reconheceu Mauro Pires, insistindo em que o objetivo do governo é manter áreas de vegetação nativa e recuperar áreas degradadas.
Análise
Os critérios para a entrada da lista de municípios prioritários do Cerrado foram dois: o desmatamento de mais de 25 km² entre 2009 e 2010 e o registro mais de 20% de vegetação nativa remanescente.
Atualmente a lista de municípios prioritários da Amazônia reúne 48 cidades e, para sair dela, os municípios têm de reunir mais de 80% das propriedades com registro no Cadastro Ambiental Rural, além de reduzir o desmatamento a menos de 40 quilômetros quadrados no ano.
A cidade piauiense de Baixa Grande do Ribeiro foi a que mais desmatou o Cerrado, de acordo com os dados oficiais mais recentes. Em um ano, perdeu 394 km² de vegetação nativa ou 5% da área do município. É seguido no ranking por Urucuí, no mesmo estado, Formosa do Rio Preto e São Desidério, na Bahia, e Mateiros, em Tocantins.

Cidades do cerrado que serão monitoradas:
Bahia: Barreiras, Cocos, Correntina, Formosa do Rio Pardo, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério. Goiás: Caiapônia, Cristalina, Crixás Maranhão: Aldeias, Altas, Alto Parnaíba, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti, Caxias, Chapadinha, Codó, Coroatá, Grajaú, Parnarama, Riachão, Santa Quitéria do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João do Soter, Timbiras, Tuntum, Urbano Santos e Vargem Grande. Mato Grosso: Água Boa, Cocalinho, Paranatinga e Rosário Mato Grosso do Sul: Porto Murtinho Minas Gerais: Buritizeiro e João Pinheiro Piauí: Baixa Grande do Ribeiro, Currais, Palmeira do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí Tocantins: Lagoa da Confusão, Mateiros, Natividade, Palmeirante, Paranã, Peixe, Pium e Santa Rita do Tocantins.
Do Globo Natureza, com Agência Estado

                           

Petrobras abre inscrições para 1.521 vagas

A Petrobras abre nesta terça-feira (27) as inscrições do concurso para 1.521 vagas – 647 para nível superior (29 cargos, com possibilidade de trabalho em qualquer unidade da Federação) e 874 para nível médio/técnico (31 cargos em 24 localidades diferentes). Os salários vão de R$ 1.994,30 a R$ 6.883,05. As vagas são para todo o país.
Entre os cargos com maior número de vagas disponíveis estão técnico de operação júnior e técnico de administração e controle júnior, para o nível médio, e engenheiro de equipamentos júnior - mecânica e administrador júnior para o nível superior. A remuneração mínima inicial varia de R$ 1.994,30 a R$ 2.896,02 para cargos de nível médio e R$ 6.388,31 a R$ 6.883,05 para cargos de nível superior.

A Petrobras também oferece uma série de benefícios, como previdência complementar, plano de saúde (médico, hospitalar, odontológico, psicológico e benefício farmácia) e benefícios educacionais para dependentes, entre outros.
Provas 6 de maio
As inscrições devem ser feitas pelo site www.cesgranrio.org.br da 0h do dia 27 de março até as 23h59 do dia 11 de abril. A taxa é de R$ 35 para os cargos de nível médio e de R$ 50 para os cargos de nível superior.

G1-SP

Sessão da Câmara de Itatinga, SP, termina em pancadaria

Na noite desta segunda-feira (26), a sessão na Câmara de Itatinga (SP) foi tumultuada e os vereadores acabaram se espancando no plenário. Mais de 100 pessoas acompanhavam as votações que decidiriam por uma possível cassação do prefeito da cidade.

A denúncia foi feita pelo vereador Júlio Fogaça e lida pela secretária, mas foi rejeitada por votação. Uma segunda denúncia, desta vez contra o próprio vereador, foi feita por um morador da cidade, mas também não foi aceita pela maioria da Câmara.

O problema começou quando os parlamentares começaram a desenrolar suas falas no plenário. Durante a fala do vereador Antônio dos Santos Barbosa, houve uma interrupção feita por Júlio Fogaça. Os dois se empurraram. O vereador Marcos Feliciano tentou separar, mas também foi atingido.

Os dois vereadores que começaram a briga se agarraram e trocaram socos e só foram separados pelos policiais militares que acompanhavam a sessão. As pessoas que assistiam invadiram o plenário e também foram contidas pela PM.

O vereador Júlio Fogaça afirmou que a discussão é normal dentro da Câmara. Já o vereador Antônio disse que foi provocado pelo vereador da oposição e reagiu aos comentários do colega.

A polícia precisou de reforços. O efetivo, que geralmente trabalha com quatro homens, foi aumentado para dez policiais. Na saída, populares que acompanhavam a sessão ainda xingaram Júlio Fogaça, que precisou ser escoltado até o carro.


G1-Bauru

Aos 84 anos, baiano se forma em direito e já coleciona três diplomas


Ele já trabalhou como agricultor, como técnico em contabilidade, empreendedor na área de comércio, se formou em administração e em pedagogia, mas nunca desistiu do sonho de ser bacharel em direito. Aos 84 anos, o baiano Leur Teixeira realizou esse desejo. No dia 10 de março deste ano ele se formou em direito pela Faculdade Dom Pedro II, em Salvador.

A trajetória até aí foi longa e ele já tem outros projetos pela frente. "Agora vou cursar a pós-graduação em direito trabalhista, ganhei uma bolsa da faculdade e pretendo escrever dois livros: um sobre a minha vida e o outro sobre a violência em Salvador", afirma.

Leur Teixeira nasceu em Ibirataia, no sudoeste da Bahia. Sétimo filho de 12 irmãos, foi somente aos 23 anos que ele cursou o antigo primário e aos 27 concluiu o segundo grau. Nesse período, ele aproveitou as oportunidades e fez dois cursos técnicos, um na área comercial e o outro em contabilidade.

“Sempre gostei muito de ler quando eu aprendi não existia escola pública, tinha que pagar um professor para ir em casa ensinar as crianças. Dos 6 aos 10 anos eu aprendi a ler, escrever e a fazer as quatro operações matemáticas em casa”, lembra.

Quando terminou o curso técnico em contabilidade, Teixeira foi morar no município de Itabuna, na região sul da Bahia, onde abriu um escritório. Aos 30 anos, ele veio para Salvador para trabalhar na área financeira de uma empresa e começou a estudar para realizar o grande sonho da sua vida. “Em 1960 fiz o vestibular pela primeira vez para direito. Foi na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), mas não passei”, afirma.

Outras tentativas
Cinco anos depois, ele tentou novamente, desta vez na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mas também não foi aprovado. Em 1971, ainda estudando para passar na seleção para o curso de direito, Teixeira resolveu cursar administração na Ucsal. “Estava me preparando para fazer direito, vi um anúncio sobre o curso de administração da Ucsal e passei em 22º lugar. Fiz o curso em seis anos porque conciliava com o trabalho”, relata. Em seguida, ele fez outro curso técnico, desta vez na área de segurança industrial.

A experiência acadêmica do atual bacharel em direito o levou para sala de aula em alguns cursos técnicos em Salvador, foi aí que ele percebeu a vocação para lecionar e resolveu fazer outra faculdade, a de pedagogia. Com uma pós-graduação, ele se especializou na área dois anos depois de terminar o curso.

O curso de direito não ficou de lado. Apaixonado pelas leis ele considera que ao longo dos anos a experiência nas diversas áreas em que estudou e trabalhou ajudou um pouco a entende-las. “Era um desejo meu cursar direito, sempre achei que tinha vocação para isso”, enfatiza.

A filha caçula de Teixeria, Rosemeire, se orgulha da
trajetória do pai (Foto: Lílian Marques/ G1)

Exemplo

Também incentivado pelas filhas, que já estudavam para fazer vestibular, em 2007 Teixeira fez um teste para cursar a faculdade de direito na instituição Dom Pedro II e foi aprovado. “Eu acho linda a história do meu pai porque ele nunca desistiu de fazer direito”, orgulha-se a filha caçula, Rosemeire Borges Teixeira, 23 anos, estudante de comunicação.

Funcionário da Empresa Baiana de Alimentos (Ebal) há 5 anos, Teixeira começou o trabalho no local como assessor técnico. Há dois anos, quando chegou o período de estagiar, ele pediu para trabalhar na área jurídica da Ebal e foi atendido. Muito querido na empresa, por onde passa o bacharel em direito recebe elogios e é uma inspiração para quem está começando agora. “Acho ele um exemplo. Aos 84 anos se formar em direito, é uma trajetória bonita”, diz o estudante do 9º semestre de direito, Diego Trindade, que trabalha com o colega na assessoria jurídica da empresa.

O presidente da Ebal, Reub Celestino, afirma que mesmo depois de formado o funcionário, que agora se prepara para o teste da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tem lugar garantido no setor jurídico da Ebal. “Ele vai começar uma nova vida como advogado na Ebal. Ele demonstra que a vida não é finita, que aos 84 anos pode-se recomeçar e que a vida é feita de princípios. Considero ele um dos exemplos maravilhosos de vida”, disse.


Quadrilha aplica golpe de R$ 170 mil no comércio de Itabuna

Depois de uma investigaçãosigilosa que durou cerca de 30 dias, a equipe do delegado Moisés Damasceno, coordenador da 6ª Coorpin de Itabuna, prendeu na quinta-feira (22), seis pessoas acusadas de crime de estelionato, no bairro São Caetano.
A quadrilha é acusada de aplicar um golpe estimado, até agora, em mais de R$ 170 mil no comércio.Os suspeitos foram identificados como Sérgio Leal Reis, o “Sérgio Mala”, Cristiano Souza Santos, Silvestre Souza Dias, Ednaldo Santos Souza, Nelson Almeida Santos e Paulo Sérgio Silva. Uma mulher também foi conduzida ao Complexo Policial de Itabuna para prestar esclarecimentos.
Diário Bahia

A Bahia terá R$ 90 milhões em 2012 para Ciências, Tecnologia e Inovação


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) planejou para este ano o lançamento de diversos editais voltados para a Ciência, Tecnologia e Inovação. Somente neste mês, a Fundação lançou sete editais, com um investimento de R$ 35 milhões.  Em entrevista à TV Seplan, o  diretor-geral da Fapesb, Roberto Paulo Machado Lopes, falou sobre a importância desses e outros editais já lançados pela instituição.

Roberto Paulo Machado ressaltou que os editais são importantes para que a Bahia continue se desenvolvendo, já que a produção científica cresceu bastante nos últimos anos, mas o mesmo não aconteceu no setor de Inovação. Para ele falta ao investidor a cultura de inovar, fundamental para a competitividade das empresas.

A Fapesb já lançou este ano 13 editais, entre eles um específico para a implantação de rede de jogos eletrônicos e audiovisuais, e lançará, até o final de 2012, mais 17 editais, totalizando 30 projetos, com um investimento de R$ 90 milhões. Mais informações pelo site www.fapesb.ba.gov.br.

O canal da TV Seplan está disponível no Youtube  (www.youtube.com/tvseplan) e no site da Secretaria do Planejamento (www.seplan.ba.gov.br). Dúvidas, críticas e sugestões de pauta podem ser encaminhadas para o e-mail (tvseplan@seplan.ba.gov.br).



     

Pas/RR