18 de junho de 2013

Vacinação contra a poliomielite só vai até esta sexta-feira



Até agora, 588.546 crianças foram atendidas na Bahia, dentro da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Esse número dá apenas um índice de cobertura em torno de 60,37%.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Vacinações, Fátima Guirra, a campanha prossegue até esta sexta-feira (21) e é preciso que se atinja 95% de cobertura. “A nossa meta é imunizar 974.884 crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias”.

Curso capacita gestores de 100 municípios para elaboração do PPA



Gestores de 100 municípios baianos, que integram seis territórios de identidade, estão reunidos desde última segunda-feira na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Itabuna, onde participam de um curso de capacitação para elaboração dos Planos Plurianuais Municipais (PPA-M).
Com duração de 20 horas, a capacitação continua até esta quarta-feira (19) e é promovida pela Secretaria do Planejamento do Estado Bahia (Seplan), em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e União dos Municípios da Bahia (UPB).
“É preciso articular a escassez de recursos com a necessidade de atender às demandas. Essa é uma preocupação da secretaria ao oferecer este curso. É preciso que a atividade de planejamento tenha o objetivo de desenvolvimento”, destaca o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli.

Vantagens - A elaboração do PPA-M alinhado com os Planos Plurianuais (PPA) estadual e federal traz para os municípios, entre outras vantagens, a  de otimizar as possibilidades de realizar convênios e contratos entre os entes federativos. Entre os meses de junho e julho serão realizados oito cursos de capacitação, contemplando os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
A atual edição do Curso de Preparação do Plano Plurianual Municipal, que está acontecendo em Itabuna, contempla representantes dos  territórios de identidade do Extremo Sul, Médio Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Médio Rio de Contas e Costa do Descobrimento.     
A presidente da UPB, Maria Quitéria, prefeita de Cardeal da Silva, diz que o plano plurianual deve ser amplamente discutido “para mostrar amadurecimento político e estimular o exercício da cidadania”. Ela destaca a importância da participação popular e enfatiza que a população gosta de acompanhar as ações dos gestores municipais.
Para Quitéria, a capacitação dos gestores é também uma forma de acompanhar de perto as dificuldades da população e facilitar o planejamento estratégico que garanta políticas públicas de desenvolvimento econômico, “sem perder de vista o desenvolvimento social de nossa gente”. 
O secretário municipal do Planejamento de Teixeira de Freitas, Rogério Pinto, que também participa do curso, destaca os benefícios da iniciativa. Ele diz que a capacitação “referenda a necessidade de ter um planejamento bem estruturado, com conhecimento da realidade e participação da sociedade”.
A secretária de Saúde do município de Maraú, Juliana Viana, destaca os aspectos positivos para a área de saúde, que segundo diz, antes a gestão  feita apenas sob o prisma contábil. “Vamos trabalhar ações e atividades futuristas, sabendo onde queremos chegar”. Ela disse também que “essa capacitação vai contribuir bastante para alcançarmos nosso objetivo”. 

Agentes públicos - A proposta do curso é formar agentes públicos municipais ligados às áreas de planejamento governamental, além de orientar a utilização do Plano Plurianual Municipal como mecanismo norteador das realizações governamentais e da captação de recursos.  
         O PPA municipal é o conjunto das políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas. Com base na nova metodologia proposta pela União/Estado, o PPA 2014-2017 deverá estabelecer compromissos, metas e entregas de forma regionalizada. O prazo de envio do projeto do PPA Municipal para o Poder Legislativo é 31 de agosto do primeiro ano do mandato executivo. 

Mulher mata o marido, decepa o pênis dele e dorme com o corpo por 19 dias



Um crime com requintes de crueldade foi desvendado por policiais da 58ª DP (Posse): uma mulher matou o marido a facadas, decepou o pênis dele e dormiu ao lado do corpo durante 19 dias. O assassinato aconteceu no bairro Cerâmica, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Luzinete Silva de Paula, de 50 anos, foi presa nesta segunda-feira.
Levada para a delegacia, ela chorou, confessou o crime e disse estar arrependida. Alegou que teve uma crise de ciúmes e, por isso, assassinou Antônio Joaquim de Carvalho, de 78 anos, em 28 de maio.
- Achei que ele tinha um caso com outra mulher. Depois, fiquei esse tempo com o corpo porque a minha mente estava bloqueada. Durante esses dias, não comi. Só tomei café e fumei - contou ela.
Os policiais chegaram até Luzinete depois de receberem uma denúncia de vizinhos. Eles sentiram um forte cheiro saindo da residência onde o casal morava. Na cama, eles encontraram o corpo de Antônio, em avançado estado de decomposição. Ao lado, um colchonete onde a acusada dormia.
Segundo policiais da 58ª DP, Luzinete passará por avaliação psicológica. Os agentes disseram ainda que ela já foi presa por roubo, furto e uso de drogas.

Fonte: Jornal Extra-Rio

17 de junho de 2013

Deputado Rosemberg Pinto visita municípios das regiões sudoeste, sul e extremo sul da Bahia



Cumprindo agenda de festejos juninos e institucional, o deputado estadual e líder do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa, Rosemberg Pinto, visitou diversos municípios das regiões sudoeste, sul e extremo sul da Bahia neste final de semana.

Na sexta-feira (14), Rosemberg e sua comitiva participaram da festa de Santo Antônio e Aniversário de 67 anos de Emancipação Política de Itarantim, junto com o prefeito Paulo Fernandes, o vice Kléber Fonseca e o ex-prefeito Cícero Alencar. Também estiveram presentes os vereadores de Itambé, Sivaldo de Abreu Santos – Ceçula e Regina Lúcia Fernandes, assim como Eduardo Gama, candidato a prefeito no último pleito eleitoral. O show principal em Itarantim ficou por conta da cantora Magareth Menezes.

Um café da manhã na residência do prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura, deu início aos trabalhos no sábado, dia 15 de junho. Prefeitos de municípios vizinhos compareceram para dialogar com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Cícero Monteiro, que viajou à região exclusivamente para prestigiar o Deputado Rosemberg. “Estamos extremamente felizes, porque, através da relação com Rosemberg, o secretário veio nos ouvir e se comprometeu em liberar algumas obras. Para Ibicaraí teremos pavimentação e uma praça; já para Coaraci o benefício será aterro sanitário. Antes ficávamos horas esperando com a ‘cuia na mão’ para falar com um secretário, agora ele vem até nós”, ressaltou o prefeito de Ibicaraí e presidente da AMURC, Lenildo Santana.

Acompanhado dos Deputados Estadual, Rosemberg Pinto e Federal Geraldo Simões, o Secretário Cícero Monteiro seguiu para Firmino Alves, onde encontrou-se com o prefeito anfitrião Lero Cunha e sua vice Graça Matos, além dos prefeitos Alberto Rocha de Pau Brasil e Jackson Bonfim de Santa Cruz da Vitória, além de vereadores e secretários municipais. A comitiva ainda seguiu para Ibicaraí, onde foi recebida pelo Prefeito da cidade Lenildo Santana e pela prefeita Josefina Castro de Coaraci, além de autoridades e lideranças locais. À noite, o Deputado participou do São João antecipado em Itapebi, prestigiando o prefeito Francisco Brito. O deputado federal Sérgio Brito também se fez presente no evento promovido pela Prefeitura Municipal. As bandas Caviar com Rapadura e Arriba Saia foram as responsáveis pela animação dos forrozeiros.

Já no domingo (16), Rosemberg integrou a mesa de abertura da Conferência Internacional do Cacau, na Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), em Ilhéus. “Tudo que temos feito para resgatar a cultura cacaueira, tão importante para os produtores desta região, ainda é pouco. Posso lhes assegurar que me comprometo em cobrar pessoalmente o que é de competência do Governo do Estado, no que concerne às melhorias para elevação da produção e comercialização deste produto”, afirmou o deputado estadual.

Em seguida, concluindo a agenda, Rosemberg participou da I Audiência Pública Ibicaraí/Coaraci, na Região do Jacarandá, organizada pelos prefeitos Lenildo Santana (Ibicaraí) e Josefina Castro (Coaraci). “Conquistamos a estrada que liga os municípios de Ibicaraí e Coaraci graças ao apoio dos deputados Rosemberg Pinto e Geraldo Simões. Em breve ela começará a ser construída, segundo confirmação do nosso governador Jaques Wagner. Temos a certeza de que o homem do campo será muito beneficiado com esta obra grandiosa, principalmente, porque ele não vai mais precisar migar para a cidade; continuará fazendo a terra ser produtiva, fortalecendo a agricultura e a estrutura familiar do campo”, relatou a prefeita Josefina Castro.


Ascom