10 de setembro de 2016

Centro comercial reformado é entregue à população de Ibirataia


Moradores da zona rural e da sede de Ibirataia, no sul da Bahia, contam com novos equipamentos nas áreas de saúde, educação e para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia local. Neste sábado (10), no distrito de Algodão, onde vivem mais de três mil pessoas, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, entregou 40 barracas de feira livre, além do Centro Comercial Martinho Oliveira, reformado pelo Governo do Estado, com um investimento de R$ 377,8 mil. Na sede da cidade, no bairro de Mirassol, Rui inaugurou uma unidade básica de saúde, com capacidade para até 50 atendimentos diários, e a creche municipal Augusta Rocha de Oliveira, que vai atender 160 crianças.

Bahia apresenta evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica


A rede estadual de ensino público da Bahia apresentou evolução no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado na última quinta-feira (08), pelo Ministério da Educação. A medição é realizada a cada dois anos. O ensino fundamental - anos iniciais passou de 4,0 em 2013, para 4,3 em 2015. O crescimento também ocorreu nos anos finais do ensino fundamental, passando de 3,1 para 3,2 em 2015. No ensino médio, o índice também apresentou melhora: passou de 2,8 para 2,9 em 2015.

9 de setembro de 2016

Prefeitura de Floresta Azul e Ceplac promovem Dia de Campo na Colônia de Una




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Secretaria Municipal de Agricultura de Floresta Azul tem desenvolvido trabalhos de atenção aos pequenos e médios produtores agrícolas do município, visando melhorias e diversificação de produção no meio rural. Na ultima terça-feira, 6, a Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o escritório local da Ceplac, promoveram um Dia de Campo na Colônia de Una, para trinta agricultores locais, com o objetivo de buscar e encontrar novas soluções sustentáveis e um melhor desenvolvimento para o município florestense.

8 de setembro de 2016

Floresta Azul realizou um belíssimo desfile de 7 de Setembro




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação e escolas municipais, realizaram ontem, 7 de setembro, no início da manhã, um grande desfile em alusão a Independência do Brasil.
A programação teve início às 9:00 horas, com saída da quadra do Centro Educacional de Floresta Azul (CEFA),  percorrendo toda a extensão da Avenida Raimundo Silva Cardoso, onde alunos e professores desfilaram em diversas alas com temas distintos.

Espetáculo Besame Mucho estreia nesta sexta (09)




Do texto de Mário Prata, a peça Besame Mucho estreia, em Salvador, nesta sexta (09), às 20h, no Espaço Xisto Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris). Besame Mucho é uma história de amor entre amigos cercada de desejos reprimidos, frustrações, tensões, encontros e desencontros, em pleno regime militar. O espetáculo fica em cartaz até 18 deste mês, todas as sextas e sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h. Os ingressos custam R$ 15 (meia).

Escrito em 1982 e ambientado no regime militar iniciado em 1964, a peça aborda a “família tradicional brasileira” do período. Nesse contexto, a obra desnuda, com humor e “sem censura”, questões ligadas ao sexo, à política e à religião. Como revelou Mário Prata, Besame Mucho é uma história sobre ternura entre amigos, algo que ele chamou de “homoternurismo”, sem asquatro paredes.

7 de setembro de 2016

Ibicaraí - Prefeitura por meio da secretaria de educação realizou com brilhantismo mais uma edição do desfile de sete de setembro




Texto e fotos André Luiz Evangelista
Na manhã desta quarta - feira (07) aconteceu mais uma edição do desfile cívico de sete de setembro no município de Ibicaraí (este foi o oitavo ininterrupto), e teve o tema Construindo Saberes por uma Cultura de Paz, o evento começou com o hasteamento do pavilhão nacional na Praça Otaviano Batista de Oliveira (local da concentração), e contou com a participação direta do prefeito Lenildo Santana, do Major PM Josilton Antonio Nunes Lima comandante da 63ª CIPM/IBICARAÍ e do Venerável Mestre da Loja Maçônica Obreiros do Areópago nº33.

6 de setembro de 2016

Justiça indeferiu candidatura da médica Monalisa Tavares em Ibicaraí





Segundo decisão do Juiz Alysson Camilo Floriano da Silva, da 29a Zona Eleitoral de Ibicaraí, a candidatura da médica Monalisa Tavares (PMDB), para o pleito municipal de Ibicaraí, foi indeferida. A decisão aconteceu na tarde de hoje, terça-feira (6). Com a decisão a doutora fica impossibilitada de se candidatar a prefeita de Ibicaraí na eleição do próximo dia 2 de outubro. Monalisa já tinha sofrido uma derrota em Salvador e sofre uma segunda em menos de 10 dias.
A médica e ex-prefeita tem até segunda-feira, 12, desse mês, para tentar recorrer ou lançar outro nome para concorrer ao pleito municipal, representando as coligações ' PARA O BEM DE IBICARAI' e 'AGORA É A VEZ DO POVO'.

SPM-BA apresenta convênio de capacitação em Ilhéus


A Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) realiza na próxima quinta-feira (8), na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, no sul da Bahia, uma reunião para apresentação e início do planejamento de convênio federal que promove a capacitação de profissionais, agentes, representantes dos movimentos sociais e de mulheres e da sociedade civil de Itabuna e Ilhéus, com foco no enfrentamento à violência contra a mulher. 

O encontro ocorre a partir das 14h30, no auditório do curso de Direito, no bairro Salobrinho, em parceria com o Serviço de Referência dos Direitos da Mulher (Ser Mulher) e o curso de Direito da Uesc, que busca integrar uma rede social de acompanhamento e combate à violência contra a mulher.

Garrafão fora da disputa em Floresta Azul




Acaba de sair hoje (06/09) decisão do Juiz Alisson Camilo Floriano da Silva, da 29a Zona Eleitoral de Ibicaraí, que indeferiu a candidatura do senhor Carlos Amilton de Oliveira Santos "Garrafão", como candidato a prefeito de Floresta Azul. Garrafão tentava o registro junto à Justiça e dependia de julgamento na 29a Zona Eleitoral para receber o registro e poder concorrer ao Executivo Municipal de Floresta Azul.

5 de setembro de 2016

Bahiafarma obtém registro para produção e distribuição de teste rápido de febre chikungunya




Nesta segunda-feira (5), a Bahiafarma, laboratório público da Bahia, obteve, registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para produção e distribuição de teste sorológico rápido para detecção de febre chikungunya. Trata-se de um dispositivo ainda inexistente na rede pública de saúde do País e o primeiro do gênero a ser feito por um laboratório oficial no Brasil.

Estudantes de Ilhéus apresentam trabalhos em feira de ciências e tecnologia social




Mais de 80 trabalhos de pesquisa científica produzidos pelos estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira (Ceep), localizado em Ilhéus (373 quilômetros de Salvador), estão sendo apresentados na IV Feira Ilheense de Ciências e Tecnologia Social (Feicitecs). A feira, promovida pelo Ceep e iniciada nesta segunda-feira (5), segue até terça (6), das 9h às 20h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Com hospital reformado, mutirão inicia cirurgias em Ipiaú


A segunda etapa do Mutirão de Cirurgias no município de Ipiaú, no sul do estado, começou nesta segunda-feira (5), depois de três dias de consultas e exames pré-operatórios. Esta fase consiste na realização dos procedimentos cirúrgicos, que são retirada de útero e de vesícula, além de cirurgia de hérnias inguinal, epigástrica e também umbilical.

4 de setembro de 2016

Quadra coberta de Floresta Azul entra na fase de acabamento




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A quadra coberta que está sendo construída na antiga Praça Lomanto Júnior, no centro de Floresta Azul, entrou na fase de acabamento. Depois da colocação do piso, na última sexta-feira (2), teve início a aplicação de toda cerâmica nos banheiros e vestiários. A previsão é que toda a parte de piso e paredes sejam concluídos durante o mês de setembro.

CRAS e projeto Alma Gêmea celebrou o primeiro casamento homoafetivo de Ibicaraí




Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | CRAS
O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ibicaraí, em parceria com o Fórum João Alves de Macedo, realizou na tarde de ontem, quinta-feira (01), o primeiro casamento homoafetivo de Ibicaraí. Marcela Bispo e Fabiana Torres se casaram às 15:00h. A cerimônia foi realizada pelo Excelentíssimo Juiz Alisson Camilo Floriano. A partir de agora o casal passa a ter direitos e deveres civis iguais a qualquer outro casal.