27 de fevereiro de 2015

Floresta Azul realiza Audiência Pública referente às Contas do 3º quadrimestre de 2014





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul

A Lei de Responsabilidade Fiscal, no Art. 9º, § 4º, determina que até o final dos meses de maio, setembro (ano vigente) e fevereiro (do ano seguinte), o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre, em audiência pública na comissão referida no § 1º do art. 166 da Constituição ou equivalente nas Casas Legislativas estaduais e municipais.
Para cumprir esta determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura Municipal de Floresta Azul realizou na sexta-feira, 27, das 10 às 12 horas, na sede da Câmara de Vereadores, a Audiência Pública de Prestação de Contas do 3º quadrimestre de 2014.

Editora da Uesc leva campanha de doação de livros aos novos alunos


O projeto ‘Um lugar para Ler’, da Editora a Universidade Estadual de Santa Cruz (Editus), começa a ser apresentado aos novos alunos, com uma campanha de doação de livros. A ação, que conta com a parceria de alguns centros acadêmicos de cursos, os CA's, aproveita o momento habitual de recepção dos calouros para integrá-los à instituição de uma maneira saudável, valorizando a prática da leitura na universidade.

O projeto foi lançado no ano passado e, desde esse período, a editora já disponibilizou mais de 300 títulos do seu acervo em armários personalizados espalhados pelo campus, além de livros de diversas áreas doados por funcionários, professores e escritores. Nos armários, localizados no térreo dos pavilhões Adonias Filho e Jorge Amado e térreo da Torre Administrativa, as publicações podem ser retiradas a qualquer hora, com o único compromisso de serem devolvidos após a leitura.

24 de fevereiro de 2015

Piscicultura é uma alternativa na região do Limoeiro, em Floresta Azul





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Agricultura

A Prefeitura de Floresta Azul, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares do Ribeirão do Limoeiro e Vizinhanças, fecharam parceria e mobilizaram um força tarefa com aproximadamente vinte (20) homens (associados), para limpar uma represa na fazenda São Pedro, na região do Limoeiro, de propriedade de Valter Rubens Alcântara Santos, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Floresta Azul.

Inaugurado Laboratório Municipal de Análises Clínicas em Ibicaraí





Texto: Arnold Coelho – Fotos: Raimundo Gomes

A unidade Básica de Saúde Oséas Peixoto (antigo SESP), que fica situada na Avenida São Vicente de Paula, no centro de Ibicaraí, depois de ser totalmente reformada pela atual administração, ganhou na manhã de hoje, terça-feira, 24, às 07:30h, um posto de coleta para a realização de exames básicos. Os exames, que antes eram feitos em laboratórios particulares, a partir de hoje começarão a ser feitos no Hospital Arlete Maron de Magalhães, que ganhou o primeiro Laboratório Municipal de Exames e Análises Clínicas.

Trilhos da Ferrovia Oeste-Leste começam a ser assentados




Com 1.527 quilômetros de extensão, as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) avançam na Bahia e já estão na fase de assentamento dos trilhos em alguns lotes, como nos municípios de Brumado e Tanhaçu. De agosto do ano passado até 2 de fevereiro deste ano, cerca de 35 mil toneladas de trilhos chegaram ao Porto de Ilhéus e foram encaminhadas para os trechos em obras onde já começaram a ser assentados. Nesta terça-feira (24), mais 5,9 toneladas de trilhos provenientes da China chegaram a Ilhéus e vão ser enviadas ao lote 2, em Jequié.

Nove dos 13 lotes da ferrovia estão em território baiano. Quando concluída, a linha férrea ligará o Porto de Ilhéus e as cidades baianas de Caetité e Barreiras ao município de Figueirópolis, no estado do Tocantins.

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia tem novo diretor-geral




Autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), que fiscaliza e inspeciona a atividade agropecuária em prol da zoofitossanidade no estado, tem um novo diretor-geral. Oziel Oliveira tomou posse na segunda-feira (23), na sede do órgão, em cerimônia com a presença do senador Otto Alencar, do secretário Paulo Câmera e de outras autoridades da capital e da região oeste do estado. Ele substituiu Paulo Emílio Torres, responsável pela gestão da Adab nos últimos seis anos.

23 de fevereiro de 2015

Educação- Matrícula na rede estadual de ensino da Bahia começa nesta terça-feira




Tudo pronto para a matrícula dos estudantes na rede estadual, que tem início nesta terça-feira (24) e prossegue até o dia 3 de março, em todas as 1.369 escolas dos 417 municípios baianos. A matrícula pode ser feita em qualquer escola, de maneira simples e ágil, e independente de qual unidade o aluno vai estudar.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ressalta a importância do envolvimento das famílias nesse processo e convoca “todos os pais, mães e responsáveis para que não deixem seus filhos fora da escola, e para que possam fazer a matrícula e acompanhar a vida escolar destas crianças e jovens durante o ano letivo”. 

Prefeitura reforma escolas do distrito de Coquinhos





Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza todo início de ano pequenas reformas e manutenção de algumas escolas da rede pública municipal com o objetivo de melhorar a infraestrutura das unidades educacionais das zonas urbana e rural.
A escola municipal José Joaquim Jenier, localizada no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), foi a primeira a receber manutenção de piso, pintura das salas de aula, além das demais dependências e fachada.

22 de fevereiro de 2015

Governo da Bahia inaugura agroindústria em Manoel Vitorino



O município de Manoel Vitorino, a capital do umbu, passa a contar com mais uma agroindústria, inaugurada nesse sábado (21), na comunidade de Barra Purificação. A iniciativa do governo estadual teve investimento de R$ 854 mil e beneficiará mais de 230 famílias, das comunidades de Poço da Pedra, Barra da Purificação e Serra Talhada.

A rede, que já conta com outras duas agroindústrias, uma na comunidade de Barra da Purificação, em Manoel Vitorino, e a outra na comunidade de Espírito Santo, em Mirante, integra a Cooperativa de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia (COOPROAF). A ação é do Governo da Bahia, através do Projeto Gente de Valor, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).