13 de dezembro de 2014

Momento de rara felicidade



Texto e fotos: Arnold Coelho

Admito que sempre olhei com certo preconceito o ballet. Hora por achar que é algo caro, burguês (e que foge à nossa realidade) e muitas vezes por achar ser mais uma "simples frescura". Nada como filhos (minha filha) para quebrar paradigmas e nos fazer enxergar certas coisas por outro ângulo.
Quando minha filha Gabriela viu pela primeira vez o ensaio da Tchu&Cia foi amor à primeira vista.

Secretaria de Assistência Social promove confraternização do SCFV







Texto: SAS-Ibicaraí - Fotos: Raimundo Gomes

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no dia 10 de dezembro, às 8 horas, um Dia Especial de Confraternização Natalina para o grupo de crianças e adolescentes, acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

II Seminário Municipal do PNAIC 2014 em Floresta Azul




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Educação
A Secretaria de Educação de Floresta Azul realizou na última quarta-feira, 10, das 18:00h às 22:00h, o II Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O encontro, realizado no Colégio Educacional de Floresta Azul (CEFA), reuniu cerca de 40 pessoas, entre professores Ensino Fundamental  I e II da rede municipal, coordenadores, diretores e técnicos da Secretaria de Educação.

12 de dezembro de 2014

Assistência Social de Ibicaraí e UESC promovem curso de Culinária



Texto: SAS-Ibicaraí - Fotos: Raimundo Gomes

A equipe da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ibicaraí, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), ofereceu qualificação profissional durante  3 dias (09, 10 e 11 de dezembro). No total foram 19 alunas do primeiro grupo do curso de culinária, com aulas práticas de confeitaria, ministradas pela professora Maria Dione de Oliveira Santos.

11 de dezembro de 2014

AMI de Floresta Azul realiza festa de confraternização




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Social

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), organizou uma grande festa de confraternização de Natal para o grupo de Atenção a Melhor Idade (AMI). O evento aconteceu quarta-feira, 10, e foi realizado no espaço de recreação da Creche Municipal Matilde Silveira, com início as 16:00h e encerramento as 19:00h.

Governo amplia acesso às políticas de educação na rede estadual





No desafio contínuo de promover uma escola pública e de qualidade, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação, implantou o Programa Todos pela Escola, que integra o PPA Participativo e reúne projetos estruturantes responsáveis pela diversificação do currículo escolar. De maneira articulada com o governo federal e municípios, o Estado avança em todas as etapas da educação básica, beneficiando crianças, jovens e adultos, e garantindo a todos o direito de aprender.

Vereador quer população nas ruas cobrando melhorias e novas políticas públicas





O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT) voltou a defender, nesta quarta-feira (10), as reformas que estão em pauta no país durante caminhada dos Movimentos Sociais que ocupou as ruas do centro da cidade. Para o edil petista, a população será protagonista de mais um momento difícil para o Brasil, com os debates sobre reforma política e tributária.

9 de dezembro de 2014

Com 1.945 casamentos gays, SP é o Estado com o maior nº de uniões deste tipo em 2013




Ao longo de 2013, os cartórios de registro civil do País realizaram 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo sexo, em média, 10 por dia. Mais da metade deles ocorreu no Estado de São Paulo - 1.945 uniões ou 52,5 % do total. O Acre foi o Estado que registrou menos casamentos entre pessoas do mesmo sexo: um.
Os dados fazem parte das Estatísticas de Registro Civil, divulgadas nesta terça-feira, 9, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que pela primeira vez investiga o casamento entre pessoas do mesmo sexo. O levantamento foi possível porque em maio passado o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução 175, que veda "a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo".

Salvador e Porto Seguro são preferência nacional para viagens de férias e final de ano





Entre os destinos turísticos de sol e praia no Nordeste do país que têm a preferência nacional para viagens de férias e final de ano, estão Salvador e o município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. De acordo com a pesquisa mensal Sondagem do Consumidor - Intenção de Viagem, realizada em novembro pelo Ministério do Turismo, entre os entrevistados, oito em cada dez brasileiros pretendem viajar dentro do Brasil nos próximos seis meses e quase metade deles (46%) apontam a região como a favorita.

Programa Caminho da Escola beneficia zona rural de Macarani com ônibus escolar




Criado em 2007, o Programa Caminho da Escola, do governo federal, tem levado progresso a diversas cidades baianas. Na manhã desta terça-feira (9) foi a vez de contemplar o município de Macarani, na região sudoeste, onde o governador Jaques Wagner entregou as chaves de um novo ônibus escolar, que deve garantir, na ida e na volta do colégio, mais conforto e segurança para milhares de crianças.
Durante o evento, o governador Jaques Wagner também assinou ordem de serviço para a construção de R$ 488 cisternas, que devem  beneficiar milhares de famílias da zona rural de Macarani.

Teatro Popular de Ilhéus encerra ocupação artística do TCA Núcleo com novo espetáculo





Nesta e na próxima semana duas importantes praças de Salvador servirão de cenário para a encenação gratuita da comédia ‘Medida por Medida’, com direção de Romualdo Lisboa e inspirada livremente na obra homônima de William Shakespeare (1564-1616). A nova montagem do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), grupo vencedor da edição 2014 do edital TCA.Núcleo, estreia nesta quarta-feira (10), com apresentações na Praça Municipal até o próximo domingo (14), sempre às 18h.

7 de dezembro de 2014

Funcionários da Prefeitura de Ibicaraí participaram de Curso de Relações Interpessoais



Texto e fotos: Ascom Prefeitura de Ibicaraí

A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Assistência Social, participou do curso de Relacionamento Interpessoal realizado pela Faculdade Montenegro (FAM) e ministrado pelos graduandos do curso de Secretariado Executivo. A ação aconteceu quinta-feira, 4 de dezembro, nas dependências da Faculdade e teve início às 18h30min e término às 22:00h. A Iniciativa foi buscar melhorar o atendimento prestado à população e despertar a percepção do servidor sobre a importância do bom relacionamento com colegas de trabalho.