12 de junho de 2015

Internos do Conjunto Penal de Itabuna são certificados para atuar como educadores


Um projeto em execução no Conjunto Penal de Itabuna, no sul da Bahia, capacitou internos para atuar como educadores sociais do Programa Todos pela Alfabetização (Topa), alfabetizando os demais internos. Os certificados de capacitação foram entregues a nove educadores, que possuem ensino médio ou superior, nesta sexta-feira (12), por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a Unidade Formadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). 

Prefeitura promove caminhada contra a criação de animais soltos em Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | VSA
A prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Departamento de Vigilância Sanitária e Ambiental, promoveu na manhã de ontem, quinta-feira, 11, uma grande caminhada com professores e alunos dos colégios da rede municipal José da Silva Cardoso e Colégio Educacional de Floresta Azul (CEFA), contra a criação de animais soltos pela cidade.

11 de junho de 2015

Prefeitura de Ibicaraí ganha na justiça posse permanente do terreno da antiga GRAPI


Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Comarca de Ibicaraí, Vara da Fazenda Pública e Registros Públicos, emitiu na manhã da última segunda-feira, 8, mandado de emissão de posse através de ação de desapropriação em favor do município de Ibicaraí, conforme acordo celebrado, onde o município de Ibicaraí tomou posse definitiva de uma área com 2.899m2, situada à avenida São Vicente de Paula, no 1.344, no bairro do Caxingo (onde funcionou a antiga fábrica de refrigerantes GRAPI e a Transil). A ação foi movida contra a GRAPI, Indústria, Comércio e Transporte LTDA-ME e o acordo foi celebrado pelas duas partes e a sentença foi prolatada pelo MM. Juiz Alysson Floriano.

Festival Internacional do Chocolate e Cacau reúne especialistas em Ilhéus


Com o tema ‘Declare seu Amor ao Chocolate’, acontece desta quinta-feira até domingo (11 a 14), em Ilhéus, a sétima edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (FICC). A solenidade de abertura ocorre, a partir das 19h desta quinta, e vão estar presente os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do Turismo, Nelson Pelegrino. O governador Rui Costa prestigiará o evento no sábado (13).

Policiais militares promovem 'Projeto Educação de Base' em Itabuna


Durante seis semanas, alunos de nove a 12 anos de idade contaram com a presença de policiais militares na sala de aula, abordando temas como o papel da polícia na sociedade, prevenção ao uso de drogas, bullying, direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, bem como o Estatuto da Criança e do Adolescente.

10 de junho de 2015

Traficante é preso com 200 gramas de maconha em Itororó



O traficante Jailton de Oliveira Freire, 31 anos, foi flagrado, na terça-feira (9), com um tablete de maconha pesando cerca de 200 gramas e mais 115 buchas da droga, por uma equipe da Delegacia Territorial (DT) de Itororó, no centro sul da Bahia. Ele estava vendendo drogas nas imediações da rodoviária da cidade. 

Secretaria Municipal de Saúde promove projeto Saúde no Território, nas USF de Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Nasf

O mês de junho começou em ritmo de festa para os profissionais da Saúde de Floresta Azul. Na manhã de terça-feira, 9, aconteceu a abertura do projeto Saúde no Território, o qual vai passar pelas quatro Unidades de Saúde da Família (USF) de Floresta Azul, oferecendo diversos serviços para a população, como aferição de PA, glicemia, orientação nutricional, vacinação, além de muita alegria e descontração no clima de festa junina com diversas brincadeiras, como dança com bolas, roda o chapéu, pescaria, muito forró, distribuição de brindes e lanche.

Escritor ibicaraiense lança livro pela editora Via Litterarum



A noite da próxima sexta-feira, 12, promete movimentar o Calçadão Dagmar Pinto, em especial o Cine Ana, que receberá o lançamento do livro Retinose - Entre a Luz e a Escuridão, do escritor ibicaraiense Rosevaldo Oliveira Menezes. O livro carrega o selo Caminhos, da editora Via Litterarum.

9 de junho de 2015

UESC lança primeira rádio educadora do sul da Bahia


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) lança oficialmente a Rádio Uesc - Educadora FM - 105.1, em solenidade nesta quarta-feira (10). A cerimônia, presidida pela reitora Adélia Pinheiro, vai acontecer às 9h, no auditório do 5º andar do Edifício José Haroldo Castro Vieira (Torre Administrativa), em Ilhéus. 

A Uesc 105,1 FM é a primeira rádio educadora do sul da Bahia, que tem a missão de proporcionar não apenas entretenimento, com programas e música de qualidade, mas também informações e discussões que interessem à região, com base na ética e no compromisso com o público.

São Caetano X Rio Bahia na grande final do Campeonato de Futebol de Areia de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Esporte
A manhã chuvosa do último domingo, 7 de junho, não esfriou os ânimos da equipe do São Caetano, que literalmente atropelou a boa equipe do Geo Matrix pelo elástico placar de 6 x 1, se tornando o segundo finalista do I Campeonato Society de Futebol de Areia Masculino de Floresta Azul. No domingo anterior (31\05) o time do Rio Bahia não tomou conhecimento do seu adversário e aplicou uma contundente goleada de 5 a 0, se credenciando para a grande final. Com o término da fase semifinal, sobraram duas equipes (São Caetano X Rio Bahia) que farão a grande final na manhã do próximo domingo (14\06).

FNDE libera aditivo para conclusão da Creche Modelo de Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima

Desde o último dia 25 de maio, que a construção da Creche Modelo de Ibicaraí foi retomada. A futura creche está situada na Rua “F”, do bairro Agripino Monteiro e começou a receber a parte final da aplicação de gesso nas salas e corredores, esquadrias de alumínio e toda a parte de blindex, além do muro frontal e lateral. A última etapa será a construção da calçada e estacionamento, mais todo o revestimento cerâmico, instalações hidráulicas e sanitárias, pintura, jardinagem e toda a parte de granito.

8 de junho de 2015

Grupo ‘Felicidade não tem Idade’ faz encontros no Cras da Vila Santa Isabel e sede de Ibicaraí



Texto e fotos: Ascom Ibicaraí | Social

Aconteceu na quinta-feira, 4 de Junho, um encontro do grupo de Idosos ‘Felicidade não tem Idade’ no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Santa Isabel, em Ibicaraí, onde foi feito um trabalho diferenciado com dinâmicas individuais e em grupo, além de uma avaliação com a nutricionista Genna Louyse, onde foi abordado o tema ‘Alimentação Saudável na Terceira Idade’.