28 de julho de 2017

Estado apoia produtores de chocolate orgânico na verticalização da cadeia produtiva



Nesta sexta-feira (28), o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaques Wagner visitou o assentamento Terra à Vista em Arataca, na Bahia. Na oportunidade, o titular da pasta conheceu o sistema de plantio agroecológico de cacau e chocolate desenvolvido pela agricultura familiar. "Wagner nos trouxe de volta a esperança quando criou o programa Cacau para Sempre.

Principal romaria de Bom Jesus da Lapa atrai 500 mil visitantes


Com um calendário anual composto por 16 eventos religiosos, Bom Jesus da Lapa realiza, a partir desta sexta-feira (28), a sua maior romaria, dedicada ao santo que dá nome ao município. Durante 10 dias, a cidade, reconhecida como capital baiana da fé, deve receber mais de 500 mil romeiros e peregrinos que vêm à Bahia para viver experiências de fé e devoção.

Novo parque eólico entra em operação no sudoeste da Bahia


A semana abriu e fechou com boas notícias no setor de energia eólica. A primeira foi a entrada em operação do parque eólico Cristalândia da Enel Green Power. Com capacidade total instalada de 90 MW, o complexo está localizado nos municípios de Brumado, Rio de Contas e Dom Basílio, na região sudoeste. A segunda foi a liberação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para a usina eólica Ventos da Bahia II entrar em operação de teste das unidades geradoras UG5 a UG9, totalizando 15 MW de capacidade instalada. A usina está localizada no município de Mulungu do Morro.

Governo contrata leitos na primeira UTI pediátrica de Itabuna no sul da Bahia


Nesta sexta-feira (28), dia em que a cidade de Itabuna comemora aniversário de 107 anos, o governador Rui Costa participou das inaugurações da nova sede da Policlínica Municipal Ruy Barbosa e da UTI pediátrica do Hospital Manoel Novaes, da Santa Casa de Misericórdia. Na ocasião, Rui assinou contrato para que o Governo do Estado assuma a manutenção de sete dos dez leitos entregues hoje. Esta é a primeira UTI pediátrica do sul da Bahia.

27 de julho de 2017

Aniversário de Itabuna é marcado por ações estaduais em Cultura, Educação e Segurança


Itabuna completa 107 anos no dia 28 de julho, uma cidade marcada pelo pioneirismo e espírito empreendedor de sua gente. Neste pouco mais de um século de emancipação, Itabuna se consolidou como um dos principais municípios baianos e é hoje um grande polo regional de comércio, prestação de serviços, saúde e ensino superior. O Governo da Bahia vem dando sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, através de obras e ações nas áreas de infraestrutura, segurança, educação, saúde e cultura.

Ex-lateral Perivaldo morreu essa madrugada, vítima de pneumonia




POR STÉFANO SALLES

Aos 64 anos, Perivaldo Lúcio Dias, o ex-lateral direito Perivaldo, também conhecido como Peri da Pituba, morreu na madrugada desta quarta-feira, vítima de pneumonia, no Hospital Universitário Gafree e Guinle, na Tijuca, Zona Norte do Rio, onde estava internado havia uma semana.

Região de Ibicaraí contribui para o Plano de Revitalização do Rio Cachoeira


No segundo dia de audiências públicas na região do Médio Sudoeste e Litoral Sul, a população de Ibicaraí e de regiões vizinhas, na quarta-feira (26), conheceu a minuta do Plano Estratégico da Revitalização do Rio Cachoeira, contribuindo para a elaboração final do documento que irá guiar o plano de desenvolvimento ambiental em torno da bacia hidrográfica. A primeira audiência de apresentação do plano aconteceu na terça-feira, no município de Itororó, e está sendo finalizada nesta quinta-feira (27), na cidade de Itabuna, com a participação social de agricultores, assentados rurais, representantes da sociedade civil e dos poderes públicos.

26 de julho de 2017

Governo reinaugura Espaço Solidário em Itabuna


O Espaço Solidário do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) - Litoral Sul, no município de Itabuna, será reinaugurado nesta quinta-feira (27), às 10h30. Localizado na Praça Olinto Leone, no Centro da cidade, o equipamento comercializa produtos de empreendimentos apoiados pelo Cesol. A secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, participa da solenidade.

Com apoio do Governo, frigorífico inicia abate de jumentos em Amargosa


O Frinordeste, frigorífico localizado no município de Amargosa, iniciou o abate de jumentos nesta quarta-feira (26). A unidade gera 150 empregos diretos e 270 indiretos. A empresa vai produzir cerca de 300 toneladas de carne por mês, que serão exportadas para o mercado asiático. 

Secretaria realiza encontro com gestores escolares em Itabuna


A Secretaria da Educação do Estado realiza, nestas quarta (26) e quinta-feira (27), em Itabuna, no sul da Bahia, o 'Diálogo com Gestores' escolares dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) de Itabuna (NTE 05), Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27). A atividade, que tem o objetivo de estreitar o diálogo com os gestores sobre a realidade das escolas e suas especificidades a partir dos territórios de identidade onde estão inseridas, tem a participação do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Postos SAC de Itabuna e de Jacobina ficam fechados nesta sexta-feira (28)


Dois feriados municipais marcam o funcionamento de unidades da Rede SAC no interior do estado nesta sexta-feira (28). Em Itabuna, na região sul, o feriado acontece em função da emancipação política da cidade. Já o município de Jacobina, na região norte, comemora seu 137º aniversário. Nas duas cidades, os postos ficam fechados na sexta-feira, retomando as atividades normalmente na segunda (31), em seus horários habituais de funcionamento.

Indústria de calçados vai gerar 600 novos empregos em Macarani


O galpão onde será instalada a nova fábrica de calçados femininos da marca Renata Mello foi entregue nesta terça-feira (25), em Macarani, ao grupo Suzana Santos. A nova unidade tem previsão de investir R$ 2,5 milhões e gerar inicialmente 300 novos empregos, chegando a 600 quando estiver em plena operação, com produção de 1,68 milhão de pares de calçados ao ano.

25 de julho de 2017

Pioneiro no país, Conjunto Penal de Itabuna distribui kits de higiene com controle biométrico


O Conjunto Penal de Itabuna (CPI) está distribuindo kits de higiene pessoal e colchões controlados por um sistema de biometria para os internos que cumprem pena na unidade. O presídio itabunense é o primeiro do país com esse sistema. A iniciativa é do Governo do Estado, que faz a administração da unidade em sistema de cogestão com a empresa Socializa Brasil, como forma de assegurar a transparência em todas as ações que desenvolve. A primeira distribuição 100% controlada está sendo feita no presídio desde o dia 18 de julho.

Educação no Campo é discutida com representantes de Escolas Família Agrícola


Com o objetivo de debater a Educação no Campo e novas formas de apoio às Escolas Família Agrícola (EFA), o secretário da Educação, Walter Pinheiro, recebeu, nesta segunda-feira (24), representantes destas unidades de ensino. O encontro visa valorizar e fortalecer a Educação no Campo, buscando novos projetos pedagógicos e uma maior inclusão de jovens e adultos nas diversas modalidades.