12 de setembro de 2015

Estudantes de Floresta Azul aprendem sobre preservação ambiental


Texto e foto: www.embasa.ba.gov.br
Aprender sobre preservação ambiental pode ser divertido, como vivenciaram 60 alunos da Escola Dolores Cervino Macedo, em Floresta Azul. Eles participaram de uma atividade educativa promovida pela Embasa, na manhã de quarta-feira (26). Utilizando vídeos, música e um jogo de perguntas e respostas, a assistente social Thaíse Dias, da Unidade Regional da Embasa em Itabuna, difundiu noções sobre uso consciente da água e necessidade de preservação ambiental para estudantes do 1º e 2º ano do ensino fundamental, de 7 a 12 anos.

Infraestrutura recupera parte da rede de esgoto da rua Carlos Gomes, em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho - Fotos: Antonio Lima
A secretaria municipal de Infraestrutura manilhou, na manhã de sexta-feira (11), um trecho de esgoto na rua Carlos Gomes (antiga Rua da Areia), centro. O esgoto era antigo e não estava suportando o volume de águas pluviais e resíduos por ele recebido. A Infraestrutura precisou abrir um grande buraco para detectar qual parte do esgoto estava dando problema.
Segundo Antonio Estrela, diretor do departamento de Limpeza da prefeitura, a rede de esgoto daquela rua é antiga: “São galerias de tijolinhos com aproximadamente 40cm de altura, que não suportam o grande volume de águas pluviais e resíduos das residências. Abrimos e constatamos o problema. Solicitamos as manilhas, que só chegaram ontem pela manhã e já fizemos o serviço. Vamos ficar atentos, pois só saberemos se o problema foi resolvido com as próximas chuvas torrenciais", disse Estrela.

11 de setembro de 2015

Uesb atinge melhor desempenho no Guia do Estudante 2015


Sempre buscando aprimorar seus cursos de graduação, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) acaba de ser reconhecida, por mais um ano consecutivo, pelo Guia do Estudante (GE) em sua avaliação nacional. A publicação, da Editora Abril, destaca anualmente os melhores cursos de ensino superior do país, com a missão de ajudar o jovem vestibulando na hora de encontrar a melhor formação profissional. Na edição de 2015, a Uesb teve 22 graduações classificadas com um total de 78 estrelas, atingindo assim a melhor avaliação desde o início das publicações do GE.

Segurança da Parada Gay contará com 675 policiais militares


A Polícia Militar atuará com 675 policiais militares na segurança da 14ª Parada Gay, que acontecerá no próximo domingo (13), a partir das 13h, no Centro de Salvador. O policiamento, que será montado às 10h, envolverá o efetivo do Comando de Policiamento Regional BTS (CPRC), além do apoio das unidades especializadas no entorno da festa, como o Batalhão de Polícia de Choque, o Esquadrão de Polícia Montada, o Esquadrão Águia e as operações Gêmeos e Apolo.

Prefeitura promove palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A prefeitura de Floresta Azul, através da secretaria municipal de Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), realizaram na tarde de quinta-feira, 10, uma palestra sobre prevenção à gravidez na adolescência. O evento faz parte do conjunto de ações educativas que vêm sendo desenvolvidas pelo núcleo municipal e foi realizado na sede do Cras, localizada na avenida Raimundo Silva Cardoso, entre as 14 e 16 horas, e contou com a presença de vários adolescentes com idades entre 11 e 17 anos.

10 de setembro de 2015

Secretaria da Administração recicla oito mil pneus da frota estadual


A Secretaria da Administração (Saeb) realiza nesta quinta-feira (10) o quarto carregamento de pneus inservíveis oriundos da frota estadual e destinados à reciclagem, totalizando oito mil unidades recolhidas para o beneficiamento de derivados da borracha. A iniciativa – realizada desde 2011, por meio de convênio firmado com a Associação Reciclanip, entidade sem fins lucrativos formada por empresas fabricantes de pneumáticos – tem como objetivo promover a destinação adequada do produto.

9 de setembro de 2015

Projeto Apprender abre inscrições para empresários

PDF
Imprimir


Qua, 09 de Setembro de 2015 10:38
O IFBA Campus Ilhéus informa que o Projeto Apprender está com suas inscrições abertas, exclusivamente via preenchimento do formulário on-line, até o dia 15/09/2015.
O Projeto é aberto a Micro e Pequenos Empreendedores, formalizados com os benefícios da Lei 128/2008 (www.portaldoempreendedor.gov.br).
Os interessados deverão preencher o formulário on-line abaixo e ter disponibilidade para participar da capacitação presencial, que ocorrerá no IFBA – Câmpus Ilhéus, entre os dias 28/09 e 11/11/2015.

Ibicaraí vai sediar a IV Etapa da VIII Edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública - JERP




Texto: Arnold Coelho - Imagem: Internet

O município de Ibicaraí vai sediar no próximo dia 11, sexta-feira, durante todo o dia, a IV Etapa da VIII Edição dos Jogos Estudantis da Rede Pública – JERP. Os jogos acontecem desde 2008 através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, que, em parceria com a cidade-sede e o Núcleo Regional de Educação NRE 05, organizam o evento, tendo como articulador regional e coordenador dos Jogos Estudantis o professor de Educação Física Cristovam Crispim Carvalho Filho.

Blitzes abordam 62 mil pessoas e prendem 95 em sete dias


Em apenas sete dias, a Polícia Militar da Bahia (PM-BA) alcançou resultados importantes no combate à criminalidade. Em Salvador, de 31 de agosto a 6 de setembro, 62.334 pessoas foram abordadas nas blitzes realizadas em diversos pontos da capital baiana. No total, 95 suspeitos foram presos em flagrante por porte ilegal de armas e/ou envolvimento com drogas. 

A PM também apreendeu 28 armas de fogo e recuperou 48 veículos roubados, após abordar 25 mil carros na capital e região metropolitana. Segundo o comandante de Operações da PM-BA, coronel Paulo Uzeda, os números correspondem aos efeitos da intensificação em 50% das operações policiais em todo o estado.

Uesc abre inscrições para curso de especialização em gestão cultural


A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) está com inscrições abertas para a seleção de candidatos para o curso de especialização em gestão cultural. Os interessados devem procurar o Protocolo Geral da Universidade, no térreo do Pavilhão Adonias Filho, Campus Prof. Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia, até o dia 18, em dias úteis, das 8h às 16h.
O curso é destinado a profissionais que atuam no campo da cultura, a exemplo de secretários municipais de cultura, presidentes de fundações culturais, gerentes ou diretores de cultura, agentes e gestores culturais, produtores culturais, artistas e atores sociais vinculados à cultura. Mais informações podem ser encontradas no edital nº124/2015, disponível no site da Uesc.

8 de setembro de 2015

COMUNICADO



A Assessoria de Comunicação de Ibicaraí comunica à toda população que o sistema de transmissão da  TV Santa Cruz para o município de Ibicaraí mudou de V para UHF, o que dará uma melhor qualidade na imagem que chega em seu aparelho de TV em sua moradia. Ajuste o seu aparelho de TV para o número 32.
A Assessoria de Comunicação e o Departamento Técnico da TV Santa Cruz agradecem.

Infraestrutura inicia recuperação da Estrada do Jacarandá, em Ibicaraí



Texto e fotos: Arnold Coelho

Depois de um longo período de chuvas na região (o que prejudicou a recuperação de algumas estradas vicinais no município), a prefeitura de Ibicaraí, através da secretaria municipal de Infraestrutura deu início no último sábado (5), a recuperação da estrada vicinal da região do Jacarandá (trecho que liga Ibicaraí aos municípios de Coaraci e Almadina). A recuperação é de aproximadamente 9 quilômetros, indo até a divisa com Coarací.