18 de janeiro de 2014

Missão seleciona mais de mil candidatos para morar em Marte

Reuters
Uma missão que pretende levar humanos a Marte e que atraiu 200.000 inscrições selecionou mais de mil pessoas que serão testadas para se chegar a uma lista final de 24 candidatos a morar naquele planeta.
O projeto Mars One foi lançado em 2011 por dois holandeses com o objetivo de estabelecer uma vida humana permanente no planeta em 2025. Eles esperam que o projeto seja financiado por investidores e pelos direitos de transmissão de documentários sobre os testes, o treinamento e a seleção final.
Os 1.058 candidatos que estão nesta primeira rodada são do mundo inteiro. De longe, o maior número de concorrentes - 297 - é de norte-americanos, seguidos de 75 canadenses e 62 indianos.
Eles precisam se submeter a testes rigorosos, incluindo simulações da vida em Marte e lidar com o isolamento, disse um dos fundadores da missão, Bas Lansdorp.
"O desafio com os 200.000 inscritos é separar aqueles que sentimos estar física e mentalmente preparados para serem embaixadores humanos em Marte daqueles que obviamente estão levando a missão muito menos a sério", afirmou Lansdorp.
Fonte: Estadão (Reportagem de Sara Webb) 


Mais postos e novos médicos mudam a realidade da saúde em Floresta Azul


Preocupada em fazer o melhor para a população de Floresta Azul, a prefeita Dra. Sandra Cardoso tem realizado investimentos em melhorias para o município, principalmente o setor de saúde. Entre as principais realizações, na área de saúde, consta a ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), que conta com quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos funcionando com médicos e mais a chegada da Dra. Nídia Barrera Escalona, médica cubana do Programa Mais Médicos, do Governo Federal.  
A atual administração está construindo um posto de saúde no distrito de Coquinhos (que se encontra em fase final). A prefeita Dra. Sandra Cardoso conseguiu,  junto ao Governo Federal,  recurso da ordem de 408 mil reais para a construção de um PSF na Rua São Luiz, no bairro Valencinha, no local da antiga Lavanderia Central. O processo de licitação da obra será dado no mês de fevereiro de 2014.

ATENDIMENTOS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Heleno Brás Magalhães, localizada na Praça Antonio de Ângelo, conta com o atendimento da Dra. Paula Brito durante os dias de segunda, quarta e quinta-feira. A UBS Marcelina Bispo de Oliveira, situada à Rua Edna Matos, conta com os atendimentos do Clínico Geral Dr. Dijon Hosana, nas segundas, terças e quartas-feiras; do Dentista Dr. Fábio Farias, terças e quartas-feiras. No ambulatório do PSF Eduardo Bizarria Mamede (temporariamente instalado nas dependências do Hospital Luís Eduardo Magalhães, na Rua Régis Pacheco) são realizados os atendimentos da Pediatra Dra. Monalisa Tavares, as terças; do Cardiologista Dr.Filemon Jovita, aos sábados; da Ginecologista e Obstetra Dra.Nájla Godoy, as sextas; do Clínico Geral Dr.Diego Cardoso, as terças durante a noite, e o psiquiatra Dr. Luis, aos sábados, de 15 em 15 dias, durante todo o dia.

Visto que Floresta azul está habilitada apenas na Gestão Plena da Atenção Básica, não recebendo recursos para desenvolver ações de média e alta complexidade, como por exemplo, plantões médicos,  atualmente o município conta com plantões médicos as terças, quintas e sextas-feiras à noite e aos sábados, domingos e feriados por 24 horas. Toda estrutura para manutenção desses serviços (medicação para urgência/emergência, material de consumo, recursos humanos, técnicos de enfermagem, recepção, serviços gerais, enfermeiros, alimentação e contratação de médicos especialistas como cardiologista, ginecologista, pediatra e cirurgião) é mantida exclusivamente com recursos próprios do município, não havendo contrapartida estadual ou federal. Atualmente o município conta com o programa Medicamentos em Casa, onde é realizada a distribuição de mais de 100 medicamentos mensais, além do transporte de pacientes para tratamento em cidades maiores como Ibicaraí e Itabuna.








Texto e fotos: Antonio Lima

Floresta Azul – Projeto Verão 2014 é uma grande e agradável realidade

Aconteceu na noite de quinta-feira (16), uma grande reunião com os dirigentes e atletas de equipes de futsal, no Salão Paroquial do município de Floresta Azul, onde se fizeram presentes aproximadamente 100 pessoas.
Dentre os presentes estavam a prefeita Drª Sandra Cardoso, o vice-prefeito Jaconias Gusmão, a secretária de Educação Cultura Desporto e Lazer Drª Sayonara Leão, a Secretária de Saúde Domilene Borges Costa, a secretária de Assistência Social Eliana Alcântara, o Gerente de Esportes e Lazer Valdemar Sodré, o Gerente de Infraestrutura Plínio Almeida, o presidente da Liga de Futebol, José Carlos “Bombila”, o Diretor de Esportes de Ibicaraí, Josevan Dias, além da Coordenadora do NASF, Maíra Cardoso e a equipe da Atenção Básica, com enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeuta.
A enfermeira Fernanda Luiza Santos fez uma palestra sobre DST – Doença Sexualmente Transmissível e falou dos cuidados que devem ser tomados no dia a dia. A coordenadora do NASF Maíra Cardoso falou sobre a importância da parceria do NASF e a Secretaria de Educação. A secretária de Educação Drª Sayonara Leão falou com muita propriedade sobre a trajetória administrativa da doutora Sandra Cardoso, mostrando narrativamente a brilhante gestora que o povo florestense possui. “Temos que comparar a Floresta Azul de seis anos atrás, com os cinco anos de administração da doutora Sandra, e aí veremos que nestes últimos cinco anos voltamos a ser felizes por termos uma gestora compromissada com o anseio popular”, disse Sayonara Leão.
“Tenho agradecido a Deus todos os dias da minha vida por ter me dado a oportunidade de estar trabalhando, fazendo esportes na minha terra de Floresta Azul, no governo desta grande mulher, a gestora Drª Sandra Cardoso, que não tem medido esforços para realizar os eventos esportivos e recreativos”, disse o Gerente de Esporte, Valdemar Sodré.
“Já realizamos este evento, o PROJETO VERÃO, por quatro anos e agora em 2014 estamos no quinto ano. Em nossa gestão apoiamos e continuaremos apoiando tudo o que venha a beneficiar o povo florestense.  Fui reeleita para lutar pelo anseio do meu povo, que é o povo florestense, independente de raça, credo ou legenda partidária, pois sou prefeita de todos e é por todos que tenho travado batalhas diuturnamente em prol de atender com excelência ao anseio popular”, disse a prefeita Drª Sandra Cardoso.
Durante a reunião aconteceu sorteio de quatro bolas de futsal, um tênis e um tablet, sorteios estes que tiveram como participantes os jogadores e dirigentes de equipes.
No final, todos os atletas passaram por avaliações nutricionais e ainda puderam atualizar a carteira de vacinação ali mesmo no local da reunião.



Texto: By André  Luiz Evangelista – Fotos: Antonio Lima

17 de janeiro de 2014

Estado anuncia construção de sete unidades prisionais na Bahia

O sistema prisional baiano terá mais 3.822 vagas. O contrato foi assinado pelo governador Jaques Wagner e o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, nesta sexta-feira (17), na Governadoria, em Salvador. Estão previstas a construção de sete unidades prisionais e a ampliação de outras quatro na capital baiana e no interior.
As novas vagas serão disponibilizadas em Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras, Irecê, Brumado, Paulo Afonso e Juazeiro. Atualmente, a população prisional é de 12.300 pessoas para nove mil vagas. Com as novas 3.822 vagas, o déficit de espaço nos presídios será superado, restando ainda 522 vagas que serão preenchidas com parte dos presos em delegacias.
“Com esta assinatura [do contrato], vamos dobrar o número de vagas que tínhamos em 2007 [aproximadamente 6.700]. Fizemos investimento de R$ 150 milhões e estamos abrindo mais vagas”, disse o governador.
O secretário destacou a importância da ressocialização, por meio de ações educativas e qualificação profissional, ao possibilitar ao detento poder retornar à sociedade com uma capacitação. “Saímos de 800 internos trabalhando ou estudando para cinco mil em dois anos e meio, [o que é] um número significativo. Todas as unidades, por determinação do governador, terão salas de aula e oficinas para que os presos possam trabalhar”.  

Gmm – GF

17.01.2014

Nebulosidade predomina na maior parte da Bahia neste final de semana

O tempo na Bahia deverá apresentar algumas mudanças, neste final de semana, em comparação às condições climáticas das últimas semanas. É que a massa de ar quente e seco está perdendo força e favorece o aumento da nebulosidade na maior parte do estado, conforme a previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Segundo o meteorologista Heráclio Alves, mesmo perdendo força, a massa de ar quente e seco continua influenciando as condições do tempo no norte e nordeste da Bahia, deixando o céu parcialmente nublado a claro e com pouca chance de chuva.
Para as regiões oeste e São Francisco, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Mesmo assim, eventos isolados de chuva mais expressiva estão previstos para algumas áreas dessas regiões devido à instabilidade atmosférica associada à umidade vinda da região Amazônica. Também contribui para isso a temperatura que se mantém elevada, variando entre 33°C e 35°C.
Mesmo com predomínio de temperatura elevada na maior parte da Bahia, são nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde deverão ser registrados os menores índices de temperatura, com a mínima podendo chegar aos 16°C. Nessas áreas do estado, o tempo será de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva fraca.
No Recôncavo e sul, além do calor, é a umidade vinda do Oceano Atlântico que favorece a ocorrência de chuva fraca, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral. Em Salvador e região metropolitana, a temperatura deverá oscilar entre 22°C e 32°C.

Maré

Para sábado e domingo (18 e 19), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 5h e das 17h, variando de 1,9 a 2,3 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer às 11h e às 23h, oscilando de 0,2 a 0,4 metro. As ondas previstas para esse período deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

Radiação Ultravioleta

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) nestes sábado e domingo deverão variar de 13 a 14, categoria extrema, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que exige atenção redobrada, principalmente das 10 às 16h, quando os danos à saúde são maiores. Por isso é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Mas – GF
17.01.2014 


Ibicaraí – Descoberta tentativa de fuga e apreensão de materiais proibidos na cadeia pública

Texto e fotos: Andre Luiz (Puba)
Na manhã desta sexta-feira (17), aconteceu uma revista geral na cadeia de Ibicaraí, já que os policiais perceberam um barulho diferente na carceragem, e chamaram a Polícia Militar da 63ª CIPM /Ibicaraí para um apoio.
Em conjunto a policia civil e a policia militar, passaram um pente fino nas selas e constataram o inicio de uma escavação na parede de uma das selas, ainda apreenderam peixeiras, brocas, celulares, relógios, rádio e ainda os restos da parede que estava começando a ser escavada.

E os bandidos vão continuar guardadinhos no lugar que eles merecem que é no XILINDRÓ

16 de janeiro de 2014

Cobra abate antílope e o come inteiro

Uma píton conseguiu abater um antílope no Parque Nacional Moremi(Botsuana). A cobra de 2,5 metros devorou a presa inteira, levando 45 minutos para desaparecer com o antílope pela boca. A píton tem mandíbulas extremamente flexíveis e músculos poderosos. O registro foi feito pelo fotógrafo Fred von Winckelmann.
"Observar uma píton comendo um antílope jovem é uma experiência única na vida. A cobra estava calmamente devorando sua refeição sem dar qualquer atenção para nós", afirmou ele.





Fonte: O Globo

Secretaria de Infraestrutura finaliza obras de saneamento básico no Delfino Guedes e Cajueiro Velho

A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria de Infraestrutura, está concluindo mais uma etapa da obra de saneamento básico do bairro Delfino Guedes (Mutirão). A Rua X, na Quadra X, está recebendo cerca de 50 manilhas e uma caixa de recepção que será interligada às manilhas da Rua M. O trabalho encontra-se em ritmo acelerado e ficará pronto ainda no mês de janeiro. O distrito do Cajueiro também foi beneficiado com o manilhamento do canal que corta o Cajueiro Velho, nas ruas 13 de Julho e Tosta Filho, em toda a sua extensão.
O prefeito Lenildo Santana lembra que além de saneamento básico o bairro Delfino Guedes está ganhando um moderno posto de saúde, que se encontra em fase de conclusão, dependendo apenas da parte final dos recursos para finalização da obra. Lenildo também lembra que outras ações de saneamento básico estão sendo feitas no distrito do Cajueiro ”Estamos concluindo o canal que corta o Cajueiro Velho, nas ruas 13 de Julho e Tosta Filho com a limpeza e o manilhamento de toda a sua extensão. Era uma reivindicação antiga feita pelo vereador Osaná Crisóstomo e finalmente estamos fazendo”, disse o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Leildo Santana, disse que o manilhamento em algumas ruas do Mutirão estão sendo feitos por etapa, com recursos próprios. “A Rua X, além do saneamento básico, será totalmente cascalhada, mas o prefeito tem tentando recursos para o calçamento dessa e de algumas ruas desse bairro. Nós esperamos, em um futuro próximo, poder calçar essas ruas que foram beneficiadas com o esgotamento sanitário”, disse o secretário.




Texto: Arnold Coelho – Fotos Mutirão: Antonio Lima – Cajueiro: Osaná Crisóstomo


Produtos da agricultura familiar já é realidade na rede estadual de ensino

Vai acontecer no próximo dia 27 de janeiro, a partir das 8 horas, na sede da Direc 7, Avenida Fernando Cordier, nº 30, Centro,  Itabuna, o primeiro  encontro entre diretores e coordenadores dos colégios da rede estadual de ensino e agricultores familiares, onde será abordado vários temas, entre os quais a importância dos produtos da agricultura familiar na merenda escolar.

Na oportunidade os agricultores familiares dos municípios de Ibicaraí, Coaraci, Floresta Azul, Barro Preto e Itapitanga apresentarão os seus produtos que passarão a ser comercializados e servidos como merenda escolar na rede estadual de ensino.

A parceria entre agricultores rurais e Direc 7 já existe com o fornecimento de polpas de frutas, através da Associação Rural do Jacarandá. A ideia é expandir a comercialização entre mais produtores da agricultura familiar, através de associações rurais.

Essas ações existem graças às políticas públicas do Governo Federal, Governo Estadual e as prefeituras de Ibicaraí e Coaraci. Bolo de aipim, pão de aipim, polpa de frutas (todas as variedades), iogurte, queijo, manteiga e leite pasteurizado, produzidos no Laticínio Almada de Coaraci, batata doce, banana da terra, banana prata, aipim cozido, hortaliças entre outros produtos serão apresentados no encontro.
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Texto: Arnold Coelho

14 de janeiro de 2014

Eleição 2014: Rui Costa ganha apoio do Solidariedade


Mais um partido fechou apoio à pré-candidatura de Rui Costa para a disputa ao governo da Bahia nas eleições de 2014. Nesta terça-feira (14), foi a vez do Solidariedade (SDD), que selou a aliança durante  ato público, promovido na União dos Prefeitos da Bahia (UPB).  Entre militantes e lideranças políticas, mais de 400 pessoas estiveram presentes.  
Com auditório lotado de militantes do SDD, o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Marcos Medrado, assumiu o compromisso de trabalhar para eleger Rui Costa como governador em outubro de 2014. “Ninguém vai trabalhar mais do que eu nesse propósito. Vamos eleger um homem leal, que tem compromisso com o povo baiano. Estaremos unidos, caminhando por toda a Bahia”, disse o comandante estadual da legenda.

O Solidariedade também firmou apoio ao nome de Otto Alencar para o Senado. O pré-candidato, que vai compor a chapa majoritária ao lado de Rui, comemorou a parceria. “Eu recebo com muita responsabilidade o apoio deste partido. Vejo aqui a força do Solidariedade”, falou Otto. Ele conquistou aplausos da plateia ao afirmar que o novo governador da Bahia sairá de um bairro popular, em Salvador. “Vamos eleger um baiano que veio do povo, veio da Liberdade. O nome dele é Rui Costa”.

Salto para Bahia – As marcas do governo Wagner foram pontuadas pelo pré-candidato Rui Costa no início do discurso. Confiante e seguro dos dados, o petista elencou os principais feitos da gestão e disse não haver, na história da Bahia, outro governador que apresente os mesmos números. “O governo Wagner foi o que mais realizou para o povo pobre desse estado. Eu não tenho nenhuma dúvida disso”, ressaltou Rui, ao citar as principais realizações.

O pré-candidato foi além, pontuando as conquistas do projeto em âmbito nacional. “O povo deste país, o povo nordestino e baiano, aprendeu que é possível manter a autoestima. Hoje, a universidade pública é nossa, é do povo. Estamos vendo filho de trabalhadora doméstica formado em medicina”, comemorou.  Rui Costa agradeceu o apoio de Marcos Medrado e de todos os militantes e líderes políticos do Solidariedade. E finalizou a fala adiantando que no dia 27 deste mês será iniciado o programa de governo para a próxima legislatura. “Vamos trabalhar para fazer uma avaliação de tudo o que foi feito nesses quase oito anos e, em cima do que o nosso governador Jaques Wagner construiu, vamos fazer mais pela Bahia”.

Wagner - Também presente no evento, o governador Jaques Wagner agradeceu a aliança do Solidariedade e informou que a união é fruto da defesa e trabalho por um mesmo projeto. “Vamos continuar transformando a Bahia, que, hoje, tem 125 mil casas entregues, 540 mil ligações de energia elétrica, cinco universidades federais, 555 mil novos empregos gerados. Este é o projeto que pediremos licença para passar, tendo o apoio do Solidariedade. É a partir deste projeto que a Bahia seguirá se desenvolvendo e Rui Costa tem legitimidade para ir adiante”, falou o governador.

Outras lideranças discursaram em apoio aos nomes de Rui Costa e Otto Alencar, entre elas, os deputados Arthur Maia, Luiz Argolo e João Caldas e o vereador José Carlos Teixeira. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), também defendeu os dois nomes para as eleições de 2014.


ASCOM SDD

Desenbahia amplia financiamento para transporte escolar


A Agência de Fomento do Estado (Desenbahia) expandiu para todos os municípios baianos o financiamento destinado ao transporte escolar, que era operado somente em Salvador e Ilhéus. O objetivo é ampliar a renovação de veículos tipo van, furgão ou microônibus para profissionais que possuam registro e permissão do órgão competente para esse ramo de atividades.
 De acordo com o presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, “através do crédito concedido, daremos melhores condições para compra de novos veículos, com juros baixos. Com isso, os estudantes usuários do transporte escolar terão mais segurança e conforto”. A exemplo da linha Protáxi, responsável pela renovação da frota em diversos municípios do estado, a linha de crédito destinada ao transporte escolar também pretende renovar a frota em todos as regiões do estado.

Condições e prazos

O limite por operação e por beneficiário chega a R$ 85 mil, com prazo de até 60 meses, até um ano de carência e taxa de juros de 10% ao ano. O empreendedor poderá obter o financiamento como pessoa física que tenha registro e permissão do órgão competente para explorar serviços de transporte escolar.
 Para receber orientações em relação à documentação necessária, os interessados devem procurar o Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sintest-BA) ou a Cooperativa de Transporte Escolar Turismo e Locação de Veículos da Bahia (Cooptelba) pelos e-mails sindicato@sintestransportescolar.com.br e contato@cooptelba.com e dos telefones (71) 3239-5043, (71) 3322-5917 e 3244-9231.


FLORESTA AZUL Projeto Verão começa no próximo dia 18 com a abertura do Campeonato de Futsal

Prefeita Dra. Sandra dando o pontapé inicial
A cidade de Floresta Azul  promove todo início de ano na Quadra Municipal o tradicional Projeto Verão, com a realização de um campeonato municipal de futsal e diversas atividades culturais. Esse ano o campeonato contará com a presença de 18 equipes locais. Como acontece todos os anos, as 18 equipes serão apresentadas ao público no Salão Paroquial na próxima quinta-feira (16), às 19:30h.
A apresentação das equipes contará com a presença do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). A Equipe Multidisciplinar do NASF é composta por um fisioterapeuta, um psicólogo, um educador físico e uma nutricionista que farão uma palestra sobre Saúde no Esporte. Na oportunidade serão realizados diversos exames para os atletas das 18 equipes que participarão do Campeonato de Futsal.
O campeonato de futsal de Floresta Azul a cada ano tem levado grande público aos jogos, mobilizando parte da cidade que lota a Quadra Municipal. Estudantes da rede de ensino, pais, professores e moradores da cidade e dos distritos aparecem na Quadra Municipal para prestigiar as partidas. A estimativa é que esse ano o público passe de 1.200 espectadores por jogo.
A prefeita Dra. Sandra Cardoso vê nos projetos culturais e a prática de atividades esportivas um meio de trabalhar o jovem, dando um rumo para o futuro desse cidadão. “As ações culturais em conjunto com as diversas práticas esportivas tiram o jovem do caminho da marginalidade e das drogas. O jovem que pratica qualquer tipo de esporte, além de cuidar da sua saúde, tem grandes chances de ter um futuro melhor”, disse a prefeita.


Texto: Ascom Floresta Azul - Foto arquivo: André Luiz Evangelista

13 de janeiro de 2014

Militância começa a trabalhar nome de Rui Costa no interior; prefeita declara apoio irrestrito

Fora os apoios dos partidos da base aliada ao projeto de sucessão do governador Jaques Wagner (PT), encabeçado pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, há uma movimentação no interior do estado para fortalecer o nome do pré-candidato petista. Segundo informa a prefeita do município de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), o trabalho de fortalecimento perpassa por ações da militância, que já iniciou os diálogos com as comunidades e com os agentes políticos dos diretórios municipais.

“Iniciamos na região sul um amplo debate para elevar o nome de Rui Costa, mesmo nas localidades mais distantes e, assim, apresentar seu projeto de governo. É uma nova fase da pré-campanha e que precisa do acompanhamento de perto de todas as atividades. Participamos dos diálogos internos em torno da aprovação do seu nome e vamos continuar o projeto de governo do PT, seguindo as mesmas diretrizes do governo federal”, declara a gestora petista.

Ainda segundo Fernanda Silva, não há um método específico para a ação política, mas o que a militância inicialmente quer é oxigenar as relações com as classes trabalhadoras e com os movimentos sociais. “Precisamos destacar as agendas dos movimentos e trabalhar com a atenção para as políticas públicas, valorizando o trabalhador e, sobretudo, ouvindo-os para entender melhor as dificuldades enfrentadas por eles”, completa.

Vitor Fernandes
Jornalista - DRT-2430

Assessor de imprensa