30 de abril de 2016

Nasf realiza atividades físicas e educativas nas UBS de Floresta Azul


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul, por intermédio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), tem realizado diversas atividades físicas e educativas para a população florestense, como palestras, dinâmicas de grupo e orientação sobre postura. Na última quinta-feira, 28, no período da manhã, os usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eduardo Bizarria Mamede, foram contemplados com um grande aulão de ginástica orientado pelo Educador Físico do Nasf, Cyro Carvalho. Participaram também da ação o Fisioterapeuta Fábio Cardoso e a Psicóloga Juliana Freitas juntamente com a equipe da unidade. A aula foi iniciada com alongamentos, seguida de uma aula mesclada de aeróbica com ginástica localizada e finalizada com relaxamento muscular.

29 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe H1N1 será realizada até o dia 20 de maio em Floresta Azul



Texto: Ascom Floresta Azul  -  Foto: www.arqnit.org.br

A Prefeitura de Floresta Azul, através da Secretaria Municipal de Saúde, avisa a população que devido ao fracionamento de distribuição da vacina contra a Gripe H1N1 (Influenza), pelo Ministério da Saúde e o Estado da Bahia, Floresta Azul não fará o 'Dia D' no próximo sábado, pois está recebendo as vacinas em pequenas cotas semanais, assim como a maioria das cidades e estados do Brasil.

28 de abril de 2016

Governo homologa decretos de situação de emergência de quatro municípios baianos


O Governo do Estado publicou, na edição desta quinta-feira (28) do Diário Oficial, a homologação dos decretos municipais de Vitória da Conquista, Andaraí, Mairi e Caetité, que declararam situação de emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas comprovadamente afetadas pela estiagem prolongada, causando danos às atividades econômicas e à população.

Encontro discute avanços e desafios da Educação Indígena


Pesquisadores e escritores indígenas socializaram experiências com profissionais da educação, nesta quinta-feira (28), em atividade que teve como tema ‘Abril Indígena pen¬sando onde es¬tamos e onde po¬demos e pre¬ci¬samos chegar’. A roda de conversa sobre políticas públicas da educação indígenas ocorreu no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador.

A atividade integra uma série de colóquios interativos que serão promovidos pela secretaria, em 2016, para que profissionais da educação e convidados compartilhem suas pesquisas em diferentes áreas do conhecimento. A rede estadual de ensino na Bahia atende a 8.468 estudantes indígenas de 16 etnias em 130 comunidades.

Neste primeiro encontro, que teve como foco a Educação Indígena, o pesquisador Taquary Pataxó, da aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no extremo sul, citou a fala do cacique Lázaro Kiriri, da aldeia Midandela, no município de Banzaê (região norte) sobre educação. “Ouvi dele uma coisa que norteia a minha vida, que a educação que queremos é uma educação onde podemos ser doutor sem deixar de ser índio”.

Prefeitos de Ilhéus e Nova Redenção destacam importância do Educar para Transformar


Dando continuidade às ações de fortalecimento das parcerias com os municípios, como determina o programa Educar para Transformar, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, se reuniu na última quarta-feira (27) com o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e a prefeita de Nova Redenção, Ana Guadalupe Azevedo. O encontro ocorreu na sede da Secretaria da Educação e buscou alinhar ações de colaboração para garantir a melhoria da qualidade da educação pública no estado.

27 de abril de 2016

Conselho aprova atualização do Mapa Turístico da Bahia




Os resultados do trabalho de atualização do Mapa Turístico da Bahia foram apresentados, na terça-feira (26), durante reunião do Conselho Estadual do Turismo. Dos 417 municípios baianos, 118 estão categorizados e podem ser roteirizadas para atividade turística, seja pela importância de suas praias, cachoeiras ou patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.

Presidente do Conselho, o secretário do Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino, explicou aos participantes da reunião que os 118 municípios listados cumprem todas as exigências do Ministério do Turismo. Entre elas, a existência de órgão responsável pelo setor e dotação orçamentária para investimento na atividade turística. Após a explanação, os conselheiros aprovaram o trabalho realizado por equipe técnica da Setur.

Fórum Municipal de Cultura será implantado em Eunápolis


A cidade de Eunápolis, no Território Costa do Descobrimento, ganhará seu primeiro Fórum Municipal de Cultura nesta quinta-feira (28). O marco de lançamento será o seminário “Plano Municipal de Cultura, quem participa faz”, evento que será realizado no Plenarinho da Câmara de Vereadores, às 10h.

A iniciativa será um importante espaço de diálogo focado no processo de construção do Plano Municipal de Cultura (PMC). É esperada a participação de agentes culturais ligados aos diversos segmentos culturais locais, além de grupos e coletivos de cultura, instituições e comunidades culturais. À frente da organização está o diretor municipal de Cultura de Eunápolis, Sumário Santana, que é membro do Conselho Estadual de Cultura.

26 de abril de 2016

Secretaria da Educação disponibiliza conteúdos online voltados à preparação para Enem


Na contagem regressiva para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do dia 9 de maio, os estudantes da rede estadual têm um reforço a mais na preparação para as provas. A Secretaria da Educação do Estado disponibiliza mais de 3,7 milconteúdos digitais de todas as áreas de conhecimento, por meio do Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação. O espaço é uma ferramenta acessível para os estudantes, com um sistema de busca fácil e dinâmico. 

Esses conteúdos digitais são produzidos ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira.

Ibicaraí inicia vacinação contra a Gripe H1N1


Texto: Arnold Coelho | Internet - Foto: uol.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí e a Vigilância Epidemiológica avisam a população que já teve início a vacinação contra a Gripe H1N1 - Influenza, em Ibicaraí e nos distritos. A princípio a vacina está sendo aplicada nos grupos de risco, que são: crianças com até 6 meses ou menores de cinco anos; adultos maiores de 60 anos; gestantes; mulheres pós-parto e profissionais da Saúde.

Planserv apoia combate à hipertensão arterial


As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil. A hipertensão arterial é um importante fator de risco, que pode desencadear essas doenças e levar a sequelas graves ou à morte. Aproveitando o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril) o Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais alerta os seus beneficiários e a população em geral sobre a importância do diagnóstico e controle da doença.

De acordo com o médico auditor e cardiologista do Planserv, Rogério Ferreira da Silva, a hipertensão é desencadeada por múltiplos fatores, entre os quais se destacam o consumo exagerado de alimentos industrializados, hábitos alimentares errados, sobrepeso e sedentarismo, condições cada vez mais presentes na vida contemporânea. A hereditariedade também é um fator a ser considerado e pessoas com hipertensos na família devem ficar mais atentas às medidas de prevenção.

25 de abril de 2016

Floresta Azul comemora 54 anos de emancipação política


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Apesar da grave crise política e econômica por que passa o Brasil, Floresta Azul tem muito o que comemorar. Mesmo sendo um dos municípios que menos arrecada no país, e conviver com uma dívida de muitos milhões de reais adquirida ao longo das últimas décadas por gestões anteriores e caminhar de forma independente, não tendo nenhum apoio do governo estadual (por não fazer parte base governista), o município avançou muito nos últimos 7 anos.