12 de dezembro de 2015

Grupo Comunidade Ativa promove café da manhã para o NASF de Floresta Azul



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Floresta Azul promove durante todo o ano trabalhos com o grupo “Comunidade Ativa” onde realiza controle de peso com atividades físicas, alongamentos, fortalecimentos e treinamentos funcionais. Essas aulas são gratuitas e acontece de segunda a quinta-feira, das 06:00 às 07:00h da manhã, na quadra do Centro Educacional de Floresta Azul (CEFA), sendo aberta para toda comunidade.

10 de dezembro de 2015


Secretário de Agricultura de Floresta Azul participa de Seminário em Salvador


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
Aconteceu quarta-feira, 2 de dezembro das 08:00 às 18:00h, no auditório principal do Parque de Exposições de Salvador, um Seminário com gestores e secretários públicos municipais, durante a VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), em paralelo a 28ª Edição da Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), com o objetivo de dar continuidade ao processo de instalação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e contou com a presença do Gerônimo Rodrigues secretário de Estado da SDR.

9 de dezembro de 2015

Nasf de Floresta Azul realiza palestra sobre sexualidade para alunos do Colégio Fred Gedeon



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Floresta Azul, a convite do professor Alex Guedes, promoveu na tarde da última segunda-feira (07), no colégio estadual Fred Gedeon uma oficina sobre sexualidade para os alunos da sétima série.
Durante a oficina foi realizada uma palestra proferida pela fisioterapeuta Maíra Cardoso, com tema “Adolescência e Sexualidade”, onde foram abordados as fases da adolescência, o que é sexualidade, puberdade, todas as transformações que acontecem no corpo dos meninos e meninas, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.

Comissão da Condução da Tocha Olímpica realizou reunião na Câmara de Vereadores


Texto e fotos: Arnold Coelho

Aconteceu hoje, quarta-feira (09), das 9:00 às 11:00 horas no plenário da Câmara de Vereadores de Ibicaraí, uma reunião entre a equipe organizadora da Condução da Tocha Olímpica, os condutores da Tocha e integrantes de grupos de Dança, Capoeira, Ciclismo, Natação, Karatê, Jiu jitsu, Kick Boxing e Skate que farão apresentações na extensão do percurso durante a passagem da Tocha Olímpica.

Rui e rapper Akon firmam parceria para fornecimento de energia solar

 O bairro da Liberdade, considerado um dos mais negros de Salvador, foi o escolhido como o local para a implantação do Projeto “Akon Iluminando a América Latina/Bahia”, que tem como objetivo promover o acesso à eletricidade por meio do uso de energia solar, tendo como foco o atendimento à população carente. A decisão foi acordada na tarde desta quarta-feira (9), na Governadoria, em reunião que contou com as presenças do governador Rui Costa e do rapper americano, Akon, idealizador do projeto, que está associado ao Akon Lighting África, que existe desde 2014, e opera atualmente em 14 países africanos, levando eletricidade para mais de um milhão de pessoas. Também participaram do encontro secretários de Estado, um dos empreendedores do projeto, Samba Bathily, além de outras personalidades, como Vovô do Ilê e o cantor Netinho de Paula.

8 de dezembro de 2015

PSE de Floresta Azul inicia campanha educativa nas escolas




Texto e fotos: Ascom Floresta Azul
A secretaria municipal de Saúde de Floresta Azul através da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) deu inicio nos dias primeiro e dois de dezembro a uma campanha para finalizar o ano, com orientação e avaliação de estudantes nas escolas municipais. Na terça-feira (01),  a ação aconteceu no distrito de Santa Terezinha (Coquinhos), através da UBS Pompilho Borges, que visitou a Escola Municipal Jose Joaquim Jênier e a Creche Municipal Raquel Maria de Jesus. Na quarta-feira (02) as ações aconteceram em Floresta Azul, com a equipe da UBS Heleno Braz visitando a Escola Municipal José da Silva Cardoso e a Creche Municipal Matilde Silveira.

7 de dezembro de 2015

Bahia tem 150 casos suspeitos de microcefalia em 2015




A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa que, em 2015, até o dia 3 de dezembro, foram notificados 150 casos suspeitos de microcefalia - são 86 confirmados, com perímetro encefálico igual ou menor que 32 centímetros, e 64 notificações sem quaisquer informações sobre o perímetro encefálico. Esse critério segue os novos padrões adotados pelo Ministério da Saúde, no dia 4 deste mês, em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com informações da Sesab, entre os 150 casos, foram notificados seis óbitos, sem a informação referente ao perímetro cefálico. As mortes ocorreram nos municípios de Salvador (1), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1),
 

Os municípios que concentram maior número de notificações, com indicativo do perímetro encefálico menor ou igual a 32 centímetros, são Salvador (53), Lauro de Freitas (4) e Camaçari (3). Estes números não incluem os casos notificados sem o indicativo do perímetro.

Ilhéus ganha Centro de Referência de Atendimento à Mulher




Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (7), em Ilhéus, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). O ato fez parte da programação da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM). Para o funcionamento do espaço, o Governo do Estado, através da SPM, e em parceria com o governo federal, investiu R$ 142.664,33 em equipamentos, mobiliários e um veículo. 

Os Centros de Referência são espaços de atendimento, acolhimento psicológico e social, orientação e encaminhamento jurídico para a mulher em situação de violência, que têm como objetivo proporcionar os encaminhamentos necessários e a superação da situação de violência ocorrida, contribuindo para o fortalecimento desta mulher e o resgate da sua cidadania.

IFBA Ilhéus sedia 3ª etapa dos jogos estudantis do IFBA




O IFBA Campus Ilhéus sediará a 3ª etapa dos Jogos Seletivos do IFBA – JIFBA 2015, que acontecerá de 10 a 13 de dezembro em Ilhéus e terá as presenças de diversas autoridades do IFBA. Toda a comunidade é convidada a participar e prestigiar os jogos.
Os jogos serão disputados nas modalidades tênis de mesa, futsal, judô e karatê. A Cerimônia de abertura será no dia 10 de dezembro, às 17h no Ginásio de Esportes do IFBA e contará com a presença dos estudantes, das Delegações dos campi do IFBA e de autoridades do Instituto, como o Reitor do IFBA, o professor Renato da Anunciação,  o Pró Reitor de Extensão, José Roberto de Oliveira, a Chefe de Departamento de Ações, Cultura,  Esporte e Lazer, Liz Rodrigues, a Presidente das Comissões da Área da Educação Física do IFBA, Micheli Venturini e os diretores dos 22 campus do IFBA.

Floresta Azul inicia combate intensivo contra Dengue, Febre Chikungunya e Zika


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de Floresta Azul realizou na última quinta-feira, 03, uma reunião que aconteceu em dois períodos (pela manhã na unidade Marcelina Bispo e a tarde na Câmara de Vereadores) com enfermeiras e agentes comunitários de saúde para falar sobre o combate ao Aedes aegypti, mosquito responsável pela transmissão da Dengue, Febre Chikungunya e Zika, e também sobre o rastreamento das mulheres que engravidaram a partir de dezembro de 2014, para que possam ser acompanhadas de perto  no período de gestação.

Processo de construção do Porto Sul segue em andamento


O Governo da Bahia esclarece que, diferentemente das informações divulgadas por alguns veículos de comunicação, o processo de construção do Porto Sul continua em andamento.

Em paralelo às providências para o início das obras do Porto Sul, o governo trabalha também com uma alternativa: usar o Porto de Malhado, em Ilhéus, para escoamento da produção que chegará através da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).