24 de setembro de 2011

Vitória da Conquista recebe moradias do Minha Casa, Minha Vida nesta segunda

Novas unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida serão entregues em Vitória da Conquista nesta segunda-feira (26), às 9h30. Desta vez, são 686 moradias que pertencem aos residenciais América Unida e Europa Unida, localizados na BR-116, sentido Barra do Choça-Vitória da Conquista. Participam da entrega o governador Jaques Wagner, o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o prefeito do município, Guilherme Menezes, entre outras autoridades.

Ainda Vitória da Conquista, o governador participa, às 10h30, da inauguração da fecularia do Complexo Industrial da Cooperativa Mista Agropecuária de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia, instalada na BR-116 (sentido Rio de Janeiro), no Povoado Corta Lote.


Fonte: SECOM-Ba.

GOVERNO PROPÕE POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA AGRICULTURA FAMILIAR

O Governo da Bahia enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que institui a Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Peater), medida que beneficiará agricultores familiares do estado. A medida faz parte das ações do programa estadual ‘Vida Melhor’, coordenado pela Casa Civil do Governo do Estado.

A sanção desta política garantirá orientação técnica permanente e de caráter educativo. A proposta prevê a prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), além da possibilidade de estabelecimento de contratos com organizações sociais, tendo em vista ampliar o número de famílias assistidas.

Objetivo

A prestação do serviço de Ater está pautada na formação de equipe multidisciplinar com profissionais das áreas agrária e social. O acompanhamento permanente das atividades desenvolvidas pelos agricultores nas unidades de produção familiar será realizada por técnicos agrícolas com o objetivo de promover o direito ao conhecimento, o acesso a tecnologias apropriadas e às políticas públicas específicas a esse público.

Entre os princípios da Peater destacam-se a gratuidade, qualidade e acessibilidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares. Os objetivos são aumentar a produção, a qualidade e a produtividade. Também se destaca o assessoramento de atividades econômicas, a gestão de negócios e o apoio ao desenvolvimento de atividades associativas e cooperativas, constituindo-se, assim, como um vetor importante para a ampliação e geração de renda no meio rural.

Cinco presos fogem de delegacia em Almadina

Cinco presos fugiram da delegacia de Almadina, interior da Bahia, no inicio da noite desta sexta-feira (23). De acordo com informações do agente Alverito Gonçalves, ele estava sozinho no momento da fuga e os homens estavam no pátio da unidade, pois era o horário da janta.

Segundo Alverito, os presos arrombaram duas portas de ferro para conseguir sair do local. Ele ainda informou que estava no jardim quando percebeu a movimentação e ao chegar no interior da delegacia os suspeitos já tinham deixado o local.

Ele disse ao G1 que a única arma que possui é uma faca e que esta não é a primeira vez que prisioneiros conseguem fugir do local. “A última fuga tem cerca de três meses, e na ocasião fugiram nove presos”, afirmou Alverito.

Ele ainda informou que na delegacia estavam custodiados 25 presos até o momento da fuga e que os outros não manifestaram intenção de fugir do complexo. Ainda segundo o agente, a delegada foi informada da fuga e disse que enviaria mais um homem para o local. Por volta das 21h, horário que o G1 entrou em contato com agente, ele ainda estava sozinho na delegacia que se encontra parcialmente destruída.

Jairo Gonçalves e Ingrid Maria Machado Do G1 BA

22 de setembro de 2011

Ibicaraí realiza a II Conferência Municipal de Cultura

A Prefeitura Municipal de Ibicaraí através da Secretaria de Cultura do município realizou nesta quinta-feira (22), a II Conferencia municipal de Cultura, com objetivo de discutir, elaborar e promover estratégias para o fortalecimento da cultura como centro dinâmico do desenvolvimento sustentável do município. O debate das propostas elaboradas pela Secretaria de cultura foi realizado no período da manhã das 09h00min às 12h00minhs, na Câmara de vereadores do município, e contou com a participação do Prefeito Lenildo Santana, da Secretária de Cultura, Arlene Ferreira, Fabiane Lyra, Secretária de Educação, Valdir Montenegro, jornalista e escritor, do artista plástico, Vicente Correa, Josevan Dias, Diretor de esportes do município alem de diversos representantes de classes artísticas, produtores, gestores, estudiosos e pesquisadores interessados no desenvolvimento cultural do município.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, que deu início ao processo de realização da IV Conferência Estadual de Cultura, que acontecerá de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2011, em Vitória da Conquista. E a primeira etapa desse processo já começou. A partir do mês de julho, a Secretaria Estadual da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), começaram a fomentar e apoiar a realização das conferências Municipais de Cultura. Para tanto, a Secretaria disponibilizou para todas as prefeituras e dirigentes de cultura dos 417 municípios da Bahia, DVDs multimídia, contendo vídeo elaborado com o passo a passo da metodologia de todas as etapas da IV CEC e com o Manual da Conferência, que apresenta orientações e todos os instrumentos necessários para realização de uma Conferência Municipal de Cultura.

Os debates realizados durante a II conferencia de cultura de ibicaraí, além de serem ouvidos e de levantarem as demandas de nossa região na área cultural, os agentes culturais e cidadãos participarão do processo de planejamento da ação dos poderes públicos, colaborando efetivamente na elaboração do Plano Estadual de Cultura a partir das prioridades definidas nos Planos Municipais, Esse roteiro de debates, construção de propostas e consolidação de planos buscam possibilitar que as ações do estado sejam fundamentadas nas demandas do cidadão, promovendo os meios para a democratização da produção e do acesso aos bens culturais. Após os debates realizados durante todo o dia, foram escolhidos como delegados, Josevan Dias, representante titular do poder publico, e como suplente, Rosiel dos Santos Oliveira, representando o poder civil, o artista plástico,Vicente Correa, e como suplente, Maria Antonieta de Assis.

 Na Conferência Estadual, serão eleitas três propostas de projetos estaduais por grupo temático, que irão finalmente compor o Plano Estadual de Cultura. Também serão incorporadas à Conferência Estadual as propostas encaminhadas pelas 21ª Conferências Setoriais de Cultura, encontros divididos por linguagens e áreas, envolvendo as seguintes temáticas: Música, Teatro, Dança, Circo, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Livro e Leitura, Bibliotecas, Arquivos, Museus, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Cultural, Estudiosos e Pesquisadores da Cultura, Serviços Criativos, Cultura Digital, Culturas Populares, Culturas Indígenas, Cultura Afro-brasileira e Culturas Ciganas.
Arlene Ferreira, Secretária de Cultura do Município

20 de setembro de 2011

Incentivo à leitura no estado da Bahia dará premio de 20 mil

A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria da Cultura de Estado da Bahia (Secult), inicia nesta quarta-feira (21) inscrições para o Concurso Mais Cultura de Pontos de Leitura do Estado da Bahia, que selecionará e premiará 111 iniciativas para fortalecimento e incentivo à leitura em todo o território da Bahia. Os interessados têm até 21 de outubro para se inscrever.
O edital prevê investimento de cerca de R$ 2,2 milhões em projetos de pessoas físicas ou jurídicas direcionados à promoção da leitura, democratização do acesso gratuito aos livros, gibis e outros suportes de leitura, fomento à produção, ao intercâmbio e à divulgação de informações, além de estímulo à formação de redes sociais e culturais. Os formulários e informações estão disponíveis no site da Fundação Pedro Calmon ou Secult.

Para a inscrição, é preciso enviar os documentos e formulários devidamente preenchidos e assinados, via Correios (Sedex ou carta registrada), ou entregar pessoalmente, na sede da Fundação Pedro Calmon (Avenida Sete de Setembro, 282, Edifício Brasilgás), de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h, conforme o edital disponível no site do órgão.

Poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, com atuação na Bahia há, pelo menos um ano - associações, sindicatos, cooperativas, organizações da sociedade civil de interesse público (Oscip), organizações sociais (OS) e escolas comunitárias.

Valor do prêmio

O prêmio no apoio no valor bruto de R$ 20 mil será destinado a cada iniciativa selecionada. O valor repassado deverá ser utilizado em aquisição de acervo e de equipamentos, além do apoio a atividades socioculturais. Na edição anterior do concurso, foram contemplados 146 projetos representantes de diversos municípios baianos.
Fonte: SECOM-Ba.

Médicos anunciam boicote a planos de saúde nesta quarta em 23 estados e DF

Representantes da Comissão Nacional de Saúde Suplementar anunciaram nesta terça-feira (20), em Brasília, que vão paralisar os atendimentos de consultas médicas e cirurgias eletivas de operadoras de planos de saúde em 24 unidades da federação nesta quarta-feira (21).

O atendimento de urgência será feito normalmente, de acordo a comissão, que é formada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e da Federação Nacional de Médicos (Fenam).

Apenas Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte não aderiram à paralisação.

O atendimento a todos os planos será suspenso em nove estados: Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins. Nos demais estados, o boicote dos médicos será a apenas alguns planos de saúde.

Enquanto a paralisação vai ocorrer somente na quarta-feira (21) na maioria das unidades da federação, na Bahia, o boicote aos planos vai durar sete dias.Os planos de saúde que sofrerão boicote serão:  Amil, Medial, Hapvida, Norclínicas/Intermédica, Life Empresarial, Geap, Cassi, Petrobras, Golden Cross e Promédica



A Comissão Nacional de Saúde Suplementar calcula que há 1.044 operadoras de saúde suplementar em funcionamento do Brasil. Mais de 46 milhões de brasileiros têm planos de saúde no país. Aproximadamente 150 mil dos 347 mil médicos registrados no Conselho Federal de Medicina atendem usuários de planos de saúde.

A principal reivindicação dos médicos é o reajuste no valor pago pelas consultas. De acordo com o presidente da Associação Médica Brasileira, Florentino Cardoso, a média nacional paga pelos planos de saúde aos médicos é de R$ 40 por consulta. Eles querem ao menos R$ 60 por consulta. Segundo ele, o maior valor pago é R$ 80; o menor, R$ 15.

Justiça
Em maio, o Ministério da Justiça anunciou medidas para impedir que os médicos vinculados a planos de saúde paralisassem os serviços ou fizessem cobranças adicionais sobre o valor das consultas.

Os médicos conseguiram na Justiça suspender as medidas, mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) cassou a liminar que permitia o boicote a planos de saúde. Durante o anúncio da paralisação, os representantes das entidades afirmaram que a ação deste dia 21 tem respaldo legal.

A assessoria do Ministério da Justiça esclareceu que paralisações pontuais ou em forma de rodízio não ferem as medidas anunciadas pelo governo.

Incêndio causado por um curto circuito destrói uma casa em Ibicaraí

Um incêndio atingiu uma casa na Rua Antônio Vieira Brito, no bairro
Agripino Monteiro, em Ibicaraí, na manhã desta terça-feira (20), o
fogo começou por volta das 07:00h, na residência da senhora Maria da
Conceição Souza que no momento do incêndio estava no seu trabalho.
Policias militares e populares, com mangueiras, baldes, ajudaram a
combater o fogo.

Segundo Kleber Mendes Souza, filho da proprietária da casa atingida
pelo fogo, começou com um curto circuito, quando o Corpo de Bombeiros
chegou ao local, a casa já estava totalmente destruída.

De acordo com o morador José Ramos Barbosa, o trabalho durou cerca de
duas horas, até que o fogo fosse controlado. Ao lado da casa atingida
existiam outras moradias que não sofreu nenhum dano. O morador de uma
das casas estava dormindo e saiu as pressas do local.

Leonardo Vieira, tenente do Corpo de Bombeiros, contou que quando eles
chegaram ao local, o fogo já tinha destruído a casa. “Infelizmente
quando chegamos ao local, a casa onde o fogo começou já estava
totalmente destruída. Fizemos o trabalho e conseguimos controlar o
incêndio”, disse ao Bahia Extra.

A proprietária da casa que ficou totalmente destruída, Maria da
Conceição Souza, passou mal ao ver o tamanho da destruição e foi
encaminhado ao posto de saúde do Bairro.

 Texto e fotos: Erasmo Barbosa

Investimento de R$ 3,7 bi em água e saneamento atenderá a cinco milhões de baianos


Até 2014 serão investidos R$ 3,7 bilhões para levar água de qualidade e esgotamento sanitário a cerca de cinco milhões de baianos. O anúncio feito pelo governador faz parte do projeto de transformar a “Bahia, cada vez mais, num estado com melhores condições para a nossa população”.
Para o governador, a maior intervenção de esgotamento sanitário em andamento hoje no Brasil, o programa Água para Todos - que foi incorporado aos projetos do governo federal -, reflete o esforço do Estado para melhorar a qualidade de vida da população e se traduz na diretriz da presidente Dilma Rousseff, de um país rico e socialmente justo, como uma “obrigação do governante”.

19 de setembro de 2011

Homem diz que matou três em Itacaré por vingança

A polícia de Itacaré não está convencida de que Mauro José Oliveira Ribeiro, 33 anos, tenha matado três homens a golpes de facão por vingança, na zona rural de Itacaré, no último sábado. Ele contou à delegada plantonista Rita Ribeiro que, por volta de 7 horas da manhã, foi ao sítio onde trabalhava José Pereira Barbosa, 62 anos, e o matou, porque a vítima teria um caso com a madrasta dele e não aceitava que o pai fosse traído. Na sequência, Mauro José andou cerca de seis km e assassinou Adenailton Brito da Cruz, 27 anos, no distrito de Matinha.

Dizendo-se ex-traficante Mauro eliminou Adenailton porque este estava envolvido com o tráfico e o ameaçava de morte. Segundo os policiais, a violência do golpe degolou Adenailton, que ficou com a cabeça presa apenas pela pele do pescoço. Junto ao corpo dele foram encontradas 12 trouxinhas de cocaína.

Por último, 50 metros adiante, o assassino invadiu a casa de Egídio Viana, 68 anos, padrasto de Adenailton, segundo disse, porque ele sabia que o enteado tramava matá-lo e, sendo seu amigo, não o avisou. Segundo a polícia, em apenas três horas Mauro José cometeu o triplo homicídio, que causou comoção na localidade.

Ele foi preso embaixo da cama, na casa da última vitima, e levado para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus. Ele disse ainda que matou os três com golpes no pescoço, porque queria ter certeza de que estavam mortos.

As investigações continuam e os policias suspeitam que o tráfico pode ser uma das motivações da chacina, embora inicialmente não tenham levantado nenhum envolvimento de Egídio Viana e José Barbosa com droga. Os corpos foram necropsiados no Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna e enterrados na tarde de domingo.

Ana Cristina Oliveira |A Tarde Sucursal de Itabuna

18 de setembro de 2011

Governo vai ampliar Bolsa Família

Brasília - A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, vai anunciar na próxima segunda-feira (19) uma ampliação no número de pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família, principal programa de transferência de renda lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as propostas está a de aumentar de três para cinco o limite de filhos beneficiados por família.

O ajuste no Bolsa Família tem o intuito de alinhar o programa de Lula ao Brasil sem Miséria, linha mestra da proposta social do governo da presidenta Dilma Rousseff. O impacto da medida ainda não foi anunciado. A meta, de acordo com o governo, é que, até o final de 2013, o Bolsa Família possa beneficiar 1,2 milhão a mais de crianças e adolescentes.

O governo trabalha com dados do Censo 2010 que apontou um perfil bastante jovem da população em situação de pobreza extrema no Brasil. De acordo com o levantamento, 40% da população extremamente pobre no país tem até 14 anos.

A ampliação não vai incluir o aumento dos valores pagos pelo programa, apenas do número de beneficiadoss. Atualmente, cada família recebe R$ 32 por filho.

Atualmente, 12 milhões de famílias recebem o benefício que se destina a lares com renda per capita de até R$ 70 - consideradas famílias em situação de extrema pobreza - e entre R$ 70,01 e R$ 140 - famílias consideradas pobres.

Para receber o benefício, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único, com os dados atualizados, além de cumprir uma série de contrapartidas nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Luciana Lima, Agência Brasil


Cultivo comercial da carambola garante bom retorno ao produtor

A fruta tem poucas calorias, é saborosa, rica em vitamina C e minerais. Nativa da Ásia, a carambola chegou ao Brasil há pelo menos dois séculos.


A carambola chegou ao Brasil há pelo menos dois séculos e se deu tão bem nas nossas terras, que virou planta comum em quintais e pomares domésticos das regiões mais quentes do país. Mas a carambola também é cultivada em plantações comerciais. Em São Paulo, ela vem dando bons resultados para um grupo de agricultores.

A fruta, além de ser bonita e saborosa, é rica em vitamina C e minerais. Ela ainda tem poucas calorias. Nativa da Ásia, não é preciso nem precisa descascar para comê-la.

As primeiras mudas comerciais de carambola chegaram ao noroeste de São Paulo pelas mãos de Kiyoshi Shimazaki. O agricultor nasceu na Primeira Aliança, comunidade fundada por imigrantes japoneses em Mirandópolis, há 86 anos, e assim como seus pais, sempre viveu e trabalhou na roça.

De olho no mercado, foi um dos pioneiros da fruticultura na região. “Eu vi que a fruta, no futuro, era um bom negócio, e aí comecei a investir, porque dá em quantidade”, afirma.

O sítio da família Shimazaki tem 100 hectares. Kiyoshi cuida da propriedade com a ajuda do filho Júlio, que também é técnico agrícola. O pomar é bem diversificado, com mexerica, graviola, abiu, manga e pitaia.

O plantio de carambola começou há 30 anos. Hoje, já são mais de mil pés. O começo não foi fácil porque naquela época ninguém entendia muito da fruta e não havia nem produtor de muda em São Paulo. Por isso, Kiyoshi saiu andando pela vizinhança à procura de sementes. Do primeiro plantio, cem pés de carambola vingaram e entre eles um chamou atenção.“Dos cem, um estava muito bonito, então eu investi nele”, conta.

Em parceria com a Esalq, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Kiyoshi foi selecionando os filhos dessa planta e criou uma nova variedade, batizada como ‘C1’.

A família Shimazaki hoje produz quatro variedades diferentes de carambola. Com diversidade de cores, tamanhos e sabores, a família consegue agradar os mais diferentes consumidores.

A caramboleira é uma árvore muito produtiva, uma única planta pode render até 500 quilos de fruta por ano. Para isso, é preciso investir no manejo. “A carambola exige muito da adubação. Fazemos a química no máximo quatro vezes ao ano, uma adubação orgânica, duas vezes ao ano, e mensalmente uma adubação foliar”, explica o agricultor, Julio Shimazaki.

O controle de pragas e doenças também tem que ser caprichado, como explica o agrônomo Roberto Cekiya, que dá assistência à propriedade. “A carambola não costuma ter muitos problemas com pragas ou doenças, mas a principal delas é a mosca das frutas e a lagarta. Elas causam uma lesão que deprecia a fruta para a comercialização. Outro problema ligado a doenças da carambola é o fungo”, afirma.

Para reduzir estes problemas, os frutos que caem no chão são recolhidos e retirados do pomar. O controle é feito com a aplicação de inseticidas e fungicidas. Para controlar o mato, a família Shimazaki não usa herbicida, só capina. O serviço é feito por uma roçadeira, que além de cortar as plantas, joga a palhada debaixo das fruteiras.

“Com uma roçadeira ecológica, o capim é jogado totalmente embaixo da copa. Com isso, há um abafamento das ervas daninhas. Não precisamos usar herbicidas, mantemos a umidade do solo, deixamos ele mais fresco. Assim fazemos um trabalho ecologicamente correto”, afirma Júlio Shimazaki. Outra medida importante: para não faltar água e não comprometer a produtividade, todo o pomar é irrigado.

Naturalmente, a carambola produz por seis meses ao longo do ano, mas a família Shimazaki utiliza um sistema de manejo que estende essa produção por onze meses. A técnica consiste em uma poda feita de forma alternada. O corte dos galhos induz a planta a florar. A área é dividida em talhões e a cada semana um deles é podado. Assim, a produção vai se estendendo ao longo do ano.

“Primeiro é feito uma limpeza na entrada, chamada de janela, para ventilar melhor. Depois se faz uma limpeza na planta, retirando brotos improdutivos. No meio é tirado o broto ladrão, um galho ereto, que fica posicionado lá no centro. Ele é considerado ladrão porque não produz nada. Isso é tirado aleatoriamente para a árvore não ficar totalmente careca. É só para ficar uma copa mais baixa”, explica o agricultor.

A poda também serve pra evitar que as plantas fiquem muito altas. Para facilitar a colheita, o ideal é que a caramboleira tenha no máximo, dois metros e meio de altura.

Do campo, as frutas seguem para o barracão, onde são selecionadas e embaladas. “Hoje a nossa produção chega a cerca de 200 toneladas de fruta ao ano”, afirma o agricultor.

Animados com o sucesso da família Shimazaki, outros produtores decidiram investir nessa fruta, como Mílton Murai, que há onze anos, só planta carambola. “Para ter uma carambola de boa qualidade, tem serviço para o ano todo, então não tem dado tempo para fazer outra coisa, por isso produzo apenas a carambola”, declara o agricultor.

Mílton cuida sozinho das 340 caramboleiras. De manhã faz a colheita e depois de cumprir a meta do dia se dedica a outras atividades, como o raleio dos frutos. “Como a árvore fica muito carregada, a gente tira um pouco para as melhores poderem crescer, a gente costuma tirar as que ficam presas entre os galhos, e que estão machucadas ou tortas”, explica.

Na hora de preparar as frutas para a venda, Milton conta com a ajuda da mãe e da mulher. Por ano, a família Murai produz 15 mil caixas, com dois quilos de carambola. “Por cada caixinha eu tiro dois reais”, afirma.

Assim como a família Shimazaki, Mílton manda toda a produção para a cidade de São Paulo. As carambolas sadias, mas sem padrão pra mesa, ficam em Mirandópolis, em uma fábrica que produz frutas desidratadas. “Aqui nós processamos as frutas da região, como a goiaba, o abacaxi, a carambola, manga e o mamão”, diz Paulino Nakashima, dono da indústria.

As carambolas são lavadas, higienizadas, fatiadas e vão para uma estufa, que retira toda a água das frutas. “Em média leva de 10 a 12 horas para a carambolas desidratar”, explica.

Depois desse processo, as estrelinhas de carambola estão prontas para o consumo. “Em cada safra processamos mais ou menos três toneladas, o rendimento varia de cinco a dez por cento. A cada três toneladas dá em torno de 300 quilos", conta.

Seca ou in natura, a carambola tem mercado, principalmente nos grandes centros urbanos, o que vem garantindo um bom retorno para os produtores da região. O cultivo da carambola tem espaço para crescer no Brasil, porque a fruta só não vai bem nas regiões frias e sujeitas a geadas.

 Fonte de pesquisas : Globo Rural

Musculação vira remédio para idoso combater doenças

Exercícios físicos se tornaram tão importantes quanto os remédios no tratamento de doenças como osteoporose, osteoartrose e artrite reumatoide. Não à toa, estima-se que a frequência de pessoas com mais de 60 anos nas academias de ginástica tenha aumentado cerca de seis vezes nos últimos dez anos. De olho nesse filão, muitos estabelecimentos têm feito parcerias com consultórios médicos e oferecido descontos e atividades específicas para os idosos por eles encaminhados. Surgiram até academias especializadas nesse público, com equipe médica própria e instalações adaptadas a quem tem mobilidade reduzida.

O boom teve início após a comprovação, no início da década passada, de que exercícios com sobrecarga são capazes de impedir o avanço da osteoporose, conta Kleber Pereira, presidente da Associação Brasileira de Academias (Acad). 'Os médicos passaram a recomendar a musculação para os idosos, que hoje representam quase 30% de nossos alunos.'

Estudos recentes têm demonstrado os benefícios da musculação para outro problema que atinge quase 60% das pessoas com mais de 60 anos: a osteoartrose. Caracterizada pelo desgaste das articulações, a doença causa dor e restringe os movimentos.

'Até pouco tempo atrás, pacientes com artrose recebiam a recomendação de praticar apenas atividades leves e evitar carregar peso ou subir escadas', conta Julia Greve, coordenadora do Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da Faculdade de Medicina da USP. Mas hoje já se sabe que o fortalecimento da musculatura reduz a sobrecarga na articulação, diminui a dor e recupera a amplitude dos movimentos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.