22 de maio de 2013

Seagri reitera pedido de preço mínimo para cacau e sisal ao Ministério da Agricultura


Em reunião com o secretário executivo do Ministério da Agricultura (Mapa), José Gerardo Fontelles, em Salvador, o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, reiterou o pedido dos agricultores de inclusão do cacau na Política de Garantia de Preço Mínimo (PGPM) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), além do aumento do preço mínimo do sisal - hoje de R$ 1,24 e a implantação da subvenção econômica direta, como já acontece com a cana.
“Entendemos que o sisal é uma das culturas símbolo de resistência à seca, terrivelmente afetada pela pior seca dos últimos anos e precisa de um alento para recuperação da lavoura”, disse o secretário durante o encontro, na terça-feira (21), no gabinete da Seagri.
A subvenção, segundo Salles, é um prêmio pago diretamente ao produtor que, no caso da cana de açúcar, o governo federal concede subsídio de R$ 12 por tonelada para os produtores prejudicados pela seca no Nordeste, região responsável por cerca de 10% da produção brasileira. “A medida permite que o produtor aplique diretamente o recurso na lavoura, gerando aumento da competitividade”.

Custo variado - A inclusão do cacau no PGPM foi apresentada ao Mapa há cerca de um mês. Segundo Fontelles, para o preço mínimo, o critério utilizado é o custo variado de produção (semente, fertilizante). Não entra nesse calculo os custos fixos, como terra. Segundo ele, “já existe um esboço sendo trabalhado no caso do cacau, mas no caso do sisal, no fundo será feito apenas uma atualização, porque já existe”.
Fontelles explicou ainda que, esta semana, será realizado um encontro com a indústria para estimar a necessidade das processadoras e poder definir as tarifas de importação e o prazo do drawback, para o caso do cacau, com o objetivo de firmar um acordo entre o produtor e a indústria.

22/05/13
Rãs/is

Usina de beneficiamento de leite garante produto de qualidade no sul da Bahia


Fortalecer a cadeia produtiva do leite e proporcionar a oferta de produtos lácteos de qualidade para a população do sul da Bahia. Estes são os objetivos da Secretaria de Agricultura (Seagri) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), ao inspecionar a implantação da nova usina de beneficiamento de leite, Almada, inaugurada neste mês no município de Coaraci.
 A fábrica tem capacidade para receber 10 mil litros de leite por dia e está habilitada para o processamento do produto e seus derivados. A Adab foi responsável pela orientação e aprovação técnica do projeto e pelo credenciamento do laticínio com o selo do Serviço e Inspeção Estadual (SIE.) para que indústria entrasse em funcionamento dentro das condições higiênicas e sanitárias exigidas pela legislação.
“O governo tem investido na infraestrutura e nas oportunidades de crescimento da cadeia do leite, especialmente em incentivos voltados à agricultura familiar”, afirmou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles. O projeto foi concretizado pela parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Industrialização Regional (Sedir) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). 

Regularização - Segundo o coordenador de Operações Especiais da Adab, Adilson Pinheiro, atualmente agricultores familiares da região fornecem à empresa dois mil litros de leite por dia e a expectativa que a quantidade aumente para cinco mil litros diários, que serão utilizados na fabricação de produtos lácteos como iogurte e manteiga.
De acordo com o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres, a partir da implantação da fábrica, a agência conseguiu regularizar a atividade com muitos produtores que trabalhavam à margem da ilegalidade, assegurando desse modo, a oferta de produtos com qualidade para o público consumidor.
Hoje aproximadamente 52 fornecedores do município e outros da região sul se adequaram às normas sanitárias preconizadas pela legislação vigente, saindo da clandestinidade, para fornecer a matéria prima dentro dos padrões tecnológicos e higiênicos sanitários exigidos.
A Cooperativa dos Produtores da Bacia Almara Gomgoji (Coopragi), beneficiada com laticínio, contribuiu na criação de 25 empregos diretos e mais de 160 indiretos no primeiro momento, beneficiando as cooperativas associadas de 8 municípios (Coaraci, Itapitanga, Inema/Ilhéus, Itajuípe, Barro Preto, Ibicaraí, Floresta Azul e Almadina).

Ras/rn-22.05.13

Governo recebe reivindicações dos índios Pataxó Hã Hã Hãe


O governador Jaques Wagner se reuniu nesta quarta-feira (22), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com os índios Pataxó Hã Hã Hãe, do município de Pau Brasil, no extremo sul, que solicitaram equipamentos para resfriar o leite produzido nas aldeias, reforma da escola e iluminação pública. Do encontro também participaram os secretários Cezar Lisboa (Relações Institucionais) e Almiro Sena (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos).
Todas as reivindicações serão atendidas, segundo Lisboa, que enfatizou o encontro do governador, no inicio deste mês, com representantes de outras 21 tribos indígenas. As comunidades foram beneficiadas nas áreas de educação, saúde, moradia, estradas e assistência técnica para a agricultura familiar.

22/05/13
Glt/is