6 de setembro de 2014

Prefeitura inicia obra de esgotamento sanitário e ampliação da ponte em Coquinhos



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Infraestrutura

O distrito de Santa Terezinha (Coquinhos) em Floresta Azul vive novos tempos. O morador local está recuperando a autoestima que por anos existiu em morar em uma comunidade que tinha a famosa “Água de Coquinhos” e que foi perdida com o tempo. Coquinhos, que por décadas recebia visitantes de todo o norte e nordeste brasileiro atrás da famosa água milagrosa, entrou em declínio com o fim da captação da água do chafariz. A falta de investimentos em saneamento básico, que culminou no comprometimento da água do local, além da falta de atenção das últimas administrações, levaram o local literalmente ao “fundo do poço”.

Estudantes de 29 escolas baianas participam dos Jogos Escolares da Juventude no Paraná





Vinte e nove escolas públicas e particulares de dez municípios baianos participam dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem até o próximo dia 13, na cidade de Londrina, no norte do Paraná. A Bahia  disputa dez modalidades esportivas, no masculino e feminino - atletismo, tênis de mesa, natação, judô, xadrez, ginástica rítmica, futsal, vôlei, basquete e handebol.

Universitários de todo o país participam de congressos e movimentam economia turística de Porto Seguro



Mais de cinco mil universitários, inclusive estudantes de turismo, movimentam o  município de Porto Seguro  durante o Conac & Cones – Congresso Nacional do Conhecimento e Congresso Nacional dos Estudantes de Saúde –, que acontece desta sexta-feira (5) até domingo (7).
O evento, que tem o apoio da Bahiatursa, é divulgado em 2.200 instituições de ensino de todo o país. A expectativa é que incremente a economia turística de Porto Seguro, inclusive com o aumento da taxa de ocupação de mais de 12 hotéis do município.

5 de setembro de 2014

Prefeita de Floresta Azul assina termo de adesão aos Objetivos do Milênio


Dra. Sandra Cardoso no momento em que assinava o termo de adesão aos Objetivos do Milênio 
Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Buscando atingir metas voltadas à melhoria das condições de vida da população de Floresta Azul, a prefeita Dra. Sandra Cardoso assinou na manhã de sexta-feira, 29, em Salvador, o termo de adesão aos Objetivos do Milênio junto ao Núcleo Regional, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A assinatura do documento ocorreu durante o 12º Congresso Brasileiro de Direito Internacional, que se encerrou sábado, 30, em Salvador.

4 de setembro de 2014

Má conduta de pedestres pode gerar infração e multa



Muitos casos de acidentes de trânsito também têm como causa a má conduta de pedestres, que desconhecem algumas de suas limitações. Isso gera uma infração leve e multa em 50% do valor da transgressão. De acordo com o artigo 68 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o pedestre deve utilizar passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e os acostamentos rurais para circulação.

Detran realiza segundo leilão de sucatas e veículos de 2014



Para reduzir o número de veículos apreendidos e que estão lotados nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza em municípios das regiões extremo sul, sul e centro sul, a partir da segunda quinzena deste mês, o 2º Leilão de Veículos e Sucatas de 2014.

Adab prorroga prazo para a erradicação de soqueiras de algodão da safra 2013/2014



Os produtores de algodão têm até o dia 20 deste mês para destruir todas as soqueiras e tigüeras dos cultivares, quando começa o Vazio Sanitário - período de 60 dias no qual não se mantém lavouras nem plantas voluntárias de algodão no território baiano.
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), publicou no Diário Oficial da União do dia 30 agosto, a Portaria Nº 148, que estabelece a prorrogação do arranquio de soqueiras em 20 dias para o controle mais eficiente de supressão populacional das pragas.

Videoconferência discute os direitos da criança e do adolescente



O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca) realizada na manhã desta sexta-feira (5), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Avenida Paralela, uma videoconferência sobre IX Conferência Estadual da Criança e do Adolescente e Orientações para a construção dos Planos em atenção aos Direitos da Criança e do Adolescente’, que ocorrerá em julho de 2015.

Vacinação Anti-rábica em cães e gatos vai até o dia 15 de setembro em Ibicaraí



Texto: Arnold Coelho - Fotos: Raimndo Gomes

A Secretaria de Municipal de Saúde de Ibicaraí e Vigilância Sanitária deram início no último sábado, 30, à Campanha Anti-Rábica em cães e gatos. A vacinação vai até o dia 15 de setembro. De acordo com a 7ª Dires, Ibicaraí tem 3.534 animais e até o momento já foram vacinados  2.476 cães e 680 gatos, totalizando 3.156. De acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Priscila Araújo, a vacinação só está acontecendo em Ibicaraí e na zona rural. "Estamos esperando uma nova remessa de doses da vacina para daí iniciarmos a vacinação nos distritos da Saloméa, Vila Santa Isabel e os dois Cajueiros Novo e Velho", disse a coordenadora.

Enfermeiras de Floresta Azul participam de curso sobre Saúde do Trabalhador em Itabuna



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde

Desde o inicio da atual gestão que a prefeitura de Floresta Azul tem como uma das metas a qualificação e o bom atendimento na saúde básica dos seus munícipes. Como forma de melhor capacitar os profissionais que atuam atendendo a população local, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde incentiva e propicia constantemente a capacitação do seu quadro de servidores com palestras, cursos e seminários locais e em outras cidades.

3 de setembro de 2014

Incentivo à aviação regional garante novas rotas para a Bahia



A aviação regional na Bahia se expande graças a uma política de incentivos adotada pelo Governo do Estado. Novos voos atenderão, a partir das próximas semanas, aos municípios de Feira de Santana e Teixeira de Freitas, ampliando rotas e conexões que favorecem o turismo e fortalecem os negócios.

Bahia integra operação conjunta de combate à criminalidade no Nordeste



A Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP) participa da ‘Operação Brasil Integrado-Ação Nordeste’, iniciada na terça-feira (2) para combater a criminalidade na região. É uma ação conjunta entre as secretarias de Alagoas, Piauí, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará e Pernambuco.

Plano Estadual de Cultura será votado na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira



O projeto de Lei 20.864/2014, que institui o Plano Estadual de Cultura da Bahia será votado nesta quarta-feira (3), às 15h, na Assembleia Legislativa da Bahia, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A comunidade cultural poderá acompanhar a sessão na galeria do plenário do Legislativo.
A aprovação do Plano é um passo fundamental para conferir maior estabilidade às políticas culturais no estado, na medida em que dialoga com o Plano Nacional de Cultura, aprovado pelo Congresso Nacional em 2010 e que tem vigência de dez anos.
O conteúdo do Plano, encaminhado à Assembleia após passar por consulta pública, pode ser lido no site da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (www.cultura.ba.gov.br).

Dia do Psicólogo é comemorado em Floresta Azul

Texto e foto: Ascom Floresta Azul | Educação

Dia 27 de Agosto comemora-se o dia do Psicólogo. A profissão foi regulamentada através da Lei 4.119/62. Embora a atuação clínica ainda seja a área de atuação mais conhecida, a profissão está inserida em diversos locais e atividades profissionais.

Na prefeitura de Floresta Azul atuam três profissionais de Psicologia inseridos em diferentes campos de trabalho. Existem psicólogos nas Secretarias de Educação, Suelen Santos;  Saúde, Juliana Freitas e Assistência Social, Fernando Berberth.

2 de setembro de 2014

Prefeita de Floresta Azul cobra melhorias para a saúde do município



Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Saúde
     
Prefeitos e secretários municipais de Saúde participaram de 29 a 31 de agosto do 3º Encontro de Prefeitos e 4º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia, com o tema “Saúde Pública Desafio da Gestão”, no Hotel Vila Galé, em Camaçari.

1 de setembro de 2014

Últimos dias de inscrição para o Edital Concurso Ideias Inovadoras



Seguem até às 17h30 do dia 04 de setembro  as inscrições para o edital Concurso Ideias Inovadoras 2014, que tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo no estado e incentivar o desenvolvimento de ideias inovadoras. Os interessados em participar devem apresentar uma proposta que tenha potencial de mercado – um produto, serviço, processo, método ou sistema que não existia anteriormente, ou que tenha alguma característica nova e diferente do tradicional. O certame é uma parceira da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e oferece um aporte total de R$ 480 mil. As inscrições podem ser feitas através do site da Fapesb, por meio do link: www.fapesb.ba.gov.br/?page_id=15942, onde o edital também pode ser acessado.

Ibicaraí – Menor é apreendido enquanto fazia disparos com arma de fogo.



Fonte ASCOM/63ª CIPM IBICARAÍ

 Por volta de 01h00min, do último domingo (31), a guarnição do 1º Pel, recebeu informação do CICOM em Itabuna que havia ocorrido um disparo de arma de fogo na Av. São Vicente de Paula, nas proximidades da Faculdade Montenegro, a guarnição prontamente deslocou e apoiou o policial militar Sd Lopes que acabará de efetuar a apreensão de um adolescente de nome F. J. O. S, RG 1540307166, residente na Avenida Raimundo Cordeiro, 382, Bairro Duque de Caxias, em Ibicaraí.

Baiano tem cabeça virada para trás e diz: 'não tenho do que me queixar'




Fonte: O Globo G1 Bahia-
Claudio Vieira de Oliveira, morador de Monte Santo, sertão da Bahia, convive há 38 anos com doença rara, que nunca quis saber qual é. Ele tem as pernas atrofiadas, os braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás, sustentada pelas costas. Para quem o vê, parece que ele enxerga tudo de cabeça para baixo e que tem dificuldade em comer, beber ou respirar. Mas não. Ele garante que é saudável e que todo funcionamento do organismo acontece de modo padrão.

Floresta Azul vence e convence



Texto: Tarso Cardoso | Fotos: Guguinha Maciel

Um bom confronto entre as seleções de Floresta Azul e Ibicuí marcou a disputa pela liderança isolada do grupo 16. O jogo foi realizado nesse domingo, 31, válido pela terceira rodada do campeonato Intermunicipal, no estádio municipal Macedão. A partida teve início às 15h e contou com um bom público. Com a vitória, a seleção florestense se manteve na primeira colocação, com 3 vitórias em 3 jogos e a quarta melhor campanha dentre as 80 seleções da competição.

Seleção de Ibicaraí é derrotada por Buerarema no Macucão



Texto e fotos: Sandoval Novais

Jogando neste domingo (31), no Estádio Antônio Carlos Magalhães “Macucão” na cidade de Buerarema, a Seleção Ibicaraiense foi derrotada, pela seleção local, pelo placar de 2 X 1, com gol de Devid aos 20 minutos do 1º tempo e Rogério aos 34” do 2º tempo, para Buerarema, e Lei aos 48” do 1º tempo (pênalti), para Ibicaraí.

31 de agosto de 2014

Cientistas desvendam mistério das 'pedras que andam' na Califórnia



Fonte: BBC BRASIL-
Pesquisadores americanos conseguiram resolver um mistério científico que já durava décadas: as "pedras que andam" no Vale da Morte, no deserto de Mojave, na Califórnia.
Algumas destas pedras chegam a pesar 300kg. Elas ficam em um lago seco, plano e rodeado por montanhas. Em algumas épocas do ano, este lago se enche com água da chuva, que evapora rapidamente.
Estas pedras se movem, deixando um rastro na terra por dezenas de metros. Mas, desde que elas começaram a ser estudadas por cientistas, nos anos 1940, ninguém as havia visto se mover.

Medalhista olímpico ganha Regata Aratu-Maragojipe




A 45ª regata Aratur-Maragojipe, realizada ontem na Baía de Todos-os-Santos, com a participação de mais de 500 embarcações, proporcionou cenas de rara beleza durante todo o percurso da prova, de 35 milhas, ou o equivalente a 60 quilômetros de distância.
 Os grandes vencedores foram os barcos Lacrau - classe RGSA, de Leonardo, do Iate Aratu - Bahia; Tangará II, na classe RGSB, do medalhista olímpico Lars Grael, do Rio de Janeiro; e Piquenique, na classe catamarã, do capitão Mattos, do Rio de Janeiro. O evento teve o patrocínio da Bahiatursa.

Aviso importante



Fonte ASCOM / Ibicaraí
A Secretaria de Educação de Ibicaraí informa que a UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, será inaugurada no próximo dia 8 de setembro.