23 de dezembro de 2015

Governador decreta criação do Parque Estadual Ponta da Tulha



Foi publicado na edição desta quarta-feira (23) do Diário Oficial do Estado decreto do governador Rui Costa que cria o Parque Estadual Ponta da Tulha, localizado no município de Ilhéus. O local será administrado pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

22 de dezembro de 2015

Veículos de comunicação de toda a Bahia podem se cadastrar no Mapa da Mídia


Com o objetivo de apoiar a democratização das informações, o Governo da Bahia lançou na segunda-feira (21) o Mapa da Mídia, ferramenta online produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom), que agrupa todos os veículos de comunicação do estado, por município, entre jornais, emissoras de rádio e TV, sites noticiosos e revistas regionais. 

Casa própria beneficia 3,5 mil famílias de três municípios baianos



Mais 3,5 mil famílias de Camaçari, Simões Filho e Juazeiro receberam as chaves da casa própria nesta terça-feira (22). A entrega simbólica realizada pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Rui Costa, em Camaçari, foi retransmitida para eventos simultâneos nos outros dois municípios baianos e para os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal, onde também foram entregues imóveis. 

A Bahia é o estado brasileiro que mais contratou pelo programa Minha Casa, Minha Vida, com 294 mil unidades contratadas e 164 mil já entregues, segundo a Caixa Econômica Federal. “Isso é sagrado, porque a casa própria é um sonho de todo mundo. Eu quero dizer a vocês que nós já começamos a fase três. Vamos lançar oficialmente no mês que vem”, destacou a presidente Dilma. Somados os estados, são 7.555 unidades inauguradas apenas nesta terça (22). 

Região rural do Jacarandá em Ibicaraí realizou confraternização da Agricultura Familiar



Texto: Arnold Coelho – Fotos: Antonio Lima
A agricultura familiar esteve em festa durante todo o dia de ontem (domingo), 20 de dezembro. Em um local privilegiado pela natureza, com muito verde e uma grande diversidade de árvores nativas cobrindo as centenárias fazendas de cacau, tudo isso cortado pelo Ribeirão do Luxo, rio que fornece água da melhor qualidade para toda a região do Jacarandá. Esse foi o cenário rural que serviu como palco para essa grande confraternização.

21 de dezembro de 2015

Floresta Azul se prepara para a maior festa de Natal da região


Texto e fotos: Ascom Floresta Azul | Cultura
O clima de Natal já está nos corações e mentes dos florestenses. A cidade já vive o clima natalino e sua principal praça (Jardim Encantado) já foi toda pintada, iluminada e ganhou uma decoração especial no seu chafariz. Mais de seiscentos metros de mangueiras de Led foram colocadas nas árvores que circulam a praça, tornando a iluminação um grande atrativo para a população florestense que já vive o espírito natalino e de final de ano.  
Como já é tradição de Natal e Final de Ano na cidade, os 'Filhos de Floresta' que moram em outros municípios ou estados aproveitam as férias de final de ano e invadem a cidade para descansar, rever amigos, curtir a família e o calor humano encontrado em Floresta Azul, além de curtirem o período de festas.

Infraestrutura faz parcerias com fazendeiros e recupera ramal da Patioba



Texto e fotos: Arnold Coelho
A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, fechou mais uma parceria com proprietários rurais para recuperação de estradas vicinais do município. Dessa vez a parceria aconteceu com Dona Jacira e Wilson Pimentel, da região da Patioba, e a recuperação aconteceu no ramal da Patioba, que tem aproximadamente quatro quilômetros de extensão.
A equipe da Infraestrutura iniciou a recuperação da estrada na última segunda-feira (14), e concluiu o serviço na sexta-feira (18).

20 de dezembro de 2015

Polícia baiana é a primeira do País a bloquear aparelhos celulares roubados


A Polícia Civil da Bahia é a primeira do País a usar o Cadastro de Estações Móveis Impedidas (Cemi), sistema da Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR-Telecom) para bloquear aparelhos celulares, em caso de furtos e roubos. Um Núcleo de Estações Móveis Impedidas (Nemi) para o bloqueio começou a funcionar, nesta sexta-feira (18), na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na Piedade, em Salvador.

O núcleo terá equipe treinada na ABR-Telecom, no Rio de Janeiro, para utilizar o Cemi. Na primeira fase, serão bloqueados aparelhos, sem vinculação com linhas telefônicas, ainda não habilitados e oriundos de roubos de cargas ou assaltos em lojas de varejo. As ocorrências poderão ser registradas em qualquer delegacia da Bahia, e em seguida encaminhadas ao Nemi, que efetuará o bloqueio dos aparelhos.

CRAS realiza festa de confraternização de Natal


Texto e fotos: Ascom Ibicaraí - CRAS
A Secretaria de Assistência Social, através da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Ibicaraí, já no clima das festas de final de ano, realizou na última terça-feira (16), das 10:00 às 19:30h, no Clube dos Comerciários de Ibicaraí,  uma festa de confraternização com os funcionários do CRAS. O clima de muita alegria, amizade, companheirismo, lealdade, risadas, piadas e resenhas tomou conta do ambiente.