28 de março de 2013

Aleluia Ilhéus Festival reúne várias atrações na Semana Santa


Para celebrar a Semana Santa, o município de Ilhéus, a 462 quilômetros de Salvador, promove o Aleluia Ilhéus Festival, desta quinta-feira até domingo (28 a 31), na Avenida Soares Lopes. O evento reúne diversas manifestações culturais, como dança, música, teatro, literatura, gastronomia, artes plásticas e apresentações circenses, além de estandes de negócios e produtos agrícolas. A festa será comandada por atrações como o padre Fábio de Melo e o grupo Roupa Nova.
Projetado em um espaço de dois mil metros quadrados, o Aleluia Ilhéus Festival será montado em uma área coberta da Praça Dom Eduardo até as imediações da Praça Rui Barbosa. A abertura é nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções de Ilhéus, com o seminário “Floresta de Chocolate”, e ainda as palestras “Cidades Anfitriãs”, ministrada pelo professor Geraldo Castelli, e “A experiência do Enoturismo no Rio Grande do Sul”, a ser proferida por Juarez Valduga, sócio-proprietário de uma das maiores vinícolas do país, a Casa Valduga.
No palco montado na Praça Dom Eduardo, tendo o mar como vista principal, passarão diversas atrações. Na noite da Quinta-feira Santa (28) o público confere o show do padre Fábio de Melo, e na Sexta-feira Santa (29) será realizada a apresentação da Sociedade Filarmônica Capitania de Ilhéus, além de outras bandas de música orquestrada. Nesses dois dias, a programação ocorre de acordo com as celebrações do centenário da Diocese de Ilhéus.
Já no Sábado de Aleluia (30) e no Domingo de Páscoa (31), diversas atrações estão previstas para se apresentar no palco, dentre elas o Roupa Nova e o grupo O Teatro Mágico. O público infantil também terá um espaço reservado no evento, com a montagem de um circo na Avenida Soares Lopes. Durante todos os dias do Aleluia Ilhéus Festival, a partir das 16h, a criançada poderá conferir apresentações de palhaços, malabaristas, mágicos e peças teatrais.
Os visitantes contarão ainda com um espaço composto por vários estandes que divulgarão segmentos como negócios, artes plásticas e artesanato. O espaço terá um lugar reservado para mostrar ao público o ciclo da cacauicultura, que conta todo o processo para se fazer o chocolate, intitulado “Do Cacau ao Chocolate”. Ainda haverá exposição de produtos agrícolas e apresentações de diversas manifestações culturais.
No espaço Literarte, coordenado pela Academia de Letras de Ilhéus, o público visitante terá contato com a história que envolve o universo do saudoso escritor baiano, Jorge Amado. Com o tema ‘Da terra de Jorge Amado...para o mundo’ o encontro abordará os principais aspectos da literatura regional, com o objetivo de estimular novos ícones literários.

Internautas escolhem Boipeba como a ilha mais bonita do Brasil


A Ilha de Boipeba, situada na Costa do Dendê, no baixo sul, foi escolhida, na avaliação de internautas do Traveller´s Choice 2013, do Trip Advisor, a ilha mais bonita do Brasil e a segunda da América do Sul, deixando para trás outros destinos como Fernando de Noronha, em Pernambuco, Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e as ilhas Santa Cruz e Isabela, do arquipélago de Galápagos, no Equador.
Localizada a 356 quilômetros de Salvador, Boipeba é o lugar perfeito para escapar do estresse e relaxar, curtindo suas belezas naturais, como as lindas praias quase desertas, piscinas naturais, coqueirais extensos, trilhas ecológicas e floresta densa de Mata Atlântica.
Outros atrativos do local são tranquilidade e a simplicidade dos moradores, e também as delícias da culinária à base de frutos do mar. A ilha também é reduto do turismo histórico, com a Matriz do Divino Espírito Santo, que data do início do século XVII, e a Igreja de São Sebastião, do início do século XX.
O secretário do Turismo do Estado, Domingos Leonelli, ressalta a classificação do destino baiano e enfatiza que o local recebeu investimentos do governo estadual nas áreas de qualificação profissional e sinalização turística.

Paraíso - O titular do Turismo de Cairu, Bruno Wendling, diz que “Boipeba é um dos paraísos do arquipélago de Tinharé, que se destaca por ser um local simples, mas com boa infraestrutura para atender bem a seus visitantes. É um local mágico, marcado pelas belezas naturais e hospitalidade do seu povo. Quem vai a Boipeba se surpreende e sempre retorna”.
Para ver a indicação da ilha baiana, acesse o link:  www.tripadvisor.com.br/TravelersChoice-Islands, que também tem a relação completa das 10 ilhas mais bonitas do continente. A galeria de fotos de boipeba está disponível no link:www.flickr.com/photos/turismobahia/sets/72157630636830538/with/7597187696/ . Mais informações no portal www.bahia.com.br.

Folha de bananeira vira artesanato e fonte renda para mulheres de camamu


Atividade recente no Projeto do Assentamento (PA) Mariana, no município baiano de Camamu, o artesanato com folha de bananeira já é utilizado como mais uma fonte de renda para 20 produtoras da comunidade. Elas aprenderam a arte em cursos ministrados por equipes de Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), dos escritórios locais dos municípios de Camamu e Gandu, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA),  vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri).
Segundo a engenheira agrônoma da EBDA, Carine Silva Reis, o assentamento tem potencial natural para produção de banana, o que até então não era valorizado, e viu nas folhas um grande potencial para ser usado na produção do artesanato. “Os custos com o cultivo estavam altos e fizeram com que os produtores desanimassem”, disse a presidente da Associação de Agricultores do Assentamento Mariana, Josinete de Jesus, 35 anos.
“Por entender que o artesanato é uma atividade de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico das famílias, que oferece amplas oportunidades de emprego e tem um baixo custo de investimento, realizamos, no final de dezembro passado, uma capacitação que preparou a comunidade para o aproveitamento integral da cultura”, contou Carine Reis

Aproveitamento - Em parceria com o Núcleo Operacional de Gandu, a equipe realizou o levantamento necessário para oferecer o curso, utilizando técnicas de artesanato que pudesse aproveitar a matéria prima disponível, de onde é possível extrair vários tipos de fibras, como a capa externa (pobre), seda interna (nobre), renda (intermediária), e linha.
Com o apoio da equipe técnica, as instrutoras Ivaneide de Jesus Santos e Luzinete Oliveira dos Santos, assentadas dos Projetos de Assentamento Che Guevara e Mineiro, nos municípios de Wenceslau Guimarães e Gandu, passaram as técnicas e segmentos para a confecção de cestas para café da manhã, para pães, caixas decorativas, porta-jóias, jogos americanos, chapéus e outros utensílios. Os participantes da capacitação também foram preparados para o manejo da bananeira.

Autoestima - “Antes, as bainhas (folhas) da bananeira ficavam jogadas, faziam um amontoado e eram subutilizadas; hoje; encontramos novas utilidades, quando produzimos bolsas, fruteiras, luminária, e outras peças; e queremos buscar novas formas de usar a matéria prima”, disse dona Gelsa Santos Souza (58), artesã local.
           O grupo, que hoje vive da agricultura e do artesanato, também trabalha na produção de polpas e doces, utilizando frutas regionais como o cupuaçu, açaí, abacaxi, jaca, limão, carambola e abacate.
Para a técnica Lucineide de Jesus Campos, de Camamu, o artesanato é mais uma etapa da cadeia produtiva, que chega como uma novidade para o assentamento e uma nova possibilidade de geração de renda.
“Esta e outras iniciativas devem ser incentivadas, pois resultam diretamente na elevação da autoestima da mulher e diversificação das fontes de renda, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida das famílias”, ressaltou Lucineide Campos.

II Salão Baiano de Turismo


No II Salão Baiano de Turismo, de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, os visitantes poderão ver de perto como é feito o chocolate, desde a preparação das amêndoas até a fabricação do produto, que é um dos preferidos por milhões de pessoas no mundo todo.
A afirmação é do empresário Marco Lessa, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e proprietário da fábrica de chocolate Chor – Chocolate de Origem. “Todo o processo de transformação será explicado, inclusive a separação dos chocolates que possuem diferenciados teores de cacau. Algumas fábricas localizadas na Costa do Cacau terão estandes no salão, e o público poderá participar da degustação, além de ter a oportunidade de comprar o chocolate da região a preços mais em conta”.
Lessa disse que serão encontrados no evento outros derivados de cacau, como polpas, vinhos e geleias. “Outra intenção nossa é levar para o salão o conhecimento quanto à ligação da cultura cacaueira com a preservação da Mata Atlântica em nosso estado”.
Sem perder o foco no turismo, o empresário contou que tudo isso incluirá mostras dos destinos turísticos da Costa do Cacau para agentes e operadores de viagem nacionais e internacionais, a fim de que eles conheçam e comercializem os atrativos da região durante todo o ano e divulguem os eventos locais. Lessa afirmou ainda que, na oportunidade, os participantes vão divulgar o V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que será realizado de 3 a 7 de julho de 2013, em Ilhéus.

Reunião Técnica destacou a necessidade de repensar políticas públicas de inclusão


O Programa Viver sem Limites prevê a implementação de apoio necessário ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência

Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí, fala para secretários e representantes de associações de deficientesde Itabuna

Lenildo Santana, prefeito de Ibicaraí, fala para secretários e representantes de associações de deficientesde Itabuna

Durante a apresentação técnica do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência nesta terça-feira (26), na FTC, em Itabuna, o Apoiador Institucional do Programa Viver sem Limites na Bahia, Moyses de Oliveira Leal, destacou a importância de adesão ao projeto do governo federal, com vistas à formação de um comitê gestor visando repensar as políticas públicas de inclusão dos municípios, em parceria com o Estado e a União.
A proposta prevê a implementação dos apoios necessários ao pleno e efetivo exercício da capacidade legal por todas as pessoas com deficiência, permitindo a igualdade no que diz respeito a educação, saúde, acessibilidade e inclusão nas diversas instâncias sociais. “A adesão é um compromisso político e as políticas públicas no município precisam ser reestruturadas e melhor articuladas dentro da conjuntura dos governos locais”, explicou Moyses.
O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e associações de deficientes da região em um debate democrático sobre a estrutura do Plano Nacional. O prefeito de Ibicaraí e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), Lenildo Santana aprovou a iniciativa do governo federal ao apresentar aos gestores a necessidade de implantar aparelhos inclusivos nos municípios, que poderão fazer parte da construção dos Planos Plurianuais.
Com a finalidade de promover a articulação promocional para a adaptação do Plano às realidades locais, a Secretaria de Relações Institucionais da Bahia (Serin), representada pela coordenadora de Assuntos Federativos, Elisa Pellegrini, estará atuando, juntamente com as prefeituras para o melhor aproveitamento das ofertas públicas, disponibilizadas pelo governo federal e apresentadas aos municípios. 
Próximas reuniões
As Reuniões Técnicas continuaram na tarde de quarta-feira (27), no auditório da FTC, com os Conselhos da Pessoa com Deficiência, de Assistência Social, Diretos Humanos, de Saúde, Educação, dos Direitos da Criança e Adolescente, além da presença de diretores de escolas, Cras e Creas. Já nesta quinta-feira (28), o Plano será apresentado à sociedade civil organizada (Associações de Pessoas com Deficiência etc.), aos Movimentos Sociais e os Agentes Comunitários de Saúde, no auditório do Hotel Tarik Fontes, das 9 às 12 horas.
Texto extraido do Jornal Agora
Fotos: Josevaldo Lino

26 de março de 2013

AVISO


A Prefeitura Municipal de Ibicaraí, na pessoa do prefeito Lenildo Santana, informa que em virtude de uma redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de 1.4 para 1.2 (em função na diminuição da população do município de Ibicaraí, em mais de 300 habitantes) causando uma perda para o município de valores superiores a 200 mil reais por mês, atingiu diretamente a receita municipal. Por conta dessa situação a Prefeitura passa por uma reestruturação financeira. Lenildo Santana, disse que o custo de distribuição do peixe na Semana Santa é superior a R$ 80 mil, o que torna inviável a distribuição do peixe esse ano.
O prefeito Lenildo Santana, avisa que essa é uma medida emergencial e promete que no próximo ano a entrega voltará ao normal. Não é do interesse da prefeitura deixar de distribuir o peixe para o povo, infelizmente por motivos financeiros não haverá distribuição esse ano.

Aprovação da Medida Provisória dos Portos consolidará o Porto Sul


A aprovação da Medida Provisória 595/2012, no Congresso Nacional, será importante para a consolidação jurídica do Porto Sul, a ser construído no município de Ilhéus (BA). A informação foi dada pelo secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, nesta segunda-feira (25), durante seminário na União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. Segundo ele, assim que a MP for aprovada, o setor portuário ganhará investimentos expressivos, atendendo demandas do crescimento de importação e exportação do país.
“Não há qualquer dúvida sobre a importância deste projeto para a Bahia e para o Brasil. Já temos a aprovação da lei que regulamenta a Sociedade de Propósito Específico (SPE), que dará base legal ao Porto Sul”, disse Costa. Trata-se da lei estadual 12.623, aprovada pela Assembleia Legislativa, em dezembro de 2012. De acordo com ela, o Estado será sócio da SPE do Porto Sul, garantindo que o interesse público seja cumprido.

Edital - O secretário disse ainda que o governo estadual lançará edital seleção pública para oficializar a atração de investimentos privados no complexo portuário. Hoje, a Bahia Mineração (Bamin) já é investidora do Porto Sul. O objetivo do governo é que outros empresários também participem deste projeto, sendo donos ou não de cargas. O edital deve ser lançado em abril de 2013.
“Assim que tivermos todo o processo legal do Porto Sul finalizado e a concessão da Licença de Implantação (LI), iniciaremos as obras”, afirmou Costa, ao explicar que o governo está realizando as condicionantes para a LI.
Em relação à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), Rui Costa ressaltou que os lotes um ao quatro possuem LI. E que esta licença deve ser estendida aos próximos lotes, permitindo início de obras em todo o traçado da Fiol.
De acordo com a direção da UPB, a reunião desta segunda-feira foi preparatória para o 1º Seminário FIOL, no dia 26 de abril de 2013, em Barreiras, para o qual foram convidados o governador Jaques Wagner, os ministros Miriam Belchior (Planejamento), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Leônidas Cristino (Portos) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e outras autoridades.

25 de março de 2013

Índios baianos são capacitados em pesca oceânica


Índios pataxós de Coroa Vermelha, em Porto Seguro, estão recebendo cursos de navegação e pesca em alto-mar. A ação faz parte do projeto Renovar, do programa Vida Melhor, do governo da Bahia. O Renovar está substituindo a frota pesqueira do estado por embarcações mais modernas. A capacitação foi realizada até sexta-feira (22), onde 40 índios aprenderam noções básicas de navegação e uso de GPS e de motorista de pesca.
As aulas aconteceram em Camaçari. O transporte dos alunos e o material foram gratuitos. “No ano passado, os índios receberam duas embarcações para pesca em águas profundas, mas identificamos a necessidade de uma maior capacitação desses pescadores, a fim de aumentar sua produtividade e sua renda”, disse o diretor-técnico da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo. Os barcos entregues pela empresa aos índios têm capacidade de armazenar até duas toneladas de pescado.

ras/om              25.3.13

Costume de ‘correr as sete igrejas’ oferece arte sacra e curiosidades em Salvador


Um feriadão como o da Semana Santa (de 29 a 31 de março) convida a um passeio cultural e histórico pelas igrejas. Em Salvador, onde, reza a lenda, há um para cada dia do ano, o que não falta é templo para visitar. As construções abrigam o melhor da arte sacra brasileira, exemplos da arquitetura e mobiliário religioso dos séculos passados, a curiosidade dos ex-votos de pagadores de promessa e até túmulos de personagens históricos.
Na antiga Salvador, era costume ‘correr as sete igrejas’ na Sexta-Feira da Paixão, como forma de “confirmar a fé e o jejum, fazer pedidos e agradecer as graças alcançadas”, explica a advogada e radialista Nilza Silva Nascimento, 72 anos. Ela faz a peregrinação desde criança, acompanhando membros da família, e recorda que bastava o Centro Histórico, via Avenida Sete de Setembro, para cumpri-la totalmente.
Quem quiser fazer o roteiro baseando-se no costume popular das sete igrejas, em Salvador, tem várias opções. Além do centro (Avenida Sete-Centro Histórico), há o do Centro Histórico-Cidade Baixa, onde estão ícones como as basílicas da Conceição da Praia (Comércio), Bonfim (bairro do Bonfim) e o Santuário da Bem-Aventurada Irmã Dulce dos Pobres, com o museu memorial da freira, no Largo de Roma.
No roteiro, há uma série de curiosidades. Na famosa Igreja do Bonfim (Cidade Baixa), o Museu de Ex-Votos apresenta peças raras, como uma bala de artilharia aérea da Segunda Guerra Mundial, datada de 1939, joias, esculturas em madeira e cera, além de muitas fotos. Já na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, está o único registro de Lisboa antes do terremoto de 1755.

uas/om              25.3.13

Produtos de cooperativas apoiadas pela CAR atraem visitantes da Expoconquista 2013


Os produtos resultantes das ações de inclusão socioprodutiva e combate à pobreza rural executadas pelo governo estadual, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Sedir, em 407 municípios da Bahia, atraíram a atenção do público que visitou a 47ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Vitória da Conquista.

O evento, encerrado neste domingo (24), com a presença de vários produtores da região, contou com a participação de trabalhadores rurais que já alcançaram êxito na organização de suas estruturas produtivas e levaram para exposição saborosos produtos, como doce de leite, rapaduras, mel, melaço e várias iguarias.

Os produtos fabricados pela Coopmel, Coodecana e Coodeleite, cooperativas apoiadas pela CAR, e de outras apoiadas pelo Governo do Estado, foram expostos no Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, uma parceria de sucesso entre a CAR, Seagri, Suaf, EBDA, Unicafes, Sebrae, Arco Sertão, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e as cooperativas, associações com seus empreendimentos que fortalecem os agricultores familiares.

O público também teve a oportunidade de conhecer no estande da CAR projetos considerados de excelência nas áreas de combate à pobreza, como o Gente de Valor e o Produzir, e aqueles que atuam para conservar o Bioma Caatinga e incluir as comunidades remanescentes de quilombos, a exemplo do Mata Branca e Quilombolas.

Foram também apresentadas as atividades coordenadas pela CAR, no âmbito dos programas estaduais Água para Todos e Vida Melhor, que beneficiam milhares de famílias rurais com a implantação de projetos voltados à oferta de água e geração de renda, entre outros fatores.

Este ano, o estande da CAR teve ainda a parceria da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), que montou balcões para mostrar o trabalho que vêm sendo desenvolvido pelo governo através da EBDA, Bahia Pesca, CDA e Adab.   

Segundo o diretor executivo da CAR, José Vivaldo de Mendonça, que visitou a Expoconquista neste sábado (23), acompanhado do secretário de agricultura Eduardo Salles, e prestigiou o Armazém, as exposições servem para viabilizar novas oportunidades de negócio para as cooperativas. “São produtos de qualidade e trazem uma estratégia de desenvolvimento local”, disse.

Em Vitória da Conquista, a CAR vem atuando com os escritórios regionais dos programas Produzir e do Gente de Valor, atendendo aos municípios de todas a região. O Produzir tem o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres. Suas ações estão voltadas para as áreas de infraestrutura, apoio à educação e cultura, saúde e saneamento e geração de emprego e renda.

Já o Gente de Valor atua nos municípios de Aracatu, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Manoel Vitorino, Mirante, Planalto e Poções com uma proposta que prioriza a participação direta dos homens e mulheres do campo na decisão e escolha das ações a serem implementadas em suas comunidades. 
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Detran suspende serviços de quinta a domingo


O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) informa que no período de 28 a 31 deste mês (quinta a domingo) os serviços relacionados a veículos oferecidos pelo órgão estarão suspensos, devido a uma atualização no sistema  Renavam realizada pelo Denatran em todo o Brasil.

24 de março de 2013

Programa Na Trilha do Esporte vai realizar inscrições em Ilhéus


Os cursos de qualificação do Programa Na Trilha do Esporte, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), realizará inscrições no município de Ilhéus, no sul do estado, para 100 vagas. Será desta segunda a quinta-feira (25 a 28) nas especialidades capotaria náutica (20), mecânica náutica (20) e facilitador de atividades esportivas e de lazer (60).
Os interessados devem comparecer à unidade do SineBahia do município, localizada na Rua Eustáquio Bastos nº 308, sala 4, Centro. É preciso ter idade entre 16 e 29 anos, estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ambos na rede pública de ensino, estar em situação de desemprego involuntário e pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família, do governo federal.
Os documentos necessários são cópias da carteira de identidade, CPF, Cartão do Programa Bolsa Família (do inscrito ou  do responsável pelo jovem) e do histórico de conclusão do ensino médio ou declaração escolar, comprovando que o jovem cursa o ensino médio, ou comprovante de matrícula atual.