18 de agosto de 2016

Governo do Estado forma novos técnicos de nível médio em Itabuna




O Governo do Estado realizará, na noite desta quinta-feira (18), a formatura de 176 técnicos de nível médio do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (Ceep), localizado em Itabuna, a 316 quilômetros de Salvador. A solenidade acontecerá às 19h, no espaço de eventos Terceira Via Hall, no bairro Lomanto Júnior. A rede estadual de Educação Profissional da Bahia é a 2ª maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio.

Porto Seguro, Trancoso e Arraial D'Ajuda recebem Caravana da Justiça Social




O município de Porto Seguro, no sul da Bahia, recebe a Caravana da Justiça Social até esta sexta-feira (19). O evento começou na segunda (15), com o atendimento de odontologia e o exame de mamografia com rastreamento do câncer de mama. As unidades móveis estão instaladas na Praça do Trabalhador, na Rua do Campinho, com atendimento a partir das 8h. 

Mulheres de 50 a 69 anos podem fazer o exame de mamografia com rastreamento do câncer de mama e o atendimento odontológico está disponível para os moradores da região.

17 de agosto de 2016

Aprovado projeto que garante cumprimento da lei do piso nacional do magistério público


Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino terão suas carreiras reestruturadas pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do piso nacional da educação. O projeto de lei (PL) que promove as mudanças necessárias a esta equiparação foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e contempla mais de 30 mil servidores (ativos, inativos e Reda).

Força e trajetória de mulheres negras mostram o retrato da cultura baiana


Mulheres que estão fazendo história na Bahia e no mundo e guardam entre si uma característica em comum: são negras. Esse grupo ocupa todos os lugares, posições sociais e diferentes círculos de influência. São mulheres empoderadas que relatam suas vidas sobre o ponto de vista de quem tem, na cor da pele, a trajetória marcada por uma série de preconceitos e diretos privados ao longo do tempo.

16 de agosto de 2016

Festival gastronômico incrementa turismo em Itacaré





Turismo gastronômico na Bahia torna-se ainda mais competitivo com a nova edição do Festival Sabores de Itacaré, que acontece de 1º a 17 de dezembro, no município da Costa do Cacau. Mais de 40 bares e restaurantes devem participar do evento, cuja programação inclui apresentações culturais, shows e aulas de culinária. Também estão previstas qualificação de profissionais e ações de estímulo ao uso de produtos da agricultura familiar.

Estado inaugura Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna




Os estudantes da rede estadual de ensino do município de Itabuna (355 km de Salvador), que cursam do 9° ano ao 3° do Ensino Médio, contarão agora como novas experiências de aprendizagem, no Centro Juvenil de Ciência e Cultura. A unidade da rede estadual de ensino será inaugura pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (17), às 14h. O Centro Juvenil funcionará em um prédio anexo ao Colégio Estadual de Itabuna, no bairro do São Caetano, e vai oferecer, gratuitamente, nove oficinas criativas, que os estudantes da rede estadual no município poderão fazer no turno oposto aos quais estão regularmente matriculados.

Estudantes baianos são mobilizados para as etapas regionais de projetos de arte e cultura




Para orientar os estudantes a participar das seletivas regionais dos projetos de arte e cultura, a Secretaria da Educação do Estado promoverá uma videoconferência, na quarta-feira (17), das 8h30 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A videoconferência será transmitida para as telessalas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para acompanhamento e participação dos estudantes, professores e gestores das escolas estaduais e faz parte da mobilização para as etapas regionais, que serão realizadas de 30 de agosto a 30 de setembro.

15 de agosto de 2016

Rui defende união de esforços para solucionar abastecimento de água em Itabuna


“Vamos formar de imediato um grupo de trabalho com participação de membros da Prefeitura de Itabuna, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Embasa e Emasa para analisar o Plano de Saneamento de Itabuna e possibilitar a transferência para o Estado do abastecimento de água na cidade, que atualmente é feito pelo município”. A decisão do governador Rui Costa foi tomada em reunião nesta segunda-feira (15), na Governadoria, em Salvador, com os representantes de todos os órgãos envolvidos na solução do abastecimento de água em Itabuna.

Mutirão de Cirurgias vai realizar 13 mil procedimentos na Bahia




Lançado pelo governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, nesta segunda-feira (15), no auditório do Senai-Cimatec, em Salvador, o Mutirão de Cirurgias, vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos, no período de um ano. O objetivo é reduzir a fila de espera para seis procedimentos médicos - cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. A ação, inédita no país, começará a partir do mês de setembro, com os procedimentos pré-operatórios. O lançamento contou com a participação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, e de prefeitos e secretários da Saúde dos municípios.